Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Várias pessoas com guarda-chuvas numa rua. Crédito: Freepik AI
Tempo

Portugal sob ‘ataque’ do frio polar: chuva a potes e frio extremo só vão ‘poupar’ estas duas regiões

O frio polar traz chuva intensa e temperaturas extremas a Portugal continental, mas duas regiões escapam ao pior cenário meteorológico

07:00 18 Janeiro, 2026 09:58 18 Janeiro, 2026 | Tiago Alcobia
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O domingo amanhece com Portugal continental sob a influência direta de uma massa de ar polar, responsável por um agravamento significativo do estado do tempo. Chuva persistente, temperaturas muito abaixo da média e um ambiente tipicamente invernal marcam o arranque do dia, num cenário que contrasta com a situação registada nos Açores e na Madeira, onde o impacto do frio e da precipitação será bastante mais limitado.

De acordo com o site especializado em meteorologia, Meteored, esta diferença explica-se pela influência do Atlântico e pela configuração da circulação atmosférica, que mantém as massas de ar mais frias confinadas ao continente, poupando os dois arquipélagos.

Continente sob chuva persistente e temperaturas anormalmente baixas

No continente, a entrada de ar polar traduziu-se numa descida acentuada das temperaturas, com anomalias negativas que, em algumas zonas, atingem valores entre seis e oito graus abaixo da média climatológica para esta altura do ano. A precipitação mantém-se frequente e, em vários períodos, contínua, contribuindo para um ambiente frio e húmido ao longo do dia de domingo.

Este padrão resulta da circulação de norte e da presença de sistemas frontais ativos, que continuam a atravessar o território continental, prolongando um episódio de instabilidade que se tem feito sentir nos últimos dias.

Madeira com chuva fraca, mas persistente

Na Madeira, o cenário é menos severo. O arquipélago regista instabilidade fraca a moderada, com períodos de chuva contínua, mas geralmente de fraca intensidade, associados a uma circulação marítima húmida. Segundo a mesma fonte, esta precipitação deverá prolongar-se até ao início da tarde, sendo mais frequente nas vertentes norte e em zonas montanhosas.

Apesar da intensidade reduzida, os acumulados tornam-se relevantes devido à persistência do episódio, com valores superiores a 25 milímetros em localidades como São Vicente, Seixal e Boaventura, num intervalo de pouco mais de 24 horas.

Anticiclone mantém Açores protegidos do frio polar

Nos Açores, a situação é distinta. Um centro de altas pressões bem definido no Atlântico Norte atua como um bloqueio eficaz, desviando a atividade frontal para latitudes mais elevadas e garantindo um tempo globalmente estável no arquipélago. A nebulosidade é variável, o vento sopra moderado e a precipitação é residual ou inexistente.

Segundo o site meteorológico, o anticiclone apresenta valores próximos dos 1033 hPa e estende-se em crista até à região açoriana, impedindo a progressão direta do ar frio continental.

Contraste térmico acentuado entre o continente e as ilhas

O contraste térmico é um dos aspetos mais marcantes deste episódio. Enquanto no continente o frio polar impõe máximas muito baixas e mínimas negativas em várias zonas, nas regiões poupadas as temperaturas mantêm-se próximas dos valores normais para a época. Este equilíbrio resulta da influência marítima e da ação estabilizadora do anticiclone, que atenua as variações extremas.

Para os próximos dias, o cenário deverá manter-se relativamente inalterado. As previsões apontam para a continuação de tempo estável nas regiões poupadas, com temperaturas amenas, enquanto o continente permanece sob um regime invernal mais rigoroso.

Segundo o Meteored, não são esperadas mudanças significativas a curto prazo, o que reforça a ideia de um país dividido entre o impacto direto do frio polar e a proteção proporcionada pelo Atlântico em duas regiões específicas.

Leia também: Alerta amarelo: frio polar ‘ataca’ Portugal nesta data e neve vai cobrir estas regiões de branco

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Porto Santo, Madeira.
Nacional Vida & Lazer

“Turismo de massas nunca será a nossa opção”: ilha portuguesa com 5.200 habitantes refreia construção de novos hotéis

16:50 22 Junho, 2026 22:05 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha do Porto Santo quer continuar a crescer no turismo, mas sem repetir fórmulas de excesso, pelo que se vai conter na construção de hotéis

Europe Direct Algarve Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

Porto Santo, Madeira.
Nacional, Vida & Lazer

“Turismo de massas nunca será a nossa opção”: ilha portuguesa com 5.200 habitantes refreia construção de novos hotéis

16:50 22 Junho, 2026 22:05 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Ilha do Porto Santo quer continuar a crescer no turismo, mas sem repetir fórmulas de excesso, pelo que se vai conter na construção de hotéis

Europe Direct Algarve, Opinião

Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão

10:10 22 Junho, 2026 10:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O movimento Nova Bahaus Europeia pode responder aos desafios algarvios incentivando a sustentabilidade e a inovação da pesca"

Mulher em chamada. Crédito: Freepik
Tech

Recebe muitas chamadas spam? Especialistas identificam erro que leva a que receba cada vez mais contactos

09:00 22 Junho, 2026 02:44 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Especialistas avisam para erro que muitas pessoas cometem sem saber e que pode levar a que receba mais chamadas spam

Jardineiro. Crédito: Magnific
Mundo

Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações

20:30 22 Junho, 2026 15:35 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O jardineiro ajudou uma idosa nos Estados Unidos sem cobrar nada e acabou por mudar a sua vida

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

18:04 22 Junho, 2026 18:09 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Prémio Europeu de Literatura elogiou a criatividade linguística de Kaprálová e sua exploração do património cultural de Maribor"

Telemóvel a carregar. Crédito: Freepik
Tech

Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

17:20 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ativar o modo avião enquanto o telemóvel está a carregar pode reduzir o consumo em segundo plano e ajudar a bateria a encher mais depressa

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Últimas Notícias

  • Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
    Conceituado crítico gastronómico sobre Noélia: “Se o meu palato não me engana, havemos de ir a Cabanas”
  • Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
    Jardineiro corta relva de idosa de graça e o que se seguiu surpreendeu todos: quase 600 mil euros em doações
  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal