Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva intensa a caminho de Portugal: depressão atlântica chega nesta data e vai afetar estas regiões

Previsões dos meteorologistas apontam para a chegada de uma depressão atlântica que trará chuva e possível descida das temperaturas a Portugal

17:00 9 Março, 2026 16:24 9 Março, 2026
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A evolução da circulação atmosférica no Atlântico poderá trazer mudanças no estado do tempo em Portugal, com a possível aproximação de uma depressão atlântica que, segundo o modelo europeu ECMWF, poderá aumentar a probabilidade de chuva em várias regiões do país dentro de cerca de sete dias.

Uma depressão atlântica poderá reorganizar o padrão meteorológico sobre a Península Ibérica e favorecer o regresso da precipitação. O cenário resulta das mais recentes projeções do modelo europeu ECMWF para o Atlântico Nordeste.

As simulações de médio prazo indicam o desenvolvimento de uma depressão a oeste das Ilhas Britânicas, sistema capaz de alterar o fluxo atmosférico dominante sobre a Europa ocidental, de acordo com o portal especializado em meteorologia Meteored.

Uma depressão atlântica poderá reorganizar a circulação

À medida que esta depressão se aprofunda no Atlântico Norte, a circulação atmosférica sobre a Península Ibérica poderá rodar gradualmente para oeste ou sudoeste. Este tipo de circulação transporta ar marítimo mais húmido proveniente do Atlântico, criando condições favoráveis ao aumento da nebulosidade e à aproximação de sistemas frontais que se deslocam do oceano em direção ao continente europeu.

De acordo com os cenários atuais, as primeiras frentes poderão alcançar a fachada ocidental da Península durante a segunda metade da próxima semana.

Quando estas situações ocorrem, a precipitação tende a atingir primeiro o litoral e a estender-se gradualmente para o interior ao longo do dia, surgindo sob a forma de períodos de chuva ou aguaceiros intermitentes, de acordo com a mesma fonte.

Norte e Centro poderão registar os maiores acumulados

Nas regiões mais expostas ao fluxo atlântico, sobretudo no Norte e no Centro de Portugal continental, os acumulados de chuva poderão atingir cerca de 10 a 20 milímetros em 24 horas.

Em áreas montanhosas voltadas ao Atlântico, os valores poderão ser localmente superiores, uma vez que o relevo tende a intensificar a precipitação quando massas de ar húmidas provenientes do oceano encontram essas zonas.

No litoral, a chuva poderá ocorrer sob a forma de períodos de precipitação moderada intercalados com aguaceiros, sobretudo nas áreas mais expostas ao fluxo húmido do Atlântico. Mais a sul, o impacto destas perturbações tende a ser mais irregular. No Alentejo e no Algarve, a precipitação poderá surgir de forma mais dispersa e com acumulados geralmente inferiores, dependendo da trajetória final das frentes e da posição das depressões atlânticas.

Vento moderado e possível descida das temperaturas

Além da chuva, esta alteração na circulação atmosférica poderá trazer vento moderado de oeste ou sudoeste. As rajadas, de acordo com a mesma fonte, poderão atingir valores entre 40 e 60 quilómetros por hora, sobretudo nas zonas costeiras e nas terras altas, onde o vento tende a intensificar-se quando as depressões atlânticas se aproximam da Europa ocidental e o gradiente de pressão aumenta.

A entrada de ar marítimo poderá também provocar uma ligeira descida das temperaturas máximas em várias regiões do país.

Por se tratar de uma previsão de médio prazo, o Meteored recomenda acompanhar as atualizações nos próximos dias. A posição das depressões atlânticas e das frentes associadas poderá ainda sofrer ajustes, o que significa que os detalhes da precipitação prevista para Portugal poderão mudar à medida que os modelos forem sendo atualizados.

Leia também: Frio volta em força: ar polar chega nesta data e ‘promete’ gelar Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Chefe Nuno Martins.
Algarve Edição Papel Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Algarve Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve Cultura Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal

13:20 7 Novembro, 2026 12:26 7 Novembro, 2026

Quanto pode precisar de poupar para a reforma? A OCDE faz as contas a Portugal, com resultados que dependem do salário e da carreira contributiva

Chefe Nuno Martins.
Algarve, Edição Papel, Gastronomia

“Fecharam-nos quase todas as portas”: Chefe Nuno Martins arriscou tudo para abrir restaurante em Portimão que chegou ao Guia Michelin

18:20 7 Novembro, 2026 15:39 4 Novembro, 2026

O chef Nuno Martins e a mulher, Manuela João, arriscaram tudo para abrir o NUMA, em Portimão, e já foram reconhecidos pelo Guia Michelin

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Meteored avisa: chuva ‘a potes’ pode deixar até 250 litros por metro quadrado nestes 10 distritos até quinta-feira

17:30 7 Novembro, 2026 15:30 7 Novembro, 2026

A depressão Bruna vai enviar sucessivas frentes para Portugal continental a partir de domingo. Há 10 distritos do Norte e Centro onde a chuva acumulada poderá atingir os 250 mm até 12 de novembro

Algarve, Auto

Obras condicionam trânsito numa das ruas mais movimentadas de Faro durante quatro meses: saiba o que muda e até quando

16:10 7 Novembro, 2026 17:06 7 Novembro, 2026

Condutores que circulam junto ao Fórum Algarve vão enfrentar alterações ao trânsito até 27 de fevereiro de 2027

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Algarve, Nacional

Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes

20:00 7 Novembro, 2026 19:33 7 Novembro, 2026

Estão previstas interrupções no abastecimento de água nos dias 9 e 10 de novembro, em vários pontos do país. Os cortes vão afetar ruas e localidades de seis concelhos

Vida & Lazer

A sua máquina de lavar roupa tem mau cheiro? O problema pode estar neste hábito comum

18:40 7 Novembro, 2026 15:40 7 Novembro, 2026

Se a máquina de lavar roupa liberta um cheiro desagradável, a causa pode estar num hábito aparentemente inofensivo

Nacional

Supremo reduz pena para 16 anos: corpo de Josielly Fontes foi encontrado carbonizado

11:00 7 Novembro, 2026 10:54 7 Novembro, 2026

Tribunal passou a considerar o crime como homicídio simples. Homem tinha sido condenado a 25 anos em Faro e a pena já fora reduzida para 22 anos

Dia de chuva e vento forte. Crédito: DR
Tempo

Depressão Bruna traz chuva forte e vento intenso a Portugal continental

11:30 7 Novembro, 2026 15:51 6 Novembro, 2026

Bruna deverá agravar o tempo em Portugal continental no domingo, com chuva forte, rajadas até 70 km/h e instabilidade durante vários dias

Pub

12 a 13 novembro

06:01 27 Outubro, 2026 12:17 31 Outubro, 2026

Centro de Congressos de Lagoa

Edição Papel, Opinião

A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas

07:30 7 Novembro, 2026 20:48 4 Novembro, 2026

"Uma sociedade pode sobreviver à contestação; dificilmente sobreviverá, sem consequências, à perda prolongada de esperança"

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

E-REDES confirma cortes de luz este domingo em 8 concelhos: saiba quais as freguesias e os horários

16:10 6 Novembro, 2026 14:17 6 Novembro, 2026

A E-REDES programou interrupções no fornecimento de eletricidade para domingo, 8 de novembro

Algarve, Cultura, Gastronomia

Guia celebra São Martinho com castanhas, vinhos locais e música no Mercado

14:28 4 Novembro, 2026 14:28 4 Novembro, 2026

Mercado da Guia recebe a festa de São Martinho a 11 de novembro, com castanhas assadas, vinhos de produtores locais e música ao vivo. Entrada livre

Europe Direct Algarve

Castro Marim inicia obras no Centro de Saúde e garante manutenção dos serviços durante intervenção

15:00 4 Novembro, 2026 14:52 4 Novembro, 2026

Requalificação do Centro de Saúde de Castro Marim avança com apoio do Algarve 2030. Atendimento será assegurado em instalações alternativas

Nacional

Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”

20:50 7 Novembro, 2026 15:38 7 Novembro, 2026

Uma mulher portuguesa perdeu 400 mil euros depois de confiar numa alegada taróloga que conheceu no Instagram. A vítima conta como foi enganada durante meses

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa

19:30 7 Novembro, 2026 10:57 7 Novembro, 2026

UE prepara sanções para recusas injustificadas de pagamentos em dinheiro. Em Portugal, aceitar notas e moedas já é a regra, mas há exceções

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

15:00 6 Novembro, 2026 20:39 4 Novembro, 2026

CRÓNICAS DE UM BEDUÍNO: Artigo de Cobramor publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de novembro

Últimas Notícias

  • Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
    Perdeu 400 mil euros numa burla de uma falsa taróloga: “Se me contassem a minha história, dizia que era mentira”
  • Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
    Vai faltar água na próxima semana nestes 6 concelhos de Portugal: veja as ruas afetadas e os horários dos cortes
  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
    Vai circular por estas 4 estradas? Infraestruturas de Portugal avisam para obras que começam segunda-feira e há um acesso totalmente cortado
  • Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas
    Autarca exige medidas urgentes após mortes no hospital de Portimão. Enfermeiros denunciam graves problemas

Opinião

  • A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
    A MORTE DESCEU AO HOSPITAL. Ou quando a espera se torna uma forma de morrer | Por José Figueiredo Santos
  • A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
    A revolta de uma geração | Por Miguel Freitas
  • Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor
    Cheira a ditadura: Terrorismo de Estado ou meia dúzia de safanões dados a tempo | Por Cobramor

Europe Direct Algarve

  • A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
    A loja só aceita cartão? União Europeia prepara novas regras e recusar pagamentos em dinheiro pode vir a dar multa
  • A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
    A sua reforma vai chegar para pagar as contas? Quanto pode precisar de poupar por mês em Portugal
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal