Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

A companhia aérea desregulou o regime de escalas habitual à “pequena minoria” de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus

16:51 12 Agosto, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Sindicato diz que os trabalhadores estão a sofrer uma discriminação gravíssima

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse à Lusa um dirigente sindical.

“Um dos processos com que vamos avançar já no imediato será um processo contra a empresa Ryanair, de assédio e discriminação”, disse à Lusa Diogo Dias, vogal do SNPVAC, referindo-se a um processo relacionado com os trabalhadores que não aceitaram os cortes impostos pela empresa.

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à “pequena minoria” de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a Lusa teve acesso.

Segundo o dirigente sindical, os trabalhadores “a sofrer uma discriminação gravíssima, onde lhes retiraram o padrão do ‘roster’ [escala]”, estando “a voar menos de 10 horas, quando o normal seria entre 70 a 80”, não acontecendo o mesmo com quem assinou os cortes.

De acordo com o responsável, “imediatamente a seguir” será interposta uma ação em tribunal pelos trabalhadores que recusaram assinar contratos com remuneração base inferior ao salário mínimo, e que a empresa obrigava a transferir para bases no estrangeiro.

Mais de 30 trabalhadores da Crewlink, que tripulam os aviões da Ryanair, estão a ser convidados para os quadros da companhia com remunerações base abaixo do salário mínimo, tendo como alternativa a relocalização no estrangeiro já em setembro.

O contrato proposto possui adicionalmente uma cláusula em que o trabalhador declara “não ter quaisquer reclamações/créditos contra a empresa” à data de 01 de setembro de 2020.

O dirigente do SNPVAC disse à Lusa que “todos os tripulantes” que recusaram a proposta “estão a resolver com justa causa o contrato, depois desta transferência que lhes está a ser oferecida”, adiantando que irão avançar “com um processo coletivo contra a empresa não só para a reintegração na empresa Ryanair”, como também serão pedidos “os créditos laborais, como por exemplo o subsídio de Natal e o subsídio de férias”.

“A Ryanair e a Crewlink, desde que estão em Portugal, nunca pagaram subsídios de Natal e subsídios de férias”, disse Diogo Dias, acrescentando que o Governo e os grupos parlamentares já foram alertados para a situação, mas que “a única solução é realmente a via judicial, não há outra maneira”.

O sindicalista denunciou ainda que os valores pagos por hora de voo não são uniformizados, “ou seja, há o tripulante que ganha X, outro que ganha Y”, algo cujo diferencial salarial também será reivindicado pelos trabalhadores.

Questionado por que motivo o processo será movido sempre contra a Ryanair e não contra a Crewlink, o dirigente do SNPVAC detalhou que, “no entender dos advogados do sindicato, a Crewlink é uma empresa fachada da Ryanair”, por se tratar de “uma empresa de trabalho temporário onde o seu único cliente é a Ryanair”, além de não ser “bem trabalho temporário”.

“Nós deveríamos trabalhar dois anos para a empresa Crewlink – trabalho temporário – e após esses dois anos seríamos Ryanair. Se um trabalhador está há 10 anos na empresa, se quiser reclamar créditos laborais, os primeiros dois anos serão à empresa Crewlink, os oito anos seguintes já serão à empresa Ryanair”, referiu Diogo Dias.

A Lusa questionou ainda o sindicalista acerca do não pagamento dos salários de março deste ano, e o dirigente do SNPVAC referiu que esse montante “vai entrar como crédito laboral” no segundo processo judicial.

A Crewlink, empresa de tripulantes de voo cujo único cliente é a Ryanair, aderiu ao regime de ‘lay-off’ simplificado em abril, mas ainda não pagou os salários de março, segundo documentação a que a Lusa teve acesso.

“O que a empresa fez com a pandemia foi um aproveitamento brutal para não só legalizar os contratos daqui para a frente, como para fazer cortes salariais brutais”, disse à Lusa o dirigente, falando em cortes de quase 50% para os trabalhadores da Crewlink.

O sindicalista afirmou que perante a probabilidade de perder processos, a Ryanair tem estado a “chegar a acordo com os trabalhadores para não ter uma sentença final” contra si, usando depois o argumento de que “nunca perdeu uma ação”, porque “chega sempre a acordo com o trabalhador e paga sempre acima do que o trabalhador está a pedir”.

“Isto é uma prática recorrente, sempre foi assim. Já aconteceu no ano passado com os despedimentos na base de Faro, foi um despedimento coletivo, também, foi a primeira base onde fecharam os Crewlinks, e ainda não perderam nenhum caso em tribunal porque têm chegado sempre a acordo com os tripulantes”, referiu Diogo Dias.

O sindicalista referiu ainda que “há muitos tripulantes portugueses espalhados pela Europa” com vontade de regressar, a quem a Ryanair está a oferecer o contrato com remuneração base abaixo do salário mínimo, mas que, por estarem “cansados de estar no estrangeiro também a ganhar precariamente”, acabam por voltar nessas condições.

Médico no computador.
Nacional Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Algarve

PSP detém sete pessoas em Olhão, Faro e Vila Real de Santo António

16:10 25 Setembro, 2026 15:59 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Violência doméstica, roubo, posse de arma proibida e tráfico estão entre os crimes associados às detenções realizadas pela PSP

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Avó a medir a febre ao neto.
Economia Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Algarve Economia

AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg

18:42 25 Setembro, 2026 18:42 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção da Universidade do Algarve leva a AHETA a sublinhar a visão estratégica e o contributo de Vítor Neto para o turismo

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Vacas.
Animais Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Cultura Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Assembleia da República.
Opinião Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Médico no computador.
Nacional, Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Algarve

PSP detém sete pessoas em Olhão, Faro e Vila Real de Santo António

16:10 25 Setembro, 2026 15:59 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Violência doméstica, roubo, posse de arma proibida e tráfico estão entre os crimes associados às detenções realizadas pela PSP

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Avó a medir a febre ao neto.
Economia, Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Algarve, Economia

AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg

18:42 25 Setembro, 2026 18:42 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção da Universidade do Algarve leva a AHETA a sublinhar a visão estratégica e o contributo de Vítor Neto para o turismo

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Vacas.
Animais, Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Cultura, Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Assembleia da República.
Opinião, Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Últimas Notícias

  • MotoGP fica em Portugal até 2029 com renovação do contrato do Autódromo do Algarve
    MotoGP fica em Portugal até 2029 com renovação do contrato do Autódromo do Algarve
  • Espaços Cidadão de VRSA ultrapassam 1.100 atendimentos em dois meses
    Espaços Cidadão de VRSA ultrapassam 1.100 atendimentos em dois meses
  • AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg
    AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg
  • Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028
  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

Opinião

  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
  • Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
    Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento