Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Economia, Nacional

Saiba como pode acumular subsídio de desemprego com salário

Medida visa incentivar os desempregados de longa duração, permitindo que estes possam acumular o subsídio de desemprego com um salário

14:36 24 Outubro, 2024 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Uma medida aprovada pelo Governo vem trazer alívio e incentivo aos desempregados de longa duração, permitindo que estes possam acumular o subsídio de desemprego com um salário. Esta iniciativa faz parte de um decreto-lei recentemente aprovado, que ainda aguarda promulgação, mas já está a gerar expectativas e a abrir portas para cerca de 40 mil pessoas. O objetivo central é ajudar aqueles que estão sem trabalho há pelo menos 12 meses a reentrarem no mercado laboral, oferecendo uma transição mais suave e financeiramente compensadora.

O mecanismo permite que os desempregados de longa duração acumulem até 65% do subsídio de desemprego com o novo salário, dependendo do tipo de contrato celebrado e do tempo de permanência na situação de desemprego. Esta medida, como explica o Ekonomista, será aplicada de forma experimental em 2024 e 2025, com uma avaliação dos seus resultados prevista para 2026.

As regras para acumular subsídio de desemprego com salário

O incentivo ao regresso ao mercado de trabalho insere-se no acordo de rendimentos celebrado em Concertação Social, envolvendo o Governo, quatro confederações patronais e a UGT. A intenção é clara: “por um lado, desincentivar que a situação de desemprego e consequente perda de capacidades produtivas se perpetue; e, por outro, aumentar o rendimento disponível numa fase de transição”, explica o decreto-lei.

Este apoio visa garantir que os desempregados têm um rendimento superior ao que recebiam em situação de desemprego, tornando “mais vantajosa a aceitação da oferta” de trabalho. Assim, quem estiver desempregado há 12 meses ou mais poderá beneficiar desta acumulação, desde que preencha os critérios estabelecidos. No entanto, o montante acumulado não poderá ser superior ao salário que o beneficiário auferia antes de ficar desempregado.

É importante notar que a medida não se aplica a todos. Apenas os desempregados que já estavam em situação de longa duração até ao momento da entrada em vigor do decreto-lei poderão beneficiar da acumulação. Além disso, será necessário que ainda haja um período remanescente do subsídio de desemprego para que possam aceder a este incentivo.

Contratos abrangidos pela medida

Nem todos os tipos de contrato são elegíveis para este novo regime. O decreto-lei especifica que o incentivo se aplica a contratos de trabalho sem termo, a termo certo com uma duração inicial igual ou superior a 12 meses, e a contratos a termo incerto com duração previsível de pelo menos 12 meses. Além disso, a remuneração do novo emprego deve ser igual ou inferior à remuneração de referência utilizada para o cálculo do subsídio de desemprego.

Nos contratos sem termo, os desempregados poderão acumular até 65% do subsídio de desemprego entre o 13.º e o 18.º mês, e 25% a partir do 19.º mês até ao final do período de concessão. Já nos contratos a termo certo ou incerto, é possível acumular 25% do subsídio entre o 13.º mês e o final do período de concessão, desde que o contrato tenha uma duração inicial superior a 12 meses.

Caso um contrato a termo seja convertido em contrato sem termo, o desempregado passará a ter direito a acumular até 65% do subsídio, tal como acontece com os contratos sem termo desde o início.

Como solicitar o incentivo

Apesar de se tratar de uma medida benéfica, o processo de atribuição não é automático. Os desempregados que reúnam os critérios e queiram beneficiar da acumulação do subsídio de desemprego com o salário terão de solicitar formalmente à Segurança Social. Uma das vantagens é que, caso o contrato de trabalho termine, os beneficiários podem manter o direito ao incentivo se celebrarem um novo contrato dentro de cinco dias úteis após a cessação do anterior.

Até quando estará disponível este incentivo?

Este novo regime está previsto para vigorar até 31 de dezembro de 2026, mas poderá ser alterado pelo novo Governo, saído das últimas eleições. Até lá, os desempregados de longa duração que se enquadrem nas condições definidas poderão aproveitar este apoio, que promete aliviar a transição para o mercado de trabalho e contribuir para uma melhoria do rendimento disponível.

Em suma, esta medida experimental poderá ser uma resposta importante para combater o desemprego de longa duração, proporcionando uma transição mais equilibrada para o mercado de trabalho e incentivando a aceitação de novas ofertas de emprego, mesmo que inicialmente menos vantajosas do ponto de vista salarial. O futuro dirá se a medida será um sucesso e se poderá ser prolongada ou ajustada a partir de 2026.

Leia também: Saiba como pode reformar-se mais cedo e sem penalizações na pensão

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Chutou com o dono.
Animais Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Idosa pensativa.
Economia Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Cabine de avião da Ryanair.
Europa Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Avião da Emirates.
Mundo Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve

Testemunhas de Jeová promovem congresso de três dias no Portimão Arena

09:00 24 Junho, 2026 19:20 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui discursos, entrevistas e vídeos sobre ansiedade, propósito de vida e princípios bíblicos aplicados ao quotidiano

Algarve

Temperatura e vento preocupam Proteção Civil após incêndio dominado em Loulé

16:20 24 Junho, 2026 16:19 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Incêndio em Loulé: como o dispositivo de emergência se mobiliza para combater as reativações durante o dia

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Algarve, Desporto

Benfica e Flamengo disputam troféu no Estádio do Algarve

10:00 24 Junho, 2026 11:28 24 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Troféu do Algarve celebra 25 anos com um clássico internacional entre Benfica e Flamengo, organizado pela Singular Sport

Pessoas com guarda-chuva em dia de mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Gota fria avança para Portugal e a mudança vai sentir-se em poucas horas: depois do calor extremo, chega uma ‘reviravolta inesperada’

09:30 24 Junho, 2026 09:11 24 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Depois de dias sufocantes, um fenómeno atmosférico promete mudar radicalmente o cenário nas próximas horas

Chutou com o dono.
Animais, Mundo

“Eu não infringi a lei”: cão é furtado ao dono e vendido a um restaurante por 22,41€

10:55 24 Junho, 2026 10:55 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Desaparecimento de um cão seguido por mais de um milhão de pessoas acabou num desfecho que gerou grande tristeza ao dono

Idosa pensativa.
Economia, Opinião

A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão

07:30 24 Junho, 2026 19:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizer apenas que 'não se pode baixar a idade da reforma' é, no fundo, dizer que não se consegue governar para alterar as condições que tornam essa medida impossível"

Cabine de avião da Ryanair.
Europa, Vida & Lazer

Afinal não é só em Lisboa? Mais de 20 passageiros perdem voo da Ryanair em Atenas por causa das filas no controlo de passaportes

15:50 24 Junho, 2026 15:15 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Atenas, mais de 20 passageiros perderam um voo da Ryanair, após longas filas no controlo de passaportes

Idoso a olhar pela janela. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Reforma antecipada em Portugal: saiba quando pode pedir a pensão antes da idade normal

15:00 23 Junho, 2026 13:26 23 Junho, 2026 | João Luís

Idade normal da reforma sobe em Portugal, mas há regimes que permitem pedir a pensão mais cedo. Saiba quem pode antecipar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Chuva e trovoada a caminho de Portugal: chega nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:20 23 Junho, 2026 09:18 23 Junho, 2026 | João Luís

Depois de um arranque de semana quente, Portugal continental deverá sentir uma mudança no estado do tempo, com chuva, trovoada e descida das temperaturas

Algarve, Cultura

Faro recebe ciclo de Jazz e Bossa Nova no rooftop do AP Eva Senses

16:46 23 Junho, 2026 16:49 23 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois da estreia com lotação esgotada, o AP Eva Senses mantém concertos de Jazz e Bossa Nova no rooftop até setembro

Mulher a fazer pagamento com cartão.
Economia, Europe Direct Algarve

Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos

17:30 23 Junho, 2026 17:05 23 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O euro digital recebeu a primeira luz verde no Parlamento Europeu. A moeda eletrónica deverá ser emitida pelo Banco Central Europeu

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Avião da Emirates.
Mundo, Vida & Lazer

Emirates quer ‘reconquistar’ a confiança dos passageiros e tem estadias gratuitas para todos num hotel de 5 estrelas

12:25 23 Junho, 2026 12:25 23 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Companhia aérea Emirates lançou uma campanha de verão que inclui estadias gratuitas num hotel de luxo no Dubai para passageiros elegíveis

Últimas Notícias

  • Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação
    Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação
  • Algarve enfrenta nova vaga de furtos de laranja nos campos agrícolas
    Algarve enfrenta nova vaga de furtos de laranja nos campos agrícolas
  • Tribunal de Faro sem ar condicionado obriga a desligar ventoinhas durante gravações
    Tribunal de Faro sem ar condicionado obriga a desligar ventoinhas durante gravações
  • EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
    EN2 cortada há um ano dificulta acesso dos bombeiros a incêndios no interior algarvio [com mapa]
  • Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool
    Algarve tem maior proporção de fumadores e está entre regiões com mais consumo de álcool

Opinião

  • A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
    A idade da reforma e o pessimismo governativo: quando o diagnóstico denuncia a incapacidade | Por Luís Ganhão
  • Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
    Síndrome Ronaldo: o efeito na política portuguesa | Por Afonso Sousa
  • António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro
    António Ferro: o esplendor da estética e a política do espírito – evocação crítica nos 70 anos da sua morte (1956–2026) | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
    Algarve 2030 tem 10,6 milhões de euros disponíveis para mobilidade sustentável [vídeo]
  • Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
    Euro digital dá primeiro passo na União Europeia: saiba o que muda nos pagamentos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal