Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Nacional, Política

Prazos para reposição de 302 freguesias nas próximas autárquicas estão a ser cumpridos

Nas próximas autárquicas, que se realizam em setembro ou outubro, decorre a desagregação de 135 uniões para repor 302 das freguesias agregadas

09:06 7 Junho, 2025 08:57 7 Junho, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os prazos previstos na lei para a reposição de 302 freguesias nas próximas autárquicas estão a ser cumpridos e os procedimentos decorrem com “toda a normalidade”, disseram à Lusa vários autarcas.

Segundo Jorge Veloso, presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), os procedimentos previstos na lei para a desagregação de 302 freguesias estão encaminhados e a decorrer dentro dos prazos “sem problemas”, uma vez que, na quase totalidade dos casos, os autarcas começaram a preocupar-se com a divisão do património assim que entregaram o pedido de desagregação.

O mesmo foi confirmado por freguesias em processo de desagregação contactadas pela Lusa e que, até 31 de maio, tinham de ter aprovado os inventários com a discriminação de todos os bens móveis e imóveis, universalidades, direitos e obrigações da freguesia de origem a transferir para as novas freguesias, incluindo a identificação da alocação de recursos humanos a cada freguesia a repor.

Em Valongo, o presidente da União de Freguesias (UF) Campo/Sobrado, Alfredo Sousa, revelou que o inventário foi concluído, “com a divisão dos equipamentos, materiais e recursos humanos”, alertando, contudo, que até à reposição das freguesias poderá ter de ser alterado devido à necessidade de compra de material.

“Só ainda não dividimos dinheiro, porque temos concursos e serviços a decorrer. Não é fácil considerar essas coisas”, assinalou o autarca, admitindo estar preocupado com a elaboração do orçamento das futuras duas freguesias.

“Como é que vai ser o plano e orçamento? As duas estruturas vão ter de fazer um plano e orçamento para dois meses e meio ou três. É complicado conciliar todas essas coisas agora. No nosso caso, estamos dentro do prazo”, assegurou.

No concelho de Tondela, distrito de Viseu, Barreiro de Besteiros e Tourigo vão para o segundo “divórcio” (o primeiro foi em 1986, com a criação da freguesia do Tourigo).

“A distribuição dos bens já estava decidida aquando a apresentação da proposta na Assembleia da República. Tudo o que foi adquirido depois vai ser distribuído naturalmente e sem grandes problemas”, disse à Lusa o presidente desta UF, José Hélder Alves.

Segundo o autarca, também a escolha das sedes das futuras freguesias “é pacífica, porque os edifícios já existem, toda a gente sabe onde vão ser, é só pôr no papel o nome da rua”.

“As pessoas têm bom senso e querem a desagregação, que prefiro chamar de reposição”, frisou.

No distrito de Portalegre, o presidente da UF de Ponte de Sor, Tramaga e Vale de Açor garantiu que a autarquia está a cumprir os prazos estipulados e que essa foi uma das “principais preocupações”.

José Manuel dos Santos reconheceu que o processo de inventariação dos bens “foi o mais complicado” mas, “graças à equipa [funcionários da junta]”, o problema foi ultrapassado.

“Tive o cuidado, quando fiz a agregação em 2013, de [colocar] tudo o que era da ex-freguesia da Tramaga para um lado, da ex-freguesia de Vale de Açor para outro e tudo o que era da ex-freguesia de Ponte de Sor para outro e todos os bens adquiridos, após a união das freguesias, foram colocados noutro grupo à parte. Foi trabalhoso, mas tivemos a tarefa facilitada, porque tinha as coisas devidamente programadas”, acrescentou.

Em Sintra, as atuais 11 freguesias deste município do distrito de Lisboa vão aumentar para 15, com a aprovação das desagregações das três uniões de freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, de Queluz e Belas e de São João das Lampas e Terrugem.

O presidente da UF de São João das Lampas e Terrugem, Guilherme Ponce de Leão (independente eleito pelo PSD), admitiu à Lusa que “era contra a agregação”, mas agora é “contra a desagregação”.

“O Estado gastou milhões com a agregação e agora vai gastar muito dinheiro a desagregar”, afirmou Ponce de Leão, considerando que as freguesias agregadas permitiram poupar muito dinheiro público e alertando a Câmara de Sintra para a necessidade de apoiar as futuras comissões instaladoras das freguesias a desagregar nas questões administrativas do processo.

O presidente da UF de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar, Rui Maximiano (PS), confirmou que está “a seguir a vontade da assembleia de freguesia, que é soberana”, na desagregação e que até ao fim do mês ratificará os mapas finais de transferência de bens, compreendendo que a população veja vantagens numa “gestão de maior proximidade”.

No entanto, atualmente “existe uma economia de escala que se vai perder”, acrescentou.

Assumida opositora da desagregação, a presidente da UF de Queluz e Belas, Paula Alves (PS), disse que está a seguir as decisões tomadas pelos órgãos próprios e tudo está “a correr com toda a normalidade” , apesar de “algumas dificuldades”, pois os serviços da freguesia “não podem parar”.

Também no distrito de Lisboa, a UF de A-dos-Cunhados e Maceira, no concelho de Torres Vedras, já aprovou por maioria o inventário dos bens, os limites territoriais e a toponímia, em assembleia de freguesia extraordinária realizada nos últimos dias de maio.

“Foi tão difícil o processo de desagregação que não nos vamos chatear com o processo da divisão dos bens”, assegurou o presidente, Nuno Cosme, garantindo que o processo tem sido “pacífico” e que “nada vai atrapalhar” para a conclusão dentro dos prazos e a tempo das eleições autárquicas.

A Lusa tentou consultar uniões de freguesias algarvias para perceber como estava a correr o processo de desagregação no distrito de Faro, sem sucesso.

Nas próximas autárquicas, que se realizam no final de setembro ou início de outubro, decorre a desagregação de 135 uniões para repor 302 das freguesias agregadas pela reforma administrativa de 2012, segundo uma lei aprovada pelo parlamento em 17 de janeiro e reconfirmada pela Assembleia da República em 06 de março.

Após a eleição dos respetivos órgãos, já com a nova designação, estas autarquias serão formalmente repostas.

Entretanto, estão a decorrer trabalhos preparatórios: depois de serem feitos e aprovados pela comissão de extinção, os inventários das UF a desagregar têm de ser ratificados pelas assembleias das freguesias até 30 de junho.

Até 01 de julho têm de tomar posse as 302 comissões instaladoras, um órgão temporário que vai assegurar a instalação e o funcionamento das autarquia repostas após as autárquicas.

Leia também: Freguesias com dificuldade em contratar para realizar obras

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia Opinião Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Algarve Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Nacional

Nova idade da reforma? Petição de professores ultrapassa fasquia e pode acabar no Parlamento

06:30 30 Abril, 2026 01:45 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Uma iniciativa sobre a idade da reforma já passou uma fasquia importante e pode agora seguir um caminho com maior peso político

Ricardo Claro. Crédito: Facebook
Algarve

Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro

12:31 30 Abril, 2026 13:25 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Último adeus a Ricardo Claro realiza-se em Faro este sábado, num momento de despedida marcado pela dor e consternação de familiares e amigos

Torre Farol no Zoomarine.
Algarve, Vida & Lazer

Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

13:10 30 Abril, 2026 12:28 30 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Um dos parques mais conhecidos do país lançou campanhas com preços reduzidos e há condições que podem fazer diferença no valor final

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa e vento forte: mau tempo não vai dar tréguas e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 30 Abril, 2026 14:38 29 Abril, 2026 | João Luís

Chuva intensa e vento forte estão previstos para várias regiões. Saiba quando o mau tempo será mais intenso e quais as zonas mais afetadas

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 

11:00 30 Abril, 2026 15:09 29 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do mês de maio deverá trazer chuva e trovoadas a várias regiões de Portugal continental

Algarve

Veteranos paraquedistas do Algarve visitam escola histórica em Espanha

08:56 30 Abril, 2026 08:56 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Memória e emoção marcam encontro de veteranos paraquedistas em Espanha, assinalando 70 anos da criação das tropas portuguesas

Bonsai. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem um bonsai em casa? Há locais onde nunca o deve colocar

08:10 30 Abril, 2026 02:13 30 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associado à calma e à harmonia, o bonsai pode perder força quando é colocado no sítio errado dentro de casa

Economia, Opinião, Política

O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão

08:00 30 Abril, 2026 08:09 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"Celebrar o 1.º de Maio, hoje, é mais do que homenagear o passado. É recusar a normalização da exploração disfarçada de flexibilidade"

Operação Stop da GNR.
Auto, Nacional

Nem carta, nem seguro: autoridades apertam o cerco a este comprovativo do carro e a multa pode chegar aos 1.250€

12:45 29 Abril, 2026 12:28 29 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Falha detetada em milhares de veículos está a motivar multas nas estradas e pode pesar bastante no bolso dos condutores

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 10:00 28 Abril, 2026 | João Luís

Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Comboio de alta velocidade. Crédito: Freepik AI
Mundo

Vai ser construído um comboio ‘supersónico’ neste país onde se fala português que faz 250 km em 1h

20:33 29 Abril, 2026 20:34 29 Abril, 2026 | Luís Santos

O novo comboio de alta velocidade poderá mudar a forma como milhões de pessoas se deslocam neste país onde o português é língua oficial

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Algarve, Cultura

Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira

11:10 30 Abril, 2026 11:10 30 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Livro “Transformando Dores em Conquistas” é apresentado em Albufeira com testemunho de superação e reflexão sobre saúde mental

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

Especialistas alertam: não deve imprimir o talão no Multibanco e estes são os motivos

18:30 28 Abril, 2026 17:50 28 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Certos gestos no Multibanco podem expor dados pessoais e bancários sem que se aperceba. Saiba porque deve evitar imprimir o talão após uma operação

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Últimas Notícias

  • Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
    Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo
  • Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
    Funeral de Ricardo Claro realiza-se sábado em Faro
  • Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
    Luís Franco apresenta “Transformando Dores em Conquistas” em Albufeira
  • Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
    Chuva volta a ‘molhar’ Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas 
  • Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
    Desidério Silva continua à frente da Agência de Promoção de Albufeira até 2029
  • Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro
    Ciência sai dos laboratórios e chega aos bares de Faro

Opinião

  • O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
    O simbolismo do 1.º de Maio num tempo de capitalismo selvagem | Por Luís Ganhão
  • A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
    A evolução da costa do Algarve na antiguidade: O extremo Sotavento. O Guadiana – Parte III | Por José Manuel do Carmo
  • Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Quando me quiserem calado, é porque ainda faço falta | Por Francisco Moleiro
  • Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
    Economia portuguesa manteve-se na 18.ª posição da UE em 2025, três posições abaixo de 2000
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • 40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
    40 anos de Europa celebrados em Faro com programa especial
  • Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
    Cancelaram o seu voo devido à crise no combustível? Se fizer isto pode ter direito a 600€ de indemnização
  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal