Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Germano Magalhães, jurista, licenciado em Direito e em Informática, especialista em Administração Pública [email protected]
Nacional, Opinião

Pagamentos a tempo e horas… (mais) um desafio para a Contratação Pública | Por Germano Magalhães

“O conhecimento e a tecnologia estão disponíveis, haja vontade para tornar a simplificação e modernização administrativa uma realidade que impulsione e dinamize a economia e a justiça em benefício de todos” | A opinião do jurista Germano Magalhães

21:33 29 Julho, 2024 21:33 29 Julho, 2024
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Por estes dias foi dado a conhecer um Acórdão do Tribunal de Justiça Europeu (TJUE) onde se reconhece o incumprimento da República Portuguesa perante as suas obrigações de assegurar o pagamento atempado das entidades publicas aos seus fornecedores.

Na prática… na prática nada! Mas não deixa de ser um bom ponto de (re)começo para refletirmos sobre o tema da Contratação Pública e os prazos de pagamentos aos fornecedores.

Comecemos pelo começo: o Estado Português não foi condenado pelo atraso nos pagamentos, foi condenado sim, por não garantir que a sua Administração Pública, as Pessoas Coletivas Publicas, as Entidades Adjudicantes no âmbito do Código dos Contratos Públicos, cumpram as obrigações relativas ao atempado pagamento aos seus fornecedores.

Germano Magalhães, jurista, licenciado em Direito e em Informática, especialista em Administração Pública.
[email protected]

O conhecimento e a tecnologia estão disponíveis, haja vontade para tornar a simplificação e modernização administrativa uma realidade que impulsione e dinamize a economia e a justiça em benefício de todos

Este Acórdão refere-se apenas a fornecedores de bens e serviços, por essa razão e pela sua especificidade muito própria, vamos para já afastar desta nossa reflexão os contratos de empreitadas de obras públicas, que pela sua natureza obedecem a procedimentos de pagamentos muito específicos.

Assim, é no Código dos Contratos Públicos (CCP) que vamos encontrar as regras para formação e execução dos contratos públicos de aquisições de bens e serviços, não seria por isso espanto que aí encontrássemos as regras para os pagamentos e seus prazos.

E efetivamente assim é, e O Código dos Contratos Públicos é claro quanto a isso: 30 dias é o prazo para o pagamento das obrigações contratuais por parte das entidades adjudicantes. Poderá diferir o momento em que começam a contar, mas o prazo ordinário de pagamento é. sem margem para dúvidas de 30 dias.

Um prazo que vai de encontro, e transpõe para a legislação nacional, o determinado pela Diretiva 2011/7/UE do Parlamento Europeu e do Conselho.

Se olharmos agora para a Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso ainda que de forma superficial, concluímos que as entidades adjudicantes só se podem comprometer com uma despesa, desde que esteja garantido o respetivo pagamento, isto é, a despesa prevista com o contrato não pode ultrapassar os fundos disponíveis.

Com isto podemos esquematizar de forma muito simplificada, porque de facto é simples, o procedimento de contratação pública no que toca aos pagamentos: i) é identificada uma necessidade de aquisição e é tomada a decisão de contratar, devidamente acompanhada pela autorização de despesa; ii) decorrem as fases pré-contratuais e de execução do contrato; e iii) o pagamento é feito num prazo de 30 dias, garantido pelo compromisso decorrente da autorização de despesa.

Mas ao que parece, e esta condenação do Tribunal de Justiça Europeu vem reforçar isso mesmo, os pagamentos aos fornecedores são feitos com atraso, sem que haja justificação para tal e sem que o Estado, assim diz o Acórdão, assegure que as entidades públicas portuguesas cumpram os prazos que ele próprio, o Estado, estabeleceu por força da Lei.

E com isso voltamos às questões de “Mais simplificação, menos burocracia… o desafio para a Contratação Pública” sobre as quais temos vindo a refletir, reforçando-se que o comportamento da Administração Publica tem efeitos imediatos e prejudicais para todos os envolvidos, seja pelo limitar a concorrência apenas a empresas com capacidade de suportar tais prazos, ou pelo aumento dos preços de aquisição como contrapartida pelo alargamento dos prazos de pagamento.

Mas as normas que determinam os prazos de pagamento, são as mesmas que preveem mecanismos de acompanhamento à execução dos contratos.

Veja-se que numa primeira linha temos o Gestor do Contrato, figura existente em todos os contratos públicos que tem por obrigação comunicar de imediato qualquer desvio ou anomalia que detete na execução do contrato, incluindo atrasos nos pagamentos.

Depois temos o órgão que tomou a decisão de contratar e que autorizou a despesa, responsável também pelo pontual cumprimento das obrigações pecuniárias resultante dos contratos.

E temos ainda o Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I. P., (IMPIC) que atua no acompanhamento e monitorização dos contratos públicos, bem como o Tribunal de Contas e a Inspeção-Geral de Finanças a quem compete a auditoria e fiscalização dos contratos públicos.

Ora… se os prazos estão definidos e se o acompanhamento ao seu cumprimento está estabelecido, no entanto ainda assim as falhas e incumprimentos se mantêm, talvez fosse hora de se olhar para o procedimento e otimizá-lo com recurso às disciplinas do Direito e da Informática, em especial da análise de sistemas.

Repare-se que as entidades adjudicantes são obrigadas a comunicar ao portal base, o portal dos contratos públicos, um conjunto muito significativo de dados e informações relativas aos contratos públicos nas suas várias fases, desde o início até à sua conclusão, entre essas informações temos o relatório de execução.

Trata-se de um relatório onde se apresenta informação sobre o fecho do contrato assim como a faturação eletrónica. É um relatório obrigatório em qualquer tipo de contrato, com qualquer preço contratual, e deve ser disponibilizado pelas entidades adjudicantes até 20 dias úteis após a data do fecho do contrato, sendo esta a data do pagamento da última fatura aceite pelo contraente público.

Estando o IMPIC na posse desses dados, reduzir os prazos de pagamentos é garantidamente fácil, de baixo custo e elevado eficiência. Ainda que daí pudessem resultar ações de caráter sancionatório, bastariam três ações preventivas para que as empresas fornecedoras da Administração Publica, recebessem dentro dos prazos previstos:

i) publicação dos prazos de pagamentos na ficha individual de cada contrato; ii) disponibilização de relatórios com prazos de pagamentos por cada entidade adjudicaste e iii) alarmística de envio eletrónico e automático para Entidade Adjudicaste, Tribunal de Contas e a Inspeção-Geral de Finanças com informação relativa a incumprimentos dos prazos de pagamentos.

O conhecimento e a tecnologia estão disponíveis, haja vontade para tornar a simplificação e modernização administrativa uma realidade que impulsione e dinamize a economia e a justiça em benefício de todos.

Leia também: Mais simplificação, menos burocracia… o desafio para a Contratação Pública

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve Cultura Europa

Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026

19:00 23 Outubro, 2026 18:54 23 Outubro, 2026

A presença de Bruno Zarra e Sylva Drums no Amsterdam Dance Event reforça a ligação dos artistas portugueses aos circuitos internacionais de música eletrónica

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

A laranja Frusoal é um citrino do Algarve.
Algarve Economia

Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos

18:40 23 Outubro, 2026 14:30 23 Outubro, 2026

Com 65 produtores associados, a Frusoal fatura milhões de euros e prepara um investimento para combater uma praga que ameaça os citrinos

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Marta Almeida. Crédito: CMTV
Nacional

Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila

19:35 23 Outubro, 2026 19:35 23 Outubro, 2026

Empresa municipal afirma que a jovem não integrava o agregado autorizado e invoca decisões judiciais sobre a habitação em Marvila

Algarve, Cultura

Palacete Belmarço abre portas em Faro para visitas com música e teatro

11:50 23 Outubro, 2026 11:38 23 Outubro, 2026

Iniciativa da Música XXI promove duas visitas ao Palacete Belmarço, em Faro, a 24 de outubro, com atuações musicais e teatrais. Inscrição obrigatória

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva neste dia: corrente de jato polar traz o mau tempo a Portugal

11:40 23 Outubro, 2026 17:33 22 Outubro, 2026

Uma mudança na circulação atmosférica pode abrir caminho a chuva mais intensa em Portugal. Saiba quando se prevê a alteração do tempo

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Europa

Ryanair vai avançar com voos diretos de Faro para duas cidades polacas a partir de março de 2027: bilhetes já estão à venda

15:20 23 Outubro, 2026 12:38 23 Outubro, 2026

Companhia aérea vai reforçar as ligações entre o Algarve e a Polónia com dois destinos a partir de março de 2027

PSP e GNR auxiliam idosa na autoestrada. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Nacional

“Desorientada a vaguear”: idosa saiu para caminhar e foi resgatada pela PSP e GNR na A5

08:45 23 Outubro, 2026 09:31 23 Outubro, 2026

Mulher foi localizada de madrugada numa autoestrada em Oeiras. Após avaliação dos bombeiros, regressou a casa com apoio das autoridades

Algarve

Amigo de marroquino morto em Olhão diz não se recordar de agressões da PSP

17:40 23 Outubro, 2026 17:26 23 Outubro, 2026

Testemunha afirmou em tribunal não ter memória das alegadas agressões dos dois polícias julgados pela morte de Aissa Ait Aissa, em março de 2024

Tempo

Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23

18:50 23 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

O fim de semana de 24 e 25 de outubro será marcado por temperaturas diferentes entre o Norte e o Sul de Portugal.

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Opinião

A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão

17:00 23 Outubro, 2026 15:50 23 Outubro, 2026

"Uma sociedade que normaliza a violência nas palavras acabará por se surpreender, injustamente, quando a encontra nas ações"

Europe Direct Algarve, Gastronomia

Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva

09:20 23 Outubro, 2026 09:10 23 Outubro, 2026

Castro Marim e Vila Real de Santo António participam na VIMAR 2026, levando a gastronomia algarvia, o sal artesanal e vinhos da região até Huelva

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Algarve, Cultura, Europa

Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026

19:00 23 Outubro, 2026 18:54 23 Outubro, 2026

A presença de Bruno Zarra e Sylva Drums no Amsterdam Dance Event reforça a ligação dos artistas portugueses aos circuitos internacionais de música eletrónica

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

A laranja Frusoal é um citrino do Algarve.
Algarve, Economia

Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos

18:40 23 Outubro, 2026 14:30 23 Outubro, 2026

Com 65 produtores associados, a Frusoal fatura milhões de euros e prepara um investimento para combater uma praga que ameaça os citrinos

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
    Gebalis contesta versão de Marta Almeida e diz que idoso tinha direito à casa em Marvila
  • Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
    Bruno Zarra e Sylva Drums levam o nome do Algarve ao Amsterdam Dance Event 2026
  • Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
    Portugal dividido este fim de semana: temperaturas não chegam aos 20 graus no Norte, mas há regiões que podem atingir os 23
  • Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos
    Frusoal produz mais de 40.000 toneladas de fruta por ano no Algarve e assegura 220 empregos diretos
  • Estudantes de Faro organizam protesto contra exames nacionais e exigem mais investimento na educação
    Estudantes de Faro organizam protesto contra exames nacionais e exigem mais investimento na educação

Opinião

  • A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
    A pedagogia da violência | Por Luís Ganhão
  • Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
    Do combate à desinformação ao orçamento da UE. Cidades exigem ter voz no futuro da Europa | Por João Palmeiro
  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal