Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Observada galáxia “bebé” distante mas parecida com a “madura” e próxima Via Láctea

Esta descoberta inesperada pode indicar que o Universo primordial pode não ser tão caótico como se pensava

17:17 12 Agosto, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As observações foram feitas com o auxílio do radiotelescópio ALMA, no Chile

Astrónomos observaram uma galáxia “bebé” distante, em formação, mas parecida com a “madura” e próxima Via Láctea, o que pode indiciar que os primórdios do Universo não eram tão caóticos como se pensava anteriormente, foi hoje divulgado.

A galáxia SPT0418-47, cuja luz demora mais de 12 mil milhões de anos a chegar à Terra, apesar de não ter a forma de uma espiral como a Via Láctea, tem duas características que são comuns a ambas: um disco em rotação e um bojo (grupo de estrelas compactadas na região central da maioria das galáxias espirais).

Em comunicado, o Observatório Europeu do Sul (OES) refere que se trata da primeira vez que um bojo galáctico “é visto tão cedo na história do Universo”, fazendo da SPT0418-47 “a galáxia semelhante à Via Láctea mais distante observada até à data”.

As observações foram feitas com o auxílio do radiotelescópio ALMA, no Chile, do qual o OES é parceiro, e a galáxia surgiu quando o Universo tinha 1,4 mil milhões de anos (a teoria do Big Bang estima que o Universo terá 13,8 mil milhões de anos).

“A grande surpresa foi descobrir que esta galáxia é, de facto, muito semelhante a galáxias próximas, contrariamente a todas as expectativas baseadas em modelos e observações anteriores menos detalhados”, afirma, citado pelo OES, um dos coautores do trabalho, Fillippo Fraternali, do Instituto Astronómico Kapteyn, da Universidade de Groningen, na Holanda.

No Universo primordial, as galáxias jovens estão em formação, pelo que os astrónomos esperavam que a SPT0418-47 fosse caótica e “sem estruturas distintas, típicas de galáxias mais maduras como a Via Láctea”, assinala o comunicado do OES, acrescentando que a galáxia SPT0418-47 é “pouco caótica”, o que “contradiz as teorias que apontam para que todas as galáxias no Universo primordial sejam turbulentas e instáveis”.

“Esta descoberta inesperada sugere que o Universo primordial pode não ser tão caótico como se pensava, levantando muitas questões sobre como é que uma galáxia tão bem ordenada se pode ter formado tão cedo após o Big Bang”, realça o OES, organização astronómica da qual Portugal faz parte.

Para observar em detalhe uma galáxia longínqua como a SPT0418-47, os astrónomos socorreram-se do efeito de lente gravitacional gerado por uma galáxia próxima, que distorce e curva a luz da SPT0418-47, fazendo com que esta galáxia surja deformada, mas bastante ampliada e, portanto, mais visível.

A SPT0418-47 aparece ao observador sob a forma de “um anel de luz quase perfeito situado em torno da galáxia próxima, o que ocorre devido ao alinhamento quase exato” entre as duas galáxias.

Para obterem a verdadeira forma da galáxia e o movimento do seu gás, os astrónomos tiveram, no entanto, de trabalhar os dados registados pelo radiotelescópio ALMA com uma nova técnica de modulação computacional.

Apesar das semelhanças com as galáxias espirais como a Via Láctea, a SPT0418-47 evoluirá muito provavelmente para uma galáxia elíptica, defendem os autores da investigação, publicada na revista científica Nature, sem esclarecer os motivos.

Os astrónomos esperam que estudos futuros possam clarificar quão típicas são estas galáxias “bebés”, e se são todas menos instáveis do que o previsto, e, assim, compreender melhor como as galáxias evoluíram.

Médico no computador.
Nacional Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Algarve

PSP detém sete pessoas em Olhão, Faro e Vila Real de Santo António

16:10 25 Setembro, 2026 15:59 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Violência doméstica, roubo, posse de arma proibida e tráfico estão entre os crimes associados às detenções realizadas pela PSP

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Avó a medir a febre ao neto.
Economia Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Algarve Economia

AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg

18:42 25 Setembro, 2026 18:42 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção da Universidade do Algarve leva a AHETA a sublinhar a visão estratégica e o contributo de Vítor Neto para o turismo

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Vacas.
Animais Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Cultura Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Assembleia da República.
Opinião Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Médico no computador.
Nacional, Saúde

Esta ULS vai começar a prescrever cultura e exercício físico já a partir de outubro: saiba como vai funcionar

14:10 25 Setembro, 2026 11:08 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Médicos de família vão poder encaminhar utentes para atividades comunitárias como pilates, culinária ou oficinas de trabalhos manuais

Algarve

PSP detém sete pessoas em Olhão, Faro e Vila Real de Santo António

16:10 25 Setembro, 2026 15:59 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Violência doméstica, roubo, posse de arma proibida e tráfico estão entre os crimes associados às detenções realizadas pela PSP

Algarve

GNR detém três pessoas por tráfico de droga em Tavira e apreende mais de 17 mil doses de canábis

10:10 25 Setembro, 2026 10:15 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Investigação de quatro meses levou à detenção de dois homens e uma mulher e à apreensão de mais de 17 mil doses de canábis

Algarve

Tavira de luto pela morte de David Pereira aos 21 anos

17:35 24 Setembro, 2026 17:35 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Família, amigos e comunidade lamentam a morte precoce de David Pereira. O jovem tinha 21 anos e integrava o Rancho de Santo Estêvão

Avó a medir a febre ao neto.
Economia, Nacional

É avó e ainda trabalha? Nestes casos a Segurança Social pode pagar-lhe para faltar ao trabalho e cuidar do neto

16:30 25 Setembro, 2026 11:31 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Há um apoio destinado a compensar os rendimentos perdidos por avós que precisam de faltar ao trabalho para cuidar dos netos

Algarve, Economia

AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg

18:42 25 Setembro, 2026 18:42 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Distinção da Universidade do Algarve leva a AHETA a sublinhar a visão estratégica e o contributo de Vítor Neto para o turismo

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Nacional

Tem carta de condução portuguesa e vive noutro país da UE? Há uma regra que o impede de fazer isto em Portugal

15:20 23 Setembro, 2026 14:53 23 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os portugueses que residem noutro país da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu devem ter atenção a esta regra antes de tentarem alterar a carta de condução em Portugal

Vacas.
Animais, Europa

Está confirmada a entrada deste vírus que afeta bovinos na Península Ibéria e é transmitido desta forma

13:40 25 Setembro, 2026 10:56 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Espanha confirmou os primeiros casos na Península Ibérica e as autoridades pedem maior vigilância junto das explorações pecuárias

Idoso com notas de euro na mão.
Mundo

“Agora serei capaz de parar”: idoso de 81 anos teve de continuar a trabalhar até uma mulher lhe oferecer 263.000€

10:20 25 Setembro, 2026 10:12 25 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Entrega de bagagens acabou por desencadear uma angariação de fundos que mudou a vida de um norte-americano de 81 anos

Cultura, Europe Direct Algarve

Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

18:00 25 Setembro, 2026 17:53 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto pretende transformar o património subaquático do Arade num recurso para a ciência, educação, cultura e turismo sustentável

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro

16:00 25 Setembro, 2026 15:50 25 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Das políticas de preservação às histórias humanas das cidades, a cultura europeia ganha novas formas de expressão, envolvimento e compromisso

Ultrapassagem na estrada.
Auto

Elétricos ou a gasolina? Este estudo analisou milhões de carros e concluiu quais são os mais fiáveis

18:30 24 Setembro, 2026 17:59 24 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Quanto mais o conta-quilómetros sobe, mais evidente se torna uma diferença que poucos esperavam encontrar

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma “ciclogénese explosiva”: depressão chega a Portugal com chuva forte e rajadas até 75 km/h e esta vai ser a região afetada

21:30 22 Setembro, 2026 19:23 22 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão vai aprofundar-se rapidamente no Atlântico Norte e levar uma frente fria aos Açores, de acordo com a Meteored

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva pode regressar em força a Portugal neste período: mau tempo a caminho

09:00 24 Setembro, 2026 04:27 24 Setembro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, a chuva pode ganhar força em Portugal neste período, com maior instabilidade e precipitação acima do normal

Assembleia da República.
Opinião, Política

Bilhete Postal: A beleza do sistema democrático | Por Eduardo Costa

18:50 24 Setembro, 2026 18:53 24 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

“Parece-nos que o sistema democrático está bem pensado […]. Por que são tantos os desiludidos do sistema democrático. Por que será?”

Europa

“Obrigado por me arruinarem as férias”: turistas chegam ao Coliseu e encontram portas fechadas após morte de trabalhador de 22 anos

18:00 24 Setembro, 2026 18:01 24 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O encerramento inesperado do Coliseu apanhou vários visitantes de surpresa, incluindo um turista norte-americano que lamentou: “Obrigado por me arruinarem as férias”

Últimas Notícias

  • MotoGP fica em Portugal até 2029 com renovação do contrato do Autódromo do Algarve
    MotoGP fica em Portugal até 2029 com renovação do contrato do Autódromo do Algarve
  • Espaços Cidadão de VRSA ultrapassam 1.100 atendimentos em dois meses
    Espaços Cidadão de VRSA ultrapassam 1.100 atendimentos em dois meses
  • AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg
    AHETA saúda Doutoramento Honoris Causa atribuído a Vítor Neto pela UAlg
  • Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028
    Algarve une-se em torno da candidatura de Loulé a Capital Portuguesa da Cultura 2028
  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade

Opinião

  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
  • À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local: Ajuste direto do presidente, fatura para os farenses | Por Adriana Martins
  • Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão
    Emancipar também os homens | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
    Arqueólogos investigam naufrágios de várias épocas no rio Arade
  • A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
    A Europa cultural em ação do património resiliente à inovação e à celebração humana das cidades | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento