Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Há um país onde “passear cães num parque público é crime” – posse de animais vai ser ainda mais restrito

Neste país, ter um animal de estimação pode representar uma pena de prisão

11:37 21 Julho, 2022 11:37 21 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Passear com cães num parque público é crime.” Esta proibição foi anunciada pela polícia iraniana e justificada como uma forma de “assegurar a segurança pública”.

Em paralelo, o Parlamento iraniano poderá aprovar em breve o projeto de lei de Proteção dos Direitos do Público contra os Animais, que prevê restringir a posse de animais de estimação no geral, explica a BBC.

De acordo com a legislação que poderá vir a entrar em vigor, para se ser dono de um animal de estimação ter-se-á de possuir uma autorização emitida por uma comissão especial. E para quem “importe, compre, venda, transporte ou crie” uma série de animais, incluindo gatos, tartarugas e coelhos, está prevista uma coima de cerca de 800 euros.

“O debate em torno deste projeto de lei começou há mais de uma década, quando um grupo de deputados iranianos tentou promover uma lei para confiscar todos os cães e entregá-los a jardins zoológicos ou deixá-los no deserto”, disse Payam Mohebi, presidente da Associação Veterinária do Irão e oponente do projeto de lei, à BBC. “Ao longo dos anos, foram alterando o projeto de lei e até chegaram a propor a punição corporal para os donos dos cães. Mas a proposta não chegou a lado nenhum.”

Símbolo da vida urbana e da “ocidentalização”

Ter um cão, nas zonas rurais do Irão, é algo muito comum, mas no século XX tornou-se num símbolo da vida urbana e da “ocidentalização”.

O Irão foi dos primeiros países do Médio Oriente a aprovar leis sobre o bem-estar animal, em 1948. O próprio Governo chegou a financiar instituições que defendiam os direitos dos animais e até a família real teve cães como animais de estimação. No entanto, a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá Mohammad Reza Pahlavi, veio alterar esta visão.

Na tradição islâmica, os animais são considerados impuros, conta a BBC, e aos olhos do atual regime os cães são considerados um dos símbolo da “ocidentalização” que pretende travar.

Mahsa, dona de um cão, teme ir passeá-lo à rua. A onda de detenções e apreensões de animais em Teerão fazem com que pondere sair com ele.

“Ele olha-me com uns olhos inocentes e lindos. Está a pedir-me para levá-lo a passear, mas eu não me atrevo. Seríamos presos.”

O presidente da Associação Veterinária do Irão explica que a polícia prende pessoas por “passearem com os cães ou até mesmo por transportá-los nos carros”. Isto acontece por entenderem que é um “símbolo da ocidentalização” e há, inclusive, uma “prisão” para os animais apreendidos, acrescenta.

“Os animais são mantidos por muitos dias em zonas abertas, sem comida ou água, enquanto os donos passam por todo o tipo de problemas legais.”

Os gatos também são afetados por estas regras, apesar de o Irão ser o berço dos gatos persa, uma das raças mais conhecidas do mundo: “Dá para acreditar que nem na terra natal os gatos persa estão seguros?”, questiona o veterinário.

Pessoas como a Masha estão genuinamente preocupadas com o futuro dos animais de estimação. Mohebi considera mesmo que “não há lógica por detrás desta lei” e que os “radicais apenas querem mostrar os punhos de ferro”.

  • Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Avião da companhia aérea britânica Jet2.
Europa Nacional

“Fomos acordados pelo caos”: piloto tem alegado ataque cardíaco e o avião desta companhia foi desviado para Portugal

07:40 30 Maio, 2026 15:05 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Tenerife e Birmingham acabou por aterrar de emergência no Porto após um problema de saúde com um dos pilotos

Algarve Cultura

Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve

09:00 30 Maio, 2026 09:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de Vera Marciano pode ser utilizada em contexto familiar e escolar para promover valores e competências emocionais junto das crianças

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Economia Nacional

Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer

08:30 30 Maio, 2026 15:14 15 Maio, 2026 | João Luís

Não devolver embalagens vazias pode significar perder dinheiro todos os meses. Saiba quanto pode deixar 'escapar' ao fim do ano

Algarve Cultura

Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim

08:00 30 Maio, 2026 10:15 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Orquestra do Algarve apresenta espetáculo de música de câmara com clássicos da ópera na Igreja Matriz de Alcoutim em junho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião Saúde

Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes

07:30 30 Maio, 2026 15:42 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, ainda se fala pouco sobre a doença. Esse silêncio atrasa muitas vezes o reconhecimento de sinais e adia o acesso aos cuidados certos"

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 18:45 29 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Salicórnia na ria formosa. Crédito: Foto AI
Algarve Europa

Esta planta nasce ‘a potes’ no Algarve onde quase nada sobrevive e pode render milhões: conheça o “espargo do mar”

21:30 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A salicórnia, conhecida como “espargo do mar”, está a ganhar espaço na alta cozinha e na agricultura sustentável

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Nacional Vida & Lazer

Britânicos rendidos: a melhor experiência do mundo fica nesta cidade portuguesa e custa menos de 3 euros

21:00 29 Maio, 2026 20:37 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Um passeio a pé pelo centro histórico do Porto foi eleito pelo Tripadvisor como a melhor experiência do mundo

Avião da companhia aérea britânica Jet2.
Europa, Nacional

“Fomos acordados pelo caos”: piloto tem alegado ataque cardíaco e o avião desta companhia foi desviado para Portugal

07:40 30 Maio, 2026 15:05 28 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Voo entre Tenerife e Birmingham acabou por aterrar de emergência no Porto após um problema de saúde com um dos pilotos

Algarve, Cultura

Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve

09:00 30 Maio, 2026 09:21 27 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Obra de Vera Marciano pode ser utilizada em contexto familiar e escolar para promover valores e competências emocionais junto das crianças

Ventos fortes e mar agitado. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões

06:00 30 Maio, 2026 12:58 29 Maio, 2026 | João Luís

IPMA prevê vento forte, nevoeiro matinal e mudanças no tempo em algumas regiões: saiba onde se vai sentir diferenças

Makris on the Lake, Vilamoura.
Algarve, Gastronomia

Há um novo restaurante no Algarve que fica no meio de um lago e tem três menus de degustação

17:50 29 Maio, 2026 16:14 29 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Novo espaço gastronómico no Algarve junta cozinha mediterrânica, menus de degustação e um cenário pouco habitual

Economia, Nacional

Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer

08:30 30 Maio, 2026 15:14 15 Maio, 2026 | João Luís

Não devolver embalagens vazias pode significar perder dinheiro todos os meses. Saiba quanto pode deixar 'escapar' ao fim do ano

Algarve, Cultura

Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim

08:00 30 Maio, 2026 10:15 26 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Orquestra do Algarve apresenta espetáculo de música de câmara com clássicos da ópera na Igreja Matriz de Alcoutim em junho

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões

20:50 29 Maio, 2026 19:06 29 Maio, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Opinião, Saúde

Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes

07:30 30 Maio, 2026 15:42 28 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Em Portugal, ainda se fala pouco sobre a doença. Esse silêncio atrasa muitas vezes o reconhecimento de sinais e adia o acesso aos cuidados certos"

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Nem Lagos nem Tavira: conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis

20:00 29 Maio, 2026 18:45 29 Maio, 2026 | João Luís

“Não é o Porto nem é Lisboa”. Saiba qual é a cidade do Algarve que está na moda entre os espanhóis e por que motivos

Formigas na cozinha. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Formigas em casa? Este truque natural pode ajudar a acabar com a ‘praga’ sem recorrer a químicos

18:20 29 Maio, 2026 20:12 29 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Antes de recorrer a químicos que fazem mal à saúde, há soluções caseiras simples que podem ajudar a afastar formigas em casa

Pessoas a passear pela rua. Crédito: Foto AI
Tempo

Adeus calor: temperaturas vão descer ‘a pique’ a partir desta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 29 Maio, 2026 00:57 29 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Início do mês de junho será marcado por uma descida das temperaturas em algumas regiões do país, enquanto outras não sentirão este efeito

Casal de reformados sorridente em frente ao computador. Crédito: Freepik
Economia

Há uma nova ferramenta na Segurança Social que pode mudar a sua reforma (e quase ninguém deu por isso)

14:40 27 Maio, 2026 14:40 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma atualização recente promete mexer com o planeamento da reforma, mas o que mudou exatamente pode surpreender mais do que parece

Mulher de baixa médica. Crédito: Freepik
Economia

Subsídio de férias em risco? A baixa médica pode mexer com mais do que imagina

09:30 26 Maio, 2026 09:57 27 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há regras pouco conhecidas que podem alterar o subsídio de férias quando se está de baixa. Nem tudo desaparece, mas o impacto pode ser maior do que imagina

Toulouse. Crédito: Magnific
Europa, Vida & Lazer

“Somos o autêntico sul, não somos um destino de luxo”: esta cidade rosa quer cada vez mais turistas portugueses

16:00 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A região quer conquistar mais turistas portugueses com voos diretos, gastronomia, património, city breaks e uma alternativa menos massificada no sul de França

Salicórnia na ria formosa. Crédito: Foto AI
Algarve, Europa

Esta planta nasce ‘a potes’ no Algarve onde quase nada sobrevive e pode render milhões: conheça o “espargo do mar”

21:30 29 Maio, 2026 13:58 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A salicórnia, conhecida como “espargo do mar”, está a ganhar espaço na alta cozinha e na agricultura sustentável

Cidade do Porto. Crédito: Magnific
Nacional, Vida & Lazer

Britânicos rendidos: a melhor experiência do mundo fica nesta cidade portuguesa e custa menos de 3 euros

21:00 29 Maio, 2026 20:37 29 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Um passeio a pé pelo centro histórico do Porto foi eleito pelo Tripadvisor como a melhor experiência do mundo

Últimas Notícias

  • Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve
    Vera Marciano lança livro infantil “Bleu e a Mágica Porta Azul” na FNAC do Forum Algarve
  • Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer
    Ainda não devolve embalagens vazias? Veja quanto dinheiro perde ao fim do ano por não o fazer
  • Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim
    Música de câmara da Orquestra do Algarve chega a Alcoutim
  • “Fomos acordados pelo caos”: piloto tem alegado ataque cardíaco e o avião desta companhia foi desviado para Portugal
    “Fomos acordados pelo caos”: piloto tem alegado ataque cardíaco e o avião desta companhia foi desviado para Portugal
  • Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões
    Vem aí vento forte, chuva e nevoeiro: IPMA prevê mudança no tempo nestas regiões
  • Esta planta nasce ‘a potes’ no Algarve onde quase nada sobrevive e pode render milhões: conheça o “espargo do mar”
    Esta planta nasce ‘a potes’ no Algarve onde quase nada sobrevive e pode render milhões: conheça o “espargo do mar”

Opinião

  • Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
    Tornar o lúpus visível | Por Rita Mendes
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: “Aqui sentimo-nos em casa” | Por Eduardo Costa
  • Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
    Portugal habituou-se ao cansaço e isso deve preocupar-nos | Por Paula Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante até esta data os pagamentos de pensões
  • Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
    Burgas 2032: 250 ideias submetidas de mais de 20 países | Por João Palmeiro
  • Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
    Portugal e Espanha reforçam estratégia conjunta contra incêndios
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal