Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Nacional

Europa marca regresso a aulas presenciais para setembro com preocupações

Em Portugal, o próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro. A um mês do regresso às aulas, muitas escolas já concluíram os planos de funcionamento, enquanto outras ainda estão a ultimar os desenhos dos cenários possíveis tendo em conta a pandemia

15:14 17 Agosto, 2020 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
As autoridades admitem estar preocupadas com uma segunda vaga de covid-19

A poucos dias do início de setembro, vários países da Europa prepararam o regresso presencial às escolas, mas as autoridades admitem estar preocupadas com uma segunda vaga de covid-19, que tem estado a afetar mais jovens.

A Itália, o primeiro país da Europa a ser atingido pela epidemia e um dos que foi mais afetado, vai reiniciar o ano letivo presencial em 14 setembro, segundo anunciou hoje o ministro da Saúde.

Depois de registar 254.000 casos de covid-19 e mais de 35.000 mortes, com um severo confinamento de dois meses em março e abril, o país prepara-se para mandar as crianças de volta para a escola e, ao mesmo tempo, conter uma segunda vaga de infeções.

A Itália fará “todos os sacrifícios necessários” para garantir o início do ano letivo a meio de setembro, disse o ministro Roberto Speranza, admitindo estar preocupado com o aumento dos contágios entre os mais jovens.

“Em menos de um mês, teremos de reabrir escolas e universidades com segurança. E não podemos errar. Vai depender do nosso comportamento e do de todos, a começar pelo dos jovens, que devem ter consciência” dos riscos, disse Speranza, em entrevista hoje publicada no jornal La Repubblica.

Uma portaria assinada no domingo à noite determinou o encerramento de discotecas e outros locais de festas noturnas, exigindo também o uso de máscaras à noite em locais públicos.

“É um sacrifício, eu sei”, afirmou o ministro, “mas é inevitável para enfrentar o desafio de abrir as escolas” porque “a idade média das pessoas infetadas nas últimas semanas caiu drasticamente, para cerca de 39 anos”.

“Não podemos parar a escola e cada medida, cada sacrifício pedido é feito a pensar na reabertura das escolas, que marcará o verdadeiro fim do confinamento”, sublinhou o ministro italiano.

O começo das aulas presenciais também foi hoje anunciado na Turquia e irá acontecer em 21 de setembro, três semanas após o início oficial do ano letivo, que será feito à distância e através da Internet, segundo o ministro da Educação, Ziya Selçuk.

“Temos de voltar às escolas e começar as aulas presenciais para continuar [o processo de] educação adequado”, escreveu no domingo o ministro no Twitter.

“Começar a educação presencial em 21 de setembro está nas vossas mãos”, afirmou, acrescentando que foram criados jogos para as crianças brincarem e, ao mesmo tempo, manterem a distância social.

O ano letivo de 18 milhões de alunos turcos foi interrompido em março devido à pandemia, e voltará a ter início em 31 de agosto, com três semanas de educação a distância, período durante o qual as autoridades deverão terminar de delinear as medidas de segurança contra o coronavírus.

As escolas particulares obtiveram permissão para iniciar o ano letivo hoje, porque têm um número menor de alunos matriculados, enquanto as universidades retomarão as aulas presenciais em outubro.

As autoridades anunciaram a criação de uma equipa de mais de 2.000 inspetores para garantir o cumprimento nas escolas das medidas de higiene e segurança, como a medição da temperatura dos alunos e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Os alunos devem manter uma distância mínima de um metro e os professores deverão ter reuniões apenas por videoconferência.

O Conselho Consultivo Científico do Coronavirus, órgão que aconselha o Governo sobre as medidas a tomar durante a pandemia, destacou que é difícil para as crianças manter distância social e usar a máscara constantemente, pelo que aconselhou as autoridades a adotar um modelo educacional misto, com aulas presenciais e online.

Desde o início da pandemia, a Turquia contabilizou 249.309 infetados, incluindo 5.974 mortes.

Outro país europeu que marcou hoje o reinício das aulas presenciais foi a Grécia, que anunciou o regresso para 07 de setembro.

O anúncio foi feito pelo porta-voz do Governo, Stelios Petsas, que admitiu que as escolas enfrentarão muitos desafios para garantir que as crianças seguirão as medidas de segurança, como a distância social, a lavagem frequente das mãos e o uso de máscaras quando necessário.

As autoridades gregas reconhecem estar alarmadas com um aumento significativo do número de casos diários de coronavírus detetados, que se manteve acima de 200 nos últimos cinco dias.

O total de casos confirmados de covid-19 na Grécia soma atualmente 7.000, com 228 mortes.

Muitos dos novos casos foram atribuídos a surtos após os tradicionais casamentos de verão e as férias, quando muitas pessoas resolveram ignorar o distanciamento social e as medidas de proteção.

Em Portugal, o próximo ano letivo arranca entre 14 e 17 de setembro. A um mês do regresso às aulas, muitas escolas já concluíram os planos de funcionamento, enquanto outras ainda estão a ultimar os desenhos dos cenários possíveis tendo em conta a pandemia.

Intervalos de cinco minutos, aulas a começar mais cedo e a terminar mais tarde, alunos a ajudar na desinfestação das salas e cantinas com serviço de takeway serão algumas das mudanças previstas por diferentes escolas para o próximo ano letivo.

Em países onde as escolas e as aulas presenciais já abriram, como é o caso de vários estados da Alemanha, o número de novos casos de covid-19 tem aumentado e preocupado o Governo.

Segundo o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, o maior número de contágios verifica-se entre os mais jovens e, embora esta faixa etária sofra, habitualmente, consequências menos severas, as relações com pessoas mais velhas podem levar a uma escalada do número de mortes, avisou o ministro.

O início das aulas tem registado problemas em vários estados, como em Berlim, onde já foram identificados casos de covid-19 em pelo menos sete escolas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 766 mil mortos e infetou mais de 21,5 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Portugal contabiliza 1.778 mortos em 54.102 casos de infeção.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Caíque Bom Sucesso.
Algarve Cultura

Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808

18:50 18 Junho, 2026 14:47 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 1808, uma revolta popular iniciada por pescadores de Olhão ajudou a expulsar as tropas de Napoleão do Algarve

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Algarve Cultura Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Homem a pedir para utilizar casa de banho de restaurante. Crédito: Foto AI
Nacional

Restaurante pode recusar a casa de banho a quem não consome? A resposta está na lei

12:45 18 Junho, 2026 12:43 18 Junho, 2026 | João Luís

A dúvida voltou a surgir após caso relatado nas redes sociais: Saiba o que diz a lei sobre o acesso à casa de banho em cafés e restaurantes

Caíque Bom Sucesso.
Algarve, Cultura

Olhanenses expulsaram as tropas de Napoleão do Algarve sem exército regular: barco atracado em Olhão é símbolo da história de 1808

18:50 18 Junho, 2026 14:47 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em 1808, uma revolta popular iniciada por pescadores de Olhão ajudou a expulsar as tropas de Napoleão do Algarve

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Algarve, Cultura, Gastronomia

Ivan Lins celebra 80 anos com concerto junto ao mar em Albufeira

15:10 18 Junho, 2026 15:10 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espetáculo em Albufeira celebra os 80 anos de vida e mais de cinco décadas de carreira do músico brasileiro

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Criança a comer na praia. Crédito: Foto AI
Saúde

Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição

20:40 18 Junho, 2026 20:21 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

A ideia de que se deve esperar 2 ou 3 horas para ir à água após uma refeição tem-se mantido quase como uma 'tradição' popular ao longo dos anos

Reformado feliz. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’

20:00 18 Junho, 2026 19:37 18 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformado francês de 77 anos falou sobre o amor que tinha pelo seu trabalho, que o levou a optar pela reforma depois da idade exigida pela lei francesa

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Lionel Messi. Crédito: DR
Desporto, Mundo

Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

19:05 18 Junho, 2026 17:38 18 Junho, 2026 | João Luís

Teve uma exibição decisiva pela Argentina, e Ronaldo Nazário não poupou elogios ao astro argentino Lionel Messi

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Manjericos, Crédito: Foto DR
Vida & Lazer

Tem manjerico em casa? Este erro pode fazê-lo murchar em poucos dias

19:00 17 Junho, 2026 15:07 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O manjerico é uma das plantas mais associadas aos Santos Populares, mas também uma das mais delicadas

Últimas Notícias

  • Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
    Tatiana Homem de Gouveia recandidata-se à liderança do PS Faro
  • Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
    Tem de esperar 3 horas? Especialistas ‘revelam’ se pode ou não ir à água depois de uma refeição
  • Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
    Carro parado na autoestrada por falta de combustível: Código da Estrada prevê coimas?
  • “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
    “Fui feliz naquilo que fazia”: reformado de 77 anos com pensão de 4.205€ aposentou-se aos 65 com sentimento de ‘missão cumprida’
  • Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”
    Ronaldo ‘Fenómeno’ rendido a Messi: “É altura de o mundo aceitar que é o melhor de todos os tempos”

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal