Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Cultura, Nacional

Esta fronteira é a maior e mais antiga da Europa e muitos portugueses atravessam-na todos os dias

Mais do que divisões geográficas, as fronteiras traduzem alianças e confrontos entre povos e a maior da Europa tem 1.234 km de extensão

15:40 27 Maio, 2025 14:56 27 Maio, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ao longo dos séculos, as fronteiras serviram como marcos de poder, identidade e transformação política. Mais do que divisões geográficas, estas linhas traduzem histórias de alianças e confrontos entre povos. Foram definidas por guerras, tratados, negociações e até disputas culturais. Por isso, cada fronteira encerra uma narrativa própria sobre os países que separa.

A Raia: a mais longa fronteira da Europa

Segundo o Huffpost, a mais longa fronteira da Europa situa-se entre Espanha e Portugal, com uma extensão contínua de 1.234 quilómetros. Conhecida como A Raia, esta linha fixa começa na foz do rio Minho, na Guarda, e estende-se até à foz do Guadiana, em Ayamonte. Esta é também a mais antiga da União Europeia, com raízes que remontam ao século XII.

O primeiro marco histórico foi o Tratado de Zamora, celebrado em 1143, no qual o Reino de Leão reconheceu a independência de Portugal.

Posteriormente, o Tratado de Badajoz, assinado em 1267, definiu o rio Guadiana como fronteira sul. A configuração final da linha veio com o Tratado de Alcañices, em 1297, que selou a paz entre Portugal e Castela.

Mais do que uma separação territorial

A Raia desempenha um papel que ultrapassa a mera separação física entre dois países. Refere a mesma publicação que esta fronteira tornou-se ao longo do tempo um elo de ligação entre culturas vizinhas. Portugueses e espanhóis das zonas limítrofes partilham costumes, tradições e até expressões linguísticas que ultrapassam as barreiras oficiais.

Os territórios adjacentes desenvolveram uma convivência marcada pelo intercâmbio económico, social e cultural. A gastronomia da região é um reflexo disso mesmo, destacando-se pratos, como o bacalhau à portuguesa, o arroz à moda de Zamora ou as bochechas de porco ibéricas. Estas influências cruzadas fortalecem o sentido de identidade partilhada.

Testemunhos arquitetónicos da história comum

Ao longo de A Raia encontram-se múltiplas estruturas militares e religiosas que testemunham séculos de história. Entre elas destaca-se a catedral-fortaleza de Tui, construída entre 1120 e 1180 na região galega de Pontevedra, como símbolo de resistência e fé. A imponência da sua construção serviu de defesa contra possíveis invasões.

Do lado português, a fortaleza de Valença evidencia o estilo da arquitetura militar holandesa, com baluartes e fossos renovados nos séculos XVII e XVIII. Este tipo de construção reflete a constante vigilância que se mantinha na linha de fronteira, mesmo após tratados de paz entre os reinos vizinhos.

Recomendamos: Um ‘pequeno paraíso escondido’: esta piscina termal fica em Portugal e ali a água é tão quente que chega aos 35 ºC

Património natural transfronteiriço

A natureza também tem um papel preponderante nesta faixa fronteiriça. Rios, vales e montanhas formam um cenário partilhado que dilui, por vezes, a linha divisória. A biodiversidade das margens do Douro, Tejo e Guadiana mostra que o ambiente natural não obedece às delimitações humanas.

Entre os espaços protegidos da região destacam-se o Parque Natural das Arribas do Douro, em território espanhol, com o maior conjunto de desfiladeiros do país vizinho, e o Parque Natural do Tejo Internacional, em território português. Este último é notável pelo seu extenso complexo megalítico e riqueza ecológica.

Conservação ambiental além-fronteiras

Estes parques são exemplos da cooperação ambiental entre os dois países. A preservação conjunta de áreas protegidas promove não só o turismo sustentável, como também a investigação científica e o conhecimento mútuo. A criação de reservas da biosfera reforça a importância da colaboração ibérica.

Os acordos bilaterais garantem a monitorização dos ecossistemas partilhados e a implementação de políticas de proteção da fauna e flora. A existência de habitats comuns, como os ninhos de aves de rapina ou os sobreirais, exige uma atuação coordenada para preservar o equilíbrio ecológico da região.

Vínculos sociais e económicos entre vizinhos

As populações que vivem junto a A Raia mantêm relações sociais e económicas de longa data. Durante séculos, a fronteira não impediu o casamento entre habitantes dos dois lados nem a troca de bens e serviços. Refere ainda o Huffpost que o comércio local e os mercados transfronteiriços são elementos essenciais da economia regional.

Em várias localidades é comum encontrar eventos culturais organizados conjuntamente por municípios portugueses e espanhóis. Festas populares, feiras de produtos regionais e celebrações religiosas são momentos de encontro que reforçam os laços de vizinhança. Estas práticas continuam a desempenhar um papel integrador.

Uma fronteira com raízes profundas

A linha que separa Portugal e Espanha foi, ao longo da história, palco de batalhas, mas também de encontros e negociações. A sua definição firme desde o século XIII torna-a uma das mais estáveis do continente. Esta estabilidade foi essencial para o desenvolvimento pacífico das regiões fronteiriças.

A Raia representa, assim, um testemunho vivo da evolução das relações ibéricas. Mais do que dividir, esta fronteira uniu povos que aprenderam a coexistir e a partilhar recursos, tradições e paisagens. A sua longevidade reforça a importância da diplomacia e da cooperação entre vizinhos.

Leia também: Estas ilhas portuguesas estão ‘cheias’ de tarântulas e só lá entra quem tem autorização

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Economia Nacional

Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas

15:00 2 Julho, 2026 13:03 2 Julho, 2026 | João Luís

Investigação da PJ a alegadas falsas reformas por invalidez levou à detenção de médicos e à suspensão de 182 pensões pela Segurança Social

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Animais Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Algarve Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Europa Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Economia, Nacional

Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas

15:00 2 Julho, 2026 13:03 2 Julho, 2026 | João Luís

Investigação da PJ a alegadas falsas reformas por invalidez levou à detenção de médicos e à suspensão de 182 pensões pela Segurança Social

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 08:59 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Rui Cristina. Crédito: CMA
Algarve, Economia

Rui Cristina garante que medidas na Oura já permitem “dormir à noite”

09:30 2 Julho, 2026 09:25 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Medidas de combate ao ruído em Albufeira dividem autarquia e comerciantes, que temem impactos negativos nos negócios

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Algarve, Auto

Automóveis clássicos voltam a percorrer as estradas do Algarve

07:00 2 Julho, 2026 07:03 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

33.ª edição do Algarve Classic Cars volta a juntar colecionadores, entusiastas e público apaixonado por clássicos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Animais, Nacional

Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal

15:15 2 Julho, 2026 15:15 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Julie deverá receber companhia ainda este ano, com a chegada de Kariba, outra elefanta africana que vive sozinha num zoo belga

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Aviso vermelho por calor em 4 distritos: IPMA alerta para noites ‘tórridas’ e máximas extremas

06:00 2 Julho, 2026 21:24 1 Julho, 2026 | João Luís

Quatro distritos estão sob aviso vermelho devido ao calor extremo, com máximas acima dos 40 ºC e noites muito quentes em Portugal continental

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Algarve, Opinião

Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

16:04 1 Julho, 2026 16:09 1 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Portugal precisa de estar preparado: famílias com planos de emergência, escolas treinadas, autarquias equipadas, edifícios reforçados"

Europa, Vida & Lazer

Adeus Ibiza? Italianos rendidos a destino paradisíaco espanhol onde as praias têm areias finas e águas cristalinas

16:40 1 Julho, 2026 16:01 30 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mallorca está a ser apontada como um destino alternativo a Ibiza para quem procura praias de areia fina, águas cristalinas, história e uma oferta turística mais acessível

Últimas Notícias

  • Alte ganha primeira Escola Geoparque do território Algarvensis
    Alte ganha primeira Escola Geoparque do território Algarvensis
  • Espanhóis rendidos ao Algarve: estas cidades e paisagens continuam a atrair visitas de verão
    Espanhóis rendidos ao Algarve: estas cidades e paisagens continuam a atrair visitas de verão
  • Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal
    Santuário no Alentejo recebe Julie, último elefante de circo em Portugal
  • Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas
    Esquema de reformas por invalidez leva à detenção de médica e dos “Twin Docs”: 182 pensões já foram suspensas
  • Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão
    Iniciativa leva cães a ajudar 110 idosos em Portugal a combater o luto e a solidão

Opinião

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Gratos aos que se preocupam com os outros | Por Eduardo Costa
  • Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega
    Sabemos que a qualquer momento pode ocorrer um sismo de forte intensidade. Vamos prevenir | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos
  • NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
    NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal