Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Nacional

Empresários queixam-se que caravanismo ilegal continua a invadir a Costa Vicentina

Com o avançar da hora, os banhistas saem da praia, deixando vagos alguns lugares de estacionamento, mas em sentido contrário vão chegando mais carrinhas e autocaravanas

11:25 16 Agosto, 2020 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dezenas de caravanistas pernoitam ilegalmente nos parques de várias praias de Aljezur e Vila do Bispo, no Algarve, situação que desagrada aos empresários locais, que se queixam de não haver fiscalização, apesar do risco para a saúde pública.

Mesmo com sinalética de proibição, no final de julho, os parques de estacionamento de várias praias daqueles concelhos, muito procuradas por praticantes de surf, começaram a encher-se de caravanas, denunciam à Lusa empresários locais.

“Temos aqui um autêntica fauna, grande parte são sevilhanos, que carregam a caravana de latas de conserva e cerveja, acampam durante dias e isto vira um pátio sevilhano em ‘botellón’, afirma à Lusa António Ferreira.

É numa esplanada na praia do Amado, no concelho de Aljezur, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) que o mentor pela recuperação e criação do projeto de turismo rural Aldeia da Pedralva procura ilustrar o que “se passa um pouco por todo o parque”.

“É essencial perceber-se que estamos no PNSACV e isso aqui não acontece. Não há indicação de parque nem das regras de comportamento, o mesmo se passa com o caravanismo”, afirma.

A poucos metros da esplanada está instalado um contentor que funciona como casa de banho de apoio à praia, que encerra às 17:30 e “só abre às 9:30, 10:00”, adianta António Ferreira.

“A solução é um arbusto”, lamenta.

Uma pequena caminhada pelas moitas que rodeiam os parques comprova a afirmação, sendo facilmente detetáveis amontoados de lixo, vários pedaços de papel higiénico e dejetos.

Nos dois parques de estacionamento, boa parte dos 300 lugares estão ocupados por autocaravanas e carrinhas transformadas para pernoita, apesar de a sinalética indicar o trânsito proibido a estes veículos.

‘Zé’ Diogo Zambujal, natural de Faro, mas que há oito anos escolheu Aljezur para morar e montar o seu negócio de alojamento local e escola de surf, partilha das queixas.

“Isto é quase uma anarquia, quem chega primeiro fica com os lugares e quem vem a seguir que se lixe”, reclama, enquanto dá uma olhadela no carro, “mal estacionado por falta de lugar”.

“Algumas são deixadas no local e alugadas à distância, registadas no estrangeiro, mas vendidas com a bela imagem da costa vicentina”, sublinha.

Para o jovem empresário, é “incompreensível” que, num ano em que “se pede rotatividade de praia”, para uns “haja uma burocracia enorme para montar um galinheiro e depois outros podem fazer o que lhes apetecer e ninguém tem direito a dizer alguma coisa”.

Entretanto, num dos parques, uma patrulha da Guarda Nacional Republicana de Aljezur efetua uma ação de fiscalização e informa os autocaravanistas que não é permitido estarem ali parados, como indica o sinal à entrada do parque.

“Pois, devia haver mais controlo, mas infelizmente só há um carro patrulha em Aljezur”, lamenta ‘Zé’ Diogo, adiantando que as autoridades “deveriam agarrar o problema pela frente e não chutar uns para os outros”.

Já António Ferreira remata que os caravanistas têm de ir para outro parque.

Com o avançar da hora, os banhistas saem da praia, deixando vagos alguns lugares de estacionamento, mas em sentido contrário vão chegando mais carrinhas e autocaravanas. “Já começam a chegar para a noite”, comenta ‘Zé’ Diogo.

De saída da praia, Natércia Pires, residente em Vilarinho, concelho de Aljezur, cumprimenta os dois empresários e percebendo do que se fala, decide dar o seu contributo, afirmando que “as autoridades pouco ou nada fazem, muitas vezes refugiam-se na lei”.

Reconhece, no entanto, ter presenciado este ano “ações ao início da noite para correr com os caravanistas”, mas “saem de uma praia para a outra ou até para terrenos particulares”, como revela já lhe ter acontecido.

Como solução, o trio aponta “informar, dar a alternativa e proibir o autocaravanismo selvagem”, defendendo também que o PNSACV deveria “agilizar medidas” para criar parques de campismo na sua área, “que nesta altura é quase impossível”.

A colocação de pórticos na entrada dos parque para impedir a entrada da autocaravanas “é outra opção”, mas “não evita” a passagem das carrinhas transformadas, que afirmam ser a “nova praga”.

António Ferreira acrescenta que “no caravanismo há de tudo e que uns pagam pelos outros”, mas denuncia haver aplicações de telemóvel “que revelam dicas para se ultrapassar constrangimentos” e até “onde se pode abrir a torneira para tomar o duche, à borla”, em instalações privadas.

No parque, um grupo de dez espanhóis, divididos por duas carrinhas e uma autocaravana, preparam o jantar e acedem relutantemente a revelar à Lusa que “o local, a vista, a praia e as ondas” são a razão da escolha pela praia do Amaro. O período de estadia será “de um dia”, confessam, entre sorrisos.

A pergunta sobre a proibição de campismo no local termina a conversa, mas ainda atiram, “No hay problema” [“Não há problema”, em português].

Pela Estrada da Praia junto à falésia, entre a praia do Amado e a da Bordeira – assinalada como de trânsito proibido a autocaravanas – são várias as carrinhas paradas à beira da falésia a servir de base para se apreciar mais um final do dia ou para preparar o jantar, com vista de mar.

A estrada termina no parque de estacionamento da Carrapateira, onde há quem procure a companhia de outros vinte companheiros de caravanismo para uma noite ‘grátis’ à beira mar e um novo dia para apreciar a beleza natural da costa vicentina.

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Burgau.
Algarve

“A noite é silenciosa”: turista partilha visita a esta aldeia no Algarve que diz ser “perfeita para ir com crianças”

18:10 23 Agosto, 2026 14:10 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre ruas estreitas, barcos de pesca e uma praia onde ainda há espaço, esta aldeia algarvia é recomendada para "ir com crianças"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Cultura Opinião

A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Agosto, 2026 15:22 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Não precisamos de voltar ao passado. Nem sequer devemos. Talvez baste recuperar o direito ao desnecessariamente bonito"

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Algarve

Menina de seis anos morre em atropelamento na zona da Ingrina

22:26 23 Agosto, 2026 22:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima espanhola foi colhida por um veículo na Estrada Municipal 1257. O atropelamento mobilizou 27 operacionais e um helicóptero do INEM

Algarve Vídeo

Detenção de representante TVDE em Albufeira leva motoristas a preparar mobilização [vídeo]

17:35 23 Agosto, 2026 18:31 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Associação TVDE diz que Filipe Lopes foi detido e o telemóvel apreendido; profissionais avaliam uma resposta coletiva no Algarve

Carolina Martins. Crédito: Instagram @carolmartinsf_
Nacional

Carolina deixa alerta: “Perdi 70% da visão a fazer algo que você faz todos os dias”

18:40 23 Agosto, 2026 18:13 23 Agosto, 2026 | João Luís

Um gesto aparentemente inofensivo acompanhou Carolina Martins durante anos até que uma consulta revelou uma perda significativa da visão

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Algarve Economia Edição Papel Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 17:09 20 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta ‘em força’ a Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 21 Agosto, 2026 14:13 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá ganhar força este fim de semana em Portugal, com aguaceiros, trovoada e acumulados que podem aproximar-se dos 25 mm em algumas regiões

Portagem em Portugal.
Auto Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Pode conduzir aos 80 ou 90 anos? Saiba o que a lei diz sobre a idade limite da carta de condução

20:20 23 Agosto, 2026 10:48 21 Agosto, 2026 | João Luís

A idade muda as regras para renovar a carta de condução e aumenta as exigências para continuar ao volante

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

20:00 23 Agosto, 2026 18:10 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Auto Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Idosa a mexer em dinheiro na carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)

07:00 24 Agosto, 2026 17:11 23 Agosto, 2026 | João Luís

Recebe reforma? Em determinadas situações pode acumular outra pensão, mas deixar passar o prazo pode significar perder pagamentos

Burgau.
Algarve

“A noite é silenciosa”: turista partilha visita a esta aldeia no Algarve que diz ser “perfeita para ir com crianças”

18:10 23 Agosto, 2026 14:10 21 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Entre ruas estreitas, barcos de pesca e uma praia onde ainda há espaço, esta aldeia algarvia é recomendada para "ir com crianças"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h

06:30 24 Agosto, 2026 16:59 23 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Portugal prepara-se para uma última semana de agosto marcada por chuva intensa, rajadas até 70 km/h e uma forte descida das temperaturas. No Minho, a precipitação acumulada poderá superar os 150 mm

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: é proibido efetuar pagamentos em dinheiro acima deste valor em Portugal

18:20 23 Agosto, 2026 16:37 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Teto máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal situa-se abaixo do novo teto europeu, que entra em vigor no próximo ano

Cultura, Opinião

A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende

07:30 24 Agosto, 2026 15:22 21 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Não precisamos de voltar ao passado. Nem sequer devemos. Talvez baste recuperar o direito ao desnecessariamente bonito"

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Europa

Gerente com 34 anos de casa despedida da Mercadona por fazer descontos a um vizinho: tribunal ‘julgou’ o caso e deu razão à empresa

17:20 23 Agosto, 2026 16:25 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este caso, no qual uma gerente da Mercadona com 34 anos de casa foi despedida por fazer descontos a um vizinho, foi resolvido pelo tribunal espanhol

Algarve

Menina de seis anos morre em atropelamento na zona da Ingrina

22:26 23 Agosto, 2026 22:27 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Vítima espanhola foi colhida por um veículo na Estrada Municipal 1257. O atropelamento mobilizou 27 operacionais e um helicóptero do INEM

Algarve, Vídeo

Detenção de representante TVDE em Albufeira leva motoristas a preparar mobilização [vídeo]

17:35 23 Agosto, 2026 18:31 23 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Associação TVDE diz que Filipe Lopes foi detido e o telemóvel apreendido; profissionais avaliam uma resposta coletiva no Algarve

Carolina Martins. Crédito: Instagram @carolmartinsf_
Nacional

Carolina deixa alerta: “Perdi 70% da visão a fazer algo que você faz todos os dias”

18:40 23 Agosto, 2026 18:13 23 Agosto, 2026 | João Luís

Um gesto aparentemente inofensivo acompanhou Carolina Martins durante anos até que uma consulta revelou uma perda significativa da visão

Sapatos no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tira os sapatos quando entra em casa? Médico explica se está a fazer a escolha certa (ou não)

15:30 23 Agosto, 2026 11:56 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Há quem o faça por hábito e quem nunca pense nisso. Um médico explica os riscos e os benefícios desta escolha ao chegar a casa

Algarve, Economia, Edição Papel, Opinião

Portugal não está preparado para a crise turística que se aproxima | Editorial de Henrique Dias Freire

07:30 22 Agosto, 2026 17:09 20 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

"Um destino não é sustentável porque recebe turistas durante todo o ano. É sustentável quando quem lá vive consegue continuar a viver lá"

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta ‘em força’ a Portugal a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 21 Agosto, 2026 14:13 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá ganhar força este fim de semana em Portugal, com aguaceiros, trovoada e acumulados que podem aproximar-se dos 25 mm em algumas regiões

Portagem em Portugal.
Auto, Economia

Muitos condutores não sabem: esta ‘distração’ na Via Verde pode resultar em multas muito pesadas (e não só)

12:10 23 Agosto, 2026 11:47 23 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Uma falha na Via Verde pode sair mais cara do que imagina. Conheça as coimas, os prazos e as consequências previstas na lei

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Pode conduzir aos 80 ou 90 anos? Saiba o que a lei diz sobre a idade limite da carta de condução

20:20 23 Agosto, 2026 10:48 21 Agosto, 2026 | João Luís

A idade muda as regras para renovar a carta de condução e aumenta as exigências para continuar ao volante

Abacateiros. Crédito: Lusa
Algarve, Saúde

Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

20:00 23 Agosto, 2026 18:10 23 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com inúmeros benefícios para a saúde, este fruto produzido no Algarve pode ser uma boa opção para as suas refeições

Auto, Europa

Adeus ao amarelo intermitente nestes semáforos: mudança entra em vigor a 1 de outubro e dá multa de 200€ em Espanha

17:00 21 Agosto, 2026 13:54 21 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudança nos semáforos entra em vigor a 1 de outubro em Espanha e promete reforçar a segurança dos peões, com multas de 200€ para quem não cumprir

Últimas Notícias

  • Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)
    Já recebe reforma? Pode ter direito a uma segunda pensão (mas tem um prazo para o fazer sem perder dinheiro)
  • Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h
    Vem aí chuva em força e frio fora de época: estas serão as regiões afetadas e podem ter 150 mm e rajadas de 70 km/h
  • Menina de seis anos morre em atropelamento na zona da Ingrina
    Menina de seis anos morre em atropelamento na zona da Ingrina
  • Pode conduzir aos 80 ou 90 anos? Saiba o que a lei diz sobre a idade limite da carta de condução
    Pode conduzir aos 80 ou 90 anos? Saiba o que a lei diz sobre a idade limite da carta de condução
  • Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde
    Nem laranja nem pitaia: fruto muito produzido no Algarve ‘dá anos de vida’ e é dos que traz mais benefícios para a saúde

Opinião

  • A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
    A pequena magia das coisas | Por Ana Alexandra Resende
  • Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
    Desigualdade no acesso ao ensino superior persiste: afinal, o que aprendemos até aqui? | Por Henrique Dias Freire
  • Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto
    Tempus fugit (o tempo foge): A Dieta Atlântica e a contribuição histórica de Tavira | Por Óscar Caeiro Pinto

Europe Direct Algarve

  • Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
    Portugal falhou prazos de diretivas europeias: saiba quando pode invocar regras mesmo sem lei portuguesa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: quando a identidade também constrói um futuro mais belo, sustentável e inclusivo em que podemos sempre ser Nós | Por Hugo Paixão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento