Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo
Nacional

Combate aos incêndios: houve dez acidentes e nove mortes com aeronaves em Portugal desde 2009

Veja a cronologia dos principais acidentes e incidentes ocorridos com aeronaves de combate a incêndios desde 1 de janeiro de 2009

23:26 15 Julho, 2022 10:11 16 Julho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Dez acidentes com aviões de combates aos incêndios registaram-se em Portugal desde 2009, causando a morte a quatro pilotos. Esta sexta-feira, ao fim do dia, morreu o piloto de um avião que se despenhou em Foz Côa.

Veja a cronologia dos principais acidentes e incidentes ocorridos com aeronaves de combate a incêndios desde 1 de janeiro de 2009.

2022

7 julho, Foz Coa, distrito da Guarda: Um avião anfíbio “Fire Boss”, de combate a incêndios, despenhou-se em Castelo Melhor, concelho de Foz Coa. O piloto morreu na queda do avião.

2020

8 agosto, Lindoso, Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo: Um avião anfíbio pesado (Canadair CL215) que fazia parte do dispositivo de combate a incêndios rurais despenhou-se na zona do Lindoso, Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, quando combatia um incêndio na Serra do Gerês, provocando um morto e um ferido grave. Em 21 de setembro, morreu o co-piloto do avião envolvido neste acidente.

2019

5 setembro, Sobrado, Valongo, distrito do Porto: Um helicóptero AS350-B2 colidiu com linhas elétricas e despenhou-se quando combatia um incêndio em Sobrado, Valongo, distrito do Porto, causando a morte ao piloto Noel Ferreira, de 36 anos, também piloto da Força Aérea e comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, em Paredes, distrito do Porto.

4 setembro, Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra: Um helicóptero ficou parcialmente destruído depois de cair durante a descolagem na Pampilhosa da Serra para combater um incêndio no distrito de Castelo Branco. O acidente deveu-se a um erro do piloto, que pensava estar a operar um modelo diferente daquele que realmente pilotava, concluiu Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

3 julho, barragem de Castelo de Bode: Um avião ligeiro de combate a incêndios ficou destruído quando abastecia água na barragem de Castelo de Bode. O acidente deveu-se ao facto de o piloto não ter recolhido o trem de aterragem, concluiu o GPIAAF.

2017

20 agosto, Cabril, Castro Daire: Um helicóptero da empresa Everjets caiu, tendo provocado a morte ao piloto, em Cabril, Castro Daire, distrito de Viseu, quando combatia um incêndio florestal.

2015

8 agosto, Arcos de Valdevez: Um helicóptero ligeiro de combate a incêndios despenhou-se quando regressava de um fogo em Miranda, Arcos de Valdevez, e duas pessoas ficaram feridas.

29 junho, Paços de Ferreira: Um helicóptero ligeiro da Proteção Civil caiu na localidade de Lamoso, concelho de Paços de Ferreira, quando estava a reabastecer-se de água numa lagoa para combater um incêndio naquela localidade, causando ferimentos ao piloto.

2012

3 setembro, Ourém: A queda de um helicóptero de combate ao fogo junto ao parque de merendas de Espite, no concelho de Ourém, fez dois feridos ligeiros.

19 julho, Beja: Registada amaragem de um avião anfíbio, que participava no combate ao incêndio em Tavira na albufeira do Roxo, devido a uma falha técnica, sem causar vítimas.

2009

12 agosto, Fundão: Um avião de combate a incêndios aterrou de emergência em Ferreiras, concelho de Fundão. Os dois tripulantes saíram ilesos.

Fontes: Agência Lusa e Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).

Queda de avião de combate a incêndios: Forças Armadas lamentam morte de ex-piloto da Força Aérea
Avião de combate a incêndios cai em Vila Nova de Foz Côa, na Guarda, piloto morreu [vídeo]
Fogo em Almancil voltou a ameaçar casas, mas foi prontamento dominado em menos de duas horas [vídeo]

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Cultura.Sul Edição Papel Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve Branded Content Economia Edição Papel Gastronomia

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 10:04 7 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Algarve Cultura Vídeo

“Rise” marca estreia da cantora algarvia EME [vídeo]

10:50 8 Maio, 2026 10:54 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

EME apresenta o primeiro single, “Rise”, inspirado em superação pessoal, vulnerabilidade e força emocional

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem com papeis. Crédito: Freepik AI
Economia

Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta

10:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Quando o IRS não bate certo, nem sempre a culpa é sua. Saiba que erros podem estar na origem da liquidação

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado

11:00 8 Maio, 2026 14:35 6 Maio, 2026 | João Luís

Foi vítima de burla bancária e o banco recusou devolver o dinheiro? A lei portuguesa pode não estar 'do seu lado'

Algarve, Ensino

Greve nas escolas de Portimão mantém forte adesão ao longo da semana

07:20 8 Maio, 2026 07:11 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato alerta para falta de respostas nas escolas de Portimão e trabalhadores mantêm greve com forte adesão diária

Idoso com papel na mão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Recebeu esta carta das Finanças? Há um detalhe da da Autoridade Tributária que ‘muda tudo’, mas quase ninguém repara

09:20 8 Maio, 2026 09:15 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Uma carta da AT está a chegar às casas com um aspeto inesperado. O imposto é o mesmo, mas há um detalhe novo que está a surpreender contribuintes

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro

11:20 8 Maio, 2026 11:01 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"Ser uma Capital Europeia da Cultura é hoje mais do que um título; é um compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável"

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião

O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues

11:10 8 Maio, 2026 10:50 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

ESPAÇO ALFA: Artigo de Mauro Rodrigues publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de maio

Idosa à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma ‘tromba de água’: depressão vai ‘atacar’ Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

09:30 8 Maio, 2026 17:18 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Chuva forte e persistente vai afetar Portugal nestes dias, com uma depressão fria a prolongar o mau tempo em todo o território nacional

Algarve, Branded Content, Economia, Edição Papel, Gastronomia

“O Finalmente” em Manta Rota: uma história de família, sabores e autenticidade à beira-mar

10:00 8 Maio, 2026 10:04 7 Maio, 2026 | POSTAL

Em Manta Rota, “O Finalmente” continua a reunir gerações à mesa com tradição familiar e espírito de praia algarvio

Pessoas a comer em restaurante e idosa maldisposta. Crédito: Foto AI
Europa, Gastronomia

É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto

11:30 8 Maio, 2026 19:35 7 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Restaurante em Sevilha criou nova regra para impedir uma prática que se tornou comum por parte de clientes que comem em excesso

Algarve, Cultura, Vídeo

“Rise” marca estreia da cantora algarvia EME [vídeo]

10:50 8 Maio, 2026 10:54 8 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

EME apresenta o primeiro single, “Rise”, inspirado em superação pessoal, vulnerabilidade e força emocional

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e frio: depressão fria atinge Portugal nesta data e este será o dia mais chuvoso da semana

06:00 7 Maio, 2026 13:42 5 Maio, 2026 | João Luís

Depressão fria aproxima-se de Portugal e traz chuva intensa e descida das temperaturas. Saiba quando chega o pior do mau tempo e quais as regiões mais afetadas

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: ‘okupas’ possuem novos alvos e recuperá-los não é nada fácil

19:30 4 Maio, 2026 18:02 4 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Mudanças discretas num fenómeno antigo estão a preocupar autoridades e proprietários, levantando dúvidas legais e desafios fora do radar habitual

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Nacional, Vida & Lazer

Primark prepara novas lojas em Portugal com 300 postos de trabalho: saiba onde ficam

14:40 6 Maio, 2026 14:32 6 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Novo investimento da Primark em Portugal vai traduzir‑se no reforço da operação nacional e na criação de centenas de empregos

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Nem robalo nem dourada: médicos deixam aviso sobre os peixes que deve evitar comprar no supermercado

21:00 6 Maio, 2026 13:55 6 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns peixes acumulam mais mercúrio e exigem maior cuidado no consumo, sobretudo no caso de grávidas, mulheres a amamentar e crianças

Homem com papeis. Crédito: Freepik AI
Economia

Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta

10:40 8 Maio, 2026 09:39 8 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Quando o IRS não bate certo, nem sempre a culpa é sua. Saiba que erros podem estar na origem da liquidação

Vitrine de um talho. Crédito: Magnific
Mundo

Foi um sucesso: talho arrisca vender carne deste animal após subida do preço da vaca e esgota em 2 dias

18:45 5 Maio, 2026 18:28 5 Maio, 2026 | Luís Santos

Com o preço da carne a aumentar de forma significativa, esta alternativa inesperada acabou por surpreender consumidores em poucos dias

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
    É proibido comer até “rebentar”: este restaurante próximo de Portugal já começou a cobrar mais a clientes que façam isto
  • Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado
    Roubaram-lhe dinheiro da conta do banco? Há um detalhe que pode acabar por deixar o prejuízo do seu lado
  • “Rise” marca estreia da cantora algarvia EME [vídeo]
    “Rise” marca estreia da cantora algarvia EME [vídeo]
  • Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta
    Recebeu menos do que contava no IRS? Há um caminho para recuperar o que falta
  • Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis
    Tudo conta: gasolineira desta marca acaba de se instalar nesta cidade portuguesa e os primeiros litros de combustível são grátis
  • Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo
    Lagos investe mais de 935 mil euros em cultura e associativismo

Opinião

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
    O fotojornalismo documental em risco, proibições em concertos são nova tendência | Por Mauro Rodrigues
  • Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
    Cristina Ferreira, santa padroeira do machosfera | Por Cobramor
  • A Visão do Alto | Por Maria João Neves
    A Visão do Alto | Por Maria João Neves
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
    Europa em movimento: De Oviedo a Nikšić, passando por Larnaka, o futuro das cidades define-se pela cultura | Por João Palmeiro
  • GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
    GreenFerm coloca Algarve na linha da frente da biotecnologia azul
  • A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
    A inclusão das comunidades ciganas | Por Vera Santos
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal