O PSD Algarve apelou à participação dos algarvios na consulta pública relativa ao projeto da Barragem da Foupana, que decorre até 12 de outubro, defendendo a importância da infraestrutura para o reforço da segurança hídrica da região.
Segundo a estrutura regional social-democrata, o projeto é assumido pelo Governo e integra a estratégia em curso para a gestão da água no Algarve, com o objetivo de aumentar a capacidade de resposta da região perante períodos de escassez.
O presidente do PSD Algarve, Cristóvão Norte, considera que a futura barragem poderá ter um impacto particularmente relevante na atividade agrícola.
“A Foupana é uma peça essencial desta estratégia e terá particular importância para o dinamismo da agricultura, nomeadamente no Algarve Central, dando mais segurança a quem produz, investe e cria emprego”, afirma.
Cristóvão Norte recorda alertas anteriores sobre a falta de água
O dirigente social-democrata sustenta que a necessidade de encontrar soluções estruturais para a escassez de água no Algarve tem sido defendida há vários anos.
“Em múltiplas ocasiões levei repetidamente ao Parlamento o problema da falta de água no Algarve e a necessidade de avançarmos com soluções estruturais. Algumas dessas intervenções tiveram como resposta a desvalorização e até o tom jocoso de membros do Governo de um tempo precioso que foi perdido.”, afirma Cristóvão Norte.
O presidente do PSD Algarve considera que o atual contexto político permitiu avançar com respostas que, na sua perspetiva, tinham sido adiadas.
“Felizmente, esse tempo passou. Muitos de nós persistimos. Cá estamos. Temos um Governo que assumiu o problema, está a executar soluções e a Foupana está a avançar.”
Cristóvão Norte destacou ainda o “papel determinante de José Macário Correia, que há muitos anos defende esta solução e cuja persistência foi decisiva para chegarmos até aqui”.
PSD quer mobilização dos algarvios até 12 de outubro
O PSD Algarve defende que a fase de consulta pública deve agora contar com uma participação alargada da população da região, apelando aos algarvios para que apresentem contributos até 12 de outubro.
A participação pode ser efetuada através da plataforma Participa.
Leia também: Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região
















