Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel, Nacional

Afinal, de onde partiram e onde andam os 97 marroquinos que desembarcaram ilegalmente em praias do Algarve?

Todos sairam de Marrocos à procura do sonho de chegar à Europa e de ter uma vida melhor. A jornalista da SIC, Dulce Salzedas, autora de uma grande investigação, foi ao encontro de um conjunto de migrantes que conseguiram atravessar o Mar Mediterrâneo para chegar a Portugal

20:00 5 Dezembro, 2021 10:56 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Portugal sempre foi um porto de abrigo e uma porta aberta para os migrantes que procuram uma vida melhor na União Europeia

Uns continuam à espera que o processo de asilo se conclua, outros estão fora do alcance das autoridades à espera de serem deportados. Mas há também quem tenha viajado para outros países da União Europeia como Espanha, França ou Itália, segundo a jornalista da Grande Reportagem SIC conseguiu apurar através das redes sociais.

Entre dezembro de 2019 e setembro de 2020, desembarcaram ilegalmente em praias do Algarve 97 marroquinos, cujo atual paradeiro de alguns é desconhecido pelas próprias autoridades portuguesas.

Segundo a investigação da recente Grande Reportagem SIC, sobre onde se encontram os marroquinos que desembarcaram ilegalmente em praias do Algarve, fica-se a saber que “uns continuam à espera que o processo de asilo se conclua, outros estão fora do alcance das autoridades à espera de serem deportados”. Mas também há “quem tenha viajado para outros países da União Europeia como Espanha França ou Itália”.

À procura de uma vida melhor, tiveram que navegar entre 45 e 50 horas em pequenos barcos de seis metros, cruzando o Oceano Atlântico com o sonho de chegar à Europa.

Dos que desembarcaram no Algarve, quase todos são adultos, muitos jovens, mas também há menores e mulheres. Uma delas “saiu de Marrocos grávida para fugir à vergonha de ser mãe solteira. Lá, as relações sexuais fora do casamento são criminalizadas e as mães solteiras são maltratadas, discriminadas e rejeitadas pelas famílias”.

A reportagem da SIC encontrou-a já mãe, “a viver de um pequeno subsídio e envolvida na teia de uma justiça lenta que tarda em dizer-lhe se pode ou não ter estatuto de refugiada e trabalhar”.

Dos 97 clandestinos, só oito regressaram a Marrocos. A pedir asilo foram 67, mas nenhum o conseguiu: “têm quase todos ordem de afastamento coercivo do país”.

Quando a reportagem procurou saber onde se encontravam os que cá ficaram, muitos já não estavam em Portugal: “viajaram para outros países europeus onde têm familiares”.

“Dos que ainda cá estão, uns continuam à espera da resposta dos tribunais. Outros, desistiram do pedido de asilo e optaram por um contrato de trabalho que lhes permita obter autorização de residência em Portugal”, revela a investigação jornalística.

Logo a seguir ao primeiro desembarque em Monte Gordo, em dezembro de 2019, as autoridades marroquinas abriram um inquérito e prenderam 23 pessoas.

Em Portugal também foi aberto um processo, mas ainda não está fechado. Sabe-se que o SEF e o Ministério Público estão a investigar se houve “crimes de auxílio à imigração ilegal”.

Ainda segundo divulgou a reportagem, seis barcos utilizados na viagem partiram de El Jadida, a antiga colónia portuguesa de Mazagão, que fica na costa atlântica de Marrocos, a 90 quilómetros a sul de Casablanca.

A cidade de El Jadida é a capital de uma província com o mesmo nome e conhecida pela produção de fosfato. Está classificada pela Unesco e é uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Praia da Comenda, Setúbal.
Economia Nacional Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Opinião Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar

20:30 5 Junho, 2026 15:49 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Autorização legislativa que permite ao Governo alterar o modelo de pagamento do IUC já foi publicada em Diário da República

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Praia da Comenda, Setúbal.
Economia, Nacional, Vida & Lazer

Afinal estas cinco praias portuguesas têm dono? Esta empresa diz ser proprietária dos areais e avança com ação judicial

14:30 7 Junho, 2026 14:11 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Empresa avançou para tribunal para reclamar a posse de cinco praias em Setúbal: Ministério Público e Agência Portuguesa do Ambiente contestam

Praia da Cova Redonda. Crédito: Freepik
Algarve, Vida & Lazer

Esta praia escondida entre falésias no Algarve já foi considerada uma das melhores da Europa

15:00 7 Junho, 2026 16:03 5 Junho, 2026 | João Luís

Entre arribas altas e mar calmo, há uma praia no Algarve que continua a atrair quem procura tranquilidade longe dos areais mais cheios

Nacional

Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir

15:56 7 Junho, 2026 15:58 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Casal foi colhido por uma viatura junto aos Bombeiros de Albufeira. Mulher, de 28 anos, morreu no local; marido ficou ferido com gravidade

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Mulher na rua com chuva forte. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

14:20 7 Junho, 2026 14:18 7 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Segunda semana de junho deverá começar com alguma instabilidade em Portugal continental, contando com chuva, sobretudo no Norte e Centro

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Opinião, Tech

Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal

07:30 6 Junho, 2026 12:04 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Os millennials devem ser vistos não apenas como a 'geração sanduíche' e intermediaria do analógico para o digital, mas também como os arquitetos de uma nova era, onde a convergência de mundos pode gerar um inimaginável potencial"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva e muito vento a caminho de Portugal já a partir desta data e estas regiões serão afetadas

06:00 4 Junho, 2026 17:12 3 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Nova frente fria aproxima-se de Portugal nestes dias e vai trazer chuva e ventos até 65 km/h a estas regiões

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus mês da matrícula: Governo vai ‘mexer’ no IUC e é isto que vai mudar

20:30 5 Junho, 2026 15:49 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Autorização legislativa que permite ao Governo alterar o modelo de pagamento do IUC já foi publicada em Diário da República

Pessoa a pagar refeição com o telemóvel. Crédito: Freepik
Economia, Tech

Usar o telemóvel para pagar tornou-se normal: há cuidados obrigatórios para proteger o seu dinheiro

20:00 5 Junho, 2026 14:31 5 Junho, 2026 | João Luís

Os pagamentos por telemóvel são práticos e rápidos, mas exigem medidas de segurança para proteger dados bancários e evitar usos indevidos

Sardinhas na grelha.
Gastronomia

Junho é o mês delas: saiba como escolher a melhor sardinha

19:00 5 Junho, 2026 15:34 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba como escolher a sardinha mais fresca na peixaria e que sinais deve observar antes de comprar

Cultura, Opinião

9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos

18:20 5 Junho, 2026 18:23 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

O retrato comovente de um rapaz de 17 anos que vê a guerra passar da imaginação para a mais dura realidade

Banca com fruta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos

16:50 7 Junho, 2026 15:42 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

À primeira vista, parece mais higiénico guardar a fruta já passada por água, mas lavar estas frutas pode criar humidade e acelerar o aparecimento de bolor

Últimas Notícias

  • Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
    Da Ria Formosa ao topo da Europa: relembre o percurso de João Neves e Gonçalo Ramos até se tornarem bicampeões da Champions pelo PSG
  • Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
    Nem São Miguel nem Terceira: TAP inaugura nova rota para esta ilha nos Açores
  • Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
    Ciclista Jorge Gálvez do Louletano conquista 46.º Grande Prémio Abimota
  • Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
    Especialistas avisam: não deve lavar estas frutas ao chegar a casa e estes são os motivos
  • Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
    Casal atropelado no passeio em Albufeira: mulher morre e condutora terá tentado fugir
  • Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer
    Rio Guadiana sob buscas após homem pedir auxílio e desaparecer

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal