Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mundo, Nacional, Política

A noite de eleições e os cenários que se seguem

A noite das eleições será mais do que a definição do voto dos portugueses, será o ponto de partida para um processo de formação de Governo que se pode tornar difícil. Cabe a Aníbal Cavaco Silva perceber o eleitorado e o país e ouvir atentamente os partidos e as suas posições nos dias seguintes […]

16:32 4 Outubro, 2015 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Tudo em aberto após as eleições com Cavaco Silva a ter muito que pensar nos próximos dias

A noite das eleições será mais do que a definição do voto dos portugueses, será o ponto de partida para um processo de formação de Governo que se pode tornar difícil. Cabe a Aníbal Cavaco Silva perceber o eleitorado e o país e ouvir atentamente os partidos e as suas posições nos dias seguintes para decidir o que fazer.

Em Portugal a Constituição da República impõe que o Presidente nomeie o primeiro-ministro depois de ouvidos os partidos representados na Assembleia e tendo em conta os resultados eleitorais, mas nada na lei determina que o nomeado seja o líder do partido mais votado.

A tradição em eleições legislativas em Portugal tem sido a de o Chefe de Estado chamar a formar Governo o líder do partido com maior grupo parlamentar, em princípio o mais votado.

As sondagens antes das eleições indicavam que nenhum partido terá maioria absoluta, nem o PS, nem a coligação PSD / CDS-PP, um cenário indesejado por Cavaco Silva, Presidente da República, que sempre falou na necessidade de um Governo estável, que seria mais facilmente atingível com um Governo suportado por uma maioria parlamentar.

Coligação vence eleições com minoria

Se as eleições ditarem a vitória da coligação Portugal à Frente (PSD / CDS-PP) com uma minoria de assentos parlamentares, Cavaco Silva pode convidar – cumprindo a tradição – Passos Coelho a formar Governo.

Formado o Governo minoritário, a coligação de direita tem de fazer passar na Assembleia da República o seu programa de Governo e logo de seguida o orçamento de Estado. Duas provas de fogo iniciais que podem ser votadas ao fracasso se tivermos em atenção que num cenário de minoria da coligação há necessariamente uma situação de maioria de partidos de esquerda.

Tudo se complica ainda mais quando António Costa afirmou durante a campanha que poderia não deixar passar um programa de governo e o orçamento do estado de uma direita minoritária no Parlamento.

O programa de governo é votado pela Assembleia da República no máximo até dez dias depois da nomeação do executivo pelo Presidente da República e a sua discussão não pode exceder três dias. A rejeição do programa do governo exige maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções.

Até ao fim da discussão do programa pode qualquer grupo parlamentar propor a rejeição do programa ou o Governo solicitar a aprovação de um voto de confiança.

A rejeição do programa de governo implica, de acordo com a Constituição da República, a demissão do executivo.

Recorde-se, no entanto, que não podem haver eleições legislativas no prazo de seis meses. Diz a Constituição da República que a Assembleia da República não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição, bem como, no último semestre do mandato do Presidente da República, situações que se verificam cumulativamente no presente momento político do país. É por esta razão que do Parlamento eleito hoje e ainda que se verificasse a rejeição do programa de Governo e a consequente queda do executivo teria de sair um novo Governo para o país.

O Orçamento de Estado é apresentado à Assembleia da república de acordo com a lei de enquadramento do orçamento de estado e deve ser votado no prazo de 45 dias após a data da sua admissão no Parlamento.

A não aprovação do Orçamento de Estado não implica a queda do Governo que poderá governar o país com recurso ao anterior orçamento aplicando-o por duodécimos.

PS pode formar Governo se Cavaco nomear António Costa em consequência da formação do Parlamento e de coligações

PS com minoria, mas esquerda maioritária pode formar Governo?

Havendo uma maioria de esquerda com o PS como partido mais votado nada impediria – muito embora fugisse à tradição – que o Presidente decretasse a nomeação de António Costa para primeiro-ministro do país.

Este cenário difícil, mas possível, poderia resultar de uma coligação de partidos à esquerda capaz de garantir a estabilidade do Governo que fosse apresentada a Cavaco Silva.

Não obstante, os partidos de esquerda em Portugal têm-se mostrado ao longo da história pós-25 de Abril incapazes de se unirem dadas as acentuadas diferenças de ideologia política nomeadamente quanto à União Europeia e ao Euro, entre outras matérias.

O PS poderia unir-se ao CDS-PP

Depois das eleições e não obstante as coligações, os partidos têm grupos parlamentares autónomos, muito embora possam de acordo com a lei juntar-se grupos parlamentares.

O CDS-PP poderia à luz da lei coligar-se com o PS depois de se ter candidatado a eleições numa coligação com o PSD, mas este cenário é improvável e deixaria Paulo Portas à beira de uma situação política tão grave, ou mais, do que aquela que resultou da famosa “demissão irrevogável”.

Neste cenário importaria ainda saber se PS e CDS-PP unidos teriam uma maioria capaz de formar Governo ou em que medida um Governo minoritário assim formado teria estabilidade.

O bloco central

PS e PSD poderiam unir-se numa coligação pós-eleitoral e nada na lei se opõe a tal solução que poderia, previsivelmente, facilmente gerar um Governo com apoio maioritário.

Não obstante e dada a campanha eleitoral a formação de um Governo de bloco central seria de difícil gestão política quer para Passos Coelho, quer para António Costa.

Tudo em aberto, nestes que são alguns dos cenários possíveis em resultado das eleições de hoje, e nas mão de um único homem Cavaco Silva que terá muito que decidir nos próximos dias quando se encontra no fim do seu último mandato.

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Cultura Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Economia Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo

07:30 18 Agosto, 2026 14:30 17 Agosto, 2026 | João Luís

Fórmula que considera uma parte mais alargada da carreira pode prejudicar alguns, mas favorecer outros no valor da pensão

Algarve, Cultura

Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo

07:00 18 Agosto, 2026 06:53 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de receber mais de 3.000 pessoas nas festas religiosas, Ferragudo prepara agora três dias dedicados ao aniversário da vila

Supermercado da Mercadona.
Economia, Europa

Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha

07:20 18 Agosto, 2026 06:58 18 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova regra em Espanha vai alterar o preço pago em alguns produtos no supermercado, mas o dinheiro pode ser recuperado

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

06:00 18 Agosto, 2026 10:00 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Chuva pode regressar a várias regiões de Portugal nos próximos dias, acompanhada por uma descida das temperaturas e mais vento

Cultura, Opinião

Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel

07:20 18 Agosto, 2026 07:10 18 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Ninguém razoável acredita que a empresa decidiu conscientemente transformar um aluguer de cinema numa experiência de luxo de 500 euros"

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Montenegro. Crédito: Freepik
Europa

“Melhor que Portugal, Espanha e Grécia”: britânicos rendidos a este país de vida barata que consideram o “mais bonito da Europa” pelas paisagens de sonho

22:20 17 Agosto, 2026 21:58 17 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Eleito pelos britânicos como o "país mais bonito da Europa", este destino oferece rica experiência cultural e paisagens de sonho com preços mais acessíveis que a Grécia

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Europa

Vai ser inaugurada nesta data uma nova companhia aérea espanhola com sede num aeroporto perto de Portugal e voos a 19€

16:10 17 Agosto, 2026 15:24 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Nova companhia aérea espanhola começa a voar ainda este ano a partir de um aeroporto perto da fronteira com Portugal

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Ilha da Armona.
Algarve

“Cada ano que passa fico mais apaixonada”: turista regressa há 7 verões a esta ilha no Algarve onde não há carros e hotéis

15:20 14 Agosto, 2026 10:44 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Há sete anos que uma turista escolhe uma ilha no Algarve onde não há carros e hotéis para passar as suas férias de verão

Economia, Nacional

“Baixe as persianas antes desta hora e poupará 25% no ar condicionado”: especialista revela truque simples para reduzir a fatura da luz

21:50 17 Agosto, 2026 20:00 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Baixar as persianas antes de determinada hora pode ajudar a manter a casa fresca e reduzir até 25% o consumo do ar condicionado, segundo um especialista

Últimas Notícias

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
    Regra que está a baixar algumas reformas pode dar uma pensão maior a estes trabalhadores: este detalhe é decisivo
  • Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
    Mercadona confirma: vem aí uma nova regra que terá impacto nos portugueses que fazem compras em Espanha
  • Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
    Três dias de festa marcam os 506 anos de Ferragudo
  • Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas
    Vem aí chuva e descida das temperaturas: mau tempo volta a Portugal nesta data e estas serão as regiões mais afetadas

Opinião

  • Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
    Quinhentos euros para alugar um filme? E a ANACOM anda a fazer o quê? | Por Tiago Manuel
  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
    Erasmus+ Sport leva Clube de Basquetebol de Tavira à Sérvia
  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento