Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Mundo, Nacional, Política

A noite de eleições e os cenários que se seguem

A noite das eleições será mais do que a definição do voto dos portugueses, será o ponto de partida para um processo de formação de Governo que se pode tornar difícil. Cabe a Aníbal Cavaco Silva perceber o eleitorado e o país e ouvir atentamente os partidos e as suas posições nos dias seguintes […]

16:32 4 Outubro, 2015 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Tudo em aberto após as eleições com Cavaco Silva a ter muito que pensar nos próximos dias

A noite das eleições será mais do que a definição do voto dos portugueses, será o ponto de partida para um processo de formação de Governo que se pode tornar difícil. Cabe a Aníbal Cavaco Silva perceber o eleitorado e o país e ouvir atentamente os partidos e as suas posições nos dias seguintes para decidir o que fazer.

Em Portugal a Constituição da República impõe que o Presidente nomeie o primeiro-ministro depois de ouvidos os partidos representados na Assembleia e tendo em conta os resultados eleitorais, mas nada na lei determina que o nomeado seja o líder do partido mais votado.

A tradição em eleições legislativas em Portugal tem sido a de o Chefe de Estado chamar a formar Governo o líder do partido com maior grupo parlamentar, em princípio o mais votado.

As sondagens antes das eleições indicavam que nenhum partido terá maioria absoluta, nem o PS, nem a coligação PSD / CDS-PP, um cenário indesejado por Cavaco Silva, Presidente da República, que sempre falou na necessidade de um Governo estável, que seria mais facilmente atingível com um Governo suportado por uma maioria parlamentar.

Coligação vence eleições com minoria

Se as eleições ditarem a vitória da coligação Portugal à Frente (PSD / CDS-PP) com uma minoria de assentos parlamentares, Cavaco Silva pode convidar – cumprindo a tradição – Passos Coelho a formar Governo.

Formado o Governo minoritário, a coligação de direita tem de fazer passar na Assembleia da República o seu programa de Governo e logo de seguida o orçamento de Estado. Duas provas de fogo iniciais que podem ser votadas ao fracasso se tivermos em atenção que num cenário de minoria da coligação há necessariamente uma situação de maioria de partidos de esquerda.

Tudo se complica ainda mais quando António Costa afirmou durante a campanha que poderia não deixar passar um programa de governo e o orçamento do estado de uma direita minoritária no Parlamento.

O programa de governo é votado pela Assembleia da República no máximo até dez dias depois da nomeação do executivo pelo Presidente da República e a sua discussão não pode exceder três dias. A rejeição do programa do governo exige maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções.

Até ao fim da discussão do programa pode qualquer grupo parlamentar propor a rejeição do programa ou o Governo solicitar a aprovação de um voto de confiança.

A rejeição do programa de governo implica, de acordo com a Constituição da República, a demissão do executivo.

Recorde-se, no entanto, que não podem haver eleições legislativas no prazo de seis meses. Diz a Constituição da República que a Assembleia da República não pode ser dissolvida nos seis meses posteriores à sua eleição, bem como, no último semestre do mandato do Presidente da República, situações que se verificam cumulativamente no presente momento político do país. É por esta razão que do Parlamento eleito hoje e ainda que se verificasse a rejeição do programa de Governo e a consequente queda do executivo teria de sair um novo Governo para o país.

O Orçamento de Estado é apresentado à Assembleia da república de acordo com a lei de enquadramento do orçamento de estado e deve ser votado no prazo de 45 dias após a data da sua admissão no Parlamento.

A não aprovação do Orçamento de Estado não implica a queda do Governo que poderá governar o país com recurso ao anterior orçamento aplicando-o por duodécimos.

PS pode formar Governo se Cavaco nomear António Costa em consequência da formação do Parlamento e de coligações

PS com minoria, mas esquerda maioritária pode formar Governo?

Havendo uma maioria de esquerda com o PS como partido mais votado nada impediria – muito embora fugisse à tradição – que o Presidente decretasse a nomeação de António Costa para primeiro-ministro do país.

Este cenário difícil, mas possível, poderia resultar de uma coligação de partidos à esquerda capaz de garantir a estabilidade do Governo que fosse apresentada a Cavaco Silva.

Não obstante, os partidos de esquerda em Portugal têm-se mostrado ao longo da história pós-25 de Abril incapazes de se unirem dadas as acentuadas diferenças de ideologia política nomeadamente quanto à União Europeia e ao Euro, entre outras matérias.

O PS poderia unir-se ao CDS-PP

Depois das eleições e não obstante as coligações, os partidos têm grupos parlamentares autónomos, muito embora possam de acordo com a lei juntar-se grupos parlamentares.

O CDS-PP poderia à luz da lei coligar-se com o PS depois de se ter candidatado a eleições numa coligação com o PSD, mas este cenário é improvável e deixaria Paulo Portas à beira de uma situação política tão grave, ou mais, do que aquela que resultou da famosa “demissão irrevogável”.

Neste cenário importaria ainda saber se PS e CDS-PP unidos teriam uma maioria capaz de formar Governo ou em que medida um Governo minoritário assim formado teria estabilidade.

O bloco central

PS e PSD poderiam unir-se numa coligação pós-eleitoral e nada na lei se opõe a tal solução que poderia, previsivelmente, facilmente gerar um Governo com apoio maioritário.

Não obstante e dada a campanha eleitoral a formação de um Governo de bloco central seria de difícil gestão política quer para Passos Coelho, quer para António Costa.

Tudo em aberto, nestes que são alguns dos cenários possíveis em resultado das eleições de hoje, e nas mão de um único homem Cavaco Silva que terá muito que decidir nos próximos dias quando se encontra no fim do seu último mandato.

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Maio à ‘porta’: Segurança Social confirma que estas são as datas de pagamentos de subsídios e pensões

15:10 27 Abril, 2026 15:06 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba em que dias são pagas as pensões, subsídios e outros apoios sociais por parte da Segurança Social

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve Cultura

Fernando Esteves Pinto vence Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa

18:19 27 Abril, 2026 18:19 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Obra “Queda tão leve de tudo” distinguida com prémio literário que reconhece profundidade poética e reflexão filosófica do autor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Algarve, Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa, Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Maio à ‘porta’: Segurança Social confirma que estas são as datas de pagamentos de subsídios e pensões

15:10 27 Abril, 2026 15:06 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba em que dias são pagas as pensões, subsídios e outros apoios sociais por parte da Segurança Social

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Banco de Portugal ‘avisa’: pagamentos em dinheiro acima deste valor são proibidos em Portugal

20:20 25 Abril, 2026 00:33 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Valor máximo para pagamentos em dinheiro em Portugal fica abaixo do novo teto europeu, que entrará em vigor a 10 de julho do próximo ano

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Algarve, Cultura

Fernando Esteves Pinto vence Grande Prémio de Poesia António Ramos Rosa

18:19 27 Abril, 2026 18:19 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Obra “Queda tão leve de tudo” distinguida com prémio literário que reconhece profundidade poética e reflexão filosófica do autor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e esta é a razão

18:00 27 Abril, 2026 15:53 27 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Com o calor, melancias e meloas começam a encher as bancas, mas uma nutricionista alerta para um detalhe que poucos reparam e pode fazer toda a diferença

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Economia

Cuidado com a Via Verde: existe uma ‘cobrança silenciosa’ que apanha muitos condutores desprevenidos

09:30 27 Abril, 2026 08:59 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Meses depois de uma passagem esquecida, a cobrança surge com valores multiplicados. O percurso discreto de uma dívida que acaba nas Finanças

Últimas Notícias

  • Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
    Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
  • Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
    Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
  • TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro
    TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro
  • Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina
    Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina
  • Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga
    Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga
  • Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas
    Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal