Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Lusa
Cultura, Mundo

As mulheres irão salvar África quando chegarem ao poder, diz o escritor Mário Lúcio

Autor recorda que, em África, como no seu país Cabo Verde, as mulheres é que são chefes de família: educam, criam e trabalham

08:45 16 Março, 2025 08:45 16 Março, 2025 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O escritor Mário Lúcio acredita que as mulheres de África podem salvar o continente africano quando chegarem ao poder, porque a sua sensibilidade as impede de matar os filhos dos outros, ao contrário dos ditadores africanos, tema do seu próximo livro.

Em entrevista à agência Lusa, o autor de “O diabo foi meu padeiro”, disse que a obra deverá ser publicada no próximo ano, estando na fase de revisão e a caminho das 60 leituras que faz antes de dar um livro por concluído.

Desta vez, o tema são os presidentes africanos, que classifica de “figuras literárias extraordinárias”, dando o exemplo de Kumba Yalá, antigo Presidente da Guiné-Bissau, que morreu em 2014.

O leitor nunca irá encontrar o nome dos presidentes no livro, sendo apenas referidos como “o Presidente” e tendo todos em comum serem uma “fonte do atraso no desenvolvimento de África”.

“Nós já tivemos intervenções externas que cercearam o desenvolvimento da África, como a escravatura, como a colonização. Depois de nos libertarmos desses processos, vieram os ditadores e eles são claramente a fonte do desrespeito pelos direitos humanos, a fonte dos atrasos, da pilhagem, do crime. E está ali tudo documentado”, disse.

A narrativa começa precisamente com Kumba Yalá, ainda que sem o nome e porque no livro são figuras de ficção, passando depois por vários presidentes africanos, como aquele que reúne a família numa ceia de Natal, durante a qual distribui lugares estratégicos.

“Milha filha, a partir de amanhã a parte dos transportes fica contigo; a partir da amanhã os aviões ficam contigo, minha primeira mulher; a partir da amanhã o banco central é contigo, meu filho bastardo; e o primogénito fica com o fundo soberano”, exemplifica.

O escritor cabo-verdiano escreve ainda sobre um outro presidente que achava que os belgas estavam em conluio com uma etnia para o derrubar e, para resolver o problema, compra 144 milhões de dólares em machins, catanas, punhais e enxadas que entrega a uma etnia para acabar com a outra”, resultando, em três meses, no maior genocídio da história da humanidade, com 800 mil pessoas mortas, numa referência ao que aconteceu no Ruanda, em 1994.

A obra conta ainda com uma personagem que se coroa imperador e gasta milhões de dólares em Mercedes para receber os convidados para a coroação, em África, numa altura em que o povo vivia com menos de um dólar por dia, no que se assemelha à figura do antigo presidente e imperador centro-africano Jean-Bedel Bokassa.

De presidente em presidente, a história flui até chegar ao único nome revelado, precisamente uma mulher: Ellen Johnson-Sirleaf, antiga Presidente da Libéria (2006–2018) e Prémio Nobel da Paz (2011).

A eleição desta mulher, que “conseguiu pegar um país devastado pelas guerras civis – a Libéria – e estabilizar o país”, é “uma mensagem de esperança”.

“Eu diria que as mulheres são mais sensíveis e provavelmente isso deve ter uma razão genética. Isto é, as mulheres ficam grávidas e os homens não e o livro até fala disso, porque há uma epidemia de prenhez e a própria presidente, que já estava com 72 anos, acaba por procriar”, contou.

No livro, a epidemia de prenhez atinge todas as mulheres do país e ninguém sabe o porquê e até alguns homens barrigudos vão ao médico. Estes homens barrigudos têm receio de que na origem da prenhez esteja uma lição: Saberem o que é a dor do parto.

“No dia em que [os homens] souberem o que é a dor do parto, nunca mais matarão o filho dos outros”, disse.

O autor recorda que, em África, como no seu país Cabo Verde, as mulheres é que são chefes de família: educam, criam, trabalham e o filho está sempre ali ao pé.

“Eu não vejo uma mulher mandar matar os filhos dos outros, assim em catadupa”, afirmou, prosseguindo: “Estou convicto que as mulheres podem salvar o continente africano e o mundo, mas não mulheres que queiram governar como ditadores, mas que realmente tenham acesso e apoio de poder realmente governar com outra sensibilidade, porque não estou a ver outra saída. Hoje não estou a ver outra saída”.

Sandra Moutinho, da agência Lusa

Leia também: Saiba quando é que a carta de condução portuguesa não é válida em Espanha

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia Nacional Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Kit de emergência. Crédito: Freepik
Nacional, Saúde

Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas

09:10 28 Abril, 2026 08:59 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Especialistas recomendam kit de emergência para 72 horas e plano familiar para enfrentar apagões e garantir segurança em situações de crise

Algarve

Três homens detidos após perseguição marítima no Algarve em operação contra tráfico de droga

07:00 28 Abril, 2026 07:10 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Perseguição no mar termina com três detidos e apreensão de embarcação suspeita de tráfico ao largo do Algarve

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal já a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

06:00 28 Abril, 2026 20:37 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Instabilidade vai marcar os próximos dias em Portugal, com chuva por vezes forte, trovoadas e vento nestas regiões

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Algarve, Cultura

Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal

09:40 28 Abril, 2026 09:51 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Tavira celebra Camões com evento no Teatro António Pinheiro que junta conferência, arte e alunos no quinto centenário do poeta

Algarve, Política

TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

07:49 28 Abril, 2026 07:50 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Colóquio em Faro debate alterações ao Código do Trabalho e impacto nos salários, empresas e equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Mulher no banco.
Economia

Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber

10:00 28 Abril, 2026 09:09 28 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Uma decisão recente está a abrir a porta a reembolsos inesperados no IRS. Há regras, prazos e um detalhe essencial que pode fazer toda a diferença

Assembleia da República.
Economia, Nacional, Política

Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local

08:50 28 Abril, 2026 09:01 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Nova lei obriga autarquias a publicar decisões na imprensa local e reforça apoio à comunicação social de proximidade

Plantas em prateleiras. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso

09:00 28 Abril, 2026 00:41 28 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Muitas vezes é necessário trocar o vaso das suas plantas, mas há uma prática comum que os especialistas recomendam evitar

Pessoas a passear à chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

O céu vai ‘desabar’: chuva a potes e trovoadas fortes colocam estes três distritos em aviso amarelo

11:00 27 Abril, 2026 09:36 27 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Chuva intensa e trovoadas colocam três distritos em aviso amarelo, num quadro de instabilidade atmosférica que exige atenção redobrada

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Condutores que tenham este código na carta podem ficar sem ela se não cumprirem estas regras

11:20 27 Abril, 2026 10:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Alguns códigos na carta de condução podem não parecer importantes, mas podem fazer diferença em caso de fiscalização ou acidente

Algarve, Desporto

Ferragudo entra na luta pela subida à Liga Betclic Feminina

07:20 28 Abril, 2026 07:25 28 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

ACD Ferragudo garante acesso aos playoffs e aproxima-se da subida à Liga Betclic Feminina após vitória expressiva no campeonato

Avião da Ryanair no aeroporto.
Algarve, Economia

Faro e Porto perdem voos diretos após decisão da Ryanair em Berlim

17:33 27 Abril, 2026 17:39 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Quebra de voos da Ryanair ameaça turismo na época baixa com menos ligações diretas e redução significativa de lugares entre Alemanha e Portugal

Avião a voar. Crédito: Freepik AI
Europa, Tech

Adeus turbulência? Nova tecnologia de aviação já está a ser testada na Europa para reduzir ‘abanões’ durante os voos

19:00 27 Abril, 2026 16:41 27 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Na Alemanha, está a ser testado um novo formato de asas capaz de reduzir a turbulência e aumentar a segurança nos voos

Algarve, Vida & Lazer

Ria Formosa celebra 48 anos com dia aberto e atividades gratuitas

18:40 27 Abril, 2026 18:32 27 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Dia aberto leva visitantes a descobrir a Ria Formosa com mais de 30 atividades gratuitas dedicadas à natureza, ciência e biodiversidade

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Últimas Notícias

  • Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
    Fisco vai reembolsar ‘perdas’ no IRS dos últimos anos: saiba quem pode receber
  • Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
    Agrupamento de Escolas D. Manuel I leva “Um dia para Camões em Tavira” ao Teatro Municipal
  • Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
    Em caso de apagão: especialistas recomendam fazer estes kit de emergência para 72 horas
  • Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
    Especialistas avisam: nunca cometa este erro ao trocar as suas plantas de vaso
  • Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
    Parlamento aprova lei que obriga autarquias a anunciar decisões na imprensa local
  • TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro
    TSD Algarve debatem alterações ao Código do Trabalho em Faro

Opinião

  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
    A ópera bufa e o abismo | Por Luís Ganhão
  • Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
    Impermanência. Flexibilidade. Acreditar | Por Andrea Moura
  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
    Europa está a preparar novo tratamento ‘revolucionário’ para esta doença que afeta milhões de pessoas acima desta idade
  • A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
    A lição húngara para a Europa | Por Sérgio Humberto
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal