O Algarve é a região do país onde encontramos o maior número de estrelas Michelin. Uma vez que os turistas ingleses são os maiores fãs da região e, de igual forma, fãs da gastronomia portuguesa, o jornal britânico The Telegraph decidiu unir o útil ao agradável e elaborou uma lista com aqueles que considera ser os melhores 14 restaurantes algarvios.
A publicação começa por se referir a um prato típico e comum a praticamente todos os restaurantes da região, sugerindo aos leitores que degustem um peixe grelhado “ainda a saber ao mar onde estava há poucas horas atrás”.
“Regue com um pouco de azeite local e um pouco de limão, que poderia ter colhido você mesmo no caminho até o restaurante” e “combine-o com um vinho branco português fresco”, aconselha o jornal britânico.
Curioso para saber quais são, afinal, os melhores restaurantes? Conheça agora os 14 eleitos comece já a preparar a sua visita:
Gigi’s, Quinta do Lago
Neste restaurante da Quinta do Lago, zona onde “o jet-set passa o verão”, como refere o The Telegraph, os pratos sugeridos são os camarões vermelhos, o robalo, o linguado e as amêijoas locais à moda do bulhão pato, cozinhadas em vinho branco. Segundo a publicação, chegar a este restaurante e apreciar a vista para a lagoa da Ria Formosa é “uma maneira segura de abrir o apetite”.
Ocean, Porches
Este é um dos únicos três restaurantes do país com duas estrelas Michelin, embora o jornal inglês refira que, na sua opinião, ele é digno de três estrelas. Com um “serviço atencioso” e “pratos deslumbrantes do Chef Hans Neuner, enraizados na herança culinária de Portugal”, o Ocean é um dos restaurantes mais conceituados.
A publicação faz ainda referência ao menu que é “inspirado nas viagens de Neuner pelas ilhas portuguesas e pelo continente”. Este restaurante está integrado no hotel Vila Vita Parc e beneficia de um ambiente sofisticado com vista para o mar.
A Ver Tavira, Tavira
O grande destaque dado a este restaurante é Chef Luís Brito, que “traz a sua experiência dos tempos em África e no Brasil” para a região algarvia. O prato sugerido são os “suculentos” camarões vermelhos com caril e caviar de limão.
Pure Boutique Café, Quinta do Lago
Com uma infinidade de bebidas saudáveis, este é o “lugar perfeito para um pequeno almoço após uma corrida matinal pela praia”, com “granola caseira, panquecas de mirtilo e ovos mexidos com torradas”, como indica o The Telegraph.
Após o meio dia é também possível almoçar, igualmente pratos saudáveis como saladas, wraps e “um delicioso panado de frango com molho de abacate e maionese de alho em pão de brioche”.
Bar Bacchus, Porches
Neste lugar, o grande destaque vai para os azulejos originais do artista Patrick Swift e para a loja de cerâmica, onde as filhas do artista criaram um “mundo colorido de peixes e corujas, libélulas e flores colocadas em lamparinas e vasos de flores”.
Entre os pratos sugeridos estão a salada de salmão fumado e o bolo de cenoura.
Rei das Praias, Ferragudo
A sugestão para quem visita este incrível restaurante é começar por um “saboroso prato de presunto” e pelos “deliciosos queijos locais”, antes do prato principal que poderá ser um “robalo ou dourada acabada de pescar” e “acompanhado de um “fiozinho de azeite, salada de tomate e pepino e batata nova”.
Vila Joya Sea, Galé
Aqui o cardápio é mais para os fãs de comida japonese, oferecendo uma variedade de sushi, sashimi e nigiri. “Este é um pedaço do paraíso fora do radar”, indica o The Telegraph, que destaca ainda o “toque das facas do chef que pode ser ouvido ao som da melancólica música da guitarra portuguesa”.
Vista Restaurante, Portimão
Este incrível restaurante pode ser encontrado dentro do Bela Vista Hotel e desfruta de vistas magníficas para as areias douradas da Praia da Rocha. Vencedor de uma estrela Michelin, em 2018, o chef João Oliveira traz, assim, “um toque do seu norte de Portugal para o Algarve”.
Dunas Beach, Alvor
Continuando pelo Barlavento, chegamos a Alvor, onde encontramos o Dunas Beach. Este restaurante tem “pratos deliciosos” como “ostras locais, salada de polvo, frango grelhado ao piri-piri e uma variedade de saladas leves e picantes, como a Basilicata – um frango defumado com molho de mostarda e mel – e o memorável ceviche da casa, feito de camarão tigre, coentro e limão”.
Al Sud, Palmares Ocean Living & Golf, Odiáxere
Com vista para a baía de Lagos, o Al Sud é detentor de uma estrela Michelin e oferece petiscos deliciosos do chef Louis Anjos como ostras da ria de Alvor, milho de Monchique, amendoins de Aljezur e “os imperdíveis camarões vermelhos locais”. Jantar neste restaurante é fazer uma autêntica viagem gastronómica pelo Algarve.
Umami, Quinta do Lago
“Serviço elegante, design deslumbrante e comida verdadeiramente memorável”, assim o The Telegraph descreve o Umami, um restaurante asiático na Quinta do Lago.
Este é o local ideal para apreciar o pôr do sol, ao mesmo tempo que desfruta de um sushi e uma panna corta de côco e gengibre.
Orta, Casa Mãe, Lagos
Aqui, o público jovem e cosmopolita delicia-se com “entrelaçados de beterraba ou couve crocante”. O “bife tártaro com ovo escalfado” é também uma das sugestões do jornal britânico, que se refere ao Orta como “uma alternativa divertida ao restaurante tradicional português.
Terra i Mar, Olhão
Na cidade conhecida por ter o “melhor mercado de peixe do Algarve” e, inevitavelmente, uma grande quantidade de “excelentes restaurantes”, o melhor, para o The Telegraph, é o Terra i Mar.
A publicação refere mesmo que a “carta de vinhos e o menu refletem a paixão com que é gerido”, sugerindo para o jantar um robalo, dourada ou linguado.
The One, Tivoli Carvoeiro, Carvoeiro
Localizado no hotel Tivoli Carvoeiro, na bonita localidade de mesmo nome, o The One é um dos preferidos para o jornal britânico pelo seu lombo de bacalhau com ervilhas, amêndoas e linguiça de porco ibérico.
Fica ainda a sugestão de experimentar a “excelente combinação de vinhos com base no melhor das vinhas de Portugal”.
Leia também: Possuir viatura elétrica em Portugal pode ser o melhor e o pior de dois mundos?