Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Auto

Possuir viatura elétrica em Portugal pode ser o melhor e o pior de dois mundos?

Sim, essa afirmação reflete uma visão equilibrada das vantagens e desvantagens de possuir uma viatura elétrica em Portugal. Saiba quais são

10:22 16 Fevereiro, 2024 19:48 24 Abril, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Possuir uma viatura elétrica em Portugal pode ser “o melhor e o pior de dois mundos” na mobilidade elétrica. Sim, essa afirmação reflete uma visão equilibrada das vantagens e desvantagens de possuir uma viatura elétrica em Portugal.

Ou seja, enquanto as viaturas elétricas oferecem várias vantagens em termos de sustentabilidade, economia e tecnologia, ainda enfrentam desafios significativos relacionados com a infraestrutura de carregamento, autonomia, custos e dependência da rede elétrica. Esses aspectos fazem com que possuir uma viatura elétrica em Portugal possa ser visto como uma experiência que combina o melhor e o pior dos dois mundos.

Aqui está uma explicação detalhada: a grande vantagem de ter uma viatura elétrica em Portugal é a sua sustentabilidade ambiental e económica.

Vantagens

  1. Sustentabilidade ambiental: Veículos elétricos produzem zero emissões de gases poluentes durante a condução, ajudando a reduzir a poluição do ar e o impacto ambiental.
  2. Economia de combustível: Os veículos elétricos são mais eficientes em termos de consumo de energia em comparação com os veículos a combustão, o que pode resultar em economias significativas nos custos de combustível.
  3. Redução de ruído: Os motores elétricos são mais silenciosos em comparação com os motores a combustão, o que contribui para um ambiente urbano mais tranquilo.
  4. Manutenção simplificada: Veículos elétricos têm menos peças móveis e menos componentes sujeitos a desgaste em comparação com veículos a combustão, o que reduz substancialmente os custos de manutenção ao longo do tempo.
  5. Incentivos fiscais: Em muitos países, incluindo Portugal, existem incentivos fiscais, como isenção de impostos ou redução de taxas, para veículos elétricos, o que pode torná-los mais acessíveis e atrativos para os consumidores.

No entanto, também existem algumas desvantagens em ter uma viatura elétrica em Portugal:

Desvantagens

  1. Infraestrutura de carregamento limitada: A infraestrutura de carregamento de veículos elétricos ainda está em desenvolvimento em muitas regiões de Portugal, o que pode resultar em tempos de carregamento mais longos e falta de conveniência para os condutores.
  2. Autonomia limitada da bateria: Embora a autonomia dos veículos elétricos esteja a aumentar com o avanço da tecnologia das baterias, muitos modelos ainda têm uma autonomia limitada em comparação com os veículos a combustão, o que pode limitar a sua utilidade para viagens de longa distância.
  3. Custo inicial elevado: Os veículos elétricos tendem a ter um custo inicial mais elevado do que os veículos a combustão devido ao custo das baterias e da tecnologia associada. Apesar das economias a longo prazo em combustível e manutenção, o custo inicial pode ser uma barreira para alguns consumidores.
  4. Dependência da rede elétrica: Veículos elétricos dependem da disponibilidade de eletricidade para carregar as suas baterias, o que pode ser um problema em caso de falhas de energia ou em áreas remotas com acesso limitado à rede elétrica.

Apesar das desvantagens, o aumento do investimento em infraestrutura de carregamento e o avanço contínuo da tecnologia de baterias estão a tornar os veículos elétricos uma opção cada vez mais viável e atrativa para os consumidores em todo o mundo.

Em Portugal também tem sido uma opção crescente, mas há diferenças que contrastam com a maioria dos restantes países europeus. Só é, até agora, uma boa opção ter uma viatura eléctrica em Portugal para quem puder fazer os carregamentos em casa. O mesmo acontece globalmente nos restantes países, mas com menos taxas e “taxinhas” e “menos carregadores de rua avariados ou desligados”, esta é a percepção geral passada pelos automobilistas portugueses residentes no país ou fora dele.

A indignação partilhada esta quinta-feira por Renato F. nas redes sociais é mais um testemunho dessa realidade. No caso em concreto, Renato F. diz estar “indignado com o que as operadoras andam a fazer”. No mês de janeiro ficou sem sítio para carregar o carro em casa e teve de carregar fora de casa. Dos cerca dois mil quilómetros percorridos no mês passado, “veio uma fatura de 400 euros”. Dito isto, para Renato F., a alternativa de carregamentos fora de casa “é destruir silenciosamente a ideia do carro eléctrico”.

“Como referi, eu sempre carrego em casa, mas foi a primeira vez que não tive essa oportunidade. Não escolhia os locais, carregava onde dava e penso que é assim que tem de ser”. No entanto, “não há muita escolha”, lamenta.

Diariamente, acumulam-se razões de queixa dos automobilistas que circulam em território português.

O lamento de João F. O., publicado esta madrugada de sexta-feira na página Tesla Club Portugal, é mais um de tantos outros testemunhos sobre as dificuldades em ter um carro elétrico no nosso país. No caso em apreço, refere-se a Lisboa, que destoa com as restantes capitais da Europa

“Hoje [esta quinta-feira] tive de vir dormir à capital. Pensei que facilmente deixaria o carro a carregar em algum posto de rua, quando me deparei com uma realidade do século XX”, começa por desabafar João F. O., salientando que “os muito poucos existentes tinham carros a carregar. O único disponível não aceitava a app da via verde. Enfim, um atraso de vida”.

Em plena capital portuguesa, a solução encontrada por João F. O. é ir, esta sexta-feira, para o aeroporto. “O carro vai ficar estacionado com 10% [de bateria] e no domingo à noite vou tentar solucionar o problema com uma viagem de um hora por fazer”.

A verdade é que carregar a sua viatura eléctrica em plena capital portuguesa pode ser um “pesadelo” pela falta o carregadores ultra-rápidos e a preços acessíveis.

Independentemente da experiência de cada um, há uma verdade comum entre possui uma viatura elétrica, sobretudo em Portugal. Carregar fora de casa tem que ser o mínimo tempo possível e com o carregador adequado ao carro para não desperdiçar tempo. Idealmente até ao máximo de 80%, já que a curva de carregamento desacelera a partir daí. Isto, se o carregador de rua não estiver avariado ou desligado.

Supercarregadores de veículos elétricos da Tesla na Europa

A vantagem da TESLA

Os supercarregadores de veículos elétricos da Tesla, porém, demonstram ser o produto mais inteligente e estratégico de todos, a nível mundial.

Uma das vantagens dos carros da Tesla é poderem usar de forma exclusiva a sua rede de carregadores, os superchargers, sem taxas e “taxinhas”. Espalhados por muitos locais, permitem carregar de forma mais rápida estes carros.

Apesar de o número de superchargers estar a aumentar bastante em toda a Europa, no nosso país a rede de carregamentos da Tesla não tem crescido.

Portugal não tem seguido a tendência de crescimento de pontos de carregamento Tesla como tem acontecido em todos os 30 países europeus em que a marca está representada. A contrastar com os restantes países, a Tesla está impedida de abrir mais pontos de carga devido à nossa regulamentação nacional. Nos restantes países da Europa abrem mensalmente superchargers da Tesla, só no país vizinho, Espanha, o construtor norte-americano inaugura novas estações praticamente todos os meses.

Leia também: Especialistas recomendam estes 8 cuidados ao conduzir após os 60 anos

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura Nacional Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 03:39 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

LF
Algarve Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Cultura Nacional Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Alga asiática invasora. Crédito: Luís Forra/Lusa
Algarve

Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve

18:30 21 Setembro, 2026 18:29 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vigilância por satélite, sensores e novas formas de remoção integram plano até 2030. Erradicar a alga é praticamente impossível, admite o ministério

Auto Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Jorge Palma. Crédito: Lusa
Cultura, Nacional, Vídeo

Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]

03:28 22 Setembro, 2026 03:39 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, deixando mais de cinco décadas de canções, discos e colaborações que marcaram várias gerações da música portuguesa

LF
Algarve, Nacional

Algarve tem mais água do que em 2025 mas Norte e Centro preocupam ministra

18:50 21 Setembro, 2026 18:47 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Reservas nacionais de água rondam os 75%, segundo a ministra, que alerta para a situação das bacias do Lima, Vouga e Mondego e os efeitos na energia

Cultura, Nacional, Vídeo

Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]

03:33 22 Setembro, 2026 03:41 22 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Jorge Palma morreu aos 76 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória, deixando uma obra com mais de meio século na música portuguesa.

Idosos a verificar contas.
Economia

Segurança Social deixa novo aviso e há pensionistas que podem ficar sem pagamento dentro de semanas

09:00 21 Setembro, 2026 12:16 21 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Ainda há quem não tenha tratado deste passo obrigatório e as consequências podem começar a sentir-se em breve

Frigorífico com produtos congelados. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado

21:40 21 Setembro, 2026 19:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Estes frutos podem durar muito mais tempo em casa e mantêm grande parte do valor nutricional, mas há um detalhe a verificar na embalagem antes de comprar

Porta do forno aberta. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

A gaveta por baixo do forno pode não servir para guardar tabuleiros: saiba para que serve

20:30 21 Setembro, 2026 19:18 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitas famílias aproveitam este espaço do forno para guardar formas e utensílios, mas a função muda consoante o modelo e há objetos que não devem ficar expostos ao calor

São Brás de Alportel.
Algarve

Nem turismo nem praias: cortiça tornou esta vila algarvia numa das mais ‘ricas’ da região e ajudou-a a conquistar a independência de Faro

18:40 21 Setembro, 2026 09:59 21 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Crescimento económico ligado aos sobreiros transformou São Brás de Alportel no início do século XX e levou à criação do concelho em 1914

Alga asiática invasora. Crédito: Luís Forra/Lusa
Algarve

Governo aprova plano para conter alga invasora presente no Algarve

18:30 21 Setembro, 2026 18:29 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Vigilância por satélite, sensores e novas formas de remoção integram plano até 2030. Erradicar a alga é praticamente impossível, admite o ministério

Auto, Saúde

Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

21:00 21 Setembro, 2026 16:09 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Ter médico de família não significa que este seja sempre obrigado a emitir o atestado necessário para a carta de condução

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e trovoada: mau tempo chega a Portugal continental neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

19:10 20 Setembro, 2026 18:03 20 Setembro, 2026 | Luís Santos

Segundo a Meteomira, a chuva deverá voltar a marcar o estado do tempo em Portugal, acompanhada por maior instabilidade

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Ainda precisa de ter selos no para-brisas do carro? Saiba o que é obrigatório em 2026

20:20 20 Setembro, 2026 11:30 14 Setembro, 2026 | João Luís

Os antigos selos do seguro, da inspeção e do imposto já não são exigidos no para-brisas, mas continuam a existir situações específicas

Chuva em Santa Cruz das Flores, Açores.
Tempo

Mau tempo está a caminho e vem para ficar: chuva chega nesta data e estas serão as regiões mais ‘castigadas’

09:50 19 Setembro, 2026 11:30 18 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Domingo marca uma mudança no tempo nos Açores, com a precipitação a surgir primeiro nas ilhas Terceira e Flores, segundo o IPMA

Ovos caseiros
Vida & Lazer

ASAE, autoridade de segurança alimentar em Portugal, revela onde deve guardar os ovos (e não é nem na despensa nem na porta do frigorífico)

16:30 18 Setembro, 2026 16:05 18 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Ao contrário do que muitos possam pensar, a porta do frigorífico não é o sítio mais indicado para guardar os ovos de modo a prolongar a sua 'vida útil'

Algarve

Agressões com paus e tábuas entre dezenas de pessoas fazem pelo menos dois feridos em Luz de Tavira

15:40 20 Setembro, 2026 15:35 20 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Dezenas de pessoas envolveram-se nos desacatos em Luz de Tavira, que começaram num café. GNR procura localizar e identificar os autores das agressões

Tech

Tem este telemóvel antigo guardado numa gaveta? Há exemplares que já ultrapassaram os milhares de euros

22:00 20 Setembro, 2026 14:37 21 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Alguns aparelhos que muitos portugueses ainda podem ter esquecidos em casa, como um telemóvel, tornaram-se peças procuradas por colecionadores

Algarve, Política

PSD e Chega chumbam empréstimo de 10 milhões de euros em Faro

18:00 21 Setembro, 2026 18:01 21 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

António Pina acusa a oposição de não deixar governar. PSD justifica o chumbo do empréstimo com a defesa das obras previstas pelo anterior executivo

Últimas Notícias

  • Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
    Morreu o músico Jorge Palma aos 76 anos
  • Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
    Morreu Jorge Palma, músico de Frágil, Bairro do Amor e Estrela do Mar [vídeo]
  • Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
    Portugal despede-se de Jorge Palma, músico de muitas vidas e muitas companhias [vídeo]
  • Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
    Especialistas revelam a fruta congelada que mais compensa comprar no supermercado
  • Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos
    Vai renovar a carta de condução? O seu médico de família pode recusar passar o atestado nestes casos

Opinião

  • O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
    O crime de Eva | Por José Figueiredo Santos
  • Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os assobios de família que se deixaram de usar… | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União
    O Discurso — que todos deveriam ler — da presidente Ursula von der Leyen sobre o Estado da União

Europe Direct Algarve

  • Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
    Futuro da Europa reúne eleitos locais em debate no Algarve
  • Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
    Parlamento Europeu pede idade mínima comum nas redes sociais para proteger menores
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento