Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem casas, nem prédios: os ‘okupas’ têm novos alvos e recuperá-los não é tarefa fácil

Um fenómeno em crescimento está a mudar o rumo das ocupações ilegais e a expor falhas na lei que protegem a propriedade privada

20:00 11 Outubro, 2025 11:52 13 Outubro, 2025 | Tiago Alcobia
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

As ocupações ilegais em Espanha estão a ganhar um novo rosto. Depois de anos centradas em habitações desabitadas, os chamados ‘okupas’ estão agora a virar-se para espaços mais difíceis de vigiar e recuperar, como jardins privados, embarcações atracadas e terrenos rurais. O fenómeno, que tem vindo a crescer nos últimos meses, está a desafiar as autoridades e a expor falhas na lei sobre propriedade privada.

Espaços abertos tornam-se refúgio dos ‘okupas’

De acordo com o site especializado em lifestyle e atualidade, HuffPost, esta nova vaga de ocupações nasce da perceção de que estes locais são mais fáceis de ocupar e mais complicados de retomar judicialmente, sobretudo em zonas afastadas ou com pouca fiscalização.

Nos últimos meses, têm-se multiplicado os casos de terrenos transformados em acampamentos improvisados e de barcos ocupados em portos espanhóis e franceses. Em alguns episódios, os ‘okupas’ permanecem durante dias ou semanas, deixando lixo, danos materiais e até focos de incêndio em áreas florestais.

Os jardins e terrenos privados, ao contrário das habitações, não beneficiam da mesma proteção legal, o que atrasa a intervenção policial. Em muitas regiões, a recuperação do espaço pode demorar semanas ou até meses, uma vez que é necessário provar a posse efetiva e identificar os ocupantes.

Falhas na lei dificultam resposta

Tal como refere a mesma fonte, juristas especializados em direito imobiliário alertam que a legislação atual não cobre adequadamente estas novas formas de ocupação. Muitos destes espaços estão registados como rústicos ou de uso secundário, o que os exclui das garantias processuais atribuídas às residências principais. A lentidão dos tribunais e a escassez de meios policiais em zonas rurais tornam o problema ainda mais difícil de resolver.

Alguns municípios tentam implementar protocolos de resposta rápida, mas os resultados ainda são limitados. Perante a ineficácia das medidas legais, cresce o número de proprietários que recorre a vigilância privada, câmaras de segurança e cercas reforçadas. Contudo, estas soluções são dispendiosas e raramente oferecem proteção duradoura.

E em Portugal?

Em Portugal, embora o fenómeno não tenha ainda a dimensão observada em Espanha, começam a surgir sinais de preocupação em várias cidades. Em Lisboa, por exemplo, registam-se centenas de habitações municipais ocupadas ilegalmente, num total de 721 casos, e cerca de 700 ainda por regularizar ou desocupar.

De acordo com o Idealista, site especializado no mercado imobiliário, estes números levaram a Câmara Municipal e o Parlamento a discutir medidas mais firmes, entre elas o agravamento das penas para ocupações ilegais e a aceleração dos processos de despejo.

Entre a necessidade e a ilegalidade

Há quem defenda que este novo padrão de ocupações também reflete o agravamento das desigualdades sociais. Com o aumento do preço da habitação e a escassez de arrendamento acessível, certos grupos encaram estes espaços “vazios” como uma alternativa temporária, mesmo que fora da lei.

Segundo a mesma fonte, o Governo espanhol ainda não apresentou medidas específicas para travar este tipo de ocupações, que já afetam centenas de proprietários em todo o país.

Um caso recente em Girona chamou a atenção: um casal conseguiu entrar novamente na sua casa ocupada, mas foi obrigado pelas autoridades a devolvê-la aos ‘okupas’. Estes apresentaram um vídeo onde surgiam a dormir e a cozinhar no interior, alegando que ali residiam.

De acordo com o HuffPost, a lei espanhola prevê que, após 48 horas de permanência, uma casa possa ser considerada residência habitual, sendo então necessária uma ordem judicial para o despejo. Um detalhe legal que, no contexto atual, tem transformado o simples ato de recuperar o que é seu numa autêntica batalha.

Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entram em vigor já em outubro

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver (muitos) cortes de luz este domingo: estas localidades podem ficar até 6 horas sem eletricidade

14:30 11 Setembro, 2026 13:59 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz estão programados para este domingo em vários pontos do país, com trabalhos que em algumas zonas podem durar até seis horas

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:49 11 Setembro, 2026 15:00 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Sol para uns, chuva para outros: o tempo vira em Portugal e nem todas as regiões vão escapar ao ‘mau tempo’

16:50 10 Setembro, 2026 18:16 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A Meteored prevê um fim de semana marcado por sol e temperaturas de verão, embora a chuva possa afetar os arquipélagos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Algarve Política

Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados

09:10 11 Setembro, 2026 09:11 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido acusa António Pina de recuperar projetos da anterior gestão e considera que falta concretizar as mudanças prometidas

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Tempo

Chuva e trovoada chegam a esta região de Portugal já hoje e continuam no fim de semana

13:50 11 Setembro, 2026 13:46 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA prevê períodos de chuva ao longo do fim de semana e admite ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada em algumas ilhas dos Açores

Praça de táxis.
Economia Nacional

Prepare a carteira: vai pagar no mínimo 16€ se chamar um táxi neste local a partir de outubro

11:20 11 Setembro, 2026 11:03 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Novo tarifário prevê viagens de táxi a partir de 16€ no aeroporto de Lisboa, numa mudança apresentada como resposta a problemas de segurança

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Primark ‘acelera’ a sua expansão em Portugal e estreia-se nesta cidade: nova loja já abriu com redução de preço em centenas de artigos

14:40 11 Setembro, 2026 15:16 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com a abertura da sua 15.ª loja no país, a Primark continua o seu investimento de 45 milhões de euros em Portugal

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber

11:00 10 Setembro, 2026 15:28 9 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo decidiu prolongar até ao final do ano uma medida criada para responder ao aumento dos preços dos combustíveis

Ukino Palmeiras Village.
Algarve Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Trabalhos na rede elétrica. Crédito: Magnific
Nacional

Vai haver (muitos) cortes de luz este domingo: estas localidades podem ficar até 6 horas sem eletricidade

14:30 11 Setembro, 2026 13:59 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Cortes de luz estão programados para este domingo em vários pontos do país, com trabalhos que em algumas zonas podem durar até seis horas

Algarve

Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros

14:49 11 Setembro, 2026 15:00 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A PJ procura identificar o autor de um assalto em Lagos que terá terminado com a fuga numa trotinete elétrica.

Mulher impõe limites no escritório. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

É o seu caso? Pessoas com personalidade forte costumam fazer isto sem perceber

10:30 11 Setembro, 2026 13:41 9 Setembro, 2026 | João Luís

Pessoas com personalidade forte conseguem muitas vezes estabelecer limites e dizer “não” sem atacar os outros

Idosa debaixo do guarda-chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Sol para uns, chuva para outros: o tempo vira em Portugal e nem todas as regiões vão escapar ao ‘mau tempo’

16:50 10 Setembro, 2026 18:16 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

A Meteored prevê um fim de semana marcado por sol e temperaturas de verão, embora a chuva possa afetar os arquipélagos

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Não compre melancias e meloas já cortadas desta forma: especialista explica o risco

14:00 11 Setembro, 2026 13:33 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Há um detalhe na forma como melancias e meloas já cortadas são expostas que pode aumentar o risco para quem as compra

Algarve, Política

Sociais-democratas acusam executivo de Faro de anunciar projetos antes criticados

09:10 11 Setembro, 2026 09:11 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Partido acusa António Pina de recuperar projetos da anterior gestão e considera que falta concretizar as mudanças prometidas

Criança a ver televisão. Crédito: Freepik
Tech

Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado

15:00 11 Setembro, 2026 15:17 9 Setembro, 2026 | João Luís

Investigação independente levantou dúvidas sobre a quantidade de informação recolhida pelo aparelho, incluindo áudio

Algarve

Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto

15:10 11 Setembro, 2026 15:10 11 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Proteção Civil mobilizou 15 operacionais, cinco veículos e um helicóptero do INEM para a ocorrência no Ameixial

Tempo

Chuva e trovoada chegam a esta região de Portugal já hoje e continuam no fim de semana

13:50 11 Setembro, 2026 13:46 11 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

O IPMA prevê períodos de chuva ao longo do fim de semana e admite ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoada em algumas ilhas dos Açores

Praça de táxis.
Economia, Nacional

Prepare a carteira: vai pagar no mínimo 16€ se chamar um táxi neste local a partir de outubro

11:20 11 Setembro, 2026 11:03 11 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Novo tarifário prevê viagens de táxi a partir de 16€ no aeroporto de Lisboa, numa mudança apresentada como resposta a problemas de segurança

Auto

Vai a 120 km/h na via da esquerda e alguém ‘cola’ atrás? Saiba o que a lei manda fazer

18:30 7 Setembro, 2026 18:07 7 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Mesmo a 120 km/h, permanecer na via da esquerda sem necessidade pode violar as regras de circulação previstas no Código da Estrada

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Auto

Adeus carta de condução? Caso o documento não cumpra este requisito pode ficar sem ele

09:40 10 Setembro, 2026 11:17 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Muitos condutores desconhecem que uma carta dentro da validade pode ser apreendida se algum dos seus dados deixar de estar legível

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia

Salário mínimo vai subir em 2027, mas nem todos vão receber o mesmo valor: saiba quanto poderá ganhar

12:20 10 Setembro, 2026 11:51 10 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Há mudanças a caminho nos rendimentos de milhares de trabalhadores e os valores previstos não serão iguais em todo o país

Loja da Primark. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ a sua expansão em Portugal e estreia-se nesta cidade: nova loja já abriu com redução de preço em centenas de artigos

14:40 11 Setembro, 2026 15:16 11 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Com a abertura da sua 15.ª loja no país, a Primark continua o seu investimento de 45 milhões de euros em Portugal

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Governo prolonga apoio até ao final de 2026 e anuncia mais 13 milhões de euros: veja quem vai receber

11:00 10 Setembro, 2026 15:28 9 Setembro, 2026 | João Luís

O Governo decidiu prolongar até ao final do ano uma medida criada para responder ao aumento dos preços dos combustíveis

Ukino Palmeiras Village.
Algarve, Vida & Lazer

Neste resort no Algarve pode comer tudo o que quiser 24 h por dia e uma noite custa 112€ para duas pessoas se reservar para esta data

17:50 10 Setembro, 2026 10:03 10 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Estadia em novembro no Algarve permite encontrar uma tarifa de 112€ para dois adultos, em regime de Tudo Incluído

Últimas Notícias

  • Operação costeira em Quarteira apreende embarcação e milhares de litros de combustível
    Operação costeira em Quarteira apreende embarcação e milhares de litros de combustível
  • Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto
    Tragédia no Ameixial: homem morre em acidente com máquina de rasto
  • Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado
    Tem uma televisão desta marca? Investigação diz que alguns modelos podem estar a ‘ouvir’ mesmo com o ecrã desligado
  • Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros
    Homem armado assalta posto de combustível em Lagos e foge com milhares de euros
  • Primark ‘acelera’ a sua expansão em Portugal e estreia-se nesta cidade: nova loja já abriu com redução de preço em centenas de artigos
    Primark ‘acelera’ a sua expansão em Portugal e estreia-se nesta cidade: nova loja já abriu com redução de preço em centenas de artigos

Opinião

  • Um shot para o Chega: Tratar os atropelamentos em Albufeira como um acto isolado permite manter a bebedeira | Por Cobramor
    Um shot para o Chega: Tratar os atropelamentos em Albufeira como um acto isolado permite manter a bebedeira | Por Cobramor
  • Demografia histórica, a longa marcha da humanidade | Por Jorge Queiroz
    Demografia histórica, a longa marcha da humanidade | Por Jorge Queiroz
  • Unir ciclos não basta. É preciso preparar a mudança | Por E. Beatriz Rosário
    Unir ciclos não basta. É preciso preparar a mudança | Por E. Beatriz Rosário

Europe Direct Algarve

  • Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
    Como pode uma candidatura a Capital Europeia da Cultura criar valor a longo prazo, independentemente do resultado final? | Por João Palmeiro
  • Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva
    Delegação algarvia do PSD visita Bruxelas a convite do eurodeputado Hélder Sousa Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento