Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos movimento de cidadania “Por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas” | DR
Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

“A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa”

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros”.

Começo com esta citação porque não é apenas pela simplicidade de uma travessia marítima que estamos a lutar, há antigos e novos muros a derrubar e pontes de entendimento a construir, para que a ponte sobre a ria possa finalmente unir as duas margens e ligar Cabanas à sua ilha.

I – A TRAVESSIA PÚBLICA MARÍTIMA A NASCENTE

Em 2016 foi lançado pela Docapesca o concurso para a exploração da travessia marítima para a Ilha de Cabanas, em regime de exclusividade por uma período obsceno de 25 anos.

Como único critério de adjudicação “para a proposta financeiramente mais vantajosa”.

Por JOSÉ PINTO, do movimento de cidadania “Por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas”, presidente da Associação por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas – APPC
A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa

Obviamente que a lógica de então era unicamente o lucro e lamentavelmente, nunca foi ponderado pelas entidades competentes a possibilidade de construir um acesso pedonal e pouco importa agora perceber se por falta de visão política, ou qualquer outro motivo menos desculpável.

Tão pouco houve a preocupação em avaliar os interesses dos cabanenses em geral, dos residentes e também daqueles, que vivendo longe, procuram sempre que possível regressar a Cabanas e naturalmente que anseiam por ir à ilha da sua terra, sendo muito triste não o poder fazer por falta de meios de acesso.

II – UMA PONTE COMO ALTERNATIVA DE ACESSO À PRAIA

O apelo por uma ponte para a Ilha de Cabanas é um anseio de décadas, um desejo que após um quarto de século de isolamento desde que a ria foi dragada, é sentido pela esmagadora maioria do povo de Cabanas e por milhares de turistas que ano após ano, fazem de Cabanas o seu destino turístico de eleição.

Os governantes, representam o povo que os elege, têm por dever e obrigação estar atentos às suas necessidades e seus anseios, devem procurar ouvir as pessoas e não têm de ficar melindrados quando criticados, mas sim que dar a cara e se necessário, explicar as suas decisões.

Nestes seis anos de luta pela ponte, temos procurado ser ouvidos pelos responsáveis políticos e pelas entidades que tutelam a Ria Formosa. De alguns, o melhor que podemos dizer, é que continuamos à espera de ser ouvidos, mas acreditamos nos políticos e nas instituições que nos representam, porque acreditamos convictamente na democracia.

E por acreditamos na democracia, nas leis e regulamentos, continuamos firmes nesta luta, por termos a convicção que os regulamentos não têm sido devidamente aplicados, por vícios adquiridos de décadas de assunção de uma travessia marítima como única forma de acesso à ilha.

III – ZONA DE RESERVA PROTEGIDA

Dizem os pareceres da APA que, a pretensão para a construção da ponte, não apresenta enquadramento, pressupondo mesmo a sua interdição, por incidir em área classificada como “espaço lagunar de uso restrito”, mas relativamente à travessia marítima, verifica-se uma permissividade total e falta de rigor na interpretação dos regulamentos em vigor e inclusive a deturpação dos regulamentos, por forma a dar resposta às necessidades de operacionalidade das embarcações e à viabilização da travessia.

A lei deverá ser aplicada com equidade e rigor, quer se trate de considerar a construção de uma travessia pedonal, ou a manutenção e o reforço da travessia marítima intensiva.

Nesse sentido, expomos aqui o disposto no artigo 26º do Plano de Ordenamento da Orla Costeira entre Vilamoura e Vila Real de Santo António (POOC), o qual classifica as diferentes zonas do espaço lagunar:

Importa perceber que o artigo 26º e relativamente à circulação de embarcações motorizadas de recreio e de actividades marítimo-turísticas especifica que fica restrita aos canais de navegação assinalados na planta de síntese;

Extato da planta síntese do POOC na área de Cabanas. O traçado a preto define o canal de navegação

A consulta da planta síntese comprova que o canal de navegação termina no cais em frente ao mercado, o que confirma, que a zona em questão está integralmente inserida em espaço lagunar de uso restrito e também área de Protecção Parcial tipo I e tipo II.

POOC – b) do Artigo 7.º: – A velocidade máxima autorizada é de 3 nós, exceto para as embarcações de fiscalização e emergência
A – Cais em frente do mercado – limite do canal de navegação Barra de Tavira- Cabanas
B – Cais de embarque/desembarque da travessia marítima, na marginal de Cabans
C – Cais de travessia marítima para embarque/desembarque na ilha

Objetivamente, a travessia pública de Cabanas a nascente, está inserida integralmente em espaço lagunar de uso restrito, área classificada como Rede Natura 2000, Zona de Proteção Especial e Sítio de Importância Comunitária, pelo que, nenhuma travessia marítima massiva, tem qualquer enquadramento no POOC, no POPNRF e na Rede Natura 2000 e só uma avaliação enviesada dos regulamentos e um inaceitável facilitismo permite o crime ambiental que a todos é visível, menos às entidades que tutelam o PNRF.

Em suma, em “Zona Lagunar de Uso Restrito”, nenhuma travessia marítima que possa ser enquadrável nos apertados regulamentos do PNRF, POOC e RD200, terá capacidade de resposta face à procura turística que nos meses estivais acorre a Cabanas, precisamente para usufruir da sua praia.

IV – O ENQUADRAMENTO LEGAL DE UMA PONTE PEDONAL

Na Resolução de Conselho de Ministros nº78/2009, de 2 de setembro consta o seguinte:

  • Determinar que, na área de intervenção do POPNRF, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira de   Vilamoura-Vila Real de Santo António, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2005, de 27 de Junho, é derrogado nos seguintes termos:
    • O n.º 3 do artigo 27.º do Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura -Vila Real de Santo António é derrogado pelo disposto no n.º 1 do artigo 20.º do Regulamento do POPNRF;

Artigo 20.º – Disposições específicas das áreas de protecção parcial do tipo I

 1.   Nas áreas de protecção parcial do tipo I são interditas as seguintes actividades:

b) As obras de construção ou ampliação de edifícios, com excepção de equipamentos públicos de utilização colectiva destinados ao usufruto e estudo dos valores naturais, nomeadamente observatórios e passadiços em construção ligeira, desde que autorizados pelo ICNB, I. P.;

V – ADAPTAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL AOS PLANOS ESPECIAIS DO PNRF

Em 2021 foi proposto pela actual presidente da autarquia e candidata a próximo mandato, a adaptação ao PDM aos planos especiais do PNRF e aprovado por unanimidade.

Tal deveu-se à necessidade de adequar o PDM às alterações impostas pela Resolução de Conselho de Ministros nº78/2009, de 2 de setembro sendo transposto para esse documento, a alínea b) do nº1 do Artigo 20º do POPNRF, que confirma a derrogação do n.º 3 do artigo 27.º do POOC.

Assim, verifica-se que no actual Plano Director Municipal de Tavira consta o seguinte artigo:

Esta adaptação do PDM, reforça a viabilidade regulamentar para a construção de um passadiço pedonal em construção ligeira em zona lagunar de uso restrito, o que vai de encontro aos pareceres emitidos pelo director do Parque Natural da Ria Formosa.

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vivemos um tempo em que se procura reduzir a pegada ecológica, sendo a construção de equipamentos públicos pedonais uma das medidas mais eficazes e que, simultaneamente, melhor beneficiam as populações.

De facto, temos assistido na última década à construção de centenas de quilómetros de passadiços pedonais de acesso às praias, inclusive na Ria Formosa.

A opção entre um modelo de travessia marítima, ou uma travessia pedonal, ou ainda uma solução mista, terá de atender à capacidade de resposta do serviço público em si mesmo e não apenas para os turistas, nos meses estivais em que a procura é massiva, mas também para a população residente ao longo de todo ano.

A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa, que mais uma vez consta no programa eleitoral de TODOS os candidatos à autarquia e à junta de Cabanas de Tavira.

Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entra

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Miguel Esteves Cardoso
Algarve Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Laranjeira.
Algarve Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Desporto Nacional Vida & Lazer

Gonçalo Ramos vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho

10:00 22 Junho, 2026 10:23 22 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a pressão do Mundial e os planos para o futuro, Gonçalo Ramos revelou um detalhe pessoal que envolve João Neves

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Ciência Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Economia Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Homem morre atropelado por camião depois de encostar carro avariado

15:00 22 Junho, 2026 14:33 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A vítima terá saído da viatura para ir buscar água à bagageira, antes de ser atropelada pelo camião

Algarve

Idoso burlado em 2.300 euros leva PSP a deter homem de 24 anos em Faro

08:50 22 Junho, 2026 08:18 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima de 74 anos entregou 2.300 euros após alegado acidente e novos pedidos mensais durante dois anos

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Miguel Esteves Cardoso
Algarve, Vida & Lazer

Miguel Esteves Cardoso sobre a água do Algarve: “Para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte”

20:18 21 Junho, 2026 11:58 22 Junho, 2026 | Afonso Dias Freire

“Quando Deus me tirar tudo, […] gostaria primeiro que passassem os olhos por aqui, porque é aqui que falo de uma coisa […] que para mim chega para fazer a distinção entre a vida e a morte: a água do Algarve”, escreve o cronista

Construção de túnel marítimo. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Vai ser construído na Europa o primeiro túnel marítimo do mundo: conheça a sua localização e o custo do projeto

14:00 22 Junho, 2026 13:13 22 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O primeiro túnel marítimo oceânico do mundo vai atravessar 1,7 km de rocha e promete transformar a navegação na Europa a partir de 2032

Algarve

Acidente na rotunda do Aeroporto de Faro deixa homem gravemente ferido

09:10 22 Junho, 2026 09:13 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Viatura despistou-se no acesso ao Aeroporto de Faro, derrubando sinais de trânsito e uma estátua de pedra

Carregar carro elétrico na garagem do prédio. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vizinho carrega o carro elétrico na garagem: condomínio tem de pagar?

18:00 21 Junho, 2026 15:29 20 Junho, 2026 | João Luís

O vizinho carrega o carro elétrico na garagem do prédio? Saiba quando o condomínio tem de pagar e quem assume a instalação

Laranjeira.
Algarve, Economia

“Estimamos um prejuízo na ordem dos 20.000€”: toneladas de laranjas roubadas no Algarve para serem vendidas na EN125

08:20 22 Junho, 2026 15:41 21 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Furtos de laranjas estão a aumentar no Algarve e há produtores a denunciar perdas de várias toneladas e prejuízos elevados

João Neves e Gonçalo Ramos. Crédito: DR
Desporto, Nacional, Vida & Lazer

Gonçalo Ramos vai casar logo após a final do Mundial e o tavirense João Neves será o padrinho

10:00 22 Junho, 2026 10:23 22 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Entre a pressão do Mundial e os planos para o futuro, Gonçalo Ramos revelou um detalhe pessoal que envolve João Neves

Empregado de mesa cobra cliente com multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Foi pagar com cartão Multibanco e ouviu “só acima de 5 euros”? Saiba se a lei permite fazê-lo

11:30 20 Junho, 2026 15:36 18 Junho, 2026 | João Luís

Há estabelecimentos que só aceitam pagamentos por Multibanco acima de determinado valor. Saiba quando esta prática é permitida

Ciência, Opinião

A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte

17:00 22 Junho, 2026 17:11 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Diagnosticar não é tratar: identificar a doença não equivale a saber o que fazer com a pessoa que a tem"

Homem a tirar dinheiro da carteira.
Economia, Opinião

Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

15:50 22 Junho, 2026 15:59 22 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura - Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Autoridade Tributária alerta condutores: se conduz um veículo comprado nestas condições pode ter que pagar mais IVA

18:30 20 Junho, 2026 14:53 20 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O esclarecimento da Autoridade Tributária relativamente ao IVA deixou muitos condutores em alerta

Eulália Silva. Crédito: DR
Nacional

Pai de Lara fala pela primeira vez: “Dei o pequeno-almoço à minha filha antes de ela ir para a morte”

15:00 20 Junho, 2026 14:52 20 Junho, 2026 | João Luís

Menina de oito anos morta: pai falou pela primeira vez após o crime e disse que a madrasta da criança “não tem perdão”

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Para quem um tem carro anterior a esta data: afinal, a inspeção vai mudar? União Europeia discutiu novas regras

20:30 20 Junho, 2026 15:27 20 Junho, 2026 | João Luís

União Europeia discutiu novas regras para a inspeção de carros: em Portugal, há uma data ainda mais importante para quem tem veículo antigo

Economia, Europa

Adeus esplanadas? Espanhóis multam até 50.000€ quem fizer isto durante uma onda de calor

17:00 21 Junho, 2026 14:02 21 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Espanha, os bares e restaurantes passam a ter novas obrigações para proteger trabalhadores durante episódios de calor extremo

Últimas Notícias

  • “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
    “Toda a gente ficou surpreendida”: restaurante Marinhas ganha concurso com mais de 100 participantes à conta do arroz de polvo
  • Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
    Ginastas do Sporting de Olhão brilham no Nacional de Mini-Trampolim
  • Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
    Força Aérea faz três resgates ao largo dos Açores em menos de 24 horas
  • GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
    GNR detém 89 pessoas e deteta 668 infrações rodoviárias no Algarve
  • Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo
    Carrega o telemóvel todos os dias? Há um truque simples que pode poupar-lhe muito tempo

Opinião

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
    A inteligência artificial e a medicina do futuro | Por Isabel Duarte
  • Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento
    Nas últimas 2 décadas, a taxa efetiva de IRS subiu em todos os níveis de rendimento

Europe Direct Algarve

  • Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Review de livro: Mariborská hypnóza | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
  • Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
    Nova Bauhaus Europeia: Qual a pertinência da Nova Bauhaus Europeia no Algarve – nas áreas em que cada um trabalha? | Por Pedro Leitão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal