Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos movimento de cidadania “Por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas” | DR
Algarve, Opinião

Pontes em vez de Muros | Por José Pinto

“A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa”

11:56 10 Outubro, 2025 12:15 10 Outubro, 2025
CRONISTA do POSTAL
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros”.

Começo com esta citação porque não é apenas pela simplicidade de uma travessia marítima que estamos a lutar, há antigos e novos muros a derrubar e pontes de entendimento a construir, para que a ponte sobre a ria possa finalmente unir as duas margens e ligar Cabanas à sua ilha.

I – A TRAVESSIA PÚBLICA MARÍTIMA A NASCENTE

Em 2016 foi lançado pela Docapesca o concurso para a exploração da travessia marítima para a Ilha de Cabanas, em regime de exclusividade por uma período obsceno de 25 anos.

Como único critério de adjudicação “para a proposta financeiramente mais vantajosa”.

Por JOSÉ PINTO, do movimento de cidadania “Por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas”, presidente da Associação por um Acesso Pedonal para a Praia de Cabanas – APPC
A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa

Obviamente que a lógica de então era unicamente o lucro e lamentavelmente, nunca foi ponderado pelas entidades competentes a possibilidade de construir um acesso pedonal e pouco importa agora perceber se por falta de visão política, ou qualquer outro motivo menos desculpável.

Tão pouco houve a preocupação em avaliar os interesses dos cabanenses em geral, dos residentes e também daqueles, que vivendo longe, procuram sempre que possível regressar a Cabanas e naturalmente que anseiam por ir à ilha da sua terra, sendo muito triste não o poder fazer por falta de meios de acesso.

II – UMA PONTE COMO ALTERNATIVA DE ACESSO À PRAIA

O apelo por uma ponte para a Ilha de Cabanas é um anseio de décadas, um desejo que após um quarto de século de isolamento desde que a ria foi dragada, é sentido pela esmagadora maioria do povo de Cabanas e por milhares de turistas que ano após ano, fazem de Cabanas o seu destino turístico de eleição.

Os governantes, representam o povo que os elege, têm por dever e obrigação estar atentos às suas necessidades e seus anseios, devem procurar ouvir as pessoas e não têm de ficar melindrados quando criticados, mas sim que dar a cara e se necessário, explicar as suas decisões.

Nestes seis anos de luta pela ponte, temos procurado ser ouvidos pelos responsáveis políticos e pelas entidades que tutelam a Ria Formosa. De alguns, o melhor que podemos dizer, é que continuamos à espera de ser ouvidos, mas acreditamos nos políticos e nas instituições que nos representam, porque acreditamos convictamente na democracia.

E por acreditamos na democracia, nas leis e regulamentos, continuamos firmes nesta luta, por termos a convicção que os regulamentos não têm sido devidamente aplicados, por vícios adquiridos de décadas de assunção de uma travessia marítima como única forma de acesso à ilha.

III – ZONA DE RESERVA PROTEGIDA

Dizem os pareceres da APA que, a pretensão para a construção da ponte, não apresenta enquadramento, pressupondo mesmo a sua interdição, por incidir em área classificada como “espaço lagunar de uso restrito”, mas relativamente à travessia marítima, verifica-se uma permissividade total e falta de rigor na interpretação dos regulamentos em vigor e inclusive a deturpação dos regulamentos, por forma a dar resposta às necessidades de operacionalidade das embarcações e à viabilização da travessia.

A lei deverá ser aplicada com equidade e rigor, quer se trate de considerar a construção de uma travessia pedonal, ou a manutenção e o reforço da travessia marítima intensiva.

Nesse sentido, expomos aqui o disposto no artigo 26º do Plano de Ordenamento da Orla Costeira entre Vilamoura e Vila Real de Santo António (POOC), o qual classifica as diferentes zonas do espaço lagunar:

Importa perceber que o artigo 26º e relativamente à circulação de embarcações motorizadas de recreio e de actividades marítimo-turísticas especifica que fica restrita aos canais de navegação assinalados na planta de síntese;

Extato da planta síntese do POOC na área de Cabanas. O traçado a preto define o canal de navegação

A consulta da planta síntese comprova que o canal de navegação termina no cais em frente ao mercado, o que confirma, que a zona em questão está integralmente inserida em espaço lagunar de uso restrito e também área de Protecção Parcial tipo I e tipo II.

POOC – b) do Artigo 7.º: – A velocidade máxima autorizada é de 3 nós, exceto para as embarcações de fiscalização e emergência
A – Cais em frente do mercado – limite do canal de navegação Barra de Tavira- Cabanas
B – Cais de embarque/desembarque da travessia marítima, na marginal de Cabans
C – Cais de travessia marítima para embarque/desembarque na ilha

Objetivamente, a travessia pública de Cabanas a nascente, está inserida integralmente em espaço lagunar de uso restrito, área classificada como Rede Natura 2000, Zona de Proteção Especial e Sítio de Importância Comunitária, pelo que, nenhuma travessia marítima massiva, tem qualquer enquadramento no POOC, no POPNRF e na Rede Natura 2000 e só uma avaliação enviesada dos regulamentos e um inaceitável facilitismo permite o crime ambiental que a todos é visível, menos às entidades que tutelam o PNRF.

Em suma, em “Zona Lagunar de Uso Restrito”, nenhuma travessia marítima que possa ser enquadrável nos apertados regulamentos do PNRF, POOC e RD200, terá capacidade de resposta face à procura turística que nos meses estivais acorre a Cabanas, precisamente para usufruir da sua praia.

IV – O ENQUADRAMENTO LEGAL DE UMA PONTE PEDONAL

Na Resolução de Conselho de Ministros nº78/2009, de 2 de setembro consta o seguinte:

  • Determinar que, na área de intervenção do POPNRF, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira de   Vilamoura-Vila Real de Santo António, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 103/2005, de 27 de Junho, é derrogado nos seguintes termos:
    • O n.º 3 do artigo 27.º do Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Vilamoura -Vila Real de Santo António é derrogado pelo disposto no n.º 1 do artigo 20.º do Regulamento do POPNRF;

Artigo 20.º – Disposições específicas das áreas de protecção parcial do tipo I

 1.   Nas áreas de protecção parcial do tipo I são interditas as seguintes actividades:

b) As obras de construção ou ampliação de edifícios, com excepção de equipamentos públicos de utilização colectiva destinados ao usufruto e estudo dos valores naturais, nomeadamente observatórios e passadiços em construção ligeira, desde que autorizados pelo ICNB, I. P.;

V – ADAPTAÇÃO DO PLANO DIRECTOR MUNICIPAL AOS PLANOS ESPECIAIS DO PNRF

Em 2021 foi proposto pela actual presidente da autarquia e candidata a próximo mandato, a adaptação ao PDM aos planos especiais do PNRF e aprovado por unanimidade.

Tal deveu-se à necessidade de adequar o PDM às alterações impostas pela Resolução de Conselho de Ministros nº78/2009, de 2 de setembro sendo transposto para esse documento, a alínea b) do nº1 do Artigo 20º do POPNRF, que confirma a derrogação do n.º 3 do artigo 27.º do POOC.

Assim, verifica-se que no actual Plano Director Municipal de Tavira consta o seguinte artigo:

Esta adaptação do PDM, reforça a viabilidade regulamentar para a construção de um passadiço pedonal em construção ligeira em zona lagunar de uso restrito, o que vai de encontro aos pareceres emitidos pelo director do Parque Natural da Ria Formosa.

VI – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Vivemos um tempo em que se procura reduzir a pegada ecológica, sendo a construção de equipamentos públicos pedonais uma das medidas mais eficazes e que, simultaneamente, melhor beneficiam as populações.

De facto, temos assistido na última década à construção de centenas de quilómetros de passadiços pedonais de acesso às praias, inclusive na Ria Formosa.

A opção entre um modelo de travessia marítima, ou uma travessia pedonal, ou ainda uma solução mista, terá de atender à capacidade de resposta do serviço público em si mesmo e não apenas para os turistas, nos meses estivais em que a procura é massiva, mas também para a população residente ao longo de todo ano.

A maioria do povo de Cabanas, espera que o próximo executivo autárquico se resolva finalmente pela construção de um equipamento pedonal para a Ilha de Cabanas e não se fique apenas pela promessa, que mais uma vez consta no programa eleitoral de TODOS os candidatos à autarquia e à junta de Cabanas de Tavira.

Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entra

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto

08:00 22 Outubro, 2026 12:18 21 Outubro, 2026

Contratos com revisão marcada para novembro deverão refletir a subida das Euribor. O impacto varia conforme o empréstimo

Algarve

Faro recebe conferência sobre resíduos e desafios da sustentabilidade no Algarve

08:23 22 Outubro, 2026 08:25 22 Outubro, 2026

Especialistas reúnem-se em Faro, a 13 de novembro, para debater a gestão de resíduos, a economia circular e soluções para os desafios ambientais

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Algarve Cultura

Moncarapacho inaugura Casa do Colecionador com mais de 260 bengalas e obras de arte

07:45 22 Outubro, 2026 07:45 22 Outubro, 2026

Instalado numa antiga igreja do século XVIII, o novo museu de Moncarapacho reúne coleções de arte, esculturas e objetos de cinco décadas de colecionismo

Algarve Cultura

Quarteto Concordis estreia-se em Olhão com música portuguesa de Carlos Paredes e José Afonso

07:00 22 Outubro, 2026 18:40 21 Outubro, 2026

A República 14, em Olhão, recebe dois concertos de música portuguesa pelo Quarteto Concordis, com obras de Carlos Paredes e José Afonso

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Algarve Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Elon Musk à frente de um Tesla.
Economia Mundo

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”

19:30 21 Outubro, 2026 15:36 21 Outubro, 2026

Com uma fortuna avaliada em 921 mil milhões de dólares, Elon Musk acredita que a inteligência artificial e os robôs vão transformar a economia

Casal a gerir orçamento. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto

08:00 22 Outubro, 2026 12:18 21 Outubro, 2026

Contratos com revisão marcada para novembro deverão refletir a subida das Euribor. O impacto varia conforme o empréstimo

Algarve

Faro recebe conferência sobre resíduos e desafios da sustentabilidade no Algarve

08:23 22 Outubro, 2026 08:25 22 Outubro, 2026

Especialistas reúnem-se em Faro, a 13 de novembro, para debater a gestão de resíduos, a economia circular e soluções para os desafios ambientais

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Algarve, Cultura

Moncarapacho inaugura Casa do Colecionador com mais de 260 bengalas e obras de arte

07:45 22 Outubro, 2026 07:45 22 Outubro, 2026

Instalado numa antiga igreja do século XVIII, o novo museu de Moncarapacho reúne coleções de arte, esculturas e objetos de cinco décadas de colecionismo

Algarve, Cultura

Quarteto Concordis estreia-se em Olhão com música portuguesa de Carlos Paredes e José Afonso

07:00 22 Outubro, 2026 18:40 21 Outubro, 2026

A República 14, em Olhão, recebe dois concertos de música portuguesa pelo Quarteto Concordis, com obras de Carlos Paredes e José Afonso

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 15:41 20 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Algarve, Economia

Resort de Albufeira eleito o melhor de Portugal em regime tudo incluído nos World Travel Awards

08:35 20 Outubro, 2026 08:37 20 Outubro, 2026

Unidade hoteleira de Albufeira conquista distinção internacional nos World Travel Awards 2026, numa cerimónia realizada no Montenegro

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Sandes em papel de alumínio. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

O papel de alumínio tem um lado brilhante e outro baço: saiba qual deve ficar em contacto com a comida

10:20 19 Outubro, 2026 19:57 18 Outubro, 2026

A diferença entre as duas faces do papel de alumínio gera dúvidas na cozinha, mas a explicação está no processo de fabrico

Máquina de lavar loiça. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Os pratos saem secos da máquina da loiça mas os recipientes de plástico continuam molhados? Resposta está na velocidade da perda de calor

20:20 21 Outubro, 2026 14:06 21 Outubro, 2026

Plástico comporta-se de forma diferente do vidro durante a secagem na máquina da loiça, o que ajuda a explicar a água que fica à superfície.

Elon Musk à frente de um Tesla.
Economia, Mundo

Elon Musk, o homem mais rico do mundo, garante que o dinheiro vai deixar de ter importância: “Trabalhar será opcional”

19:30 21 Outubro, 2026 15:36 21 Outubro, 2026

Com uma fortuna avaliada em 921 mil milhões de dólares, Elon Musk acredita que a inteligência artificial e os robôs vão transformar a economia

Últimas Notícias

  • Faro recebe conferência sobre resíduos e desafios da sustentabilidade no Algarve
    Faro recebe conferência sobre resíduos e desafios da sustentabilidade no Algarve
  • Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto
    Prestação da casa deverá subir nos créditos a taxa variável revistos em novembro: veja o impacto
  • Moncarapacho inaugura Casa do Colecionador com mais de 260 bengalas e obras de arte
    Moncarapacho inaugura Casa do Colecionador com mais de 260 bengalas e obras de arte
  • Quarteto Concordis estreia-se em Olhão com música portuguesa de Carlos Paredes e José Afonso
    Quarteto Concordis estreia-se em Olhão com música portuguesa de Carlos Paredes e José Afonso
  • Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas
    Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

Opinião

  • Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende
    Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende
  • Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão
    Quando a Lei encontra uma Tenda | Por Luís Ganhão
  • Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação
    Portugal acumula 15 anos de atraso na construção de habitação

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal