Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Europe Direct Algarve

Depois das tampas: conheça as novas regras da UE que vão ‘transformar’ as garrafas de plástico

A União Europeia prepara novas regras que vão transformar as embalagens de bebidas e garrafas de plástico

19:10 11 Outubro, 2025 18:58 11 Outubro, 2025 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Após a integração das tampas que ficam presas às garrafas de plástico, obrigatórias na União Europeia (UE) desde 3 de julho de 2024 para todas as embalagens de bebidas até 3 litros, segue-se uma nova vaga de mudanças. O objetivo é claro: reduzir o impacto ambiental do plástico e aumentar as taxas de reciclagem em todos os Estados-Membros.

Limitar desperdícios

As novas regras fazem parte de uma estratégia europeia para promover a economia circular, reforçando as metas de utilização de materiais reciclados e impondo limites ao desperdício de plástico virgem. Trata-se de um esforço conjunto entre governos, fabricantes e consumidores para diminuir o volume de resíduos gerados e otimizar o reaproveitamento de recursos.

A novidade mais relevante é o reforço do conteúdo reciclado nas garrafas de bebidas. Desde 2025, as garrafas de PET passam a ter de integrar pelo menos 25% de plástico reciclado, em média, por Estado-Membro. A partir de 2030, esta meta será alargada a todas as garrafas de plástico, que terão de conter pelo menos 30% de material reciclado.

Esta medida complementa as regras já em vigor relativas ao design das embalagens, que incluem a obrigatoriedade de as tampas permanecerem presas às garrafas. Juntas, estas alterações representam um passo importante para reduzir o desperdício e facilitar a reciclagem integral das embalagens.

Mais fáceis de reciclar e com menos plástico virgem

Com o novo Regulamento (UE) 2025/40, publicado no Jornal Oficial da UE sobre embalagens e resíduos de embalagens (PPWR), as empresas passam a ter de demonstrar que utilizam o peso e o volume mínimos necessários para garantir a funcionalidade da embalagem, evitando o uso excessivo de plástico.

A norma exige ainda que seja limitado o chamado “espaço vazio” dentro das embalagens, algo comum em formatos de produtos com volume reduzido. O objetivo é incentivar o uso de soluções mais leves e eficientes, sempre que tecnicamente possível, sem comprometer a resistência ou a segurança dos recipientes.

Isto significa que, nos próximos anos, as garrafas de plástico serão mais finas, leves e adaptadas à reciclagem em larga escala. Menos material virgem será utilizado e, ao mesmo tempo, os fabricantes terão de garantir que os produtos continuam seguros para transporte e consumo.

Novidades nas tampas

As fabricantes estão igualmente a investir em novos mecanismos de fecho que cumpram a norma harmonizada europeia. Esta norma estabelece os requisitos técnicos e de ensaio que garantem que a tampa permanece presa à garrafa durante todo o uso, desde a abertura até ao momento da reciclagem.

Segundo as orientações publicadas em 2023, os testes devem provar que a tampa resiste a manipulações repetidas sem se soltar e que pode ser reciclada em conjunto com o corpo da garrafa. Com isto, pretende-se evitar que as tampas sejam descartadas separadamente, uma das causas mais comuns de lixo marinho nas praias europeias.

Esta inovação representa uma mudança significativa na forma como as empresas projetam as embalagens. Embora exija investimento em novos moldes e linhas de produção, o benefício ambiental é claro: menos resíduos, maior taxa de recolha e uma reciclagem mais eficiente.

E os “bioplásticos”?

Uma das questões mais debatidas tem sido a dos bioplásticos e materiais biodegradáveis. O novo regulamento esclarece que não existe obrigação de os utilizar nas garrafas de bebidas, e que estes materiais só devem ser aplicados em contextos onde tragam benefícios ambientais comprovados.

A política europeia distingue entre plásticos biobaseados, fabricados a partir de matérias-primas renováveis, e plásticos biodegradáveis, que se decompõem em certas condições específicas. No entanto, a Comissão Europeia sublinha que a prioridade é garantir a reciclabilidade, especialmente no caso do PET transparente, que já possui um circuito de reciclagem consolidado e eficaz em vários países.

Assim, o foco não está em substituir o plástico por bioplásticos, mas sim em aumentar o uso de material reciclado, melhorar a recolha e reforçar a qualidade do processo de reciclagem em toda a cadeia produtiva.

Porquê as tampas presas?

As tampas soltas são, há anos, um dos resíduos plásticos mais encontrados nas praias europeias. Pequenas e leves, têm uma grande probabilidade de se dispersar na natureza e acabar no oceano. Com as novas regras, as tampas presas à garrafa passam a ter maior probabilidade de serem recolhidas e recicladas em conjunto com a embalagem, reduzindo significativamente a poluição.

Esta medida faz parte de um conjunto mais vasto de políticas ambientais da UE, que incluem metas de recolha seletiva e de reutilização de embalagens. O objetivo é claro: garantir que, até 2030, todos os plásticos usados em produtos de consumo possam ser reaproveitados, reciclados ou compostos de forma segura.

Um futuro com menos plástico e mais circularidade

Com estas mudanças, a UE reforça o seu papel como líder global na transição ecológica. Ao mesmo tempo, desafia os fabricantes a inovar e a repensar os seus processos de produção, com embalagens mais sustentáveis e materiais mais fáceis de reciclar.

Para os consumidores, a diferença será visível: garrafas mais leves, tampas presas e rótulos mais claros sobre o conteúdo reciclado. Pequenas alterações que, no conjunto, terão um grande impacto na redução do plástico no ambiente e na criação de um sistema de economia circular mais eficiente.

Leia também: Britânicos lançam aviso sobre quem vai viajar para Portugal (e não só): novas regras entram em vigor já em outubro

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Algarve Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Desporto, Nacional

Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

08:30 3 Julho, 2026 08:33 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Após vencer a Croácia por 2-1, Portugal assinalou no relvado um ano desde a morte de Diogo Jota e do irmão André Silva

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto, Mundo

Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026

09:26 3 Julho, 2026 09:37 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos marcou nos descontos e deu a vitória a Portugal frente à Croácia no Mundial 2026. Avançado olhanense decidiu o jogo

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 09:43 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Algarve, Cultura

Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias

10:25 3 Julho, 2026 10:26 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre entre 24 e 26 de julho, na Alcaidaria do Castelo, com seis espetáculos distribuídos por três dias

Algarve, Cultura

Afro Nation arranca em Portimão com Wizkid, Burna Boy e Tyla em destaque

07:39 3 Julho, 2026 07:41 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Festival decorre até domingo na Praia da Rocha, em Portimão, com Wizkid, Burna Boy e Tyla entre os principais destaques

Europe Direct Algarve

Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE

08:52 3 Julho, 2026 08:53 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Consulta pública decorre até 11 de agosto e vai apoiar a elaboração do 10.º Relatório sobre a Coesão da União Europeia

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Edifício da Segurança Social.
Economia, Nacional

Segurança Social não ‘perdoa’ fraudes e acaba de suspender 182 reformas por invalidez

12:12 2 Julho, 2026 12:00 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após uma auditoria interna ligada a um alegado esquema fraudulento em Benavente, a Segurança Social suspendeu 182 pensões por invalidez

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Últimas Notícias

  • Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
    Loulé Jazz celebra 30.ª edição com seis concertos em três dias
  • Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
    Cúpula de calor em Portugal: Temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos
  • Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
    Golo do olhanense Gonçalo Ramos nos descontos elimina a Croácia e coloca Portugal nos oitavos do Mundial 2026
  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota
    Cristiano Ronaldo veste camisola ‘21’ em homenagem a Diogo Jota

Opinião

  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
  • O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire
    O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
    Cidadãos e autarquias convidados a participar na política de coesão da UE
  • Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
    Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal