Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Vista a partir da janela de um avião. Crédito: Freepik
Vista a partir da janela de um avião. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão nem no porão: União Europeia proíbe objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião

Por razões de segurança, a Agência Aérea da UE (EASA) proibiu este objeto muito usado por todos de viajar na bagagem despachada para o porão

09:20 21 Julho, 2025 22:16 29 Setembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Viajar de avião implica cumprir regras de segurança específicas, sobretudo no que toca aos objetos que podem ou não ser transportados. Uma das proibições mais importantes tem a ver com as baterias de lítio, incluindo os populares power banks, que estão agora formalmente interditos na bagagem de porão. Segundo o Washington Post, esta medida aplica-se a voos em toda a União Europeia (UE) e já está a ser reforçada também noutros continentes.

Nem tudo o que vai no porão é seguro

Muitos passageiros confundem as restrições aplicadas à bagagem de mão com as da bagagem de porão. É o caso dos líquidos, por exemplo: frascos com mais de 100 ml não podem seguir na cabine, mas são aceites no porão. Essa lógica, no entanto, não se aplica a todos os itens.

Na dúvida, muitos viajantes optam por despachar determinados objetos nas malas, pensando que assim cumprem as normas. Mas, no caso das baterias de lítio, essa opção é precisamente a mais perigosa.

Power banks proibidos no porão

Segundo a Agência da União Europeia para a Segurança Aérea (EASA), citada pela mesma fonte, as baterias de lítio, incluindo carregadores portáteis, devem ser sempre transportadas na bagagem de mão, nunca nas malas despachadas.

As regras obrigam ainda ao acondicionamento adequado para evitar curto-circuitos, sendo proibido o uso a bordo na maioria das companhias aéreas. Cada passageiro só pode transportar duas baterias extra, e estão definidas potências máximas permitidas.

Regras apertadas em vários continentes

Nos Estados Unidos, a Administração de Segurança no Transporte (TSA) impõe normas semelhantes: os power banks com baterias de iões de lítio estão proibidos nas malas despachadas, devendo ser levados na cabine.

Já em países asiáticos, as regras são ainda mais exigentes. Nas Filipinas, por exemplo, dispositivos com mais de 160 watts-hora não podem ser transportados, nem sequer na bagagem de mão. Na Coreia do Sul, depois de um incêndio num voo da Air Busan, as medidas tornaram-se ainda mais rigorosas.

Risco elevado associado às baterias

De acordo com especialistas em segurança aérea, citados pela mesma fonte, as baterias de lítio possuem elevada densidade energética, o que as torna eficazes, mas também instáveis. Se sofrerem danos ou forem expostas a calor excessivo, podem gerar faíscas ou até incêndios.

Um fogo no porão de um avião representa um risco crítico, já que está fora do alcance direto da tripulação e pode ser difícil de controlar em pleno voo.

Transporte obrigatório na bagagem de mão

Por estes motivos, praticamente todas as companhias europeias, asiáticas e norte-americanas exigem que estes dispositivos sejam transportados na bagagem de mão. O power bank deve estar desligado, fora de uso durante o voo e, sempre que possível, com os terminais protegidos.

Alguns fabricantes recomendam inclusivamente o transporte do dispositivo na embalagem original, como forma de evitar qualquer contacto acidental com outros objetos metálicos.

Ignorar esta regra pode travar a viagem

Antes de embarcar, é fundamental verificar as regras da companhia aérea relativamente a dispositivos eletrónicos e baterias. Um simples carregador portátil pode resultar na retenção da bagagem ou até impedir o embarque. Na dúvida, o mais sensato é consultar o site oficial da transportadora ou as normas do aeroporto de partida, já que algumas companhias aplicam critérios ainda mais restritivos em rotas específicas, refere ainda o Washington Post.

Ainda a respeito desta matéria, novas regras em vigor desde março de 2025 obrigam passageiros de companhias como a EVA Air, Tigerair ou Air Busan a manter os power banks visíveis e fora da mochila durante todo o voo, mesmo quando desligados.

A EASA reafirmou em junho de 2025 que todos os power banks com mais de 160 Wh estão proibidos em aviões comerciais, mesmo na cabine, sendo classificados como carga perigosa. Já os modelos entre 101 e 160 Wh só podem ser levados com autorização da companhia e em número limitado.

Leia também: Milhares ficarão sem luz: espanhóis já sabem quando vão ficar ‘às escuras’ e Portugal também será afetado

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve Cultura Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Algarve

Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia

15:20 26 Julho, 2026 08:35 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, um homem de 64 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas de provocar um incêndio florestal e ameaçar militares da GNR

Algarve Nacional Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Ciência Opinião Saúde Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Opinião Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Juiz no tribunal.
Nacional

Trabalhador de 33 anos despedido após meter baixa na sequência de um enfarte

08:20 26 Julho, 2026 07:55 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Baixa médica após enfarte termina com despedimento e trabalhador de 33 anos pondera avançar para a Justiça

Algarve, Cultura, Edição Papel

Silves vai reviver Xilb na 21.ª Feira Medieval

11:00 26 Julho, 2026 08:24 23 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Entre cortejos, torneios, artesãos e banquetes, a antiga Xilb regressa às ruas de Silves para evocar o esplendor islâmico da cidade

Bombeiros a combater incêndio. Crédito: Lusa
Algarve

Homem que ateou incêndio em Lagos vai para a cadeia

15:20 26 Julho, 2026 08:35 26 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Em Lagos, um homem de 64 anos ficou em prisão preventiva por suspeitas de provocar um incêndio florestal e ameaçar militares da GNR

Algarve, Nacional, Saúde

Loulé e Faro entre municípios afetados pela “retirada de 100 ambulâncias” do INEM

13:17 26 Julho, 2026 13:17 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Trabalhadores alertam que menos ambulâncias podem atrasar o socorro, pressionar bombeiros e Cruz Vermelha e elevar o risco em Loulé e Faro

Vida & Lazer

Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

16:30 26 Julho, 2026 16:12 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A receção à entrada do avião funciona também como uma avaliação rápida dos passageiros antes da descolagem

Tempo

Calor aperta já amanhã e IPMA coloca quase todo o país sob aviso: estes são os dias mais críticos

16:20 26 Julho, 2026 16:01 26 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA coloca 17 distritos sob aviso amarelo devido ao calor intenso. Os termómetros podem atingir os 40 graus e as noites também serão quentes

Avião da TAP. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão

18:10 26 Julho, 2026 07:26 25 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Mário Chaves vai deixar a administração da TAP no final de agosto para integrar a companhia aérea estatal do Azerbaijão

Ciência, Opinião, Saúde, Tech

O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire

15:30 26 Julho, 2026 15:29 26 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

"Ao enterrá-la, teremos de garantir que não sepultamos também a humildade, a renovação, a memória e o sentido da vida"

Consulta com médico.
Gastronomia, Saúde

Médico revela o alimento que deve limitar para reduzir o risco de cancro do cólon

10:00 26 Julho, 2026 10:28 23 Julho, 2026 | João Luís

Segundo um médico, a alimentação pode ter impacto na saúde do intestino e há um grupo de alimentos que merece especial atenção

Maria Jesus Viana. Crédito: Lagoa Informa
Algarve

Tem 90 anos, faz aqua yoga, conduz e marca viagens pela Internet: conheça a história da algarvia Maria Jesus que vive em Lagoa

12:00 25 Julho, 2026 11:52 25 Julho, 2026 | João Luís

Maria Jesus Viana nasceu em Aljezur, vive no Parchal e mantém uma rotina independente, entre aulas, arte, viagens e atividade física

Avião estacionado no aeroporto.
Economia, Nacional

Novo aeroporto de Lisboa terá duas pistas, 64 portas de embarque e terminal com 500 mil m²: veja as imagens

08:00 25 Julho, 2026 15:21 24 Julho, 2026 | João Luís

ANA divulgou novas imagens do futuro Aeroporto Luís de Camões, num projeto pensado para receber milhões de passageiros nas próximas décadas

Barata dentro de casa. Crédito: Freepik AI
Animais, Saúde

Nunca pise uma barata: especialistas explicam o risco que pode estar a espalhar em casa

19:20 25 Julho, 2026 14:22 23 Julho, 2026 | João Luís

A reação mais comum perante uma barata pode parecer eficaz, mas há cuidados a ter para evitar contaminar superfícies dentro da habitação

Opinião, Saúde

Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes

07:30 26 Julho, 2026 19:56 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Nunca tivemos tão boas armas para combater as hepatites virais e, paradoxalmente, nunca estivemos tão conscientes da distância que nos separa da sua eliminação"

Calor extremo. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí uma subida forte das temperaturas: calor regressa em força neste dia e estas serão as regiões mais quentes

06:00 26 Julho, 2026 11:12 25 Julho, 2026 | João Luís

A próxima semana deverá começar com uma subida acentuada das temperaturas, com várias zonas do país a aproximarem-se dos 40 ºC

Queijo supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Tem pressão arterial elevada? Nutricionista destaca este queijo que pode ser uma escolha mais equilibrada

21:00 25 Julho, 2026 16:07 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trocar queijos com muito sal por esta opção pode ajudar a controlar a pressão arterial, desde que o consumo seja moderado

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Costuma usar descrições no MB WAY? Certas ‘brincadeiras’ podem causar problemas com o banco

17:00 25 Julho, 2026 14:31 24 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Expressões relacionadas com crimes, armas ou drogas podem levar uma operação MB WAY a ser analisada pelo banco

Últimas Notícias

  • Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
    Alemães rendidos a este recanto do Algarve que fica no Sotavento e parece as Maldivas
  • INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
    INEM nega retirada de 100 ambulâncias e garante capacidade de resposta
  • Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
    Adeus TAP: diretor de operações deixa a empresa para integrar companhia aérea do Azerbaijão
  • Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
    Oitenta figurantes recriam tradição da sardinha no coração de Portimão sob a direção do ator Vítor Correia
  • Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia
    Hospedeiros recebem-no à entrada do avião por este motivo e não é apenas simpatia

Opinião

  • O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
    O enterro da Morte | Editorial de Henrique Dias Freire
  • Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
    Hepatites virais: no caminho tortuoso para a erradicação | Por Joana Nunes
  • A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos
    A saúde pela hora da morte | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
    Fim ao desperdício: destruir roupa não vendida já está proibido na União Europeia
  • Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
    Novas notas de euro já têm propostas finalistas: europeus podem votar até setembro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento