Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Cultura, Europe Direct Algarve

Feira de Arte reúne artistas portugueses e espanhóis na Eurocidade do Guadiana

Evento reúne obras de artistas portugueses e espanhóis, promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países

12:44 31 Janeiro, 2025 12:48 31 Janeiro, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Eurocidade do Guadiana será palco da Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea, entre 6 e 9 de fevereiro. Este evento reúne artistas portugueses e espanhóis, promovendo um intercâmbio cultural entre os dois países. Além da feira, serão realizadas duas exposições paralelas em Vila Real de Santo António e Ayamonte, com obras de artistas consagrados como Pablo Picasso, José Caballero, Agatha Ruiz de la Prada e Ceesepe, bem como de reconhecidos fotógrafos espanhóis da virada do século.

A iniciativa, organizada pela Fundação Olontia, contará não apenas com exposições, mas também com concertos, conferências, recitais de poesia, apresentações de livros e visitas culturais, tornando-se um ponto de encontro para apreciadores de arte e cultura contemporânea.

Durante os quatro dias do evento, catorze artistas contemporâneos exibirão as suas obras na Casa do Sal, em Castro Marim. Do lado português, estarão presentes João Pedro Viegas, Julia Labrador, Lindsey Greshan, Filipe de Palma, Filipe Farinha, Pedro Noel da Luz e Pedro Alves da Veiga. Representando Espanha, participam Juan Galán, Noelia Melara, Pedro Rodríguez, Juana Martín, Manuel González Flores, Pilar Lozano Iglesias e Ángel García Roldán. Os trabalhos apresentados incluem pintura, fotografia e videoarte, demonstrando a diversidade e inovação artística da feira.

Entre as exposições paralelas, destaca-se “Passeio pelo Amor e a Morte”, patente no Arquivo Histórico de Vila Real de Santo António. Esta mostra é resultado da colaboração entre o artista multidisciplinar Pablo Sycet, presidente da Fundação Olontia, e o escritor Juan Cobos Wilkins. A exposição reúne obras de nomes ilustres, como Pablo Picasso, José Caballero, Elmyr d’Hory, Lita Mora, Alejandro Gorafe, Quico Rivas, Carlos Alcolea, Ciro Marra, Ceesepe, Miluca Sanz, Rafael Agredano, Agatha Ruiz de la Prada e José Guadalupe Posada.

Já na Casa Grande, em Ayamonte, estará patente a exposição “Rostos e Máscaras”, um percurso visual sobre a transformação da identidade na sociedade espanhola desde os anos 70 até à atualidade. Através das lentes de fotógrafos como César Lucas e Nacho Canut, a mostra apresenta imagens marcantes que refletem a evolução dos costumes e a expressão individual num contexto sociopolítico em mudança.

A exposição documenta momentos-chave da história recente de Espanha, desde a primeira manifestação pelos direitos LGBTQIA+ em 1977 até à consagração de Madrid como Capital Mundial do Orgulho Gay em 2017, celebrando a diversidade e a luta pela liberdade.

A Feira Transfronteiriça de Arte Contemporânea afirma-se assim como um evento de referência na promoção da arte e cultura na região do Guadiana, reforçando os laços entre Portugal e Espanha através da criatividade e expressão artística.

Leia também: Os peixes mais saudáveis vendidos em Portugal: quais consumir e como evitar o risco do mercúrio

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Algarve Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 12:10 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Algarve Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 07:04 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Algarve, Desporto

Mundial da Juventude de Vela junta 424 atletas em Vilamoura

11:31 3 Julho, 2026 11:44 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Marina de Vilamoura prepara-se para receber centenas de jovens velejadores numa competição internacional de referência

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Dia de calor. Crédito: Foto AI
Tempo

Cúpula de calor em Portugal: temperaturas acima dos 40 ºC podem persistir vários dias nestes seis distritos

09:43 3 Julho, 2026 12:10 3 Julho, 2026 | João Luís

Seis distritos poderão enfrentar vários dias seguidos com temperaturas iguais ou superiores a 40 ºC. Saiba onde se sofre mais com o calor

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Economia, Opinião

PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

09:53 3 Julho, 2026 10:05 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A Federação e a PlayStation acreditam que terão mais poder ao controlar melhor a sua marca e os seus produtos. Mas esse poder pode revelar-se ilusório"

Algarve, Cultura

Faro Tributo Fest leva três dias de rock ao Parque de Lazer das Figuras

09:10 2 Julho, 2026 07:04 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

AC/DC, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Ramones e Creed vão ser recordados em três dias de música, dança e animação em Faro

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Turista deixa pó de comichão na espreguiçadeira. Crédito: Foto AI
Europa, Vida & Lazer

Turista não conseguiu espreguiçadeira e vingou-se das toalhas que guardavam lugares com pó de comichão

19:30 1 Julho, 2026 18:44 1 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um turista britânico ficou irritado com hóspedes que reservavam espreguiçadeiras com toalhas em Maiorca e decidiu vingar-se de forma polémica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Últimas Notícias

  • Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
    Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
  • Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
    Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
  • Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa
    Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa
  • Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’
    Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’
  • “Todos os dias ouvimos alguém dizer que se vai embora”: mais de 162.000 imigrantes abandonam a Segurança Social num ano
    “Todos os dias ouvimos alguém dizer que se vai embora”: mais de 162.000 imigrantes abandonam a Segurança Social num ano

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal