Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia

Vão desaparecer como as conhecemos: Mercadona explica a mudança que está a chegar às peixarias das suas lojas em Espanha

Peixe limpo, preparado e embalado em tabuleiros é a nova aposta da cadeia espanhola Mercadona para transformar a compra nas lojas em Espanha

15:30 17 Abril, 2026 13:29 19 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Mercadona está a avançar com uma mudança profunda nas suas peixarias em Espanha, substituindo gradualmente o modelo tradicional de balcão por um sistema assente em peixe limpo, preparado e pronto a levar, numa aposta que a cadeia justifica com a necessidade de ganhar eficiência e reduzir o tempo até o produto chegar ao cliente.

De acordo com o jornal espanhol AS, a transformação insere-se na remodelação das lojas da empresa, no âmbito do chamado modelo T9, que a Mercadona está a implementar para tornar os supermercados mais ajustados à procura e ao funcionamento interno. Entre as novidades, uma das mais visíveis é precisamente a renovação total da secção de peixaria.

Na prática, o peixe deixa de estar centrado no balcão tradicional e passa a surgir em tabuleiros refrigerados, já limpo e preparado, num formato semelhante ao que já acontece noutras áreas da loja, como a charcutaria ou o talho. A lógica, segundo a empresa, é simplificar o processo de compra e tornar o serviço mais rápido.

Menos tempo entre a captura e a loja

A explicação dada pela cadeia passa sobretudo pela rapidez. A Mercadona diz querer reduzir ao máximo o tempo que decorre desde que o peixe sai da água até chegar ao consumidor, procurando assim reforçar a frescura e a qualidade do produto.

Além disso, a empresa sustenta que este novo sistema permite melhores acabamentos no peixe vendido e evita tempos de espera na loja, oferecendo uma experiência de compra mais ágil para o cliente. A mudança responde também a hábitos de consumo mais orientados para soluções prontas a cozinhar ou a consumir.

Outro argumento usado pela Mercadona é a durabilidade. De acordo com a informação avançada, o peixe embalado em tabuleiros poderá ser consumido até seis dias depois da compra, uma diferença relevante face ao produto vendido ao balcão nas condições habituais.

Fornecedores locais mantêm-se

Apesar da alteração no formato de venda, a empresa garante que continuará a trabalhar com os seus fornecedores locais habituais. A promessa é manter uma oferta variada de peixe limpo e pronto a levar, com vários cortes e apresentações.

A cadeia recomenda ainda que estes produtos sejam congelados em sacos próprios, quando necessário, e consumidos num prazo inferior a um mês. Depois de descongelados, devem ser cozinhados a mais de 70 graus durante pelo menos dois minutos.

Uma mudança que altera a experiência em loja

Segundo a mesma fonte, esta aposta mostra que a Mercadona quer aproximar a secção de peixaria de um modelo mais padronizado, rápido e previsível, alinhado com a lógica de conveniência que tem vindo a ganhar peso na distribuição alimentar. O cliente encontra o produto pronto, evita filas e leva para casa uma solução mais imediata.

Ao mesmo tempo, a mudança poderá marcar o fim gradual de uma imagem clássica dos supermercados, com o peixe vendido ao balcão e preparado na hora. Em seu lugar, ganha espaço um modelo mais industrializado, mas pensado para responder a consumidores que valorizam rapidez, praticidade e menor tempo de espera.

Nota: a mudança referida neste artigo diz respeito, para já, apenas a lojas da Mercadona em Espanha. Não existe indicação de que este modelo vá ser aplicado em Portugal no imediato.

  • (Artigo atualizado a 17 de abril às 17:20)

Leia também: Cadeia espanhola Mercadona vai abrir loja em Portimão e está a contratar

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Desporto Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Algarve Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Algarve Cultura Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve Desporto

Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira

08:48 13 Julho, 2026 08:50 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inscrições para a 35.ª Corrida Mar Azul estão abertas até 29 de julho. A prova realiza-se a 2 de agosto, em Tavira

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Pode contar com chuva e nevoeiro: veja a previsão do tempo para o arranque da semana

23:00 12 Julho, 2026 22:38 12 Julho, 2026 | João Luís

IPMA prevê chuva fraca, neblina ou nevoeiro matinal para segunda-feira, com abertas ao longo do dia em várias regiões do país

Opinião Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve Cultura Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Criança com as mãos na cara. Crédito: Freepik
Nacional

Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros

16:30 12 Julho, 2026 15:38 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma criança de quatro anos sofreu queimaduras na barriga enquanto estava em casa do pai, bombeiro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Desporto, Nacional

Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande

08:00 13 Julho, 2026 07:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Canoísta português fechou a participação no Canadá com nova vitória e chegou ao 31.º ouro em Taças do Mundo

Algarve, Cultura

Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

07:00 13 Julho, 2026 06:54 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui mais de 200 espetáculos e momentos de animação, com mais de uma centena de figurantes

Algarve, Cultura, Opinião

Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes

08:15 13 Julho, 2026 08:12 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"O Algarve, com uma Universidade, ainda não mereceu a atenção dos nossos governantes. E a beneficiária de tal depósito poderia ser a Biblioteca da Universidade do Algarve ou construir-se uma Biblioteca Central do Algarve"

Bombeiros chegam a local de acidente. Crédito: Foto AI
Nacional

Sobrevivente do acidente mortal na A4 relata últimos momentos de uma das vítimas: “Deu-lhe um beijo e ela morreu”

22:28 12 Julho, 2026 22:20 12 Julho, 2026 | João Luís

Jovem sobrevivente do acidente contou a amigos que não se recorda do impacto e descreveu os momentos após o despiste que matou duas jovens

Algarve, Desporto

Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira

08:48 13 Julho, 2026 08:50 13 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Inscrições para a 35.ª Corrida Mar Azul estão abertas até 29 de julho. A prova realiza-se a 2 de agosto, em Tavira

Mulher a transferir dinheiro através do telemóvel.
Economia, Tech

Transferiu dinheiro por engano no MB WAY? Saiba como reaver qualquer quantia

15:40 12 Julho, 2026 15:27 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um simples algarismo errado pode fazer com que uma transferência MB WAY chegue a um desconhecido

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Temperaturas elevadas. Crédito: Lusa
Tempo

Adeus chuva: calor regressa em força a partir desta data e os termómetros vão chegar aos 35 ºC nestas regiões

17:40 12 Julho, 2026 15:42 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva perde força durante os próximos dias e ficará praticamente limitada ao litoral Norte e Centro

Dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Pode contar com chuva e nevoeiro: veja a previsão do tempo para o arranque da semana

23:00 12 Julho, 2026 22:38 12 Julho, 2026 | João Luís

IPMA prevê chuva fraca, neblina ou nevoeiro matinal para segunda-feira, com abertas ao longo do dia em várias regiões do país

Opinião, Saúde

Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva

07:30 12 Julho, 2026 08:16 9 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Neste verão, vale a pena lembrar que um mergulho dura apenas um instante, mas as suas consequências podem acompanhar-nos para toda a vida"

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

23:36 7 Julho, 2026 23:45 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Algarve, Cultura, Edição Papel

“Quero que as pessoas tenham orgulho na terra onde vivem”, diz Jorge Pereira da Freguesia de Moncarapacho

10:00 12 Julho, 2026 11:45 12 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Comemorações dos 555 anos de Moncarapacho uniram cultura, música, história e comunidade, abrindo caminho a uma nova visão para a freguesia

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A OPERATIVO/A – OPERAÇÃO (M/F)

23:32 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Águas do Algarve, SA., pretende recrutar Técnico/a Operativo/a – Operação (M/F)

Criança com as mãos na cara. Crédito: Freepik
Nacional

Bombeiro queimou filha de 4 anos com este objeto e acabou condenado a pagar 210 euros

16:30 12 Julho, 2026 15:38 12 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma criança de quatro anos sofreu queimaduras na barriga enquanto estava em casa do pai, bombeiro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, SA., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

23:27 7 Julho, 2026 23:46 7 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A DE OPERAÇÃO (M/F)

Últimas Notícias

  • Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira
    Corrida Mar Azul volta a juntar desporto e mar no verão de Tavira
  • Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande
    Fernando Pimenta imparável: novo ouro fecha Taça do Mundo em grande
  • Moção de José Nascimento coloca regionalização em debate no PS Algarve
    Moção de José Nascimento coloca regionalização em debate no PS Algarve
  • Portimão celebra novo pódio internacional de Pedro Palma
    Portimão celebra novo pódio internacional de Pedro Palma
  • Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica
    Salir no Tempo evoca época romana com três dias de recriação histórica

Opinião

  • Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
    Bibliotecas e depósito obrigatório | Por Carlos Lopes
  • Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
    Mergulhos mal calculados: um segundo que pode mudar uma vida | Por Miguel Relvas Silva
  • Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas
    Alterações climáticas: guerra declarada à ciência | Por Miguel Freitas

Europe Direct Algarve

  • Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
    Cruz Vermelha da Fuseta/Moncarapacho reforça resposta social perante os desafios de um Algarve em mudança
  • Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
    Comissário Carlos Coelho desafia Algarve a refletir sobre 40 anos de integração europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal