Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Europa, Gastronomia, Saúde

Mercúrio no atum: especialistas esclarecem quantas latas de conserva por semana pode consumir sem risco

Sete cidades francesas proibiram atum nas cantinas escolares e reacenderam a dúvida: afinal, quanto mercúrio há nas latas, e quem deve limitar o consumo?

18:20 2 Setembro, 2025 14:37 3 Setembro, 2025 | Rubén Gonçalves
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A decisão partiu de sete cidades francesas, entre elas Paris e Lyon: o atum fica proibido nas cantinas escolares. A medida reacendeu a discussão sobre os limites de mercúrio no peixe e levantou dúvidas entre consumidores fora de França, incluindo Portugal.

As autarquias justificam o veto com o argumento de que “a regulamentação europeia não é suficientemente protetora para a saúde, sobretudo para a saúde das crianças”. E deixam uma condição para voltar atrás: não vão rever o veto enquanto a concentração máxima autorizada de mercúrio não for reduzida para 0,3 miligrama por quilo, alinhando com o nível de outros peixes.

Do lado da indústria, a resposta foi imediata. A Federação das Indústrias de Alimentos em Conserva sublinhou que “as empresas cumprem a regulamentação em vigor e nenhum produto no mercado ultrapassa o limite regulamentar de um miligrama por quilo”.

O que está em causa

A polémica atravessou fronteiras e trouxe uma dúvida prática: faz sentido limitar o consumo de atum em conserva por causa do mercúrio? Nas redes e nos media, multiplicaram-se leituras diferentes sobre o risco real para a população em geral.

Num artigo de esclarecimento, o tecnólogo alimentar Miguel Ángel Lurueña, citado pelo portal espanhol Huffpost, recorda que a EFSA (Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos) foi clara: “o benefício de comer peixe, pelos nutrientes que aporta, supera os possíveis riscos associados à presença de mercúrio”.

Ainda assim, existem recomendações específicas (em linha com a AESAN, a congénere espanhola) para crianças pequenas e mulheres grávidas, que possam engravidar ou a amamentar.

Espécies a evitar nos grupos vulneráveis

Para estes grupos, aconselha-se evitar as espécies que mais acumulam mercúrio: tubarão (cação, marrajo, pintarroxa, mielga, tintureira), espadarte (peixe-espada-xadrez), lúcio e atum rabilho.

Há ainda orientação para menores entre os 10 e os 14 anos: devem limitar o consumo destas quatro espécies a 120 gramas por mês. Não se trata de banir peixe, mas de selecionar espécies e quantidades.

Atum em lata: o que realmente compramos

Importa distinguir: as recomendações acima referem-se exclusivamente ao atum rabilho (atum vermelho), que não é o que normalmente consumimos em conserva. Nas latas, usa-se sobretudo atum claro ou bonito-do-norte, espécies mais pequenas e que, por isso, acumulam menos mercúrio ao longo da cadeia alimentar.

Para um adulto saudável, o próprio especialista sintetiza o risco de forma prática: “uma pessoa adulta teria de comer sete latas de atum por semana para ultrapassar a quantidade de mercúrio considerada segura”.

Como consumir com segurança

Para a maioria dos consumidores, a regra é variedade. Vale a pena alternar atum com sardinha, cavala, carapau ou salmão, mantendo a ingestão de ómega-3 sem depender sempre da mesma espécie.

Ler os rótulos ajuda: verifique a espécie, a zona de pesca e prefira marcas que informam estes dados. E respeite as porções habituais (por exemplo, 1 lata padrão de 120–160 g) e a frequência semanal.

O que muda com a decisão francesa

O veto agora anunciado aplica-se às cantinas escolares das cidades envolvidas. Não altera a venda de atum em conserva no comércio em geral, nem em outros países, mas pressiona o debate regulatório sobre o limite máximo de mercúrio no atum.

Enquanto isso, a indústria lembra que cumpre os limites europeus atuais (1 mg/kg) e que os controlos oficiais não detetam produtos acima do limiar legal. As câmaras municipais, por seu lado, mantêm a posição de reduzir o teto para 0,3 mg/kg antes de qualquer recuo.

O que fica para o prato das famílias

Em síntese, e segundo o Huffpost: crianças e grávidas devem evitar as espécies de maior bioacumulação, jovens entre 10–14 anos devem limitar essas espécies a 120 g/mês, e adultos saudáveis podem manter consumo regular e variado, sem chegar a quantidades exageradas.

O peixe continua a ser um alimento-chave numa dieta equilibrada. A decisão francesa reabre o debate sobre limites regulatórios, mas as orientações europeias mantêm-se no balanço risco–benefício, e, para a maioria, esse balanço favorece o consumo de peixe de forma informada e diversificada.

Esta informação é essencial também num país como Portugal, onde o consumo de peixe é elevado e faz parte da identidade cultural e gastronómica.

Leia também: Vai viajar com a Ryanair? Prepare-se para esta regra em novembro que pode impedi-lo de embarcar

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Algarve Cultura Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pede “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 13:20 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve Economia

Quiosque São Luís em Faro quer evitar encerramento e garantir postos de trabalho

18:40 13 Agosto, 2026 18:52 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gerente do Quiosque S. Luís mostra-se confiante numa solução que permita manter o espaço, preservar a sua identidade e proteger os empregos

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto Economia Nacional

PSP alerta para nova burla que já roubou mais de 200 mil euros: principais alvos são condutores idosos e explica como se pode proteger

18:30 13 Agosto, 2026 18:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Uma nova variante da chamada burla do falso acidente está a preocupar as autoridades. No último mês, a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou mais de 50 ocorrências e prejuízos superiores a 200 mil euros, com especial incidência na zona de Lisboa. As vítimas...

Reformados com ar feliz. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições podem ter direito a novo bónus nas pensões este ano

13:00 13 Agosto, 2026 12:52 13 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

O bónus nas pensões pode regressar em 2026, depois dos pagamentos feitos nos últimos dois anos, mas ainda faltam confirmações do Governo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Portimão FoodTruck volta com quatro dias de comida de rua e concertos

11:50 13 Agosto, 2026 11:54 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gastronomia, música ao vivo e sessões de DJ regressam à Zona Ribeirinha de Portimão durante quatro dias no final de agosto

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva e trovoada regressam a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 13 Agosto, 2026 12:49 12 Agosto, 2026 | João Luís

A chuva e a trovoada podem voltar a marcar o estado do tempo em parte de Portugal já durante esta semana neste dia

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Neste café as embalagens Volta nunca vão parar à máquina: é isto que o dono faz às garrafas e latas para ‘renderem’ mais

07:50 12 Agosto, 2026 07:35 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Num café junto à Casa da Música, as embalagens com depósito Volta são entregues a um cliente habitual com poucas posses

Praia Verde, Algarve.
Algarve

“Prefiro mil vezes a natureza selvagem de Cabanas”: banhista regressa a esta praia no Algarve após 10 anos e mostra-se desapontado com as mudanças

14:30 13 Agosto, 2026 10:35 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Regresso a uma famosa praia do Sotavento algarvio, depois uma década de pausa, deixou um banhista desapontado com as mudanças no areal

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e trovoadas a caminho de Portugal a partir deste dia e vão afetar estas regiões

16:00 13 Agosto, 2026 16:34 13 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Fim-de-semana em Portugal continental vai trazer agravamento do estado do tempo com chuva localmente forte e trovoadas com risco de incêndio

Montra de gelados.
Algarve

“Bastou olhar para a montra”: turista desilude-se com gelado no Algarve e diz que estes sinais garantem qualidade antes de comprar

15:40 12 Agosto, 2026 15:23 12 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Ida a uma gelataria no Algarve levou um cliente a identificar alguns sinais que podem ajudar a distinguir um bom de um mau gelado

Carteira com dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pede “corte definitivo”

18:20 13 Agosto, 2026 13:20 13 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Atual ministro da Educação, Fernando Alexandre, defendeu, em 2011, o corte definitivo do 14.º mês para algumas reformas

Europe Direct Algarve

Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

18:03 13 Agosto, 2026 18:06 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A União Europeia passa a exigir novas medidas de circularidade na indústria automóvel, desde a conceção dos veículos até à reciclagem

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 00:59 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Ambulância do INEM. Crédito: Lusa
Algarve, Saúde

Ambulância que socorreu Marcelo no Algarve pode deixar de transportar doentes

14:40 13 Agosto, 2026 14:27 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

O STEPH volta a criticar as mudanças no INEM e alerta para os efeitos da redução de ambulâncias com capacidade de transporte no Algarve

Idoso pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Homem reformado descontou durante mais de 45 anos mas cortaram-lhe 24% da pensão: “Entreguei toda a minha vida ao trabalho”

12:00 13 Agosto, 2026 10:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Depois de mais de quatro décadas a contribuir para a Segurança Social, o reformado espanhol viu a sua pensão reduzida de forma permanente

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Adorei a minha profissão”: Joel reformou-se aos 61 anos após 30 de serviço com pensão de 2.454€ e sentimento de missão cumprida

12:00 11 Agosto, 2026 01:24 11 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Antigo professor francês reformou-se antecipadamente aos 61 anos e diz que a sua pensão lhe permite viver com dignidade e fazer aquilo que o faz feliz

Homem a segurar bilhete de estacionamento. Crédito: The Mirror | DR
Europa

Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€

20:20 10 Agosto, 2026 19:15 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Batalha judicial no Reino Unido acabou com condutor de 76 anos a receber indemnização por já ter pagado o bilhete de estacionamento que foi acusado de não pagar

Algarve, Economia

Quiosque São Luís em Faro quer evitar encerramento e garantir postos de trabalho

18:40 13 Agosto, 2026 18:52 13 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Gerente do Quiosque S. Luís mostra-se confiante numa solução que permita manter o espaço, preservar a sua identidade e proteger os empregos

Polícia a parar um carro. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Nacional

PSP alerta para nova burla que já roubou mais de 200 mil euros: principais alvos são condutores idosos e explica como se pode proteger

18:30 13 Agosto, 2026 18:24 13 Agosto, 2026 | João Luís

Share this... Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Uma nova variante da chamada burla do falso acidente está a preocupar as autoridades. No último mês, a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou mais de 50 ocorrências e prejuízos superiores a 200 mil euros, com especial incidência na zona de Lisboa. As vítimas...

Últimas Notícias

  • Olhou para o eclipse sem óculos adequados? Especialistas alertam para estes sinais que podem surgir dias depois
    Olhou para o eclipse sem óculos adequados? Especialistas alertam para estes sinais que podem surgir dias depois
  • Quiosque São Luís em Faro quer evitar encerramento e garantir postos de trabalho
    Quiosque São Luís em Faro quer evitar encerramento e garantir postos de trabalho
  • PSP alerta para nova burla que já roubou mais de 200 mil euros: principais alvos são condutores idosos e explica como se pode proteger
    PSP alerta para nova burla que já roubou mais de 200 mil euros: principais alvos são condutores idosos e explica como se pode proteger
  • Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pede “corte definitivo”
    Vem aí o fim do pagamento do 14.º mês aos reformados? Ministro da Educação pede “corte definitivo”
  • Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
    Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor

Opinião

  • Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
    Ontem aconteceu uma coisa extraordinária | Por Ana Alexandra Resende
  • Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
    Eclipse total, deslumbramento instantâneo | Por José Figueiredo Santos
  • A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão
    A comodidade de explicar o voto dos outros | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
    Novas regras europeias para veículos em fim de vida entram em vigor
  • Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
    Tavira recebe seminário sobre produtos endógenos e Dieta Mediterrânica
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento