Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Cultura, Europa, Vida & Lazer

‘Farto’ do excesso de turistas? Espanhóis adotam nova forma de ‘fugir’ ao turismo de massas

Saiba mais acerca desta ‘nova’ forma que os espanhóis adotaram de modo a combater o turismo de massas e deslocar os turistas para outros pontos

19:53 11 Abril, 2025 01:12 12 Abril, 2025
Gonçalo ViegasGonçalo ViegasContent Creator
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Nos tempos que vivemos, têm vindo a aumentar significativamente os protestos contra o turismo de massas em várias cidades espanholas, devido ao impacto negativo na habitação e na vida dos residentes. Alguns episódios extremos, como turistas molhados com pistolas de água em Barcelona, mostram o descontentamento local. As empresas espanholas estão a unir esforços de modo a tentar travar este femómeno, atraindo novos tipos de turismo.

Como pode ser ‘salvo’ o turismo de massas em Espanha?

Cada vez mais empresas estão a unir-se a operadores turísticos para atrair viajantes interessados em turismo inspirado em filmes e séries de televisão. Espanha, que tem servido de cenário a grandes produções internacionais como Game of Thrones, La Casa de Papel, Elite, Black Mirror ou os filmes de Almodóvar, tornou-se um destino de eleição neste novo nicho turístico.

Este fenómeno deu origem ao crescimento do chamado turismo cinematográfico e televisivo, com muitos visitantes a procurarem os locais onde foram filmadas as suas produções favoritas. “Antes, apenas os fãs mais dedicados viajavam até, por exemplo, ao sul de Espanha para ver os cenários dos Westerns ou a Sevilha de Star Wars. Mas agora esta tendência está a crescer”, explica Diego Santos, professor na EAE Business School, em Madrid.

O estudo Spain of Film: trends in cinematographic tourism, o primeiro sobre este tema no país, confirma essa evolução, segundo refere a Euronews. Quatro em cada dez pessoas afirmam que a cultura é uma das principais razões para viajar, e uma em cada dez já organizou uma escapadinha para um local ligado ao cinema ou à televisão.

O que dizem os especialistas

Ana Alonso, fundadora da The Travelling Set, primeira consultora espanhola especializada em turismo cinematográfico, destaca: “O potencial de crescimento é enorme, sobretudo com a influência das plataformas de streaming, que despertam o interesse de milhões de espectadores pelas paisagens e culturas que veem no ecrã.”

Segundo o estudo, Madrid é a cidade mais associada a filmes e séries durante as visitas turísticas (28,1%), seguida por Almería (22,6%) e Sevilha (15,3%). No entanto, Alonso defende que o país ainda tem um longo caminho a percorrer: “Precisamos de criar uma oferta profissional e promovê-la. Estamos um pouco como no início do enoturismo.”

Uma indústria própria

O turismo cinematográfico está em plena expansão e já começa a criar a sua própria indústria. “A ideia não é só visitar os locais de filmagem, mas integrar o cinema na narrativa da cidade”, explica Aubry Minotti, fundador da Lorens, empresa que colabora com agências de viagens e operadores turísticos.

As propostas são variadas e incluem projeções noturnas, jantares temáticos, visitas a figurinos, workshops e até atividades de grupo com temática cinematográfica. “Através do turismo de ecrã, podemos abordar a cultura, a gastronomia, o património natural e, claro, o próprio cinema”, sublinha Alonso.

Recomendamos: Parque temático 4 vezes maior que a Disneyland vai abrir na Europa. Conheça a localização e o custo do projeto

A diversidade paisagística de Espanha

Espanha tem longos dias de sol, invernos suaves e uma grande diversidade de paisagens, fatores que a tornam atrativa para as produções internacionais. Já nos anos 60, o deserto de Tabernas, em Almería, foi palco dos famosos westerns de Sergio Leone, como “O Bom, o Mau e o Vilão”.

“Há décadas que Espanha tira partido do cinema para promover o turismo”, afirma Santos. “Mas agora, com os desafios de um turismo excessivo, estes nichos ajudam-nos a desviar os visitantes de zonas sobrelotadas para outros locais igualmente interessantes.”

Incentivos fiscais do governo espanhol

Para atrair mais produções, o governo espanhol oferece incentivos fiscais desde 2020: 30% de crédito para o primeiro milhão de euros gasto e 25% para os valores seguintes. Também foram simplificados os processos para filmagens e vistos. Atualmente, estas produções geram um impacto económico de 1,32 mil milhões de euros, de acordo com a Spain Film Commission.

A importância crescente deste setor levou à organização do primeiro congresso europeu de turismo cinematográfico, que se realizará em breve em Espanha.

Ao mesmo tempo que aumentam os protestos contra o turismo de massas em várias cidades espanholas, devido ao impacto negativo na habitação e na vida dos residentes, com alguns episódios extremos, como turistas molhados com pistolas de água em Barcelona, o que demostra o descontentamento local, para Alonso, o turismo ligado ao cinema poderá ser uma alternativa mais sustentável: “Não está dependente de uma época específica do ano e permite redistribuir os visitantes por zonas menos exploradas.”

Minotti concorda: “Claro que os turistas querem ver os monumentos principais. Mas quando os levamos a locais secundários ligados ao cinema, são muitas as surpresas.”

Leia também: Conheça o valor máximo de transferência bancária permitido por Multibanco

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve Nacional

Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

07:00 26 Outubro, 2026 06:51 26 Outubro, 2026

Manifestantes reuniram-se em Faro para contestar a atuação da PSP nas acampadas pela habitação, que terminou com 33 feridos e 31 detidos

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'".

Algarve Desporto

João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro

08:30 26 Outubro, 2026 08:22 26 Outubro, 2026

Clube algarvio sagrou-se campeão regional de corta-mato por equipas masculinas e femininas, com João Sustelo a contribuir para o triunfo coletivo

Padre a celebrar a missa.
Algarve Nacional

Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos

08:44 26 Outubro, 2026 08:44 26 Outubro, 2026

Cerimónia greco-católica integra um ciclo nacional de 29 missas promovidas pela Servilusa e realiza-se a 1 de novembro, na Igreja de Santo António do Alto

Europa Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto Nacional Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Economia Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Algarve, Nacional

Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

07:00 26 Outubro, 2026 06:51 26 Outubro, 2026

Manifestantes reuniram-se em Faro para contestar a atuação da PSP nas acampadas pela habitação, que terminou com 33 feridos e 31 detidos

Opinião

A força do acreditar | Por Andrea Moura

07:30 26 Outubro, 2026 17:55 23 Outubro, 2026

"Acredito que passos dados em consciência, com ponderação, mas com paixão e fé, podem mesmo 'mover montanhas'".

Algarve, Desporto

João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro

08:30 26 Outubro, 2026 08:22 26 Outubro, 2026

Clube algarvio sagrou-se campeão regional de corta-mato por equipas masculinas e femininas, com João Sustelo a contribuir para o triunfo coletivo

Padre a celebrar a missa.
Algarve, Nacional

Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos

08:44 26 Outubro, 2026 08:44 26 Outubro, 2026

Cerimónia greco-católica integra um ciclo nacional de 29 missas promovidas pela Servilusa e realiza-se a 1 de novembro, na Igreja de Santo António do Alto

Europa, Vida & Lazer

Inglaterra está a enterrar mais de 2.000 árvores de Natal nas praias e o motivo está a surpreender

16:20 25 Outubro, 2026 13:53 25 Outubro, 2026

Milhares de árvores de Natal estão a ser enterradas nas praias de Inglaterra para combater a erosão costeira

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 13:59 25 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Desporto, Nacional, Vida & Lazer

António Barros oferece Anilha de Ouro a ‘repórter’ de Faro

16:30 25 Outubro, 2026 16:27 25 Outubro, 2026

Oferta ao 'repórter' de Faro reconhece o trabalho de divulgação da columbofilia. União Columbófila Ouriquense encerrou a época com entrega de prémios.

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosos. Crédito: DR
Nacional

Aldomiro recebe pouco mais de 600 euros de reforma e paga 500 por um quarto: “Isto é alguma vida?”

11:00 25 Outubro, 2026 15:44 24 Outubro, 2026

Aos 74 anos, vive num quarto no centro de Lisboa. A renda absorve quase toda a reforma e a saúde já não lhe permite continuar a trabalhar

Café de São Jorge.
Vida & Lazer

Nos Açores há uma pequena localidade onde se cultiva café e a explicação está no clima

11:40 25 Outubro, 2026 12:24 23 Outubro, 2026

Na ilha de São Jorge, as condições climáticas permitem produzir localmente um dos produtos agrícolas mais associados aos países tropicais

Economia, Política

Em Vilamoura, ministro recusa “braço de ferro” com manifestantes pela habitação

15:57 24 Outubro, 2026 15:59 24 Outubro, 2026

Luís Neves considera legítimos os protestos pela habitação, após ter avisado que as acampadas terminaram e que a PSP atuaria “por antecipação”

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos
    Faro recebe missa em homenagem aos falecidos no Dia de Todos os Santos
  • João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro
    João Sustelo ajuda Areias de São João a conquistar título regional de corta-mato em Faro
  • São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos
    São Brás de Alportel promove fórum de negócios para transformar ideias em projetos
  • Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos
    Projeto algarvio Poesias do Mundo leva artistas internacionais a festival de cinema e literatura em Marrocos
  • Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto
    Mais de 100 pessoas protestam em Faro contra intervenção policial nas acampadas de Lisboa e Porto

Opinião

  • A força do acreditar | Por Andrea Moura
    A força do acreditar | Por Andrea Moura
  • Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
    Cancro colorretal: a importância do rastreio e do diagnóstico precoce | Por Joana Lemos Garcia e Joana Moleiro
  • A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos
    A Pátria, as bandeiras e os tendeiros | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal