Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Edição Papel

Vitor Raposo: o artista que embeleza as praias de Albufeira [fotogaleria]

Vítor Raposo tem surpreendido todos os moradores e visitantes de Albufeira. Os seus trabalhos na areia despertam a curiosidade de todos aqueles que pisam o areal e não deixam ninguém indiferente. O POSTAL foi descobrir um pouco mais sobre este criador artístico. “Sou um apaixonado pelo mar, pela natureza e pelo ambiente em geral” […]

17:02 7 Março, 2019 11:12 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Vítor Raposo tem surpreendido todos os moradores e visitantes de Albufeira. Os seus trabalhos na areia despertam a curiosidade de todos aqueles que pisam o areal e não deixam ninguém
indiferente.

O POSTAL foi descobrir um pouco mais sobre este criador artístico.

“Sou um apaixonado pelo mar, pela natureza e pelo ambiente em geral”

“Esta ideia surgiu porque sou um apaixonado pelo mar, pela natureza e pelo ambiente em geral. Em Setembro comecei com uns rabiscos na areia e a partir daí foi sempre evoluindo, chegando ao ponto em que está agora”, disse ao POSTAL Vítor Raposo.

Vítor Raposo não tem nenhuma ligação à área artística, no entanto a ideia surgiu quase a título de brincadeira. O artista contou ao POSTAL que “a ideia surgiu através da internet. Foi através do instagram que vi colegas meus estrangeiros que faziam não a mesma coisa, mas coisas dentro desta área e depois a partir daí inspirei-me e experimentei tentar fazer para ver se gostava. Fiz, gostei e foi evoluindo. Comecei com isto em Setembro e já lá vão seis, sete meses”.

Vítor Raposo utiliza material de jardim para trabalhar na areia

Vítor Raposo utiliza um cabo normal de madeira e material de jardim para trabalhar na praia. Começou com estes trabalhos na Praia Maria Luísa, tendo já feito desenhos no Carvoeiro, Praia da Coelha e outras praias do concelho de Albufeira. O artista nunca está sozinho na execução destes trabalhos, pois tem sempre consigo a Pipoca, a sua cadela e eterna companheira.

Quanto às praias que escolhe referiu que “a principal característica é a qualidade da areia, ou seja, a areia tem de estar compactada para ao passar o rodo ficar bem visível e sobressair. Há muitas praias que no concelho de Albufeira não têm qualidade no que diz respeito à areia para o trabalho ficar visível.
Com uma areia muito grossa, o rodo passa e não fica visível. Aqui, nesta praia, a areia é muito fina e compactada e ao passar os instrumentos de trabalho escurece os desenhos”.

O artista é natural da Mina de São Domingos

O artista é natural da Mina de São Domingos, no Alentejo, mas reside no Barreiro desde os 18 anos.
Na sua terra natal admite que já fez “na Praia Clube Naval do Barreiro só uns rabiscos para ver como era. Dá para fazer mas não é a mesma coisa porque a areia é muito clara e não tem o impacto, nem a altura suficiente para depois tirar as fotos. Isto é bonito fazendo o desenho, subindo as falésias para ter um bom ângulo de cobertura e assim podermos desfrutar do que fazemos”.

O POSTAL perguntou ao criador o porquê de escolher Albufeira para desenvolver os seus trabalhos e o desenhador explicou que “vim cá passar o Natal, tenho familiares em Albufeira. Estou desempregado há quatro anos e como tal venho cá passar o Natal, passar a Páscoa, passar as férias de verão e fico dois, três meses e quase todos os dias trabalho consoante as marés. Eu trabalhava na área da iluminação, numa empresa que é completamente o oposto desta área. Eu comecei com as mariolas que são as pirâmides em pedra na Praia Maria Luísa e no ano passado surgiu esta ideia”.

“Não tenho uma área específica no desenho”

Quanto aos seus trabalhos revelou ao POSTAL que não tem “uma área específica. Tenho colegas meus no estrangeiro e em Portugal que trabalham especificamente em mandalas, em formas geométricas, em formas geométricas e mandalas. Eu faço um misto. Não tenho uma área específica no desenho. Gosto de variar, de fazer vários tipos de desenhos, desde folhas, rabiscos, triângulos, tudo e mais alguma coisa”.

Os desenhos de Vítor Raposo têm tido um enorme sucesso e o artista é cada vez mais conhecido em Portugal e no estrangeiro. “Comecei com estes trabalhos em Setembro com algum impacto e agora nestes meses de janeiro e fevereiro foi o boom completo. Nunca pensei que chegasse a este ponto. Isto começou como uma brincadeira e tomou umas proporções gigantescas, mesmo a nível mundial, porque isto passa na internet, instagram e facebook. Já sou conhecido na rua e tudo. E no concelho de Albufeira quando faço trabalhos costumo escrever o meu nome, o nome da praia e Albufeira”.

“Eu faço isto como um hobbie, com amor à Maria Luísa e a Albufeira”

O POSTAL perguntou a Vítor Raposo se se imaginava a fazer isto de forma permanente e o desenhador disse: “não, não passa por aí. Faço apenas isto por lazer, por amor ao mar, à natureza e ao ambiente. Ainda hoje estava a fazer uns desenhos e vieram umas francesas oferecer-me dinheiro e eu não aceitei porque disse que isto é apenas uma paixão. As pessoas pensam que é para ganhar dinheiro, há muita gente que o faz, cada um sabe de si. Eu faço-o como um hobbie, com amor à Maria Luísa e a Albufeira”.

Salientou ainda que “tenho família em Albufeira e a primeira vez que vim cá fiquei encantado com o cenário fantástico da baía, das arribas. Gosto do Algarve todo, desde Vila Real de Santo António até Sagres.
Também aprecio a própria Costa Vicentina. Gosto do país todo mas o Algarve tem esta particularidade e a Praia Maria Luísa é o meu sítio de eleição.

A minha ideia é deixar as minhas marcas por todas as praias do Algarve, aquelas onde for possível trabalhar. Assim, vou tentar dar um pouco mais de brilho às praias. Elas já têm brilho e bastante mas vou tentar embelezá-las um pouco mais. Considero que as praias do Algarve são detentoras de muita beleza mas se conseguir dar mais um toque àquilo que já existe fico feliz, e fico muito satisfeito pelo facto de as pessoas gostarem daquilo que eu faço”.

(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia Nacional Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve Cultura Economia Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Telemóvel no carro. Crédito: Magnific
Tech

Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel

17:30 11 Maio, 2026 16:04 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Fabricantes como a Apple e a Samsung recomendam alguns cuidados a ter com o telemóvel e algumas zonas onde não o deve colocar

Algarve Desporto

Faro lamenta morte de José Costa, presidente do CF “Os Bonjoanenses”

14:56 11 Maio, 2026 14:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto de Faro está de luto pela morte de José Costa, presidente dos Bonjoanenses e figura do associativismo local

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Algarve Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Segurança Social. Crédito: Lusa
Economia, Nacional, Tech

Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades

18:00 11 Maio, 2026 16:12 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A partir de 12 de maio, o acesso ao Portal da Segurança Social com NISS e palavra-passe passa a exigir uma verificação adicional

Algarve, Cultura, Economia, Gastronomia

Feira da Cabra regressa ao Azinhal com tradição, música e sabores algarvios

12:22 11 Maio, 2026 12:22 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Azinhal prepara três dias de festa com música, gastronomia regional e tradições ligadas à Cabra de Raça Algarvia no concelho de Castro Marim

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Elevador da Boca do Vento, em Almada.
Nacional, Vida & Lazer

Elevador panorâmico com 50 metros de altura reabre nesta cidade portuguesa e o acesso é gratuito

15:20 10 Maio, 2026 03:29 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Em Almada, o elevador panorâmico da Boca do Vento já reabriu após obras de requalificação e continua com acesso gratuito

Dia de granizo forte em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí ‘chuva de pedras’: chuva em força e muito granizo a caminho de Portugal a partir desta data e estas serão as regiões afetadas

16:00 11 Maio, 2026 20:32 10 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Os próximos dias serão marcados por instabilidade atmosférica, com chuva e muito granizo a afetar estas regiões

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Depressão fria não dá tréguas com chuva ‘a potes’, vento forte e descida das temperaturas: mau tempo fica até esta data e este será o pior dia

06:30 11 Maio, 2026 10:57 10 Maio, 2026 | João Luís

Mau tempo vai manter-se com chuva forte, vento e frio em Portugal: saiba quando será o pior período e quais as regiões mais afetadas

Algarve

Casal de motociclistas perde a vida em despiste na A22 em Faro

08:00 11 Maio, 2026 08:03 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Despiste de mota na A22, em Faro, provoca a morte de um casal ligado ao meio motard durante a madrugada de domingo

Telemóvel no carro. Crédito: Magnific
Tech

Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel

17:30 11 Maio, 2026 16:04 11 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Fabricantes como a Apple e a Samsung recomendam alguns cuidados a ter com o telemóvel e algumas zonas onde não o deve colocar

Algarve, Desporto

Faro lamenta morte de José Costa, presidente do CF “Os Bonjoanenses”

14:56 11 Maio, 2026 14:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Desporto de Faro está de luto pela morte de José Costa, presidente dos Bonjoanenses e figura do associativismo local

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Idade da reforma volta a subir: saiba até quando tem de trabalhar em Portugal

17:00 11 Maio, 2026 15:50 11 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

Em Portugal, a idade legal da reforma está fixada nos 66 anos e nove meses em 2026, mas já há nova subida prevista para 2027

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Idoso deixa apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora: vizinhos disseram que terá sido obrigado a fazer testamento e tribunal teve a última palavra

19:30 9 Maio, 2026 08:58 10 Maio, 2026 | João Luís

O idoso deixou apartamentos, outros imóveis e 250 mil euros à cuidadora, mas familiares levantaram suspeitas sobre o testamento

Idosa em loja de ouro. Crédito: Freepik AI
Europa

“Tive que vender tudo para comer”: com 66 anos, foi despedida pelo irmão e descobriu que nunca pagaram os seus descontos

18:50 10 Maio, 2026 18:48 10 Maio, 2026 | Luís Santos

Aos 66 anos, descobriu que nunca tiveram sido feitos descontos durante décadas de trabalho na empresa da própria família

Algarve, Desporto

Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira

18:52 11 Maio, 2026 18:57 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Kickboxing Fight Tavira conquistou cinturões e várias medalhas no Dynamite Fighting Championship 49 perante mais de 800 espectadores

Algarve, Desporto

Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira

18:22 11 Maio, 2026 18:23 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Albufeira recebeu cerca de 300 jovens atletas em competições integradas na Cidade Europeia do Desporto 2026

Ladrão a assaltar uma casa. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Espanhóis revelam os ‘esquemas’ mais utilizados pelos ‘okupas’: saiba como evitar ser a próxima vítima

14:30 10 Maio, 2026 14:32 10 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

O aumento das ocupações ilegais preocupa proprietários, com táticas cada vez mais sofisticadas que atrasam despejos e complicam a recuperação dos imóveis

Praia no verão. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Adeus Algarve? Praia popular perde bandeira azul devido à qualidade da água e não foi a única

16:20 7 Maio, 2026 16:08 7 Maio, 2026 | Luís Santos

A perda da bandeira azul numa conhecida praia do Algarve está a dar que falar e não foi caso único em Portugal

Últimas Notícias

  • Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
    Dynamite Fighting Championship levou mais de 800 pessoas ao Parque de Feiras de Tavira
  • Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
    Campeonatos territoriais levaram 300 atletas a Albufeira
  • Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
    Governo avisa: Portal da Segurança Social vai mudar e portugueses que não confirmem isto podem ter dificuldades
  • Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves
    Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves
  • Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel
    Grandes fabricantes ‘avisam’: há locais onde nunca deve deixar o telemóvel
  • Adeus aos voos low-cost? A proposta europeia que está a inquietar as companhias aéreas
    Adeus aos voos low-cost? A proposta europeia que está a inquietar as companhias aéreas

Opinião

  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
  • Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
    Habitação, urbanismo e deferimento tácito | Por António Nóbrega
  • Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
    Já não há bitoques grátis | Por Mendes Bota
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
  • Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
    Agrupamento de Olhão recebeu alunos e professores europeus no âmbito do Erasmus
  • União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
    União Europeia volta a insistir na inspeção periódica para motas: Portugal vai ter de mudar?
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal