Foi lançado o concurso para a primeira central de dessalinização do continente e vai ser construída no Algarve.
O custo da obra está estimado em 45 milhões de euros, com financiamento de Bruxelas, e deverá estar operacional daqui a três anos, disse José Pimenta Machado. Segundo confirmou o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente à Renascença, “o concurso já foi lançado e é uma grande central de dessalinização. Nunca antes tinha sido feito e está a ser feita” com o concurso agora lançado.
Entretanto, o Governo está a preparar uma linha de crédito à tesouraria e apoio aos custos com a eletricidade no setor agrícola e pecuário para mitigar o impacto da seca.
Estas medidas de apoio ao setor agrícola serão implementadas “assim que o novo Governo tome posse”, adiantou o ministério tutelado por Maria do Céu Antunes.
Também a Comissão Europeia está a acompanhar a situação e a avaliar “eventuais medidas de mitigação dos impactos da seca”.
Para a próxima segunda-feira, dia 21 de fevereiro, está agendado um Conselho de Ministros da Agricultura com um ponto específico relativo a este tema, a pedido de Portugal e Espanha.
PROCESSOS DE DESSALINIZAÇÃO
A destilação, que consiste em ferver a água do mar em um alambique, coletar o vapor e o condensar para obter água doce, é o método mais óbvio para eliminar o sal, mas não o mais eficaz já que consome grandes quantidades de energia. A seguir, elencamos os principais processos de dessalinização utilizados atualmente:
Osmose reversa
É o processo mais utilizado e consome menos energia que os demais ao basear-se na utilização de membranas semipermeáveis que deixam a água passar, mas não o sal. Tais membranas são de poliamida ultrafina, que podem ser contaminadas com bactérias e, por isso, a água deve passar por um tratamento.
Destilação solar
Imitando o ciclo da água, consiste em evaporar água do mar em grandes instalações cobertas onde se condensa e coleta em forma de água doce. Embora a energia utilizada seja o calor do próprio sol, são necessárias grandes extensões de terreno.
Eletrodiálise
Consiste em mover a água salgada através de membranas carregadas eletricamente que retêm os íons de sal dissolvidos na água, permitindo extrair água doce. Existem diversos tipos de eletrodiálise, como a convencional e a reversa.
Nanofiltração
É um processo que utiliza membranas de nanotubos com maior permeabilidade do que a osmose reversa, o que permite processar mais água em menos espaço usando menos energia. Tais membranas são fabricadas com compostos sulfonados que, além do sal, removem vestígios de poluentes.
Formação de hidratos gasosos
Os hidratos gasosos são cristais sólidos que se formam ao combinar a água com um gás, como o propano, em condições de alta pressão e baixa temperatura. Durante o processo desaparecem todos os sais e impurezas presentes na água e, ao elevar a temperatura, é possível recuperar o gás permanecendo a água doce.