Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Europa

Apagão: 96% das subestações elétricas espanholas já com energia

Primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, garantiu esta segunda-feira que se desconhecem as causas do corte de energia

02:21 29 Abril, 2025 06:12 29 Abril, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 96% das subestações elétricas de Espanha já tinham energia às 02:00 (01:00 em Lisboa) após o apagão de segunda-feira, disse a distribuidora Red Eléctrica.

Segundo a empresa espanhola, estava restabelecido o equivalente de 77,7% da procura de eletricidade no território continental de Espanha.

“A Red Eléctrica continua a trabalhar na reposição” do abastecimento de energia em todo o país, garantiu a empresa.

A Comunidade de Madrid restabeleceu mais de 80% do fornecimento de energia elétrica, segundo um relatório da Delegação do Governo na capital, divulgado esta madrugada.

Na rede social X, a Delegação do Governo em Madrid indicou ainda que as operações da Polícia, Guarda Civil e Unidade Militar de Emergência foram reforçadas.

A Delegação acrescenta que estas forças estão a trabalhar “na segurança e no serviço aos cidadãos, especialmente em locais-chave como o Aeroporto de Barajas e as estações de Chamartín e Atocha, onde distribuem alimentos e cobertores”.

A cidade de Madrid está gradualmente a regressar à normalidade, embora “algumas ruas permaneçam sem iluminação”, segundo informações da agência Emergências Madrid, divulgadas na rede social esta madrugada.

Após o apagão, que ocorreu por volta das 11:30 de segunda-feira (hora de Lisboa), a Red Eléctrica espanhola anunciou que o restabelecimento do abastecimento levaria entre seis e dez horas.

Por volta das 18:00 locais (17:00 em Lisboa), o primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, afirmou que o abastecimento de eletricidade em todo o país se concretizaria “em breve” e garantiu que se desconhecem as causas do corte de energia.

Segundo Sánchez, houve “uma forte oscilação, em termos técnicos, no sistema elétrico europeu, que desencadeou a interrupção do abastecimento em toda a Península Ibérica e algumas zonas do sul de França”, mas não existe ainda “informação conclusiva sobre os motivos deste corte”, não descartando qualquer hipótese.

Sánchez falava em Madrid, na sede do Governo espanhol, numa declaração ao país após uma reunião do Conselho Nacional de Segurança de Espanha.

Apesar do impacto do apagão, sobretudo na circulação de comboios (que está totalmente parada em Espanha), nos metropolitanos das cidades (que em casos como o de Madrid continua fechado) e no trânsito rodoviário em zonas urbanas, pela falta de semáforos, não se registaram até agora problemas de proteção civil ou segurança, garantiu o chefe do Governo.

Segundo Sánchez, todos os hospitais estão também a funcionar e foram acionados serviços de apoio domiciliário e outros a pessoas com necessidades especiais.

Depois de insistir várias vezes em que se desconhecem as causas do apagão, Sánchez apelou à responsabilidade dos espanhóis e alertou para a desinformação que está a circular.

Em concreto, pediu aos cidadãos para seguirem apenas “informação oficial” e para não partilharem outra, de “duvidosa procedência”.

Leia também; Levanta dinheiro no multibanco? Conheça a armadilha libanesa que pode deixar a ‘conta vazia’

Luís Montenegro a discursar.
Economia Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Algarve Animais

Cindy tem 18 anos e é o cão mais idoso do concelho de Loulé

08:47 2 Outubro, 2026 09:01 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Câmara de Loulé distinguiu Cindy, Popota e Buddy num concurso integrado no Loulé Festival Animal e dedicado à longevidade canina

Algarve Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Cultura.Sul Edição Papel Opinião Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 21:16 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Economia Europa Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cristiano Ronaldo.
Desporto Nacional Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Algarve Cultura Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Aula de condução. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus ‘cunhas’: escolas de condução querem mudar os exames para tirar a carta

18:30 30 Setembro, 2026 14:53 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os exames para tirar a carta de condução podem vir a ser mais controlados se avançar uma proposta defendida pelas escolas de condução

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Luís Montenegro a discursar.
Economia, Nacional

Nova lei da contratação pública entrou em vigor: ajustes diretos podem chegar aos 150 mil euros

07:10 2 Outubro, 2026 08:39 1 Outubro, 2026 | João Luís

Alterações ao Código dos Contratos Públicos aumentam os limites dos ajustes diretos e das consultas prévias

Algarve, Animais

Cindy tem 18 anos e é o cão mais idoso do concelho de Loulé

08:47 2 Outubro, 2026 09:01 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Câmara de Loulé distinguiu Cindy, Popota e Buddy num concurso integrado no Loulé Festival Animal e dedicado à longevidade canina

Algarve, Desporto

Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira

08:40 2 Outubro, 2026 08:33 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Homenagem a Artur Lara Ramos reuniu-se às comemorações dos 40 anos da APEF Algarve, numa cerimónia com 80 participantes de todo o país

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Cultura.Sul, Edição Papel, Opinião, Política

A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

08:30 2 Outubro, 2026 21:16 28 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A SUL DA HISTÓRIA: Artigo de Ana Alexandra Resende publicado no Caderno de Artes Cultura.Sul de setembro

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Economia, Europa, Opinião

Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay

09:13 2 Outubro, 2026 09:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Não basta esperar que os mercados normalizem ou que o próximo pico seja menos grave. A Europa precisa de proteger a sua economia hoje enquanto constrói alternativas para amanhã"

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Cultura, Europe Direct Algarve

Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

07:45 2 Outubro, 2026 07:13 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto no Arade documenta vestígios de naufrágios e prepara intervenções para 2027, com futura exposição em Portimão e Lagoa

Cristiano Ronaldo.
Desporto, Nacional, Vídeo

Adeus CR7? Recorde os maiores momentos de Cristiano Ronaldo pela Seleção Nacional

09:00 1 Outubro, 2026 05:48 2 Outubro, 2026 | João Luís

Cristiano Ronaldo deixou o estágio da Seleção Nacional. Aos 41 anos, soma mais de duas décadas de história por Portugal

Algarve, Cultura, Economia

Vila Real de Santo António prepara seis dias de Feira da Praia entre 8 e 13 de outubro

14:30 1 Outubro, 2026 14:27 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Durante seis dias, a Feira da Praia regressa ao centro de Vila Real de Santo António com comércio, artesanato, restauração, doçaria e divertimentos

Casal feliz a olhar para documentos. Crédito: Freepik AI
Economia

Agora é oficial: milhões de pensionistas vão receber um bónus nas pensões e já se sabe quem vai receber mais

10:10 30 Setembro, 2026 12:25 30 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Pagamento extraordinário nas pensões está confirmado. Descubra quanto poderá entrar na sua conta

Aula de condução. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus ‘cunhas’: escolas de condução querem mudar os exames para tirar a carta

18:30 30 Setembro, 2026 14:53 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os exames para tirar a carta de condução podem vir a ser mais controlados se avançar uma proposta defendida pelas escolas de condução

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e ventos de 90 km/h: mau tempo chega nesta data com trovoada e granizo e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 30 Setembro, 2026 14:04 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Primeiro fim de semana de outubro pode trazer um episódio de forte instabilidade a Portugal continental, com trovoadas e chuva intensa em pouco tempo

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Mulher a observar o frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem o frigorífico encostado a este eletrodoméstico? Pode estar a gastar mais eletricidade sem dar conta

13:20 1 Outubro, 2026 12:01 1 Outubro, 2026 | Miguel Frazão

Forno, placa de cozinha e outras fontes de calor podem obrigar o frigorífico a trabalhar mais e aumentar o consumo

Últimas Notícias

  • Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família
    Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família
  • Cindy tem 18 anos e é o cão mais idoso do concelho de Loulé
    Cindy tem 18 anos e é o cão mais idoso do concelho de Loulé
  • Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira
    Legado de Artur Lara Ramos distinguido pela APEF Algarve em Albufeira
  • Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve
    Tavira e Loulé levam Taças de Portugal de petanca para o Algarve
  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável

Opinião

  • A matéria do instante | Por Maria João Neves
    A matéria do instante | Por Maria João Neves
  • Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay
    Dos combustíveis à economia: o alerta que a Europa não pode ignorar | Por João Pirbhay
  • A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende
    A República também se fez a Sul | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
    Campanha no Arade prepara escavações arqueológicas e futura reserva subaquática visitável
  • Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
    Habitação social mobiliza mais de 105 milhões de euros em sete municípios do Algarve
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento