Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Donald Trump. Crédito: Lusa
Mundo

Mundo vive crise de direitos humanos causada por “efeito Trump”

“Cem dias após o início do seu segundo mandato, o Presidente Trump mostrou ter um desprezo absoluto pelos direitos humanos universais”, diz ONG

07:50 29 Abril, 2025 02:06 29 Abril, 2025 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A Amnistia Internacional alertou esta segunda-feira para uma crise global dos direitos humanos causada pelo “efeito Trump”, que intensificou as práticas autoritárias e a repressão cruel de dissidentes documentadas em 2024 em todo o mundo.

“Os primeiros 100 dias do [mandato do] Presidente [norte-americano, Donald] Trump intensificaram os retrocessos globais” dos direitos humanos, avançou a organização não-governamental (ONG) no seu relatório anual sobre o estado dos direitos humanos no mundo, esta segunda-feira divulgado.

“A campanha anti-direitos da administração Trump está a impulsionar tendências prejudiciais já presentes, destruindo as proteções internacionais dos direitos humanos e colocando milhares de milhões [de pessoas] em risco”, sublinhou a Amnistia Internacional no documento.

De acordo com a organização, este “efeito Trump” agravou os danos causados por outros líderes mundiais ao longo de 2024 e corroeu décadas de trabalho árduo para construir e promover direitos humanos universais.

“Cem dias após o início do seu segundo mandato, o Presidente Trump mostrou ter um desprezo absoluto pelos direitos humanos universais. O seu governo tem atacado rápida e deliberadamente instituições e iniciativas vitais dos Estados Unidos e internacionais, concebidas para tornar o nosso mundo mais seguro e justo”, afirmou, citada no relatório, a secretária-geral da Amnistia Internacional, Agnès Callamard.

As suas ações, lamentou a representante, não só agravam a situação da justiça racial e de género, da saúde global e do clima, entre outros temas, como encorajam outros líderes e movimentos a assumirem a mesma postura.

Embora a Amnistia Internacional reconheça que nos últimos anos tem alertado sempre para os perigos do retrocesso dos direitos humanos, garante que o último ano mostrou ser “um inferno de leis e práticas autoritárias” que se multiplicaram em todo o mundo.

“Os acontecimentos dos últimos 12 meses – incluindo o genocídio israelita, transmitido em direto, mas ignorado, contra os palestinianos em Gaza – expuseram o quão infernal o mundo pode ser quando os Estados mais poderosos abandonam o direito internacional e desconsideram as instituições multilaterais”, criticou a ONG.

No entanto, sublinham os autores da análise anual a 150 países, a culpa da situação não é só de Trump e da sua administração.

“Esta doença é muito mais profunda do que as ações do Presidente Trump. Há anos que assistimos a uma crescente disseminação de práticas autoritárias entre Estados de todo o mundo”, frisou a Amnistia Internacional, avisando que todos os que acreditam na liberdade e na igualdade “devem preparar-se para combater ataques cada vez mais extremos ao direito internacional e aos direitos humanos universais”.

No ano passado, referiu a organização, os governos de todo o mundo tentaram fugir à responsabilidade, consolidar o seu poder e incutir o medo.

Fizeram-no “através da proibição dos meios de comunicação social, dissolvendo ou suspendendo organizações não-governamentais e partidos políticos, prendendo críticos sob acusações infundadas de ‘terrorismo’ ou ‘extremismo’ e criminalizando defensores dos direitos humanos, ativistas climáticos, manifestantes solidários com Gaza e outros dissidentes”, acusou a ONG.

Além disso, as forças de segurança de vários países utilizaram detenções arbitrárias em massa, desaparecimentos forçados e, muitas vezes, força excessiva – por vezes letal – para reprimir a desobediência civil.

Os exemplos dados pela organização são variados, começando por Israel que, segundo a Amnistia, está a cometer um genocídio dos palestinianos e que tornou mais violento o ‘apartheid’ (regime de segregação) e ocupação ilegal da Cisjordânia.

A ONG também aponta caso da Rússia que “matou mais civis ucranianos em 2024 do que no ano anterior” e que continua a atacar infraestruturas civis e a sujeitar os detidos a torturas e desaparecimentos forçados.

Outros exemplos passam pelo Bangladesh, cujas autoridades tiveram ordem para “disparar à vista” contra os protestos estudantis, o que fez quase 1.000 mortos, ou pela Turquia, que proibiu protestos e continua a usar força ilegal contra manifestantes pacíficos.

A Amnistia Internacional destaca também a suspensão da ajuda externa dos Estados Unidos e o impacto que teve sobretudo nos países mais vulneráveis.

Foi o caso da Síria ou do Iémen, onde os cortes abruptos fecharam programas que salvam vidas, incluindo a tratar a subnutrição de crianças, mães grávidas e lactantes, a dar abrigos seguros para sobreviventes de violência de género e ajuda médica a crianças que sofrem de cólera e outras doenças.

O custo destas falhas é gigantesco, sublinhou a Amnistia Internacional, nomeadamente ao perderem-se proteções vitais construídas para salvaguardar a humanidade após os horrores do Holocausto e da II Guerra Mundial.

“Apesar das suas muitas imperfeições, a obliteração do sistema multilateral não é a solução”, avisou, adiantando que, “hoje, a administração Trump parece determinada a cortar com uma motosserra os resquícios da cooperação multilateral para remodelar o mundo através de uma doutrina transacional impregnada de ganância, interesse próprio insensível e domínio de poucos”.

Leia também; Levanta dinheiro no multibanco? Conheça a armadilha libanesa que pode deixar a ‘conta vazia’

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto Economia Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve Cultura Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve Cultura Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 12:56 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 12:18 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Tempo

Chuva regressa a Portugal neste dia e estas vão ser as regiões afetadas

11:30 7 Setembro, 2026 19:12 6 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Chuva deverá regressar a algumas regiões de Portugal continental entre terça e quarta-feira, antes de uma nova subida das temperaturas

Auto, Economia, Nacional

Fisco pode devolver até 4 anos de IUC: saiba quem pode recuperar este dinheiro

11:00 5 Setembro, 2026 23:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Autoridade Tributária permite rever liquidações de IUC e recuperar imposto já pago em determinadas situações relacionadas com a reavaliação do grau de incapacidade

Vista aérea de Copenhaga, Dinamarca. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal

13:40 7 Setembro, 2026 13:28 7 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este país da UE oferece grande qualidade de vida e salários por vezes três vezes maiores que os de Portugal, pelo que cada vez atrai mais emigrantes europeus

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Algarve, Cultura, Vídeo

Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

11:40 7 Setembro, 2026 12:33 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"MULHER" assinala uma etapa em que Luís Kitendele e Vanda Valente procuram transformar experiências de vida em criação musical

Operação STOP da GNR. Crédito: Lusa
Nacional

Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete

12:50 7 Setembro, 2026 12:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A campanha "Cinto-me Vivo" alia sensibilização e fiscalização à utilização correta dos principais dispositivos de segurança

Mischa Gurov.
Europa

“Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios

13:20 7 Setembro, 2026 13:13 7 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Informático trocou parte do percurso de transportes por uma ida a nado para o emprego, mas pelo caminho encontrou motivos para dar o alarme

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Algarve, Cultura, Gastronomia

Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos

12:20 7 Setembro, 2026 12:30 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A Gia Costa Duo atua no Preceito numa noite que junta jazz ao vivo e um menu inspirado em produtos do mar, da terra e da região

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Pesso com cartão Multibanco. Crédito: Freepik
Economia

Novo esquema preocupa autoridades: tem o seu nome, parece do banco e pode esvaziar a sua conta

11:00 7 Setembro, 2026 09:19 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma simples carta na caixa do correio pode esconder uma armadilha. A GNR explica como funciona esta nova burla bancária

Últimas Notícias

  • Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
    Nem Luxemburgo, nem Suíça: este país da UE atrai cada vez mais europeus e paga o triplo (ou mais) do que Portugal
  • “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
    “Melhor forma de começar o dia”: informático vai para o trabalho a nado e está feliz por ter dito ‘adeus’ aos comboios cheios
  • Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
    Autoridades reforçam fiscalização do cinto, cadeirinhas e capacete
  • Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
    Preceito recebe noite de jazz à luz das velas no Palmares Resort em Lagos
  • Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]
    Artista angolano residente no Algarve dedica novo single às mulheres [vídeo]

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento