Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Edição Papel, Saúde

Idade da reforma sobe e progressão lenta: a realidade dos enfermeiros portugueses

Enfermeiros enfrentam salários congelados, progressão lenta e más condições, exigindo reconhecimento e melhores direitos

07:20 22 Março, 2025 21:58 22 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os enfermeiros são um elemento crucial para o funcionamento contínuo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No entanto, apesar da sua importância no sistema, continuam a enfrentar diversos obstáculos que condicionam o exercício das suas funções. O aumento da idade da reforma, os salários congelados, a lentidão na progressão de carreira e as más condições de trabalho são alguns dos desafios que a maioria dos enfermeiros em Portugal enfrenta no seu dia a dia.

Esta continua a ser uma profissão que não é devidamente valorizada e reconhecida no nosso país, como relata Telma Cruz, enfermeira especialista em saúde comunitária: “Sentimos que as pessoas não nos reconhecem como profissionais com credibilidade científica. Notamos que, muitas vezes, ainda duvidam daquilo que dizemos”.

Durante a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde foram repetidamente aplaudidos pelo seu trabalho e foram protagonistas de inúmeras publicações que destacavam o seu esforço e dedicação. “A saúde foi o único setor que se manteve sempre a funcionar. O país parou, mas nós não. Continuámos a trabalhar com muita exigência”, refere a enfermeira. No entanto, os profissionais de saúde são frequentemente alvo de agressões físicas e verbais no local de trabalho. O número destes incidentes tem vindo a aumentar, criando um ambiente de insegurança e medo entre os profissionais. Segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, este continua a ser o grupo profissional que mais sofre com este tipo de agressões, precisamente por ser o que está em contacto direto e permanente com os utentes e familiares. “Víamos publicações em que as pessoas agradeciam e batiam palmas. Hoje em dia, se for preciso, batem-nos a nós”, lamenta Telma.

Enfermeira Telma Cruz, especialista em saúde comunitária | Foto Marta Santos

Cada vez mais, os enfermeiros denunciam e protestam contra a falta de medidas que possam prevenir estes incidentes e garantir a sua segurança enquanto prestam cuidados de saúde.

A estagnação da carreira e os salários com aumentos pequenos e demorados são problemas constantes na vida destes profissionais. Estes fatores afetam tanto a qualidade dos cuidados prestados como a saúde mental dos enfermeiros, podendo levar a situações de esgotamento. “Em termos de salários, não somos devidamente remunerados. Existem muitas profissões técnicas superiores que começam com salários muito mais altos do que os nossos. Temos uma carreira muito parada, mal paga e com aumentos muito pequenos”, relata Telma.

Além da saúde mental fragilizada, os enfermeiros enfrentam doenças profissionais, ou seja, problemas de saúde a que estão expostos a longo prazo, como dores de coluna e desgaste físico. “Não faz qualquer sentido estarmos a trabalhar com 67 ou 68 anos, porque as incapacidades começam a aumentar, os problemas de saúde surgem e a margem de erro é muito maior, o que põe em causa a segurança e a saúde dos doentes”, afirma Nuno Oliveira, enfermeiro e dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, que exerce funções na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, no Centro de Saúde de Tavira.

Atualmente, a idade da reforma para estes profissionais ronda os 68 anos. “Espero que seja reconhecida como profissão de risco, porque nós somos uma profissão de risco. Lidamos com pessoas doentes, em situação de fragilidade e, muitas vezes, temos de as substituir naquilo que não conseguem fazer. É muito complicado trabalhar até tão tarde com todo o peso que temos em cima”, sublinha Telma.

A enfermeira, além de se ter licenciado em Enfermagem, também concluiu uma especialização e um mestrado. No entanto, em Portugal, ao contrário de outros países europeus, estas qualificações não são reconhecidas. “Nós não somos valorizados pelos cursos que temos. Tenho o curso-base, que todos temos de ter, já fiz especialização e mestrado, mas continuo a ser uma simples enfermeira porque aqui não me reconhecem nada disso. Se fosse trabalhar para outro país europeu, automaticamente subiria na minha carreira. Aqui, não”, desabafa.

Enfermeiro e dirigente do SEP Nuno Oliveira – Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Centro de Saúde de Tavira | Foto Marta Santos

As más condições de trabalho e a escassez de materiais e equipamentos são outros fatores apontados pelos enfermeiros como limitações ao seu trabalho. “Tem de haver condições para as pessoas trabalharem, tem de haver instalações adequadas e equipamentos necessários”, defende Nuno Oliveira.

Os enfermeiros no Algarve

O Algarve, sendo um dos principais destinos turísticos do país, vê a sua população triplicar ou até quadruplicar durante os meses de verão, entre junho e setembro. Com este aumento significativo de visitantes, os serviços de saúde enfrentam uma pressão enorme, com os enfermeiros a alertarem para a sobrecarga de trabalho e a falta de recursos humanos.

“Há muito mais volume de trabalho para o mesmo número de enfermeiros, ou até para menos, porque também estamos de férias. Acabamos por ter de trabalhar muitas horas extras, além do horário legal”, explica Telma.

O Sindicato dos Enfermeiros e a luta pelos seus direitos

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) tem um papel ativo na defesa dos direitos dos enfermeiros e na luta por melhores condições de trabalho. “O SEP tem travado lutas e feito exigências a nível nacional, junto do Ministério da Saúde e das instituições locais, para que sejam reconhecidos: os mesmos dias de férias, a progressão na carreira, a redução do horário de trabalho de 40 para 35 horas semanais, e o direito das jovens mães a horários flexíveis”, declara Nuno Oliveira, dirigente do SEP.

“É através das nossas lutas que vamos conquistando algumas coisas, nomeadamente com greves. Até meados dos anos 90, os enfermeiros faziam greve, prestavam os cuidados mínimos e não recebiam nada. Não podemos abandonar o serviço e temos de prestar os cuidados essenciais, ou seja, aqueles que garantem a vida e a integridade física do doente. Só a partir de meados dos anos 90 é que os enfermeiros começaram a ser pagos por essas horas de cuidados mínimos durante as greves. Foi uma grande luta e uma das nossas maiores conquistas”, conclui.

  • Por Marta Santos e Henrique Dias Freire

Leia também: Adeus carta de condução: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime

15:58 18 Junho, 2026 17:07 18 Junho, 2026 | João Luís

A menina de 8 anos foi encontrada sem vida depois de ter sido dada como desaparecida pelo pai: madrasta confessou o crime à Polícia Judiciária

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ensino Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Menina de 8 anos encontrada sem vida: madrasta confessou o crime

15:58 18 Junho, 2026 17:07 18 Junho, 2026 | João Luís

A menina de 8 anos foi encontrada sem vida depois de ter sido dada como desaparecida pelo pai: madrasta confessou o crime à Polícia Judiciária

Algarve

Dois homens detidos pela PSP em Tavira por droga e condução sem carta

14:49 18 Junho, 2026 14:49 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Fiscalização em Tavira resultou em duas detenções distintas e na apreensão de produto estupefaciente e documento

Mulher numa trotinete.
Europa

Adeus trotinetes: capital europeia vai proibir trotinetes elétricas partilhadas já em 2027

11:50 18 Junho, 2026 13:55 17 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bruxelas vai proibir trotinetes elétricas partilhadas em 2027 após aumento de acidentes e problemas no espaço público urbano

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês aqui temos tudo”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

16:40 17 Junho, 2026 16:01 17 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses estão a 'esquecer' a Europa e a optar por este destino onde o custo de vida é baixo e de clima quente 'próximo' de Portugal para aproveitar a reforma

Ensino, Nacional

Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva

17:20 18 Junho, 2026 17:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Sindicato pediu ao Ministério da Educação abertura urgente de negociações sobre a aplicação do artigo 79.º da carreira docente

Algarve

GNR detém três homens e apreende 56 fardos de haxixe em Aljezur

12:35 18 Junho, 2026 12:35 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Embarcação de alta velocidade colocou-se em fuga durante ação da GNR na costa de Aljezur e não foi intercetada

Vespa no Figo. Crédito: Foto AI
Algarve, Ciência

Quem come este fruto tradicional do Algarve está a comer vespas sem saber? A ciência explica

17:30 17 Junho, 2026 15:18 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Este fruto tradicional do Algarve esconde uma relação surpreendente com pequenas vespas polinizadoras

Algarve

Bombeiros de Alcoutim recebem investimento da Galp em equipamentos e energia solar

11:23 18 Junho, 2026 11:24 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Apoio aos bombeiros de Alcoutim melhora condições para quem está na linha da frente em situações de emergência

Chuva de lama em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

16:46 18 Junho, 2026 16:46 18 Junho, 2026 | João Luís

Uma massa de poeiras do Saara deverá chegar a Portugal nos próximos dias, alterando o aspeto do céu e podendo deixar marcas visíveis

Economia, Nacional

Vai fazer obras em casa? Conheça os apoios e benefícios que existem em Portugal para renovar habitações

20:30 17 Junho, 2026 16:53 17 Junho, 2026 | João Luís

Existem apoios e benefícios em Portugal para obras em casa, mas nem todos servem para remodelações interiores

Cultura, Opinião

Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos

16:10 18 Junho, 2026 16:11 18 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mário Beja Santos analisa “Indignidade”, de Lea Ypi, uma investigação familiar que atravessa a história turbulenta da Albânia

Bomba de gasolina.
Auto, Economia

Vem aí uma descida nos combustíveis e há um que vai destacar-se: saiba qual pode ficar 10 cêntimos mais barato

16:20 18 Junho, 2026 16:06 18 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Pode vir aí um alívio inesperado na bomba já na próxima semana, impulsionado por um acordo que mexeu com o mercado mundial

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Gastronomia, Saúde

Especialista alerta: não compre melancias e meloas se já estiverem cortadas desta forma e estas são as razões

08:00 17 Junho, 2026 14:10 16 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a chegada do calor, melancias e meloas voltam a ganhar destaque nas bancas. Mas há um detalhe a que muitos consumidores não prestam atenção

Mulher no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Tech

O seu cartão está a ser clonado? Faça isto antes de usar o Multibanco para impedir que aconteça

16:30 17 Junho, 2026 14:41 17 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Antes de usar um Multibanco, há sinais simples que deve verificar para evitar que os seus dados bancários sejam roubados

Dia de chuva e trovoada fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Trovoadas à espreita: mau tempo chega neste dia e estas serão as zonas mais ‘castigadas’

09:50 16 Junho, 2026 09:36 16 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor, ar frio em altitude e nuvens a crescer. Há regiões onde a tarde pode mudar rapidamente e trazer chuva forte, granizo e trovoadas

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Últimas Notícias

  • Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
    Hotel no Algarve onde ficaram os convidados do casamento da cantora das Little Mix tem 5 piscinas e serve refeições durante todo o dia
  • Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
    Professores exigem clarificação sobre redução da componente letiva
  • “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
    “10 homens e uma estátua”: britânicos dizem que Portugal está a sacrificar mais um Mundial pelo ego de Cristiano Ronaldo
  • Quelfes assinala Dia da Freguesia com homenagens e programa cultural
    Quelfes assinala Dia da Freguesia com homenagens e programa cultural
  • Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama
    Vem aí uma língua de poeiras do Saara: céu em Portugal vai mudar de cor e pode haver chuva de lama

Opinião

  • Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
    Uma comovente viagem pela Albânia otomana, republicana, monárquica, italiana, nazi, comunista | Por Mário Beja Santos
  • À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
    À Mesa com o Poder Local… mas sem os munícipes | Por Adriana Martins
  • Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994
    Pobreza em forte queda: usando o mesmo limiar de há três décadas, a taxa atual seria inferior a 4%, muito inferior aos 23% em 1994

Europe Direct Algarve

  • Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
    Empresas algarvias têm 11 milhões para investir em inovação produtiva
  • Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
    Silves recebe seminário sobre gestão de combustíveis e risco de incêndio rural
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal