Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto DR
Algarve, Edição Papel, Saúde

Idade da reforma sobe e progressão lenta: a realidade dos enfermeiros portugueses

Enfermeiros enfrentam salários congelados, progressão lenta e más condições, exigindo reconhecimento e melhores direitos

07:20 22 Março, 2025 21:58 22 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Os enfermeiros são um elemento crucial para o funcionamento contínuo do Serviço Nacional de Saúde (SNS). No entanto, apesar da sua importância no sistema, continuam a enfrentar diversos obstáculos que condicionam o exercício das suas funções. O aumento da idade da reforma, os salários congelados, a lentidão na progressão de carreira e as más condições de trabalho são alguns dos desafios que a maioria dos enfermeiros em Portugal enfrenta no seu dia a dia.

Esta continua a ser uma profissão que não é devidamente valorizada e reconhecida no nosso país, como relata Telma Cruz, enfermeira especialista em saúde comunitária: “Sentimos que as pessoas não nos reconhecem como profissionais com credibilidade científica. Notamos que, muitas vezes, ainda duvidam daquilo que dizemos”.

Durante a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde foram repetidamente aplaudidos pelo seu trabalho e foram protagonistas de inúmeras publicações que destacavam o seu esforço e dedicação. “A saúde foi o único setor que se manteve sempre a funcionar. O país parou, mas nós não. Continuámos a trabalhar com muita exigência”, refere a enfermeira. No entanto, os profissionais de saúde são frequentemente alvo de agressões físicas e verbais no local de trabalho. O número destes incidentes tem vindo a aumentar, criando um ambiente de insegurança e medo entre os profissionais. Segundo dados da Ordem dos Enfermeiros, este continua a ser o grupo profissional que mais sofre com este tipo de agressões, precisamente por ser o que está em contacto direto e permanente com os utentes e familiares. “Víamos publicações em que as pessoas agradeciam e batiam palmas. Hoje em dia, se for preciso, batem-nos a nós”, lamenta Telma.

Enfermeira Telma Cruz, especialista em saúde comunitária | Foto Marta Santos

Cada vez mais, os enfermeiros denunciam e protestam contra a falta de medidas que possam prevenir estes incidentes e garantir a sua segurança enquanto prestam cuidados de saúde.

A estagnação da carreira e os salários com aumentos pequenos e demorados são problemas constantes na vida destes profissionais. Estes fatores afetam tanto a qualidade dos cuidados prestados como a saúde mental dos enfermeiros, podendo levar a situações de esgotamento. “Em termos de salários, não somos devidamente remunerados. Existem muitas profissões técnicas superiores que começam com salários muito mais altos do que os nossos. Temos uma carreira muito parada, mal paga e com aumentos muito pequenos”, relata Telma.

Além da saúde mental fragilizada, os enfermeiros enfrentam doenças profissionais, ou seja, problemas de saúde a que estão expostos a longo prazo, como dores de coluna e desgaste físico. “Não faz qualquer sentido estarmos a trabalhar com 67 ou 68 anos, porque as incapacidades começam a aumentar, os problemas de saúde surgem e a margem de erro é muito maior, o que põe em causa a segurança e a saúde dos doentes”, afirma Nuno Oliveira, enfermeiro e dirigente do Sindicato dos Enfermeiros, que exerce funções na Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos, no Centro de Saúde de Tavira.

Atualmente, a idade da reforma para estes profissionais ronda os 68 anos. “Espero que seja reconhecida como profissão de risco, porque nós somos uma profissão de risco. Lidamos com pessoas doentes, em situação de fragilidade e, muitas vezes, temos de as substituir naquilo que não conseguem fazer. É muito complicado trabalhar até tão tarde com todo o peso que temos em cima”, sublinha Telma.

A enfermeira, além de se ter licenciado em Enfermagem, também concluiu uma especialização e um mestrado. No entanto, em Portugal, ao contrário de outros países europeus, estas qualificações não são reconhecidas. “Nós não somos valorizados pelos cursos que temos. Tenho o curso-base, que todos temos de ter, já fiz especialização e mestrado, mas continuo a ser uma simples enfermeira porque aqui não me reconhecem nada disso. Se fosse trabalhar para outro país europeu, automaticamente subiria na minha carreira. Aqui, não”, desabafa.

Enfermeiro e dirigente do SEP Nuno Oliveira – Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos do Centro de Saúde de Tavira | Foto Marta Santos

As más condições de trabalho e a escassez de materiais e equipamentos são outros fatores apontados pelos enfermeiros como limitações ao seu trabalho. “Tem de haver condições para as pessoas trabalharem, tem de haver instalações adequadas e equipamentos necessários”, defende Nuno Oliveira.

Os enfermeiros no Algarve

O Algarve, sendo um dos principais destinos turísticos do país, vê a sua população triplicar ou até quadruplicar durante os meses de verão, entre junho e setembro. Com este aumento significativo de visitantes, os serviços de saúde enfrentam uma pressão enorme, com os enfermeiros a alertarem para a sobrecarga de trabalho e a falta de recursos humanos.

“Há muito mais volume de trabalho para o mesmo número de enfermeiros, ou até para menos, porque também estamos de férias. Acabamos por ter de trabalhar muitas horas extras, além do horário legal”, explica Telma.

O Sindicato dos Enfermeiros e a luta pelos seus direitos

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) tem um papel ativo na defesa dos direitos dos enfermeiros e na luta por melhores condições de trabalho. “O SEP tem travado lutas e feito exigências a nível nacional, junto do Ministério da Saúde e das instituições locais, para que sejam reconhecidos: os mesmos dias de férias, a progressão na carreira, a redução do horário de trabalho de 40 para 35 horas semanais, e o direito das jovens mães a horários flexíveis”, declara Nuno Oliveira, dirigente do SEP.

“É através das nossas lutas que vamos conquistando algumas coisas, nomeadamente com greves. Até meados dos anos 90, os enfermeiros faziam greve, prestavam os cuidados mínimos e não recebiam nada. Não podemos abandonar o serviço e temos de prestar os cuidados essenciais, ou seja, aqueles que garantem a vida e a integridade física do doente. Só a partir de meados dos anos 90 é que os enfermeiros começaram a ser pagos por essas horas de cuidados mínimos durante as greves. Foi uma grande luta e uma das nossas maiores conquistas”, conclui.

  • Por Marta Santos e Henrique Dias Freire

Leia também: Adeus carta de condução: saiba qual é a idade máxima para continuar a conduzir esta categoria

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Desporto

José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga

12:54 10 Junho, 2026 12:55 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Farense aposta na continuidade do treinador José Faria para a próxima época, depois de evitar a descida à Liga 3

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Algarve Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Algarve Economia

Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho

12:00 10 Junho, 2026 08:54 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ocupação hoteleira no Algarve deverá rondar os 80% durante as miniférias dos feriados de junho

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Desporto

José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga

12:54 10 Junho, 2026 12:55 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Farense aposta na continuidade do treinador José Faria para a próxima época, depois de evitar a descida à Liga 3

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Algarve, Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Muro de betão.
Nacional

“Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa

11:10 10 Junho, 2026 17:44 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Decisão judicial encerrou um conflito entre vizinhos em Barcelos, mas trouxe novos problemas para um casal de idosos

Praia cheia de turistas- Crédito: Freepik
Algarve, Economia

Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho

12:00 10 Junho, 2026 08:54 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Ocupação hoteleira no Algarve deverá rondar os 80% durante as miniférias dos feriados de junho

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Waldkrankenhaus. Crédito: Idealista
Economia, Europa

Tem 1€? Pode comprar este antigo hospital com cerca de 6.000 metros quadrados

18:50 8 Junho, 2026 17:47 8 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

O hospital na Alemanha está à venda por um preço simbólico de um euro. O edifício tem cerca de 6.000 metros quadrados, mas exige uma reabilitação

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Últimas Notícias

  • Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus
    Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus
  • José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga
    José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga
  • Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho
    Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho
  • “Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa
    “Estou a sofrer injustamente”: vizinho constrói muro que obriga casal de idosos a usar uma escada para entrar em casa
  • El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal
    El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal
  • Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro
    Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal