A nova edição da Festa Internacional de Cinema Universitário do Algarve (FICUA) está marcada para o próximo dia 23 de maio. O evento, aberto ao público, irá decorrer no anfiteatro Paulo Freire da Escola Superior de Educação e Comunicação, no campus da Penha da Universidade do Algarve (UAlg), durante todo o dia, com início às 10:00.
Além de dar oportunidade a jovens estudantes de exibirem as suas obras, celebra a sétima arte – o cinema. Produzido pelos alunos da unidade curricular de Culturas Fílmicas e Cinematográficas da licenciatura em Ciências da Comunicação, o evento exibe curtas-metragens de todo o mundo, desde que produzidas em contexto académico. Não é exigida formação específica em cinema ou produção, pois a FICUA é uma plataforma aberta a todos os amantes da sétima arte. A submissão de curtas-metragens esteve aberta de 9 de abril a 2 de maio.
Mais do que uma mostra de filmes, a FICUA é um espaço de diálogo e reflexão sobre o cinema e o seu papel na sociedade. O ambiente informal e a partilha de ideias proporcionam uma experiência enriquecedora para o público.
A FICUA 2025 e a UAlg reafirmam, mais uma vez, o compromisso com a promoção da cultura. Trata-se de um espaço essencial de partilha e debate no panorama cinematográfico universitário. Ao dar voz a jovens cineastas de diferentes contextos, não só promove a diversidade cultural, como também incentiva o pensamento crítico.
Com entrada livre e um ambiente acolhedor, a FICUA é mais do que um evento académico – é um ponto de encontro. Para os espetadores, é uma oportunidade única de testemunhar o futuro da sétima arte.
Leia também: Nem na mão, nem no porão: União Europeia proíbe este objeto usado por ‘todos’ de viajar nesta bagagem do avião