Algumas centenas de adeptos festejaram este sábado no centro de Faro, junto à doca, a consagração do Sporting como campeão português de futebol pela segunda vez consecutiva, depois de derrotar o Vitória de Guimarães, por 2-0.
Os sportinguistas da capital algarvia festejaram o título, ao ritmo de cânticos, fumos e fogo de artifício, com as forças de segurança em alerta para impedir algum excesso.
Os apoiantes começaram a chegar ao local logo a seguir ao apito final, mas o número foi engrossando nas duas horas a seguir.
No início dos festejos ainda passaram alguns carros com bandeiras, mas o desfile acabou rapidamente depois de a polícia ter vedado o trânsito.
Os primeiros a chegar foram jovens que tinham estado a seguir os jogos do Sporting e do Benfica nos cafés das redondezas do centro de Faro.
Alguns turistas estranharam o que se passava e queriam saber se se tratava de um jogo nacional ou internacional.
O grosso dos adeptos acabou por vir a pé de casa, onde assistiram ao jogo pela televisão.
“Campeões, campeões, nós somos campeões”, era o cântico mais ouvido entre os grupos de jovens que, entre eles, tinham um ou outro benfiquista amigo com quem tinham visto o jogo.
“Somos todos amigos. Assim como a vitória caiu para o lado deles, podia ter vindo para o meu. É a vida”, disse um jovem benfiquista.
A vitória do Sporting contrastava, em Faro, com a derrota do clube local, o Farense, que caiu este sábado para a II Liga portuguesa de futebol, ao perder por 2-1 na receção ao Santa Clara.
Muitas crianças acompanhadas pelos pais também quiseram vir comemorar a vitória dos ‘leões’.
“Trouxe toda a família para comemorar. É uma data que quero que seja recordada pelos meus filhos”, disse Adelino, que estava acompanhado pela mulher e dois filhos com pouco mais de 10 anos.
O Sporting sagrou-se este sábado bicampeão português de futebol, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 2-0, na 34.ª e última jornada da I Liga, conquistando o título pela 21.ª vez no seu historial.
O Sporting, orientado por Rui Borges, terminou a 91.ª edição do campeonato com 82 pontos e assegurou o terceiro título em cinco anos, voltando a ser bicampeão 71 anos depois.
Por Fernando Paula Brito, da agência Lusa
Leia também: Derrota amarga: SC Farense falha manutenção direta em casa após triunfo do Santa Clara