Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto de arquivo DR
Economia, Edição Papel, Nacional

Banco Alimentar do Algarve é hoje o quarto maior do país

O Banco Alimentar do Algarve é atualmente o quarto maior do país, distribuindo por ano 3.500 toneladas de alimentos e tendo atingido no pico da pandemia um “máximo histórico” de pessoas apoiadas.

10:00 5 Março, 2022 11:28 3 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em declarações à Lusa por ocasião do 15.º aniversário da Instituição Particular de Apoio Social (IPSS), criada em 01 de março de 2007, Nuno Cabrita Alves, presidente da instituição, afirmou que foi o crescimento e consolidação da estrutura que permitiu apoiar, no pico da pandemia, um “máximo histórico” de cerca de 30.000 pessoas. 

“O Banco Alimentar do Algarve começou há 15 anos com uma distribuição média anual na ordem das 400 toneladas, hoje distribui perto de 3.500 toneladas de alimentos por ano só aqui na região do Algarve, o que fez com que, sendo o 12.º banco a abrir em Portugal, hoje seja o quarto maior banco do país numa rede de 21”, quantificou. 

Nuno Cabrita Alves reconheceu que o número de pessoas apoiadas tem registado “altos em baixos” e, se numa “primeira fase, com o início da operação, as instituições começaram a aderir e isso fez com que se fosse aumentando o número de pessoas”, a seguir chegou “a crise financeira” e o “número de pessoas apoiadas também cresceu” de “forma significativa”. 

Após a crise, o Banco Alimentar algarvio atingiu um “valor histórico muito baixo de pessoas a serem apoiadas”, mas ao ser “declarada a pandemia de covid-19 e decretado o primeiro ‘lockdown’ [confinamento], o Banco, automaticamente, no espaço de poucos dias, recebeu exponencialmente um número enorme de pedidos”, contrapôs. 

O Banco Alimentar do Algarve alcançou “valores nunca atingidos” e passou então “do mínimo histórico para o máximo histórico, chegando perto das 30.000 pessoas” apoiadas, sustentou aquele responsável, frisando que esse número já se “tem vindo a ajustar para baixo” com o aliviar das restrições impostas para conter a pandemia de covid-19. 

Se, num primeiro momento, o “crescimento sustentado” e a capacidade de chegar ao “máximo de parceiros possível” trouxe “um aumento da oferta” e permitiu “ter alimentos em quantidade” para prestar apoio aos mais carenciados, atualmente, a resposta já se distingue “também pela diversidade”, sublinhou. 

“Em 2007, estaríamos a falar de um cabaz com massa, arroz, atum, salsichas, leite e pouco mais, enquanto hoje falamos num cabaz que, além desses produtos, tem frutas, verduras, queijo, manteiga, iogurtes, peixe, carne, pão, ou seja, houve um aumento claro da quantidade, mas também da diversidade de produtos a distribuir”, exemplificou Nuno Cabrita Alves. 

Questionado sobre a implantação territorial do Banco Alimentar do Algarve, Nuno Cabrita Alves respondeu que, logo “em 2008, já se estaria a apoiar instituições em todos os 16 concelhos da região”, mas, esclareceu, o número de instituições apoiadas varia em função do território. 

“O grosso do impacto no Banco faz-se nos concelhos de Olhão, Faro e Loulé, pela quantidade de instituições que são apoiadas, que, em alguns concelhos, ascende a 20 instituições apoiadas. Mas, por outro lado, temos os concelhos periféricos, como é o caso de Castro Marim, Alcoutim, Monchique ou Aljezur, ou Lagos ou Vila do Bispo, onde muitas vezes só temos uma instituição em cada território”, observou. 

Sobre o financiamento, o presidente da instituição disse que parte dos apoios advêm de “donativos da sociedade civil em geral e das empresas”, embora outra parte do financiamento seja “altamente suportada pelas Câmaras Municipais”. 

“Começámos, e durante muitos anos, tivemos um orçamento anual na ordem dos 10.000 euros. Por incrível que pareça, e não me engano no número, são 10.000 euros. Hoje, ascende a perto de 300.000 euros”, indicou. 

Segundo Nuno Cabrita Alves, o crescimento gradual do orçamento anual do Banco Alimentar do Algarve teve um “efeito multiplicador”, permitindo que hoje se apoie a população da região “com mais de quatro milhões de euros de doações e alimentos”. 

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve Economia Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Supermercado da Mercadona.
Economia Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Agente da Polícia Judiciária. Foto PJ | DR
Nacional

Vieram do Brasil para matar ex-namorado da filha: fizeram turismo com o dinheiro roubado e foram detidos quando fugiam com sete malas

18:40 22 Julho, 2026 18:25 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Trio terá atravessado o Atlântico para roubar e matar um empreiteiro no Porto. Depois do crime, fez compras e turismo em Lisboa

Algarve

Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

19:50 22 Julho, 2026 19:26 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Quatro suspeitos terão levado a vítima para uma residência, onde foi agredida e mantida em cativeiro durante várias horas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Algarve, Economia, Nacional

Fatura da água volta a subir e há dois concelhos no Algarve entre os mais caros do país

07:00 22 Julho, 2026 17:00 21 Julho, 2026 | João Luís

O valor médio pago de água pelas famílias voltou a aumentar em 2026, mas a diferença entre municípios continua a ser grande

Teste do balão.
Auto

Água, café ou pastilhas ajudam a escapar ao teste do balão? Espanhóis revelam o único truque que resulta

18:00 22 Julho, 2026 11:54 22 Julho, 2026 | João Luís

Com as festas e os meses de verão, voltam também vários mitos sobre os testes de alcoolemia. Mas há uma regra que continua sem mudar

Algarve

Utente de lar desaparecido encontrado sem vida junto à ribeira de Marim em Olhão

10:00 22 Julho, 2026 10:06 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Vítima tinha cerca de 70 anos e estaria desaparecida de um lar, de onde terá saído sem informar os responsáveis

Praia da Fonte da Telha.
Nacional

Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água

21:20 22 Julho, 2026 19:32 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Falhas no abastecimento de água continuam a afetar o turismo, com famílias a cancelar reservas e empresários a contabilizar prejuízos de milhares de euros

Vida & Lazer

Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações

21:00 22 Julho, 2026 19:33 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Cestos de uma cor específica estão a ser usados para identificar clientes solteiros e facilitar encontros durante as compras

Gastronomia, Mundo

Restaurante Michelin serviu 49 mil formigas aos clientes e dono pode acabar na prisão

19:40 22 Julho, 2026 18:48 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Estabelecimento com duas estrelas Michelin utilizou cerca de 49 mil formigas em gelados e outros pratos

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Prepare-se: calor intenso tem data para regressar e há zonas onde os termómetros podem ultrapassar os 40 ºC

18:50 22 Julho, 2026 18:31 22 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O calor deverá regressar em força: há regiões onde os termómetros poderão voltar a ultrapassar os 40 ºC

Algarve

Cordão humano em Cabanas de Tavira reivindica acesso pedonal à ilha

16:50 21 Julho, 2026 16:37 21 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Concentração decorre a 10 de agosto, entre as 18:00 e as 20:00, e pretende mobilizar cerca de 300 pessoas no passadiço da marginal

Supermercado da Mercadona.
Economia, Nacional

Mercadona prepara abertura de nova loja em agosto: vai criar 74 empregos e já tem data marcada

15:00 21 Julho, 2026 13:04 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cadeia espanhola Mercadona continua a expandir-se em Portugal e prepara a abertura de mais um supermercado nas próximas semanas

Saúde

Especialistas avisam: este sinal nas unhas pode estar associado ao cancro do pulmão e não deve ser ignorado

13:20 21 Julho, 2026 11:24 21 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mudanças graduais no formato das unhas e das pontas dos dedos podem estar associadas a doenças pulmonares, cardíacas ou inflamatórias

Ponte entre os EUA e o Canadá.
Mundo

Está a chegar o dia da inauguração da ponte que vai ligar os EUA ao Canadá 13 anos após a apresentação do primeiro projeto

16:50 22 Julho, 2026 16:59 13 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Após mais de uma década de espera, uma das maiores ligações entre os Estados Unidos e o Canadá prepara-se para receber os primeiros veículos

Opinião

A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos

12:50 22 Julho, 2026 14:15 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez a maior ironia de todas seja a que resulta de passarmos a vida inteira a desejar chegar à velhice, ao mesmo tempo que celebramos cada aniversário como uma vitória sobre o tempo"

Casa onde nasceu Adolf Hitler, numa localidade da Áustria.
Cultura, Europa

Casa onde Hitler nasceu fica na Áustria e é agora uma esquadra da polícia

12:20 22 Julho, 2026 11:12 22 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Edifício onde Adolf Hitler nasceu passou a funcionar como esquadra da polícia e centro de formação das forças de segurança na Áustria

Cultura, Opinião

Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral

11:20 22 Julho, 2026 11:24 22 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Hoje recordo Luís Represas não apenas como uma grande voz da música portuguesa, mas como um homem que sabia conversar, ouvir e reflectir"

Últimas Notícias

  • Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
    Tavirense Inês Maria Dias lança livro infantil inspirado na luta contra um tumor cerebral
  • Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
    Novo aeroporto já tem calendário: obras arrancam nesta data e investimento pode chegar aos 8,9 mil milhões
  • Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
    Turistas cancelam férias neste destino após crise no abastecimento de água
  • Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
    Não é o ananás: nova moda nos supermercados permite identificar solteiros sem recorrer a aplicações
  • Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão
    Homem é sequestrado, agredido e abandonado sem os seus bens após ocupar casa em Olhão

Opinião

  • A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
    A exígua biografia dos velhos | Por José Figueiredo Santos
  • Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
    Uma conversa à boca da urna com Luís Represas | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado

Europe Direct Algarve

  • Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
    Vai viajar com este valor em dinheiro na mala? Fisco avisa que tem de declarar antes de embarcar
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Upcycling para criar ligações e transformar territórios | Por Fernanda Jara Alvarado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento