Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lagoa dos Salgados. Crédito: ICNF | Arquivo
Algarve, Edição Papel

Ambientalistas pedem reserva natural dos Salgados após mortes de animais em Silves

Proteção da Lagoa dos Salgados continua por concretizar, dizem associações, que pedem gestão integrada de mais de 400 hectares em Silves e Albufeira

11:00 12 Setembro, 2026 11:02 10 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O aparecimento de peixes, caranguejos e aves mortas na ribeira de Alcantarilha, em Silves, levou um grupo de associações ambientalistas a reclamar a criação urgente da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados. As organizações defendem que a classificação, de âmbito nacional, permitiria prevenir situações semelhantes e gerir de forma integrada as zonas húmidas, dunas e áreas agrícolas envolventes.

Num comunicado citado pela Lusa, o grupo alerta que, sem esse estatuto, a “Lagoa dos Salgados continuará desprotegida”. Entre as aves encontradas mortas, as associações referem “espécies protegidas como colhereiros, íbis-pretas, garças e patos”.

As organizações relacionam a ocorrência com os baixos níveis de oxigénio na água e as temperaturas elevadas, lembrando que episódios semelhantes têm sido registados em zonas húmidas próximas.

Associações criticam gestão limitada a emergências

“Mais uma vez, perante temperaturas elevadas e baixos níveis de água, assistimos às consequências da falta de uma gestão proativa de um dos mais importantes sistemas húmidos no litoral algarvio”, afirmam.

Para o grupo, o sucedido na ribeira de Alcantarilha constitui mais um alerta para a necessidade de uma resposta conjunta, em vez de intervenções isoladas.

“Estas situações são o resultado de uma gestão reativa, que se tem limitado a intervenções pontuais para resolver emergências, pelo que é necessária uma mudança de abordagem focada na prevenção e na gestão proativa para o bom estado de preservação destes ecossistemas”, sustenta o comunicado.

As associações defendem que uma reserva natural permite uma “abordagem de proteção integrada”, considerando essencial olhar para as zonas húmidas, as dunas e as áreas agrícolas como partes de um mesmo sistema.

Reserva abrangeria mais de 400 hectares

A área proposta tem mais de 400 hectares e estende-se da ribeira de Alcantarilha, no concelho de Silves, a poente, até à Lagoa dos Salgados, na ribeira de Espiche, no concelho de Albufeira, a nascente. Inclui também o sistema dunar e as áreas agrícolas envolventes.

O projeto esteve em consulta pública entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, tendo recebido “mais de 800 participações” e um “amplo apoio de cidadãos, organizações ambientais, empresas e entidades nacionais e internacionais”, recorda o grupo.

“Quatro anos à espera da criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados”, lamentam as organizações, que dizem ter sido prometida a classificação há quatro anos.

“A classificação como Reserva Natural de âmbito nacional foi então considerada a tipologia adequada precisamente pela relevância dos valores naturais presentes, cuja importância não se limita à região algarvia”, argumentam.

Estatuto não eliminaria todos os riscos

As associações reconhecem que a classificação não seria suficiente para evitar todos os problemas, mas defendem que daria instrumentos para antecipar riscos e acompanhar o estado destes ecossistemas.

“A classificação como Reserva Natural não impediria, por si só, todos os fenómenos associados a períodos de seca, temperaturas extremas ou baixos níveis de oxigénio. Mas permitiria fazer aquilo que hoje continua a faltar: prevenir, monitorizar e gerir o sistema como um todo”, sublinham.

O apelo reúne A Rocha, Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, WWF Portugal, Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus, Sociedade Portuguesa de Botânica, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

A.Pinto / HDF

Leia também: Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

Nacional Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Portagem em Portugal.
Auto Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Auto Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve Edição Papel Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

15:40 2 Outubro, 2026 15:40 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sustentabilidade, democracia e legado urbano estão no centro da proposta europeia que pretende redefinir as futuras Capitais da Cultura

Nacional, Vida & Lazer

Só para altos: quem tiver menos desta altura não entra nesta festa em Lisboa

17:50 3 Outubro, 2026 13:55 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Homens com menos de 1,82 metros e mulheres abaixo de 1,72 não cumprem os requisitos para entrar nesta festa em Lisboa

Carlos Grade. Crédito: CML
Algarve, Política

Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr

19:19 3 Outubro, 2026 19:20 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Autarca presidiu à Junta da Tôr entre 1997 e 2013. Município de Loulé recorda a sua dedicação ao serviço público e a proximidade com os fregueses

Trovoada.
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho de Portugal continental: estas serão as regiões mais afetadas pelo mau tempo

06:00 3 Outubro, 2026 06:34 3 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

A instabilidade aumenta ao longo deste sábado, com chuva forte e trovoada previstas sobretudo durante a tarde

Portagem em Portugal.
Auto, Nacional

Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo

18:30 3 Outubro, 2026 09:45 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Um simples esquecimento à entrada de uma autoestrada com portagem manual pode resultar numa cobrança muito superior ao preço normal da viagem

Praia do Barranco.
Algarve

Para chegar a esta praia no Algarve tem de percorrer 4 km longe do asfalto e não há transportes públicos que o levem até lá

10:20 3 Outubro, 2026 11:39 28 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Escondida entre arribas e vales, esta pequena baía algarvia exige um percurso pouco habitual antes de chegar ao areal

GNR apreende cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses. Crédito: GNR
Algarve

Apreendida cocaína suficiente para 1,5 milhões de doses em Loulé

09:10 3 Outubro, 2026 12:31 3 Outubro, 2026 | Henrique Dias Freire

Investigação levou a uma casa onde estavam cocaína e máquinas de embalagem. A GNR prossegue diligências para identificar e localizar os responsáveis

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto

Tem um Volkswagen, Audi, SEAT ou Skoda? Milhões de carros estão a ser chamados à oficina

13:50 3 Outubro, 2026 13:31 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Volkswagen, Audi, Skoda e SEAT estão a chamar milhões de veículos à oficina devido a um possível problema num parafuso do sistema de direção

Edição Papel, Opinião

O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega

07:30 3 Outubro, 2026 11:53 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

"Antes, um alvará servia como título ou 'licença'. Hoje, são três documentos"

Batatas no chão. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Batatas começaram a grelar? Especialista explica quando ainda as pode comer e quando deve deitá-las fora

16:10 3 Outubro, 2026 14:07 3 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Encontrar pequenos rebentos nas batatas não significa necessariamente que estejam estragadas

Auto, Nacional

Tem carro com matrícula de outubro? Tem este imposto para pagar e o prazo não termina no dia 31

20:00 2 Outubro, 2026 15:00 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Os proprietários de veículos com matrícula de outubro têm de estar atentos ao prazo do IUC, que este ano não termina no último dia do mês

Algarve, Edição Papel, Vida & Lazer

Casal tavirense abre Livi Park para festas e convívio em família

09:00 2 Outubro, 2026 12:16 1 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Duas salas, áreas de brincadeira e zonas para adultos integram o novo espaço em Tavira, pensado para celebrar aniversários e promover o convívio em família

Fronteira Portugal -Espanha.
Auto, Europa

Vai conduzir em Espanha? Estas regras de trânsito mudam a partir de 1 de outubro e há multas de 200 euros

20:30 30 Setembro, 2026 14:30 30 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Espanha prepara alterações às regras de trânsito que abrangem automóveis, motociclos, bicicletas e trotinetes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva forte, trovoada e vento: esta região portuguesa pode receber quase 80 mm de chuva

06:00 2 Outubro, 2026 09:40 1 Outubro, 2026 | João Pedro Luís

Segundo a Meteored, os remanescentes da tempestade Hanna vão agravar estado do tempo nos Açores, com chuva forte, trovoada e rajadas de vento

Mecânico a avaliar carro. Crédito: Freepik
Auto

Tem um carro a gasóleo? Este hábito diário pode acabar numa avaria de milhares de euros

18:30 2 Outubro, 2026 15:31 2 Outubro, 2026 | Rubén Gonçalves

Parece uma utilização perfeitamente normal do automóvel, mas repetir este tipo de percurso num carro a gasóleo pode impedir a regeneração do filtro de partículas

Rolo de papel higiénico.
Vida & Lazer

Foi a um hotel e o papel higiénico estava assim? Saiba o que significa e qual o objetivo

11:50 29 Setembro, 2026 11:36 29 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

A dobra em triângulo no papel higiénico é um sinal usado na hotelaria para transmitir limpeza e preparação do quarto

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

15:40 2 Outubro, 2026 15:40 2 Outubro, 2026 | Cristina Mendonça

Sustentabilidade, democracia e legado urbano estão no centro da proposta europeia que pretende redefinir as futuras Capitais da Cultura

Últimas Notícias

  • Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
    Aviso de trovoada mudou: IPMA considera agora que pode trazer também granizo, chuva intensa e rajadas até 90 km/h
  • Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
    Pedro Almeida vence no Algarve e fica a seis pontos da liderança
  • Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
    Morreu Carlos Grade, primeiro presidente da Junta de Freguesia da Tôr
  • Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo
    Atenção, condutores: este erro numa portagem pode fazê-lo pagar o dobro do valor máximo
  • O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas
    O Gilão, a ilha e uma varanda ‘disseram-me’ que, mais do que um destino de praia, Tavira aproxima pessoas

Opinião

  • O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
    O novo simplex urbanístico entrou em vigor no dia 1 de outubro. Será que simplifica? | Por António Nóbrega
  • Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
    Montenegro fez bem em telefonar a Ronaldo e ao Presidente FPF. CR7 traz muito pão para muitas casas em Portugal | Por Tiago Manuel
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro

Europe Direct Algarve

  • Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
    Fundo Ambiental liberta 3,7 milhões para reforçar eficiência hídrica no Algarve
  • A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
    A nova linha da frente urbana, a reforma das Capitais Europeias e o caminho até 2031 | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal