Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Lagoa dos Salgados. Crédito: ICNF | Arquivo
Algarve, Edição Papel

Ambientalistas pedem reserva natural dos Salgados após mortes de animais em Silves

Proteção da Lagoa dos Salgados continua por concretizar, dizem associações, que pedem gestão integrada de mais de 400 hectares em Silves e Albufeira

11:00 12 Setembro, 2026 11:02 10 Setembro, 2026
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O aparecimento de peixes, caranguejos e aves mortas na ribeira de Alcantarilha, em Silves, levou um grupo de associações ambientalistas a reclamar a criação urgente da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados. As organizações defendem que a classificação, de âmbito nacional, permitiria prevenir situações semelhantes e gerir de forma integrada as zonas húmidas, dunas e áreas agrícolas envolventes.

Num comunicado citado pela Lusa, o grupo alerta que, sem esse estatuto, a “Lagoa dos Salgados continuará desprotegida”. Entre as aves encontradas mortas, as associações referem “espécies protegidas como colhereiros, íbis-pretas, garças e patos”.

As organizações relacionam a ocorrência com os baixos níveis de oxigénio na água e as temperaturas elevadas, lembrando que episódios semelhantes têm sido registados em zonas húmidas próximas.

Associações criticam gestão limitada a emergências

“Mais uma vez, perante temperaturas elevadas e baixos níveis de água, assistimos às consequências da falta de uma gestão proativa de um dos mais importantes sistemas húmidos no litoral algarvio”, afirmam.

Para o grupo, o sucedido na ribeira de Alcantarilha constitui mais um alerta para a necessidade de uma resposta conjunta, em vez de intervenções isoladas.

“Estas situações são o resultado de uma gestão reativa, que se tem limitado a intervenções pontuais para resolver emergências, pelo que é necessária uma mudança de abordagem focada na prevenção e na gestão proativa para o bom estado de preservação destes ecossistemas”, sustenta o comunicado.

As associações defendem que uma reserva natural permite uma “abordagem de proteção integrada”, considerando essencial olhar para as zonas húmidas, as dunas e as áreas agrícolas como partes de um mesmo sistema.

Reserva abrangeria mais de 400 hectares

A área proposta tem mais de 400 hectares e estende-se da ribeira de Alcantarilha, no concelho de Silves, a poente, até à Lagoa dos Salgados, na ribeira de Espiche, no concelho de Albufeira, a nascente. Inclui também o sistema dunar e as áreas agrícolas envolventes.

O projeto esteve em consulta pública entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, tendo recebido “mais de 800 participações” e um “amplo apoio de cidadãos, organizações ambientais, empresas e entidades nacionais e internacionais”, recorda o grupo.

“Quatro anos à espera da criação da Reserva Natural da Lagoa dos Salgados”, lamentam as organizações, que dizem ter sido prometida a classificação há quatro anos.

“A classificação como Reserva Natural de âmbito nacional foi então considerada a tipologia adequada precisamente pela relevância dos valores naturais presentes, cuja importância não se limita à região algarvia”, argumentam.

Estatuto não eliminaria todos os riscos

As associações reconhecem que a classificação não seria suficiente para evitar todos os problemas, mas defendem que daria instrumentos para antecipar riscos e acompanhar o estado destes ecossistemas.

“A classificação como Reserva Natural não impediria, por si só, todos os fenómenos associados a períodos de seca, temperaturas extremas ou baixos níveis de oxigénio. Mas permitiria fazer aquilo que hoje continua a faltar: prevenir, monitorizar e gerir o sistema como um todo”, sublinham.

O apelo reúne A Rocha, Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, WWF Portugal, Associação Vita Nativa – Conservação do Ambiente, Liga para a Proteção da Natureza, Quercus, Sociedade Portuguesa de Botânica, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.

A.Pinto / HDF

Leia também: Espanhóis rendem-se a esta vila do Algarve que consideram um dos locais mais “autênticos e elegantes” da região

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Movimento Associativo Estudantil questiona André Ventura após entrada do Chega na Rádio Universidade de Coimbra e pede esclarecimentos

13:00 13 Outubro, 2026 12:57 13 Outubro, 2026

MAE enviou uma carta a André Ventura após a entrada de elementos do Chega nos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias

12:30 13 Outubro, 2026 12:26 13 Outubro, 2026

Entre as 86 detenções, destacam-se 30 por condução sob efeito do álcool, 28 sem carta e 6 por tráfico de droga

Algarve Cultura

Pedro Almodóvar e Sofia Exarchou chegam a Tavira em duas noites de cinema

12:46 13 Outubro, 2026 12:46 13 Outubro, 2026

Sessões de cinema no Teatro António Pinheiro apresentam "Natal Amargo", de Pedro Almodóvar, e "Animal", de Sofia Exarchou

Via verde. Crédito: DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Algarve Cultura

Ricardo Araújo Pereira leva “Verificando Se Você é Humano” ao Portimão Arena

10:31 13 Outubro, 2026 10:36 13 Outubro, 2026

Digressão de "Verificando Se Você é Humano" arranca em Portimão a 16 de outubro, depois de sessões esgotadas em Lisboa e no Porto

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Há um avião parado no Aeroporto de Lisboa desde 17 de abril após falha no carregamento de duas paletes: aeronave está impedida de voar

12:20 13 Outubro, 2026 11:50 13 Outubro, 2026

Airbus da Azul sofreu danos significativos depois de uma carga com mais de duas toneladas se ter deslocado durante a aterragem em Lisboa

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Economia Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Opinião Política

A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

07:30 13 Outubro, 2026 19:03 12 Outubro, 2026

"Se o Orçamento é mau, se Portugal está mal e se as políticas governamentais ameaçam agravar essa situação, em que medida facilitar a aprovação desse mesmo Orçamento constitui um benefício para o país?"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

André Ventura. Crédito: Lusa
Nacional

Movimento Associativo Estudantil questiona André Ventura após entrada do Chega na Rádio Universidade de Coimbra e pede esclarecimentos

13:00 13 Outubro, 2026 12:57 13 Outubro, 2026

MAE enviou uma carta a André Ventura após a entrada de elementos do Chega nos estúdios da Rádio Universidade de Coimbra

Operação de fiscalização da GNR. Crédito: Foto AI
Algarve

GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias

12:30 13 Outubro, 2026 12:26 13 Outubro, 2026

Entre as 86 detenções, destacam-se 30 por condução sob efeito do álcool, 28 sem carta e 6 por tráfico de droga

Algarve, Cultura

Pedro Almodóvar e Sofia Exarchou chegam a Tavira em duas noites de cinema

12:46 13 Outubro, 2026 12:46 13 Outubro, 2026

Sessões de cinema no Teatro António Pinheiro apresentam "Natal Amargo", de Pedro Almodóvar, e "Animal", de Sofia Exarchou

Via verde. Crédito: DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? Este gesto de dois minutos pode reduzir o valor que paga quase para metade

19:30 11 Outubro, 2026 13:29 11 Outubro, 2026

Uma alteração simples permite poupar até seis euros por ano na Via Verde e, numa das modalidades, deixa o preço quase a metade

Algarve, Cultura

Ricardo Araújo Pereira leva “Verificando Se Você é Humano” ao Portimão Arena

10:31 13 Outubro, 2026 10:36 13 Outubro, 2026

Digressão de "Verificando Se Você é Humano" arranca em Portimão a 16 de outubro, depois de sessões esgotadas em Lisboa e no Porto

Avião estacionado no aeroporto.
Nacional

Há um avião parado no Aeroporto de Lisboa desde 17 de abril após falha no carregamento de duas paletes: aeronave está impedida de voar

12:20 13 Outubro, 2026 11:50 13 Outubro, 2026

Airbus da Azul sofreu danos significativos depois de uma carga com mais de duas toneladas se ter deslocado durante a aterragem em Lisboa

Dia de chuva
Tempo

Mais chuva a caminho: mau tempo não dá tréguas nesta região de Portugal até este dia

09:55 13 Outubro, 2026 09:48 13 Outubro, 2026

Segundo a previsão publicada pela Meteored, a chuva deverá marcar os próximos dias nos Açores até este dia

Pessoa a segurar notas de 50 euros.
Economia, Europe Direct Algarve

Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las

10:50 13 Outubro, 2026 10:16 13 Outubro, 2026

Notas da série Europa têm marcas táteis nas extremidades que ajudam a identificar o valor apenas através do toque

Economia, Europe Direct Algarve

Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades

09:27 13 Outubro, 2026 09:34 13 Outubro, 2026

Verba do Fundo de Solidariedade da UE destina-se à recuperação dos danos provocados pelas tempestades e integra um pacote de 498 milhões de euros

Opinião, Política

A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão

07:30 13 Outubro, 2026 19:03 12 Outubro, 2026

"Se o Orçamento é mau, se Portugal está mal e se as políticas governamentais ameaçam agravar essa situação, em que medida facilitar a aprovação desse mesmo Orçamento constitui um benefício para o país?"

Vale Fuzeiros.
Algarve

Nem Monchique nem Tavira: esta localidade do Algarve guarda vestígios de um oceano que desapareceu há milhões de anos

17:50 12 Outubro, 2026 15:28 12 Outubro, 2026

Em Vale Fuzeiros, rochas com mais de 300 milhões de anos conservam marcas de correntes submarinas, plantas e fósseis de um antigo oceano

Opinião, Saúde

A saúde dos nossos ossos, músculos e articulações | Por Carlos Carneiro 

07:30 11 Outubro, 2026 19:14 6 Outubro, 2026

"Existe ainda a ideia pré-concebida de que a doença reumática é um mal inevitável do envelhecimento — a famosa 'dor nos ossos' que afeta apenas as pessoas mais idosas quando o tempo muda"

Bomba de gasolina.
Auto

Misturar gasolina simples com aditivada faz mal ao motor? Há uma regra que deve respeitar

12:30 11 Outubro, 2026 13:32 10 Outubro, 2026

Gasolina simples e aditivada podem ser colocadas no mesmo depósito sem prejudicar o motor, desde que respeitem estas especificações

Médico no consultório. Crédito: Freepik
Saúde

Este pode ser um dos primeiros sinais de doença nos rins e muita gente desvaloriza

09:20 10 Outubro, 2026 17:39 9 Outubro, 2026

Doenças renais podem evoluir sem sintomas durante muito tempo, mas há um sinal aparentemente inofensivo que pode justificar atenção

Mulher a segurar uma vitamina. Crédito: Magnific
Saúde

Passou dos 50? Há uma vitamina que pode estar a faltar sem dar sinais evidentes

11:00 11 Outubro, 2026 12:05 11 Outubro, 2026

Depois dos 50 anos, o organismo pode deixar de absorver um nutriente essencial da mesma forma. Conheça os sinais e onde o encontrar

Vida & Lazer

Há 7 coisas em casa que provavelmente não lava vezes suficientes: especialistas dizem quais são

21:20 12 Outubro, 2026 14:20 12 Outubro, 2026

Tapetes da casa de banho, protetores do colchão e até o cesto da roupa suja podem passar demasiado tempo sem serem lavados

Últimas Notícias

  • Movimento Associativo Estudantil questiona André Ventura após entrada do Chega na Rádio Universidade de Coimbra e pede esclarecimentos
    Movimento Associativo Estudantil questiona André Ventura após entrada do Chega na Rádio Universidade de Coimbra e pede esclarecimentos
  • Pedro Almodóvar e Sofia Exarchou chegam a Tavira em duas noites de cinema
    Pedro Almodóvar e Sofia Exarchou chegam a Tavira em duas noites de cinema
  • GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias
    GNR intensifica fiscalização no Algarve e detém 86 pessoas em sete dias
  • Há um avião parado no Aeroporto de Lisboa desde 17 de abril após falha no carregamento de duas paletes: aeronave está impedida de voar
    Há um avião parado no Aeroporto de Lisboa desde 17 de abril após falha no carregamento de duas paletes: aeronave está impedida de voar
  • Subida Internacional do Rio Arade regressa com canoagem entre Portimão, Lagoa e Silves
    Subida Internacional do Rio Arade regressa com canoagem entre Portimão, Lagoa e Silves

Opinião

  • A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão
    A utilidade decorativa dos princípios | Por Luís Ganhão
  • Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva
    Aumentar salários não chega: é preciso devolver poder de compra aos portugueses | Por João Rúben Silva
  • A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia
    A saúde mental também se constrói entre nós | Por Neusa Patuleia

Europe Direct Algarve

  • Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
    Há pequenas linhas em relevo nas notas de euro e a quantidade de interrupções não é igual em todas: aprenda a distingui-las
  • Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
    Portugal poderá receber 261,4 milhões do Fundo de Solidariedade da UE após tempestades
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal