Como é habitual com a entrada de um novo ano, o custo de vida vai aumentar e as portagens não são exceção. Prepare-se para pagar mais pela Via Verde, e, em alguns casos, os aumentos não são insignificantes. Além disso, os preços podem subir ainda mais para quem optar por receber o extrato em papel em vez da versão eletrónica. Mas há uma solução que o poderá fazer poupar até quase 20€ por mês. Saiba mais acerca do Via Card neste artigo que conta com a colaboração do Leak.
O novo preçário da Via Verde já está disponível no site, onde é possível ver todos os aumentos. Na modalidade Mobilidade, por exemplo, o preço passa de 1,14 euros para 1,25 euros. Para os utilizadores ocasionais, que usam a Mobilidade Leve, a tarifa sobe de 1,43 euros para 1,59 euros. A subscrição Autoestrada também aumenta ligeiramente, de 52 para 53 cêntimos por mês. Como o nome sugere, esta subscrição é exclusiva para o uso em autoestradas.
Quem optar pela fatura em papel terá um aumento nos custos. Na modalidade Mobilidade, o custo sobe para 1,75 euros por mês, e na Mobilidade Leve o valor passa a ser 2,09 euros. Já a Mobilidade Autoestrada passa para 1,03 euros mensais. Vendo os valores anuais, a diferença entre o extrato eletrónico e o papel é considerável, pelo que escolher a fatura eletrónica é uma forma de poupar.
Muitos atravessam diariamente a ponte 25 de Abril ou a Vasco da Gama, o que pode pesar no orçamento com os custos da gasolina, filas de trânsito e portagens. No entanto, existem formas de reduzir este custo, podendo alcançar uma poupança mensal de cerca de 30 euros!
A maioria dos utilizadores da Via Verde desconhece algumas funcionalidades que podem realmente ajudar a poupar. Por exemplo, quem atravessa diariamente a ponte 25 de Abril pode poupar cerca de 20 euros por mês.
Imagine que atravessa a ponte 25 de Abril 23 vezes por mês. Com a tarifa normal, o custo mensal seria de cerca de 50 euros, mas com o Via Card consegue poupar 18,63 euros. Na prática, em vez de pagar quase 50 euros, pagará 29 euros. Na ponte Vasco da Gama, as poupanças são mais modestas e dependem das horas de passagem e dos dias (úteis ou não). Em média, a poupança ronda os 3 euros por mês.
Além disso, para quem tem veículos elétricos ou híbridos plug-in, o Via Card Eco permite poupanças adicionais. No exemplo anterior, em vez de 29 euros, pagaria cerca de 26 euros.
Para quem tem Via Card, o sistema de passagem automática com leitura de matrícula dispensa o uso do cartão físico e evita paragens na portagem. Para aderir, basta preencher o formulário disponível online para clientes Via Card. Este serviço, apesar de menos conhecido, pode ser uma opção interessante para muitos utilizadores. Mais informações e adesões estão disponíveis no site oficial.
Posso ter Via Verde e Via Card em simultâneo?
Sim. Embora o identificador Via Verde funcione apenas nas vias dedicadas a este sistema, pode ter Via Card ao mesmo tempo para aproveitar os descontos específicos das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
Posso passar noutras vias com o Via Card?
Sim, pode usar as vias manuais e apresentar o seu cartão Via Card ao portageiro, que registará a passagem na sua conta Via Card. Assim, apesar dos aumentos previstos para 2025, existem formas de poupar em algumas portagens, especialmente nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
Leia também: Estes detergentes de 1,19€ do Pingo Doce funcionam na perfeição como ambientadores de casa