O fim do mês de agosto está perto e com ele não é apenas o verão que caminha para o fim, esta quinta-feira é também o último dia para pagamento do IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares). O imposto é relativo aos rendimentos auferidos ao longo de 2022. Para além do IRS, esta quinta-feira é também o último dia para a pagar a segunda prestação do IMI se é um dos 679 mil proprietários de imóveis que tem uma fatura acima de 500 euros e optou por três prestações.
Nesta situação de ter de pagar IRS estão as pessoas cuja retenção na fonte sobre os rendimentos auferidos em 2022 não foi suficiente para fazer face ao imposto que efetivamente tinham a pagar. Podem estar nesta situação também as pessoas que receberam rendimentos não sujeitos a retenção na fonte, como os de rendas, por exemplo.
O último dia deste mês é também a data limite para a Autoridade Tributária devolver o IRS aos contribuintes que têm direito a reembolso. Segundo as últimas estatísticas divulgadas pelo Governo, foram entregues seis milhões de declarações até ao dia 30 de junho.
Se se atrasar na entrega do IRS está sujeito a coimas
Segundo o Pplware, “quando a entrega é feita de forma voluntária existe uma redução de coimas. Entrega até 30 dias depois do prazo, o contribuinte terá de entregar uma declaração de substituição e pagar uma multa mínima de 25 euros segundo a AT. Entrega com mais de 30 dias depois do prazo a infração terá um custo de 37,5 euros. Se a AT já tiver iniciado uma ação de inspeção, a multa será, no mínimo, de 112,5 euros (75% do montante mínimo)”.
A segunda prestação do IMI também tem de ser paga esta quinta-feira, para quem tem um valor total superior a 500 euros e optou por três prestações.
Leia também: A recusa do parque Fotovoltaico da Iberdrola em Stª Catarina é um caso para reflexão