Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Freepik
Economia, Europa

“Não ganho nem um cêntimo”: idosa de 87 anos não pediu pensão de reforma quando chegou a idade e vive dependente do marido

Esta idosa espanhola trabalhou toda a vida com o marido, mas nunca regularizou a sua situação nem pediu pensão de reforma, e agora não ganha “nem um cêntimo”

16:00 12 Novembro, 2025 14:54 24 Dezembro, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

A história de uma idosa espanhola veio expor uma realidade que, durante décadas, foi comum entre muitas mulheres: a dependência económica das pensões dos maridos. Em Portugal, tal como em Espanha, milhares de mulheres que trabalharam toda a vida em casa ou em negócios familiares chegaram à velhice sem direito a uma pensão de reforma própria.

Em Espanha, o caso de Ana, de 87 anos, tornou-se um retrato fiel dessa geração. Trabalhou durante anos ao lado do marido num escritório de advocacia, primeiro em Barcelona e depois em Almería. No entanto, nunca chegou a regularizar a sua situação profissional nem a requerer qualquer pensão quando atingiu a idade da reforma. “Nunca fui pedir que ma dessem”, confessou ao jornal digital espanhol Noticias Trabajo.

Hoje, Ana vive do rendimento do marido, antigo advogado e titular de uma pensão de advocacia. “Por as pensões… eu não, nem um cêntimo”, admitiu, explicando que o companheiro sempre tratou das finanças da casa e garantiu que nada faltasse.

Uma vida inteira de trabalho sem direitos reconhecidos

Durante grande parte da sua vida, Ana colaborou no negócio do casal sem qualquer tipo de contrato. Apesar de reconhecer que vive com tranquilidade, admite que o bem-estar depende totalmente da reforma do marido. “Eu tenho a minha conta, se quiser posso levantar dinheiro, mas não gosto. Gosto é de meter”, contou, revelando uma relação de total confiança, mas também de dependência financeira.

O caso de Ana é semelhante ao de milhares de mulheres que, por desconhecimento ou por tradição, nunca contribuíram individualmente para a Segurança Social. O resultado é uma velhice sem pensão de reforma própria e uma dependência total do rendimento do cônjuge, de acordo com a mesma fonte.

Retrato de uma geração que não reclamou direitos

Ana reconhece que, na sua época, essa situação era vista como natural. A mulher ocupava-se do lar e dos filhos, enquanto o homem tratava dos rendimentos e das decisões financeiras. “A vida está cara para quem tem de se desenrascar sozinho, sem ninguém que lhe ajude”, lamenta.

Com lucidez, deixa ainda um conselho às gerações mais novas, citado pelo Noticias Trabajo: “Que estudem muito, que com uma boa carreira olharão por eles e talvez até pelos pais e pelos avós.”

E se acontecesse em Portugal?

Em Portugal, a história de Ana poderia facilmente repetir-se e, na verdade, repetiu-se durante décadas em muitas famílias. As mulheres que se dedicaram exclusivamente à casa ou que ajudaram em pequenos negócios sem contrato de trabalho enfrentam hoje dificuldades semelhantes.

Para ter direito a uma pensão contributiva, a lei portuguesa (Decreto-Lei n.º 187/2007) exige pelo menos 15 anos de descontos para a Segurança Social. Quem não atingiu esse limite pode, em certas condições, recorrer à pensão social, prevista no Decreto-Lei n.º 464/80, atribuída a pessoas com baixos rendimentos que não cumpriram os períodos mínimos de contribuições.

No entanto, muitas mulheres de gerações mais antigas nunca chegaram a inscrever-se na Segurança Social, o que as deixou sem qualquer tipo de proteção contributiva. Tal como em Espanha, o resultado foi a dependência económica em relação ao marido, situação que se agravou em casos de viuvez.

Papel das pensões de sobrevivência

A legislação portuguesa prevê uma pensão de sobrevivência para o cônjuge ou unido de facto que fique viúvo, nos termos do Decreto-Lei 322/90 e a Lei 7/2001, respetivamente.

Este apoio é fundamental para garantir o sustento das viúvas que nunca tiveram rendimentos próprios, mas o valor depende da carreira contributiva do falecido.

Ainda assim, existem mulheres que, mesmo beneficiando dessa pensão, vivem com valores muito baixos. De acordo com dados recentes da Segurança Social, as pensões médias de sobrevivência situam-se frequentemente abaixo dos 400 euros mensais (344,03 euros em média), um valor insuficiente para cobrir as despesas básicas.

Uma desigualdade que vem de trás

A geração de mulheres que hoje tem mais de 75 anos foi a mais afetada por estas disparidades. Muitas trabalharam em agricultura, comércio local ou como auxiliares em empresas familiares, sem qualquer registo formal. O trabalho doméstico, apesar de essencial, nunca contou para efeitos de reforma.

Atualmente, programas de regularização e de incentivo ao registo de atividade tentam evitar que estas situações se repitam. A inscrição automática na Segurança Social para trabalhadores independentes e o aumento da literacia financeira têm contribuído para uma mudança de mentalidade.

Futuro das novas gerações

A história de Ana serve de alerta. O seu testemunho mostra o peso das desigualdades de género no acesso às pensões e reforça a importância da informação e da autonomia. Em Portugal, o caminho tem sido no sentido de corrigir essas falhas, mas o passado ainda se faz sentir em muitas casas.

Esta geração que viveu sem descontos e sem proteção social ensina uma lição às mais novas: o trabalho invisível, por mais importante que seja, precisa de ser reconhecido e valorizado também na lei.

Leia também: Professor reformado recebe 9.542€ por mês: tem a pensão mais alta de Portugal e ganha mais do que o primeiro-ministro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Nacional Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Ensino Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Europe Direct Algarve Opinião Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Algarve Desporto Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Nacional, Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Ensino, Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Algarve, Desporto, Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Últimas Notícias

  • Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
    Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
  • Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
    Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
  • Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
    Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
  • Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve
    Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve
  • Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal
    Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento