Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto D.R.
Economia

Mercado “quente” no Algarve com entrada de Tavira no ‘top 10’ com as casas mais caras

Face a dezembro, saiu Loures com a entrada de Tavira. Junta-se assim a Loulé, Albufeira e Lagos no ‘top 10’ da avaliação bancária da habitação por município.

09:18 3 Março, 2022 10:02 3 Março, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em janeiro, o valor mediano de avaliação bancária da habitação em Portugal, divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), foi de 1.292 euros por metro quadrado (m2) e no Algarve, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo Litoral o valor foi superior à média nacional. Mais uma vez, o “top 10” dos concelhos com as casas avaliadas com preços mais caros tem mais concelhos da região de Lisboa (5) seguido pelo Algarve (4) do que de qualquer outra região do país.

O valor mediano de avaliação bancária alcançou os 1.292 euros por m2 em janeiro, mais sete euros que o observado em dezembro. Face ao mesmo mês de 2021, a variação fixou-se em 10,4%, menos do que a variação do mês anterior.

Evolução do valor mediano de avaliação bancária em Portugal

Desde agosto de 2021 que o valor mediano da habitação bancária tem vindo a subir sem parar. Os 1.292 euros por m2 registados em janeiro marcam um novo máximo histórico em Portugal.

Se quisermos observar um decréscimo no índice, é preciso recuar a março de 2020 – mês em que se registou o primeiro caso de covid-19 em Portugal – altura em que o valor mediano desceu de 1.111 euros por m2 (em fevereiro) para 1.110 (em março).

Mercado “quente” em Lisboa e no Algarve

Em Lisboa e no Algarve o mercado está mais quente que nunca, com as avaliações a crescer sem parar. Mas um pouco por todo o país – do Alentejo ao Norte – há concelhos que sobrevivem à grande pressão dos preços no mercado.

Lisboa é, de longe, o concelho em que as casas foram avaliadas pelos bancos com o valor mediano mais elevado: 3.277 euros por m2, mais 62 euros que no mês anterior. A capital tem uma diferença de mais de 700 euros para o concelho que ocupa a segunda posição, Cascais (2.507 euros por m2), e está também acima de Oeiras (2.466 euros), apresentando ainda uma diferença de mais 1.400 euros para o último entre os 10 concelhos onde as casas valem mais, a Amadora (1.849 euros).

Neste “top 10”, além de Lisboa, Cascais e Amadora encontramos mais dois concelhos que pertencem à AML: Oeiras (2.483 euros por m2) e Odivelas (1.931).

Entrada de Tavira no ‘top 10’

Face a dezembro, saiu Loures deste “top 10”, com a entrada de um concelho algarvio: Tavira (1.875). Tavira junta-se assim a Loulé (2.189 euros euros por m2), Albufeira (1.964) e Lagos (1.878).

Fora do Algarve e da AML apenas o Porto entra neste “top 10”, ao apresentar um valor mediano de 2.147 euros por m2.

No geral, todos estes dez municípios viram o valor mediano da avaliação bancária subir face a dezembro do ano passado.

Os dez municípios com as avaliações mais baixas

Seia é, tal como em dezembro, o município onde as casas registaram a avaliação bancária por m2 mais baixa do país em janeiro: 563 euros por m2, menos sete euros que em dezembro. Segue-se, de perto, Abrantes, onde o m2 foi avaliado em 652 euros.

Novo recorde na avaliação bancária das casas. Algarve é a região com a maior subida e com os preços mais altos

Fundão, que em dezembro ocupava o segundo lugar com 585 euros por m2, viu uma subida de mais de 100 euros para 694 euros por m2.

Além de Seia e Fundão, há alguns concelhos que se repetem face ao mês anterior. É o caso de Abrantes (agora com 652 euros por m2), Celorico de Basto (659 euros), Entroncamento (690), Lamego (712), Elvas (725) e Ponte de Sor (730) – este último tem o valor mais alto entre os dez municípios com as avaliações mais baixas.

Em comparação com dezembro, Seia, Elvas e Ponte de Sor viram o valor baixar, enquanto em Celorico de Basto, Abrantes, Entroncamento, Fundão e Lamego o valor aumentou.

Em Mangualde e Reguengos de Monsaraz não é possível comparar com o mês de dezembro por o INE não ter dados desses concelhos relativos a esse mês. Em Reguengos de Monsaraz o último valor disponível é de novembro (e houve uma diminuição de 702 para 676 euros por m2) e em Mangualde só há dados de agosto (e houve uma subida de quatro euros por m2, para 703).

Numa comparação entre Seia e Lisboa, a diferença entre estes dois municípios a cerca de 300 quilómetros de distância é de mais de 2.600 euros por m2.

Nota: Dos 308 concelhos portugueses, não há dados disponíveis de janeiro de 169, logo a presente análise tem como base os valores de apenas 139 concelhos

Como a Guerra na Ucrânia afeta o investimento imobiliário em Portugal?
  • Com texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Atenção condutores: GNR alerta para métodos utilizados para facilitar o furto de carros e explica como se proteger

15:30 10 Junho, 2026 14:38 10 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Métodos simples continuam a ser usados para facilitar o furto de carros e há cuidados que deve ter para evitar riscos quando sai da viatura

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Algarve Economia Tech

Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro

10:30 10 Junho, 2026 10:38 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Empreendedores da StartUP Portimão partilham experiências e soluções para os desafios empresariais atuais

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Ensino Opinião Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Algarve Desporto

José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga

12:54 10 Junho, 2026 12:55 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Farense aposta na continuidade do treinador José Faria para a próxima época, depois de evitar a descida à Liga 3

Ladrão a tentar roubar um carro. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Atenção condutores: GNR alerta para métodos utilizados para facilitar o furto de carros e explica como se proteger

15:30 10 Junho, 2026 14:38 10 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Métodos simples continuam a ser usados para facilitar o furto de carros e há cuidados que deve ter para evitar riscos quando sai da viatura

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 12:38 10 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Cultura

Marchas, arraiais e manjericos marcam Santos Populares de Quarteira

06:48 10 Junho, 2026 06:54 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Santos Populares de Quarteira regressam com quatro noites de marchas, arraiais, manjericos solidários e entrada livre

Algarve, Economia, Tech

Portimão junta empreendedores e empresas para pensar o futuro

10:30 10 Junho, 2026 10:38 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Empreendedores da StartUP Portimão partilham experiências e soluções para os desafios empresariais atuais

Europe Direct Algarve

Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa

16:12 10 Junho, 2026 16:13 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Encontro INTREPIDA começa no Algarve e percorre regiões portuguesas através da cultura, história e língua

Ensino, Opinião, Tech

Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral

11:00 10 Junho, 2026 10:52 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Aquilo que faz correr um aluno para um abraço de reencontro a um professor é muito mais do que um algoritmo disfarçado de 'olhar humano'"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

El Niño está de volta: IPMA esclarece o que pode mudar no tempo em Portugal

10:40 10 Junho, 2026 08:42 10 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

IPMA aponta para uma elevada probabilidade de ocorrência de um episódio de El Niño entre junho e agosto

Dia de calor em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus

13:31 10 Junho, 2026 13:31 10 Junho, 2026 | João Luís

As temperaturas vão subir de forma acentuada em Portugal continental, com calor mais intenso a partir deste dia

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Crianças na Piscina. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei

14:50 10 Junho, 2026 14:31 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A chegada do calor traz uma dúvida comum nos condomínios com piscina: os moradores podem levar convidados? A resposta depende

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Algarve, Desporto

José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga

12:54 10 Junho, 2026 12:55 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Farense aposta na continuidade do treinador José Faria para a próxima época, depois de evitar a descida à Liga 3

Últimas Notícias

  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Atenção condutores: GNR alerta para métodos utilizados para facilitar o furto de carros e explica como se proteger
    Atenção condutores: GNR alerta para métodos utilizados para facilitar o furto de carros e explica como se proteger
  • Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei
    Vizinhos podem trazer pessoas para a piscina do condomínio? Saiba o que diz a lei
  • Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus
    Vem aí calor intenso: subida forte da temperatura chega neste dia e há zonas onde sobe até 8 graus
  • José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga
    José Faria renova com o Farense após garantir manutenção na II Liga
  • Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho
    Algarve ‘aquece motores’ para o verão com ocupação perto dos 80% nas ‘miniférias’ de junho

Opinião

  • Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
    Ontem, como professor, ganhei 10-0 à Inteligência Artificial | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
    Fundação Três Culturas celebra Dia de Portugal com viagem pela cultura portuguesa
  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal