A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e a Universidade do Algarve avançam com a intenção de reforçar a rede de incubação no Algarve, acelerar as empresas incubadas e diversificar o mercado, tradicionalmente mais sustentado no turismo.
Para a ANJE, trata-se de uma parceira que permite uma colaboração ainda mais ativa entre as duas entidades nos domínios de empreendedorismo, incubação, formação e investigação. A operação INTECH Algarve pretende, sobretudo, a expansão e reorientação do foco de atividade.
A ligação entre a associação e a Universidade do Algarve é também, admite a ANJE, “um passo importante para consolidar e estreitar as relações de cooperação e intercâmbio existentes entre as duas instituições com vista à prossecução de objetivos conjuntos e à promoção da investigação científica, da formação e do desenvolvimento tecnológica nos ecossistemas académico e empresarial algarvios”.
“É muito importante conseguirmos melhorar a qualidade e a capacidade dos serviços disponibilizados. Tem-se tornado também cada vez mais relevante contribuir para a melhor preparação das questões sociais e relacionais que o mercado apresenta. Queremos, sobretudo, promover o espírito empresarial que facilite, por exemplo, o apoio à exploração económica de novas ideias e incentive a criação de novas empresas”, apontou, em comunicado, o vice-presidente da direção Nacional da ANJE, Hugo Vieira.
Os investimentos serão todos feitos no Algarve e o foco será, acima de tudo, contribuir para a melhoria das condições de incubação e aceleração de empresas de base tecnológica e conhecimento.
“O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve assume como missão o apoio ao empreendedorismo e à inovação, e a promoção de uma efetiva interação entre a Universidade e setor empresarial, facilitando a sua transferência para o mercado. Valorizar o conhecimento produzido no seio da academia, e dinamizar as relações empresariais daí resultantes, é uma prioridade. A ANJE é um parceiro preponderante para alcançarmos os nossos objetivos, principalmente, se pensarmos na importância de ter consultoria especializada, apoio técnico e até ajuda na identificação de oportunidades e meios financeiros de suporte aos negócios”, destaca Hugo Barros, coordenador do CRIA.