Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Europe Direct Algarve, Vida & Lazer

Há novas regras para turistas em Espanha: saiba o que muda e como afetará os portugueses

Os turistas portugueses (e não só) que desejarem visitar Espanha no futuro terão de ter atenção a este conjunto de novas regras bastante rígidas

21:20 12 Março, 2025 20:19 12 Março, 2025 | Gonçalo Viegas
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Espanha continua a ser um dos destinos mais procurados pelos turistas de todo o mundo, atraídos pelo clima quente, as praias deslumbrantes e a rica gastronomia. Em 2024, o país recebeu um recorde de 94 milhões de visitantes, um aumento de 10% em relação ao ano anterior, com um impacto económico significativo, representando cerca de 13% do PIB nacional.

Contudo, o crescente número de turistas trouxe desafios, levando as autoridades espanholas a implementarem novas regras em 2025. Estas medidas procuram equilibrar o bem-estar dos residentes locais com o impacto do turismo, sobretudo após protestos contra o turismo em massa, que se fizeram ouvir em várias cidades espanholas no último ano.

Para quem planeia visitar Espanha, é essencial conhecer estas novas regulamentações, que abrangem desde a entrada no país até ao comportamento nas ruas e praias, com multas que podem atingir valores elevados.

Regras de entrada mais apertadas

Os requisitos de entrada de turistas em Espanha variam consoante o país de origem e a duração da estadia. Para cidadãos da União Europeia, a entrada continua a ser simples, bastando um cartão de cidadão ou passaporte, sem limite de tempo para permanência, refere a Euronews. No entanto, para turistas de países fora da UE — como o Reino Unido, Estados Unidos ou Canadá — as regras tornaram-se mais rigorosas.

Agora, além do passaporte válido por pelo menos três meses após a data de saída, será obrigatório apresentar seguro de viagem, comprovativo de alojamento e bilhete de regresso. Também se poderá exigir a demonstração de meios financeiros suficientes para a estadia. A partir de meados de 2025, entrará em vigor o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS), que custará 7 euros e será válido por três anos.

Alojamento com regras mais restritivas

O governo espanhol implementou novas medidas para os alojamentos de curta duração, nomeadamente o famoso Airbnb. Desde janeiro de 2025, qualquer proprietário que deseje arrendar a sua casa a turistas tem de estar registado numa base de dados nacional e obter uma licença.

Além disso, os prestadores de alojamento têm de recolher informações pessoais dos hóspedes, incluindo dados bancários. Para os turistas, isto significa que as opções de alojamento poderão diminuir, com a possibilidade de os preços aumentarem nos próximos anos.

Airbnb e limitações locais

Os Airbnbs não estão proibidos em toda a Espanha, mas certas cidades impuseram restrições rigorosas. Em Barcelona, a autarquia decidiu não renovar as licenças para os 10.000 apartamentos atualmente dedicados a este tipo de arrendamento, planeando eliminar todos os alojamentos de curta duração até 2028. Em Málaga, 43 bairros atingiram o limite de 8% do parque habitacional dedicado ao arrendamento turístico, e novas licenças nesses locais estão proibidas.

Recomendamos: Ingleses dizem que muitos turistas passam por esta cidade do Algarve mas ‘esquecem-se’ de a visitar

Taxas turísticas mais altas

Outra alteração importante diz respeito às taxas turísticas, que aumentaram significativamente em algumas regiões. Em Barcelona, a taxa para hotéis de luxo duplicou, passando de 3,50 euros para 7 euros por noite. Já os passageiros de cruzeiros pagarão 6 euros, mesmo que fiquem apenas um dia.

Nas Ilhas Baleares, a taxa de dormida subiu de 4 para 6 euros por pessoa, enquanto Santiago de Compostela e Toledo também introduziram novas taxas entre 1 e 2,50 euros por noite. As Ilhas Canárias estão a ponderar adotar uma medida semelhante.

Bebidas alcoólicas e comportamento nas ruas

O comportamento dos turistas em Espanha também passará a ser alvo de maior controlo. Em Barcelona, a partir de junho, ficam proibidos os “pub crawls” (rotas de bares) em alguns bairros, e nas Baleares, o consumo de álcool na via pública foi restringido. As lojas nessas zonas não podem vender bebidas alcoólicas entre as 21h30 e as 8h00, e as multas por incumprimento destas regras variam entre 750 e 3.000 euros.

Conduzir pode não ser uma opção

Alugar um carro também se tornou mais complicado. Os turistas têm agora de fornecer informações pessoais detalhadas às empresas de aluguer e, em algumas cidades, como Soller, em Maiorca, os turistas estão proibidos de conduzir no centro da cidade.

Regras nas praias

Nas praias, as autoridades apertaram o controlo sobre comportamentos considerados inadequados. Em Torrox, na Costa del Sol, estão proibidas tendas e estruturas semelhantes, que bloqueiam a visão dos nadadores-salvadores e dificultam o acesso das equipas de emergência. Fumar também se tornou mais difícil. Em Barcelona, já é proibido fumar em todas as praias, e mais de 100 praias em toda a Espanha adotaram medidas semelhantes.

Entre as novas medidas, algumas são bastante curiosas. Por exemplo, urinar no mar pode resultar numa multa que pode chegar aos 750 euros. A cidade de Málaga foi a última a adotar esta regra, juntando-se a Vigo, no norte do país.

Como evitar problemas

Para os turistas, a melhor forma de evitar multas é informar-se bem antes de viajar. As taxas turísticas são cobradas diretamente pelos alojamentos, pelo que o visitante não precisa de se preocupar com a sua declaração. Manter um comportamento respeitador e cumprir as regras locais é geralmente suficiente para evitar problemas. No entanto, vale a pena confirmar com o seu hotel ou agente de viagens se existem regulamentações específicas no seu destino.

Com estas mudanças, Espanha procura gerir melhor o fluxo de turistas, garantindo que a experiência de quem visita o país continua a ser positiva, sem comprometer a qualidade de vida dos habitantes locais. Para os turistas, o mais importante é planear com antecedência, respeitar as normas e desfrutar do que o país tem de melhor para oferecer.

Leia também: Adeus Cartão de Cidadão: União Europeia vai implementar uma nova forma de identificação

Economia Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Teste do balão.
Algarve Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 22:41 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Economia, Nacional

Primark ‘acelera’ em Portugal e estreia-se nestas duas cidades: novas lojas vão abrir já em setembro

14:30 10 Agosto, 2026 13:46 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Cadeia irlandesa Primark reforça a presença em Portugal com duas novas lojas já em setembro, num investimento que vai criar mais de 80 postos de trabalho

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Algarve, Nacional

Estas são as praias portuguesas em que Cristiano Ronaldo costuma passar férias e uma delas fica no Algarve

18:20 10 Agosto, 2026 17:22 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cristiano Ronaldo gosta de passar férias em Portugal com a sua família. Ainda em 2023 foram publicadas algumas fotografias pela sua companheira Georgina numa praia algarvia

Guarda-chuva vermelho. Crédito: Freepik
Tempo

Vem aí chuva ‘em força’ e trovoada: depressão traz risco de inundações a esta região

16:00 10 Agosto, 2026 00:41 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Calor volta a apertar em Portugal em algumas regiões, enquanto uma nova depressão traz chuva forte, trovoada e risco de inundações aos Açores

Idosa a conduzir. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Adeus carta de condução? Há uma proposta que quer definir esta como a idade máxima para conduzir em Portugal

20:30 9 Agosto, 2026 15:13 6 Agosto, 2026 | João Luís

Petição pública levanta a hipótese de existir uma idade máxima para conduzir: fique a par do que está em cima da mesa

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí mais chuva: mau tempo regressa neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 10 Agosto, 2026 16:14 9 Agosto, 2026 | João Luís

O tempo volta a dividir Portugal, com chuva a marcar presença numa parte do país enquanto noutra o céu abre e as temperaturas sobem.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Nacional

Pensão mais ‘recheada’: nova regra da União Europeia pretende garantir mais dinheiro para os pensionistas

07:30 10 Agosto, 2026 16:36 9 Agosto, 2026 | João Luís

União Europeia prepara uma mudança que pode alterar a reforma. Veja como pode aumentar o valor da sua pensão

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Praia demasiado cheia. Crédito: Foto AI
Europa

“A única coisa que vai voltar para casa és tu”: britânicos insatisfeitos ponderam dizer ‘adeus’ a um dos principais destinos turísticos europeus

18:30 10 Agosto, 2026 15:09 10 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Entre críticas à falta de habitação e à sobrelotação, uma frase dirigida aos britânicos chamou a atenção

Idosa com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Quero viver um presente digno”: mulher de 79 anos recebe 2.300€ de pensão e explica por que não chega

09:50 10 Agosto, 2026 08:58 10 Agosto, 2026 | Tiago Alcobia

Recebe 2.300€ por mês e diz que não chega para viver com dignidade. As declarações de uma reformada espanhola estão a gerar forte polémica

João Martinho, o piloto que morreu após a queda de uma aeronave em Portimão.
Algarve

João Martinho morre após queda de avioneta em Portimão: piloto era também treinador de futebol

09:40 10 Agosto, 2026 09:14 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Piloto João Martinho, de 28 anos, morreu após a queda de uma avioneta no Aeródromo de Portimão, onde era o único ocupante

Teste do balão.
Algarve, Auto

Juiz de Portimão condena condutor com base em crimes de outra pessoa: tribunal recusa anular a sentença

19:20 10 Agosto, 2026 18:07 10 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Tribunal de Portimão reconhece erro numa sentença com factos de outro processo, mas decide manter a condenação

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

22:43 10 Agosto, 2026 22:41 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto de viajar na bagagem de porão

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Supermercado da Mercadona. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data

20:40 10 Agosto, 2026 19:33 10 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Cadeia espanhola Mercadona vai abrir o primeiro supermercado num novo distrito em Portugal já no próximo mês de setembro

Idosa a ser observada no Multibanco. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo

20:30 10 Agosto, 2026 15:06 10 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma funcionalidade que permite levantar dinheiro da conta de outra pessoa sem fazer uma transferência e sem ter o cartão bancário

Últimas Notícias

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
    Mercadona ‘acelera’ em Portugal e estreia-se neste distrito: abertura da nova loja está marcada para esta data
  • Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
    Saiba como levantar dinheiro da conta de outra pessoa de forma legal e sem ter o cartão consigo
  • Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
    Homem de 76 anos vence batalha judicial de 2 anos contra empresa de estacionamento por bilhete de 1,05€: tribunal fixou indemnização em 338,34€
  • Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior
    Estudantes da UAlg integram campanha de arqueologia que procura necrópole exterior

Opinião

  • Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
    Queixamo-nos do outro, o outro queixa-se de nós | Por Luís Ganhão
  • Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    Férias em família: estratégias para crianças com (e sem) PHDA | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos
    Em defesa do bife minguado | Por José Figueiredo Santos

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
    Adeus reforma ‘a horas’? Cidadãos nascidos depois desta data só se vão poder reformar (no mínimo) aos 70 anos neste país da União Europeia
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento