Se tem estado à espera que a sua declaração de IRS seja validada após submetê-la no Portal das Finanças, saiba que não está sozinho. De acordo com relatos recorrentes, contam-se dezenas de queixas de contribuintes que enfrentam uma espera prolongada pela validação do seu processo.
Nas redes sociais e em grupos dedicados ao IRS, as queixas têm-se multiplicado, especialmente entre os contribuintes que incluíram anexos F, G ou J nas suas declarações. Estes anexos referem-se a rendimentos como rendas, obtidos no estrangeiro ou mais-valias, e parecem estar a enfrentar um processo de validação mais demorado.
Uma utilizadora, citada pela Executive Digest, relatou que submeteu a sua declaração no início de abril, incluindo um desses anexos, e aguarda há mais de um mês pela validação. Esta demora tem sido motivo de frustração para muitos contribuintes, especialmente quando comparada com a rapidez dos processos em anos anteriores.
Apesar das queixas generalizadas, a Ordem dos Contabilistas afirma não ter recebido relatos de problemas graves no sistema, enquanto o Ministério das Finanças assegura que não existem questões nos processamentos. Segundo o Ministério, até 22 de abril, mais declarações foram validadas em comparação com o ano anterior.
“É normal. As situações estão a ser corrigidas internamente. É natural que existam acertos. E é por isso que pode demorar um bocadinho mais. Este ano, com os novos cruzamentos de informação, está a ser um bocadinho mais demorado. Estas queixas têm a ver com rendimentos mais complexos, em que houve várias alterações, devido à retroatividade da norma, e terá a ver com isso”, explicou Paula Franco da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Assim, se está à espera pela validação da sua declaração de IRS, saiba que não está sozinho e que será necessário aguardar um pouco mais até que o processo seja concluído.
Leia também: Já não guarda as faturas do IRS? Saiba que ainda tem de o fazer nestas situações