Cerca de duzentas pessoas participam, em Castro Marim, no programa de actividade física adaptada chamado “Ao Ritmo dos 60”. Na passada sexta-feira reuniram-se em Odeleite, num almoço convívio que assinalou mais um ano desta iniciativa da Câmara de Castro Marim.
Com o objectivo de promover o envelhecimento activo, que passa pela promoção do bem-estar físico, social e mental, a autarquia castromarinense lançou, há dez anos, este programa gratuito, estimulando e sensibilizando sobre os benefícios obtidos com a prática regular de exercício físico adaptado.
Duas vezes por semana, de Setembro a Junho, o grupo de desportistas seniores reúne-se na Piscina Coberta e no Pavilhão Municipal e, com a orientação de técnicos municipais da área do Desporto, desenvolvem variadas actividades aquáticas, sempre adaptadas à capacidade funcional dos idosos. O grupo também participa em percursos pedestres, marchas passeio e actividades culturais, conjugando os benefícios da actividade física com os do convívio, num combate ao isolamento, que é dos maiores problemas desta faixa etária.
No almoço convívio estiveram os técnicos da câmara local que coordenam o projecto, David Livramento e Flávio Oliveira, cujo trabalho foi “elogiado pelo presidente do Município de Castro Marim, Francisco Amaral, e aplaudido pelo grupo, grato pelos anos de dedicação”, informa a autarquia em nota de imprensa.