Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Santa Clara e Portimonense não foram para além de um empate a zero | Foto LUÍS FORRA
Desporto

Portimonense soma um ponto com estreia de Vasco Simão no Santa Clara reduzido a 10

O Portimonense, que vinha de três derrotas seguidas na I Liga, está no nono lugar, com 20 pontos.

22:47 13 Janeiro, 2023 09:18 14 Janeiro, 2023 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Santa Clara, que estreava o treinador Jorge Simão, empatou hoje a zero em casa do Portimonense, no encontro de abertura da 16.ª jornada da I Liga de futebol, em que esteve em desvantagem numérica desde os 28 minutos.

Pierre Sagna, aos 28 minutos, viu o segundo amarelo e deixou a jogar com menos um jogador os açorianos, que, mesmo assim, voltaram a pontuar, após duas derrotas seguidas no campeonato, seguindo no 14.º lugar, com 14 pontos.

O Portimonense, que vinha de três derrotas seguidas na I Liga, está no nono lugar, com 20 pontos.

O Santa Clara, reduzido a 10 unidades mais de uma hora, conseguiu segurar o ‘nulo’ frente ao Portimonense, em jogo da 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que marcou a estreia do novo técnico dos açorianos.

Jorge Simão ainda ‘tremeu’ com a expulsão do lateral senegalês Pierre Sagna, aos 28 minutos, por acumulação de amarelos, mas viu a sua equipa transformar-se num ‘muro’ que os algarvios não souberam ‘furar’, mantendo-se o 0-0 até ao apito final.

As duas equipas, que vinham de ciclos com derrotas consecutivas, voltaram assim aos pontos: o Portimonense ocupa o nono lugar, com 20 pontos, e o Santa Clara é 15.º, com 14, ambos à condição.

Jorge Simão, que sucedeu esta semana a Mário Silva, fez cinco alterações à equipa derrotada na jornada anterior pelo Sporting de Braga (4-0), chamando à titularidade o médio japonês Kento Misao, reforço de inverno, além de Ítalo, Matheus Babi, Paulo Henrique e MT, enquanto o avançado brasileiro Welinton Júnior, recuperado de lesão, foi a única novidade no ‘onze’ algarvio face à derrota com o Benfica.

Com as duas equipas posicionadas em ‘4-4-2’, desde cedo foram os algarvios a ‘pegar’ na partida, criando perigo nas tentativas de Yago Cariello, num cabeceamento ao lado, aos nove minutos, e Welinton Júnior, que rematou para estirada junto ao solo de Gabriel Batista (12).

O ascendente algarvio manteve-se, sem criar ocasiões claras, enquanto o Santa Clara, mais recuado no terreno, apostava no contra-ataque sem frutos práticos, estratégia que ficou condicionada pela infantilidade do lateral-direito Pierre Sagna: viu dois amarelos no espaço de quatro minutos (24 e 28) – o segundo cartão por uma entrada fora de tempo a meio-campo e à esquerda, longe do seu raio de ação -, e foi expulso.

A equipa açoriana intensificou o seu perfil defensivo, em ‘4-4-1’, perante um Portimonense pouco criativo e que só gerava desequilíbrios nas incursões ofensivas do central Pedrão à direita, no entanto, sem colocar o guardião Gabriel Batista em apuros.

Para a segunda parte, Paulo Sérgio, sem mudar o modelo tático, prescindiu de Klismahn e apostou em Luquinha à direita do meio-campo, ‘carregando’ por esse flanco a maior parte do seu futebol, mas abusando dos cruzamentos sem nexo.

Numa segunda metade praticamente toda jogada num só meio-campo, o guardião Gabriel Batista resolveu com classe os duelos com Welinton Júnior (52 e 90+4) e Diaby (65), enquanto Róchez atirou ligeiramente ao lado (90), nas principais oportunidades dos algarvios.

Na fase final da partida, com o Portimonense a ‘acusar’ o esforço, o Santa Clara ainda tentou criar perigo, mas o empate sem golos manteve-se.

Declarações dos dois treinadores

Paulo Sérgio (treinador do Portimonense): “Um jogo que se adivinhava difícil, como são todos. Acho que a equipa, podendo obviamente fazer melhor, fez mais do que o suficiente para ser merecedora dos três pontos, mas não fomos eficazes.

Não fomos eficazes numa boa mão cheia de oportunidades claras que criámos, mas também noutras tantas, num caudal [ofensivo] muito grande, em que o cruzamento saiu sempre muito largo, pouco perigoso para a baliza do Santa Clara. 

Com tantos desequilíbrios que conseguimos criar nos corredores, o cruzamento não saiu. Foi pena. Era difícil, porque com o Santa Clara reduzido a 10, montou um bloco muito baixo, em que tentava tapar os espaços todos, e nós conseguimos arranjar uma estratégia para conseguir furar. 

Furámos pelo corredor, por dentro, fomos mais perigosos nas bolas em que conseguimos a penetração interior, mas hoje o cruzamento estava completamente descalibrado.

Acho que toda a gente trabalhou bem, éramos merecedores de um melhor resultado, mas o futebol tem destas coisas.

Dá desânimo. Há a questão psicológica de, em vantagem numérica, não termos conseguido os três pontos. Uma vantagem que obrigou o Santa Clara praticamente a defender o tempo todo, e nós não tirámos partido dela”.

Jorge Simão (treinador do Santa Clara): “Acho que o facto de termos ficado reduzido a 10, aos 28 minutos, obrigatoriamente levará a que a tendência passe a ser um pouco diferente do que estava a ser. 

E o jogo foi para uma tendência que obrigou os jogadores a revelarem uma faceta que, acho eu, é muitas das vezes o mais difícil de as equipas conseguirem conquistar. Esta competitividade e este espírito de energia positiva, esta capacidade de superação em cada lance, de estar sempre a disputar cada bola. 

Este empate só foi possível porque os jogadores assim o quiseram. 

Surpreendeu-me esta capacidade, e refiro-me não só aos jogadores que estiveram dentro do campo como àqueles que estiveram no ‘banco’ e não chegaram sequer a entrar. Senti uma energia incrível a vir de fora, uma força passada para quem estava dentro de campo que não estou habituado a ver”.

Jogo disputado no Estádio Municipal de Portimão
Portimonense – Santa Clara, 0-0

Equipas:

– Portimonense: Nakamura, Moufi, Pedrão, Filipe Relvas, Seck, Diaby, Paulo Estrela (Rui Gomes, 76), Klismahn (Luquinha, 46), Ouattara (Ricardo Matos, 88), Welinton Júnior e Yago Cariello (Bryan Róchez, 72).
(Suplentes: Mateus Oliveira, Henrique Jocú, Bruno Reis, Luquinha, Kim, Ricardo Matos, Bryan Róchez, Rui Gomes e Sapara).
Treinador: Paulo Sérgio.

– Santa Clara: Gabriel Batista, Pierre Sagna, Boateng, Ítalo, Paulo Henrique, Adriano (Anderson Carvalho, 80), Kento Misao, Gabriel Silva (Allano Lima, 68), MT (Ricardinho, 80), Bruno Almeida (Cristian Tassano, 30) e Matheus Babi. 
(Suplentes: Ricardo Fernandes, Quintilla, Allano Lima, Anderson Carvalho, Tagawa, Ricardinho, Costinha, Cristian Tassano e Rildo Filho).
Treinador: Jorge Simão.

Árbitro: Rui Costa (AF Porto).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Adriano (11), Pierre Sagna (24 e 28), Yago Cariello (24), Matheus Babi (32), Seck (79) e Gabriel Batista (85). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Pierre Sagna (28). 

Assistência: 762 espetadores.

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve Política

Vila Real de Santo António: Célia Paz candidata-se à liderança do PS

16:40 12 Maio, 2026 16:32 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sob o lema “Com todos, por um PS maior”, Célia Paz candidata-se à liderança da concelhia socialista de Vila Real de Santo António

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 14:34 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Opinião Saúde

Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos

14:31 12 Maio, 2026 14:31 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O leite materno, é o alimento mais adequado e natural para alimentar o bebé desde o nascimento até aos dois anos de idade, ou mais"

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Algarve Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia Nacional

‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?

19:00 12 Maio, 2026 16:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem ter acesso a apoios pouco conhecidos quando precisam de interromper temporariamente o trabalho em Portugal

Vigo, na Galiza.
Europa Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social: saiba se pode ter direito e quando começa a ser paga

09:50 12 Maio, 2026 09:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Nova prestação social pode juntar vários apoios num só: saiba quem pode ter direito e quando poderá começar a ser paga

Algarve, Política

Vila Real de Santo António: Célia Paz candidata-se à liderança do PS

16:40 12 Maio, 2026 16:32 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Sob o lema “Com todos, por um PS maior”, Célia Paz candidata-se à liderança da concelhia socialista de Vila Real de Santo António

Operação de trânsito.
Auto

Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€

18:30 12 Maio, 2026 18:22 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

Há veículos obrigados a usar um equipamento específico que pode gerar multas até 6.000 euros. Saiba quem é abrangido e porque a fiscalização está a apertar

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Vem aí frio de rachar: chuva em força e trovoadas vão atingir Portugal e estes serão os dias mais ‘gelados’

09:30 12 Maio, 2026 22:00 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Chuva, trovoada e granizo deverão marcar os próximos dias em Portugal, com descida acentuada das temperaturas em várias regiões do país

Cortes de luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vêm aí cortes de luz prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

16:30 12 Maio, 2026 16:19 12 Maio, 2026 | Rubén Gonçalves

A E-REDES tem interrupções programadas de energia elétrica e cortes de luz agendados para várias zonas do país

Chuva intensa. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí aguaceiros e trovoada: mau tempo vai ‘dominar’ Portugal até esta data e estas serão as regiões mais castigadas

12:30 12 Maio, 2026 14:34 12 Maio, 2026 | Tiago Alcobia

A instabilidade regressa com aguaceiros e trovoada. O mau tempo vai marcar os próximos dias e algumas regiões estarão mais expostas

Algarve, Cultura

Festa da Espiga volta a animar Salir com tradição, música, gastronomia e desfile etnográfico

08:00 12 Maio, 2026 08:00 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Tradição, música e gastronomia marcam nova edição da Festa da Espiga em Salir ao longo de três dias de animação

Opinião, Saúde

Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos

14:31 12 Maio, 2026 14:31 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

"O leite materno, é o alimento mais adequado e natural para alimentar o bebé desde o nascimento até aos dois anos de idade, ou mais"

Algarve

Último adeus a casal motard: Funeral de Frederico Fernandes e Neuza Afonso realiza-se esta quarta-feira

18:10 12 Maio, 2026 18:36 12 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Amigos e familiares despedem-se esta quarta-feira de Frederico Fernandes e Neuza Afonso em Conceição de Tavira

Mulher a usar multibanco. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Banco de Portugal avisa: nestas situações a sua conta bancária é bloqueada sem qualquer aviso prévio

08:30 9 Maio, 2026 18:08 8 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Conheça as situações em que, de acordo com o Banco de Portugal, a sua conta bancária pode ser bloqueada sem ser feito qualquer aviso prévio

Laranjas na estrada. Crédito: Magnific AI
Auto

Viu várias laranjas no meio da estrada? Saiba o que significam e o que deve fazer para evitar problemas

21:20 11 Maio, 2026 21:18 11 Maio, 2026 | Luís Santos

Ver várias laranjas espalhadas na estrada pode não ser um simples acaso e há cuidados que podem ajudar a evitar problemas inesperados

Moedas e notas. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional

Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor

21:00 12 Maio, 2026 20:38 12 Maio, 2026 | Daniel Fallows

Números da UE colocam esta cidade portuguesa sob pressão e mostram por que razão a habitação continua a ser uma das maiores preocupações das famílias

Paciente num hospital. Crédito: Magnific
Nacional, Saúde

DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer

20:20 12 Maio, 2026 20:09 12 Maio, 2026 | Gonçalo Viegas

Autoridades de saúde lançaram recomendações aos profissionais de saúde, de modo a garantir que casos suspeitos de Hantavírus são eficazmente identificados

Algarve, Economia

Empresa especializada em resíduos abre instalações no concelho de Silves

17:40 11 Maio, 2026 17:36 11 Maio, 2026 | Cristina Mendonça

Multinacional holandesa Terberg reforça presença no Algarve com novas instalações dedicadas à limpeza urbana e resíduos

Família em casa. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?

19:00 12 Maio, 2026 16:43 12 Maio, 2026 | João Luís

Famílias com filhos podem ter acesso a apoios pouco conhecidos quando precisam de interromper temporariamente o trabalho em Portugal

Vigo, na Galiza.
Europa, Vida & Lazer

Franceses ‘desistem’ de Portugal e elegem esta região espanhola mais barata e com praia para as férias

08:10 11 Maio, 2026 14:35 9 Maio, 2026 | Miguel Frazão

Galiza está a conquistar cada vez mais turistas franceses, com preços mais baixos do que o Porto, praias conhecidas e gastronomia atlântica

Últimas Notícias

  • Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
    Dados da UE são ‘alarmantes’: esta cidade portuguesa é das piores da Europa para quem ganha salário abaixo deste valor
  • DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
    DGS e OMS ‘alertam’: é assim que se identifica um caso suspeito de Hantavírus e é isto que se deve fazer
  • ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?
    ‘Aqui ao lado’ criou-se apoio até 350€ para pais que deixam temporariamente o trabalho para cuidar dos filhos. E em Portugal, que apoios existem?
  • AMAL lamenta morte de José Vitorino e destaca percurso dedicado ao desenvolvimento do Algarve
    AMAL lamenta morte de José Vitorino e destaca percurso dedicado ao desenvolvimento do Algarve
  • Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€
    Transporta isto no carro? Há quem seja obrigado e as multas podem chegar aos 6.000€
  • Louis Vuitton acusa casal português de “aproveitamento parasitário”: tribunal ‘bate de frente’ com a marca de luxo e toma esta decisão
    Louis Vuitton acusa casal português de “aproveitamento parasitário”: tribunal ‘bate de frente’ com a marca de luxo e toma esta decisão

Opinião

  • Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
    Aleitamento materno e relação afetiva | Por Filomena Matos
  • Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
    Cancro do ovário: Mais informação e rapidez no acesso ao diagnóstico | Por Cláudia Fraga
  • Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Verão Quente, Outono Tórrido | Por Francisco Moleiro
  • A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
    A influência do abraço no nosso bem-estar | Por Andrea Moura
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
    Alunos de Agrupamento de Escolas de Olhão realizam estágio Erasmus+ em Espanha
  • Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
    Voo cancelado e sem indemnização? Esta regra da União Europeia pode valer-lhe o reembolso
  • Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
    Faro celebrou Dia da Europa e 40 anos da adesão à UE
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal