Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Desporto

Alejandro Marque, ciclista da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, despede-se do ciclismo sem arrependimentos

Vencedor da Volta a Portugal em 2013 e terceiro em 2015 e 2021, o galego de A Estrada sente que “sempre” deu o seu melhor e tentou ser “o mais profissional possível”.

09:41 9 Agosto, 2022 09:46 9 Agosto, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “privilegiado” Alejandro Marque está a despedir-se, sem arrependimentos, da Volta a Portugal e de uma carreira ‘maior’ do que sonhou, admitindo tristeza por deixar o ciclismo, a modalidade que lhe proporcionou “muitos” momentos inesquecíveis.

“Está mais do que pensado. No ano passado, já tinha na mente que podia ser esse o último, mas como a Volta a Portugal correu muito bem, quis adiar um ano. Mas esta é uma opção que já tenho meditada. Em parte, fico um bocado triste por abandonar a modalidade, mas são etapas da vida que acabam”, revelou, em entrevista à agência Lusa, durante a 83.ª edição da prova, que cumpre hoje o dia de descanso.

A decisão está tomada e o ciclista da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel já pensa nas saudades que vai ter das pessoas que conheceu “ao longo dos anos” e que promete visitar, quando o seu projeto de futuro – uma loja de bicicletas ainda em construção – assim o permitir.

“Levo muitos anos a fazer o mesmo e, apesar de obrigar a muitos sacrifícios, é algo de que gosto. Realmente, penso que somos uns privilegiados por poder viver desta modalidade. Penso que fui um privilegiado durante estes anos”, assumiu.

Quase a completar 41 anos (nasceu em 23 de outubro de 1981), ‘Alex’ olha para trás, para aquilo que foi a sua carreira, sem arrependimentos.

“Não me arrependo de nada. Comecei como trabalhador, como ‘équipier’. Aprendi muito nesse labor. Acho que também todos devemos passar por esse trabalho. Depois, fui agarrando as oportunidades que foram surgindo até poder chegar ao escalão em que estou agora. Quer queiras, quer não, são fases que o atleta tem de passar para ir aprendendo”, defendeu.

Vencedor da Volta a Portugal em 2013 e terceiro em 2015 e 2021, o galego de A Estrada sente que “sempre” deu o seu melhor e tentou ser “o mais profissional possível”.

“Quando comecei, não imaginei que ia conseguir tão bons resultados. Aquilo que me pode deixar um bocado ‘tal’ foi não ter agarrado aquela oportunidade que houve naquele momento”, admitiu, sem mencionar efetivamente o contrato com a Movistar, assinado depois de ter conquistado a Volta2013 e perdido devido a um controlo antidoping positivo por betametasona, do qual foi ilibado por a substância ter sido usada para fins terapêuticos.

No entanto, o sonho ‘desaparecido’ do WorldTour não atormenta Marque: “Não, de todo. Naquela altura doeu-me, mas não vivo a pensar sempre nisso. Fechei uma porta e continuei a focar-me naquilo que estava a fazer, no clube que estava a representar”.

‘Alex’ admite, ainda assim, que quando olhava para “aquelas corridas”, do escalão principal do ciclismo mundial, questionava-se sobre “o que teria acontecido” se lá andasse ou se poderia destacar-se.

“Mas, por outro lado, também fui feliz aqui. O ciclismo em Portugal é um ciclismo familiar, conheces praticamente todo o pelotão. Os colegas, se não conviveste numa equipa, conviveste noutra. Creio que é mais familiar. Ao serem grupos tão reduzidos, coincides sempre com os mesmos. Numa equipa do WorldTour, são 20 e tal ciclistas e se calhar coincides com alguns cinco dias por ano. É diferente o ambiente”, notou.

Foi nessa ‘família’ que viveu os seus momentos mais felizes, e “foram muitos”, uma vez que todas as vitórias conquistadas ao longo dos quase 20 anos de carreira “significam algo”.

“A minha vitória em 2013 foi incrível. Foi espetacular. Os momentos do ano passado também afloraram os sentimentos do passado, de 2013. É que foram muitos… em 2012, foi a primeira vitória que tive na Volta a Portugal, no contrarrelógio. Foi algo especial. E a Volta à China também foi outro dos momentos, porque foi além-fronteiras. Era uma cultura diferente e foi um dos triunfos que me deu mais prestígio a nível internacional”, enumerou.

Profissional desde 2004, o ciclista que nunca deixa de sorrir, nem nos piores momentos, passou por quase todas as equipas portuguesas, deixando um ‘rasto’ de carinho no pelotão nacional – é mesmo uma das figuras mais queridas por colegas, rivais e os outros elementos da caravana.

“Espero que toda a gente goste de mim, isso seria um bom sinal. Sempre há alguém que não gosta, mas mostra que tentei respeitar sempre, na medida do possível, os meus rivais e os meus companheiros. Isso ganha-se no dia-a-dia. No final, o ciclismo é uma roda, vais passando de uma equipa a outra, e encontrando antigos colegas”, comparou.

Apesar de ter sido muito bem tratado em todas as formações nacionais que representou e de não guardar “más recordações de nenhuma, antes pelo contrário”, foi nas diferentes ‘eras’ do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel que viveu “os melhores anos”.

“Talvez, quanto aos resultados, não foi a equipa em que tive melhores. No ano passado, era essa dívida que tinha na Volta a Portugal […] Eu queria retribuir e, no ano passado, correu bem. Foi espetacular, tantos dias de amarelo, com um lugar no pódio”, recordou.

Volta a Portugal: João Matias vence quarta etapa e quer levar a camisola verde até ao fim

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Nacional

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 16:00 26 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve Desporto Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Algarve Cultura Desporto Ensino

Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

18:48 26 Outubro, 2026 18:48 26 Outubro, 2026

Projeto apresentado por Alexandre Graça destaca histórias e iniciativas de jovens do Algarve, com presença na televisão e nas plataformas digitais

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve Cultura Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Saúde

Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão

15:40 26 Outubro, 2026 15:20 26 Outubro, 2026

Tomar banho com lentes de contacto pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam para uma infeção ocular rara que pode comprometer seriamente a visão

Júlio Mamute.
Mundo Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mulher a tirar carne do frigorífico.
Nacional

Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação

20:00 26 Outubro, 2026 16:00 26 Outubro, 2026

O local onde guarda o frango cru no frigorífico pode aumentar o risco de contaminação de outros alimentos

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

ciclista Miguel Figueira
Algarve, Desporto, Mundo

Ciclista de Tavira conclui volta ao mundo em bicicleta e tem receção emocionante no regresso a casa

12:53 26 Outubro, 2026 15:10 26 Outubro, 2026

Miguel Figueira regressou a Tavira após completar uma volta ao mundo em bicicleta, iniciada a 2 de junho de 2025, e foi surpreendido por familiares e amigos

Algarve, Cultura, Desporto, Ensino

Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

18:48 26 Outubro, 2026 18:48 26 Outubro, 2026

Projeto apresentado por Alexandre Graça destaca histórias e iniciativas de jovens do Algarve, com presença na televisão e nas plataformas digitais

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto, Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Opinião

A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos

17:40 26 Outubro, 2026 17:38 26 Outubro, 2026

"A casa não é um prémio de bom comportamento, a dignidade não depende do vestuário e os direitos não se atribuem por concurso de elegância"

Prédios em Lisboa. Crédito: Lusa
Economia, Nacional

Preço das casas dispara em Portugal e sobe quatro vezes mais do que os salários: estes são os concelhos mais caros

14:10 24 Outubro, 2026 13:03 24 Outubro, 2026

Os preços das habitações aumentaram quatro vezes mais do que os salários no último ano, com algumas regiões a registarem subidas particularmente acentuadas

Algarve, Cultura, Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Saúde

Usa lentes de contacto no banho? Oftalmologistas alertam para infeção grave que pode provocar perda de visão

15:40 26 Outubro, 2026 15:20 26 Outubro, 2026

Tomar banho com lentes de contacto pode parecer inofensivo, mas os especialistas alertam para uma infeção ocular rara que pode comprometer seriamente a visão

Júlio Mamute.
Mundo, Saúde

Júlio chegou a pesar 310 kg e já perdeu 120 kg sem recorrer a cirurgia ou medicamentos: agora foi à China cumprir o sonho do pai

12:40 26 Outubro, 2026 13:44 26 Outubro, 2026

O brasileiro já perdeu cerca de 120 quilos, sem recorrer a cirurgia ou medicamentos, e viajou até à China para participar numa maratona

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
    Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
  • Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
    Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
  • Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
    Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
  • Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
    Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
  • Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações
    Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

Opinião

  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal