Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto D.R.
Desporto

Alejandro Marque, ciclista da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, despede-se do ciclismo sem arrependimentos

Vencedor da Volta a Portugal em 2013 e terceiro em 2015 e 2021, o galego de A Estrada sente que “sempre” deu o seu melhor e tentou ser “o mais profissional possível”.

09:41 9 Agosto, 2022 09:46 9 Agosto, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O “privilegiado” Alejandro Marque está a despedir-se, sem arrependimentos, da Volta a Portugal e de uma carreira ‘maior’ do que sonhou, admitindo tristeza por deixar o ciclismo, a modalidade que lhe proporcionou “muitos” momentos inesquecíveis.

“Está mais do que pensado. No ano passado, já tinha na mente que podia ser esse o último, mas como a Volta a Portugal correu muito bem, quis adiar um ano. Mas esta é uma opção que já tenho meditada. Em parte, fico um bocado triste por abandonar a modalidade, mas são etapas da vida que acabam”, revelou, em entrevista à agência Lusa, durante a 83.ª edição da prova, que cumpre hoje o dia de descanso.

A decisão está tomada e o ciclista da Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel já pensa nas saudades que vai ter das pessoas que conheceu “ao longo dos anos” e que promete visitar, quando o seu projeto de futuro – uma loja de bicicletas ainda em construção – assim o permitir.

“Levo muitos anos a fazer o mesmo e, apesar de obrigar a muitos sacrifícios, é algo de que gosto. Realmente, penso que somos uns privilegiados por poder viver desta modalidade. Penso que fui um privilegiado durante estes anos”, assumiu.

Quase a completar 41 anos (nasceu em 23 de outubro de 1981), ‘Alex’ olha para trás, para aquilo que foi a sua carreira, sem arrependimentos.

“Não me arrependo de nada. Comecei como trabalhador, como ‘équipier’. Aprendi muito nesse labor. Acho que também todos devemos passar por esse trabalho. Depois, fui agarrando as oportunidades que foram surgindo até poder chegar ao escalão em que estou agora. Quer queiras, quer não, são fases que o atleta tem de passar para ir aprendendo”, defendeu.

Vencedor da Volta a Portugal em 2013 e terceiro em 2015 e 2021, o galego de A Estrada sente que “sempre” deu o seu melhor e tentou ser “o mais profissional possível”.

“Quando comecei, não imaginei que ia conseguir tão bons resultados. Aquilo que me pode deixar um bocado ‘tal’ foi não ter agarrado aquela oportunidade que houve naquele momento”, admitiu, sem mencionar efetivamente o contrato com a Movistar, assinado depois de ter conquistado a Volta2013 e perdido devido a um controlo antidoping positivo por betametasona, do qual foi ilibado por a substância ter sido usada para fins terapêuticos.

No entanto, o sonho ‘desaparecido’ do WorldTour não atormenta Marque: “Não, de todo. Naquela altura doeu-me, mas não vivo a pensar sempre nisso. Fechei uma porta e continuei a focar-me naquilo que estava a fazer, no clube que estava a representar”.

‘Alex’ admite, ainda assim, que quando olhava para “aquelas corridas”, do escalão principal do ciclismo mundial, questionava-se sobre “o que teria acontecido” se lá andasse ou se poderia destacar-se.

“Mas, por outro lado, também fui feliz aqui. O ciclismo em Portugal é um ciclismo familiar, conheces praticamente todo o pelotão. Os colegas, se não conviveste numa equipa, conviveste noutra. Creio que é mais familiar. Ao serem grupos tão reduzidos, coincides sempre com os mesmos. Numa equipa do WorldTour, são 20 e tal ciclistas e se calhar coincides com alguns cinco dias por ano. É diferente o ambiente”, notou.

Foi nessa ‘família’ que viveu os seus momentos mais felizes, e “foram muitos”, uma vez que todas as vitórias conquistadas ao longo dos quase 20 anos de carreira “significam algo”.

“A minha vitória em 2013 foi incrível. Foi espetacular. Os momentos do ano passado também afloraram os sentimentos do passado, de 2013. É que foram muitos… em 2012, foi a primeira vitória que tive na Volta a Portugal, no contrarrelógio. Foi algo especial. E a Volta à China também foi outro dos momentos, porque foi além-fronteiras. Era uma cultura diferente e foi um dos triunfos que me deu mais prestígio a nível internacional”, enumerou.

Profissional desde 2004, o ciclista que nunca deixa de sorrir, nem nos piores momentos, passou por quase todas as equipas portuguesas, deixando um ‘rasto’ de carinho no pelotão nacional – é mesmo uma das figuras mais queridas por colegas, rivais e os outros elementos da caravana.

“Espero que toda a gente goste de mim, isso seria um bom sinal. Sempre há alguém que não gosta, mas mostra que tentei respeitar sempre, na medida do possível, os meus rivais e os meus companheiros. Isso ganha-se no dia-a-dia. No final, o ciclismo é uma roda, vais passando de uma equipa a outra, e encontrando antigos colegas”, comparou.

Apesar de ter sido muito bem tratado em todas as formações nacionais que representou e de não guardar “más recordações de nenhuma, antes pelo contrário”, foi nas diferentes ‘eras’ do Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel que viveu “os melhores anos”.

“Talvez, quanto aos resultados, não foi a equipa em que tive melhores. No ano passado, era essa dívida que tinha na Volta a Portugal […] Eu queria retribuir e, no ano passado, correu bem. Foi espetacular, tantos dias de amarelo, com um lugar no pódio”, recordou.

Volta a Portugal: João Matias vence quarta etapa e quer levar a camisola verde até ao fim

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Algarve Cultura Nacional Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Chegar à reforma com direito a pensão completa: há um detalhe crucial nos descontos que faz toda a diferença

07:30 17 Agosto, 2026 18:46 15 Agosto, 2026 | João Luís

Em Portugal, o valor da pensão depende da carreira contributiva relevante, da remuneração registada e da idade a que a reforma é pedida

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Dinheiro a caminho: conheça já as datas de pagamento dos subsídios e pensões da Segurança Social para setembro

08:40 17 Agosto, 2026 08:29 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Pensões, subsídios e outras prestações da Segurança Social têm datas de pagamento definidas para setembro

Praia da Galé-Fontaínhas, em Grândola.
Nacional

“Não podem estar a barrar”: para entrar nesta praia portuguesa é preciso dar o nome e passar num torniquete

18:40 16 Agosto, 2026 08:24 15 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Governo quer acabar com o torniquete que está a condicionar a entrada numa praia que se encontra a sul de Lisboa

Radar de velocidade. Crédito: Freepik
Auto

Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas

17:00 17 Agosto, 2026 14:48 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Método usado por um alemão para ‘escapar’ aos radares de velocidade está a dividir opiniões

Praia Dona Ana, Algarve.
Algarve, Economia

Estas são as 10 ruas mais caras de Portugal para viver e 3 ficam no Algarve

14:30 17 Agosto, 2026 14:15 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Algarve aparece entre as zonas mais caras de Portugal para comprar casa, com três urbanizações no top 10 nacional

Algarve, Cultura, Nacional, Política

Luís Guilherme sobe ao palco na rentrée socialista junto à Ria Formosa

07:40 17 Agosto, 2026 07:46 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Centenas de militantes e simpatizantes participaram no arraial do PS em Olhão, onde Luís Guilherme protagonizou o momento musical

Opinião

Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende

15:10 17 Agosto, 2026 14:57 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Se há alguma coisa que estes dias nos podem ensinar, não é que devemos ter medo do céu ou da Terra. É que talvez devêssemos cuidar um pouco melhor daquilo que existe entre ambos"

Algarve, Ensino

São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno

16:50 17 Agosto, 2026 16:49 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Cada aluno recebe 25 euros, divididos em dois vales de 12,50 euros, para aquisição de material escolar no comércio local aderente

Reformados felizes no autocarro. Crédito: Foto AI
Nacional

Tem este cartão? Dá-lhe acesso a transportes públicos gratuitos (e não é o Cartão de Cidadão)

18:00 16 Agosto, 2026 17:03 16 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Este cartão é vitalício, pessoal e garante acesso gratuito aos transportes públicos aos beneficiários abrangidos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Algarve

Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira

16:40 17 Agosto, 2026 16:36 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Fé, memória e ligação ao mar marcaram as celebrações de Nossa Senhora da Orada, uma das mais antigas tradições religiosas de Albufeira

Família em disputa devido a herança. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

A ordem dos herdeiros pode surpreender: veja quem fica com os bens e dinheiro da herança quando não há testamento

07:20 14 Agosto, 2026 22:48 12 Agosto, 2026 | João Luís

Quando não existe testamento, é a lei portuguesa que determina quem é chamado primeiro para a herança e há pormenores que podem surpreender

Últimas Notícias

  • Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
    Adeus radares de velocidade? Alemão descobre método legal (e insólito) para ‘fugir’ às multas
  • São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
    São Brás de Alportel mantém Vale + Educação com apoio de 25 euros por aluno
  • Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
    Procissão marítima de Nossa Senhora da Orada voltou a unir comunidade de Albufeira
  • Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
    Tavira convida a descobrir histórias para além do seu célebre vaso islâmico
  • Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas
    Fim da entrada livre? Este jardim que enche todos os dias para se ver o pôr do sol vai passar a ter uma vedação e as entradas serão controladas

Opinião

  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
  • A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão
    A difícil arte de traduzir Trump | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento