Skip to content
Postal

Postal

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
    • Europa
    • Mundo
    • Economia
    • Política
    • Europe Direct Algarve
    • Opinião
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
      • Cultura.Sul
    • Lifestyle
      • Astrologia
      • Animais
      • Insólito
      • Pensamentos
      • Gastronomia
    • Video
    • Desporto
    • Saúde
    • Auto
    • Tech
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Ofertas & Descobertas
  • ANUNCIAR
Menu
Ouvir
Desporto

Volta a Portugal: João Matias vence quarta etapa e quer levar a camisola verde até ao fim

Maurício Moreira continua a liderar a classificação geral da prova. Veja aqui as classificações

19:23 8 Agosto, 2022 19:28 8 Agosto, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

O ciclista português João Matias (Tavfer- Mortágua-Ovos Matinados) venceu, esta segunda-feira, pela segunda vez na Volta a Portugal, ao ser o primeiro na chegada a Viseu, enquanto Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) continua a liderar a classificação geral.

João Matias, que já tinha vencido na segunda etapa em Castelo Branco, cumpriu os 169,1 quilómetros entre Guarda e Viseu com o tempo de 3:55.11 horas, batendo ao sprint o norte-americano Scott McGill (Wildlife Generation Pro Cycling) e o espanhol Andoni Abetxuko (Caja Rural).

Na classificação geral, Moreira continua a liderar, com menos 30 segundos do que o companheiro de equipa Frederico Figueiredo e 31 do que Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

Na terça-feira, vai cumprir-se o dia de descanso da Volta a Portugal, com os ciclistas a voltarem à estrada na quarta-feira para percorrerem os 165,7 quilómetros da quinta etapa entre a Mealhada e Miranda do Corvo, com a corrida a terminar no alto do Observatório de Vila Nova.

Matias habituou-se a vencer e já só pensa em levar a camisola verde até ao fim

João Matias pode ter arranjado um problema de espaço em casa, ao ‘bisar’ hoje na quarta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, mas já não quer largar a camisola verde, conquistada após nova lição tática da Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados.

A equipa de Mortágua deixou a Wildlife Generation, de Scott McGill, trabalhar na perseguição aos 10 fugitivos da jornada, ‘limitando-se’ a colocar Matias no sítio certo, na hora certa, com o ‘pistard’ português a negar novamente a vitória ao norte-americano, tal como aconteceu há dois dias, em Castelo Branco – desta vez, o terceiro foi o espanhol Andoni López de Abetxuko.

A vitória categórica do ciclista de 31 anos, consumada em 03:55.11 horas, levou-o também à liderança da classificação dos pontos, uma ‘dor de cabeça’ feliz para o barcelense, que agora terá de ‘inventar’ espaço para acomodar os vários exemplares da camisola verde entre as roupas de Dinis, o filho que nasce em setembro.

“A verdade é que a casa está a ficar pequena, as gavetas começam a ser poucas, mas arranja-se sempre um espacinho, mais não seja na adega do pai”, brincou, assumindo como objetivo levar a camisola até Gaia, onde a Volta a Portugal termina em 15 de agosto.

Após as emoções da Torre, os homens da geral, nomeadamente o camisola amarela Mauricio Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor), encararam hoje os 169,1 quilómetros entre a Guarda e Viseu como um prelúdio do dia de descanso, enquanto outros olharam para a quarta etapa como uma oportunidade de redenção, como foi o caso de Joaquim Silva.

Depois de uma jornada desastrosa de toda a equipa na Serra da Estrela, o ciclista da Efapel juntou-se ao ex-camisola amarela Rafael Reis (Glassdrive-Q8-Anicolor), e também a Afonso Silva (Kelly-Simoldes-UDO), Álvaro Trueba (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Joseba López (Caja Rural), Óscar Pelegrí (Burgos-BH), Peio Goikoetxea (Euskaltel-Euskadi) e Robin Carpenter (Human Powered Health) para formar a fuga do dia, logo ao quilómetro três.

Por ter ficado fora da ‘aventura’ da jornada, a Aviludo-Louletano-Loulé Concelho tentou perseguir os fugitivos, sem sucesso, optando por lançar José Mendes no encalço do grupo da frente, com o antigo bicampeão nacional de fundo (2016 e 2019) a alcançá-los ainda antes do quilómetro 60.

Os 10 fugitivos construíram uma margem folgada, fixada durante largos quilómetros nos cinco minutos, mas prontamente reduzida assim que a Wildlife Generation entrou em ação – a 15 quilómetros da Avenida Europa, já só tinham um minuto de vantagem para o pelotão.

Inconformados, Rafael Reis e Robin Carpenter ainda tentaram arrancar, mas acabaram absorvidos, tal como Joaquim Silva e Afonso Silva, por um pelotão a alta velocidade a três quilómetros do final.

Nessa altura, já a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados colocava João Matias, que, depois de novo trabalho irrepreensível de António Barbio, descrito pelo vencedor como o seu “anjo da guarda”, ‘só’ teve de “empurrar”.

“Primeiro, com uma [vitória] já estava satisfeito. Agora, com duas, acho que a minha cara diz tudo. Estou super feliz, super contente. Esta, sem dúvida alguma, é para todos os meus companheiros. Toda a gente viu na televisão, toda a gente viu esta chegada”, evidenciou.

Em novo dia monótono e sem brilho numa Volta a Portugal estranhamente apagada e sem alma, Mauricio Moreira chegou à meta integrado no pelotão, e vai passar pela primeira vez um dia de descanso de amarelo.

“Passar o dia de descanso de amarelo tem de ser bonito, é a primeira vez que me acontece”, disse o uruguaio, que lidera a geral com 30 segundos de vantagem sobre o seu colega português Frederico Figueiredo, segundo, e 31 sobre Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista).

‘Mauri’ vai enfrentar o mais duro teste à sua amarela na quarta-feira, na quinta etapa da 83.ª edição, que liga a Mealhada ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo, uma subida inédita de 10 quilómetros, classificada como de primeira categoria.

4.ª etapa – Classificações

Classificações da 83.ª Volta a Portugal de bicicleta, que se disputa entre 04 e 15 de agosto, após a quarta etapa, disputada hoje entre a Guarda e Viseu, no total de 169,1 quilómetros:

– Classificação da quarta etapa:

1. João Matias, Por (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 03:55.11 horas.

(média: 43,141 km/h).

2. Scott McGill, EUA (Wildlife Generation), m.t.

3. Andoni López de Abetxuko, Esp (Caja Rural), m.t.

4. Alex Molenaar, Hol (Burgos-BH), m.t.

5. Thomas Armstrong, GB (Electro Hiper Europa-Caldas), m.t.

6. Rafael Silva, Por (Efapel), m.t.

7. Fábio Costa, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

8. Aleksandr Grigorev, Rus (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), m.t.

9. Tiago Antunes, Por (Efapel), m.t.

10. André Ramalho, Por (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar), m.t.

(…)

12. António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

17. Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), m.t.

20. Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), m.t.

21. Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), m.t.

22. Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

26. André Cardoso, Por (ABTF-Feirense), m.t.

38. Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), m.t.

40. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), m.t.

46. Henrique Casimiro, Por (Efapel), m.t.

– Classificação geral, após a quarta etapa:

1. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), 17:54.55 horas.

2. Frederico Figueiredo, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 30 segundos.

3. Luís Fernandes, Por (Rádio Populara-Paredes-Boavista), a 31.

4. Alejandro Marque, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 02.10 minutos.

5. António Carvalho, Por (Glassdrive-Q8-Anicolor), a 02.12.

6. André Cardoso, Por (ABTF-Feirense), a 02.19.

7. Delio Fernández, Esp (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 02.33.

8. Emanuel Duarte, Por (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel), a 03.32.

9. Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural), a 03.44.

10. Jesus del Pino, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), 05.03.

(…)

18. Henrique Casimiro, Por (Efapel), a 06.59.

22. Tiago Antunes, Por (Efapel), a 07.23.

37. Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), a 12.25.

– Classificação por pontos:

1. João Matias, Por (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 104 pontos.

2. Scott McGill, EUA (Wildlife Generation), 104.

3. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), 71.

– Classificação geral por equipas:

1. Glassdrive-Q8-Anicolor, Por, 53:46.47 horas.

2. Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, Por, 05.51 minutos

3. Rádio Popular-Paredes-Boavista, Por, 15.00.

– Classificação da montanha:

1. Mauricio Moreira, Uru (Glassdrive-Q8-Anicolor), 25 pontos.

2. Luís Fernandes, Por (Rádio Popular-Paredes-Boavista), 20.

3. Asier Etxeberria, Esp (Euskaltel-Euskadi), 18.

– Classificação da juventude:

1. Jokin Murguialday, Esp (Caja Rural).

2. Hélder Gonçalves, Por (Kelly-Simoldes-UDO).

3. João Medeiros, Por (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar).

×
Publicidade
Lifestyle, Nacional

Nem Lidl, nem Mercadona: este é o supermercado (muito) conhecido que lidera em confiança e reputação

12:30 8 Julho, 2025 11:27 8 Julho, 2025 | POSTAL

Entre dezenas de nomes conhecidos, foi um supermercado nacional a destacar-se, ultrapassando rivais estrangeiros como o Lidl e a Mercadona

Algarve

Praia da Terra Estreita: mergulhadores da Polícia Marítima retiram 32 kg de droga submersa

17:38 8 Julho, 2025 17:38 8 Julho, 2025 | POSTAL

Droga escondida junto à costa de Tavira é recolhida pela Polícia Marítima em mergulho de apneia a três metros de profundidade

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 14:19 8 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Algarve

Homem detido em Olhão era procurado por autoridades da Polónia, Alemanha e Espanha

11:50 8 Julho, 2025 11:36 8 Julho, 2025 | POSTAL

PSP de Olhão deteve homem visado por mandado europeu. Era procurado por tráfico, roubo e uso de documentos falsos

Algarve, Política

Gilberto Viegas é o candidato da AD à Câmara de Lagos

08:18 8 Julho, 2025 08:22 8 Julho, 2025 | POSTAL

Ex-presidente de Vila do Bispo apresenta-se como alternativa para “melhorar e transformar” o concelho de Lagos

Nacional

Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos. Seis pessoas foram retiradas das suas casas

18:35 8 Julho, 2025 18:34 8 Julho, 2025 | POSTAL

Fogo junto a Alandroal começou após faísca provocada por camião com madeira; condutor foi constituído arguido

Europa, Lifestyle

‘Não se esqueça disto ao viajar’: britânicos alertam para item que os turistas esquecem muito e pode ‘arruinar’ as férias

22:37 8 Julho, 2025 22:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Este item, essencial ao viajar, é frequentemente posto de parte na hora de preparar as férias, mas a sua falta pode dar origem a várias complicações

Auto, Europe Direct Algarve

Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria

21:01 8 Julho, 2025 20:59 8 Julho, 2025 | POSTAL

Muitos jovens iniciam aulas de condução aos 17 anos e meio para carta da categoria B (automóveis ligeiros), mas há categorias com idade mínima diferente e uma vai mudar em Portugal. Saiba qual

Economia, Tech

Adeus comissões: conheça o ‘truque’ para realizar transferências MB WAY ilimitadas e sem custos

18:54 8 Julho, 2025 18:59 8 Julho, 2025 | POSTAL

Sabia que pode evitar as comissões do MB WAY com um simples truque? Descubra como poupar sem abdicar da comodidade

Lifestyle

Especialistas lançam o alerta: este é o erro que quase todos cometem ao guardar ovos no frigorífico

16:50 6 Julho, 2025 20:27 6 Julho, 2025 | POSTAL

Guardar ovos de forma errada é mais comum do que se pensa, e pode trazer riscos para a saúde. Saiba o que dizem os especialistas sobre os erros mais comuns

Lifestyle, Nacional, Saúde

Esta praia portuguesa que não fica a sul tem água a 25 graus e um spa salínico terapêutico

10:00 6 Julho, 2025 16:19 2 Julho, 2025 | POSTAL

Descubra esta praia portuguesa com águas quentes e naturais a 25 graus, ideal para relaxar e aproveitar os benefícios de um ambiente único

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que tem invadido as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

14:00 5 Julho, 2025 14:07 4 Julho, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez ‘estragos’ entre vários turistas. Descubra o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias mediterrânicas

Algarve, Lifestyle

Descubra a cidade no Algarve que é a “capital da Ria Formosa” e de onde ‘ninguém’ sai sem ir ao mercado

17:00 6 Julho, 2025 14:10 1 Julho, 2025 | POSTAL

Entre a tradição piscatória e a riqueza ecológica, esta cidade do Algarve destaca-se como ponto central da Ria Formosa

Europe Direct Algarve, Opinião

Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa

17:59 8 Julho, 2025 18:01 8 Julho, 2025 | POSTAL

“A permanência dos países na União Europeia não é um assunto em debate para a maioria”

Opinião

Consumir produtos nacionais é sempre melhor?

16:30 8 Julho, 2025 16:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Auto, Tech

Nem Google Maps nem Waze: esta app portuguesa é gratuita e avisa radares, dá rotas e funciona sem internet

16:20 8 Julho, 2025 15:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Uma app portuguesa está a 'surpreender' ao oferecer mapas offline, alertas de trânsito e sugestões de locais, tudo sem custos

Lifestyle, Nacional

Nem Lidl, nem Mercadona: este é o supermercado (muito) conhecido que lidera em confiança e reputação

12:30 8 Julho, 2025 11:27 8 Julho, 2025 | POSTAL

Entre dezenas de nomes conhecidos, foi um supermercado nacional a destacar-se, ultrapassando rivais estrangeiros como o Lidl e a Mercadona

Algarve

Praia da Terra Estreita: mergulhadores da Polícia Marítima retiram 32 kg de droga submersa

17:38 8 Julho, 2025 17:38 8 Julho, 2025 | POSTAL

Droga escondida junto à costa de Tavira é recolhida pela Polícia Marítima em mergulho de apneia a três metros de profundidade

Economia

Vai pagar com Multibanco? Faça isto antes de inserir ou encostar o cartão ao terminal para não perder dinheiro

14:30 8 Julho, 2025 14:19 8 Julho, 2025 | POSTAL

Um dos principais erros cometidos pelos consumidores ocorre antes mesmo de encostar ou inserir o cartão Multibanco no terminal

Algarve

Homem detido em Olhão era procurado por autoridades da Polónia, Alemanha e Espanha

11:50 8 Julho, 2025 11:36 8 Julho, 2025 | POSTAL

PSP de Olhão deteve homem visado por mandado europeu. Era procurado por tráfico, roubo e uso de documentos falsos

Algarve, Política

Gilberto Viegas é o candidato da AD à Câmara de Lagos

08:18 8 Julho, 2025 08:22 8 Julho, 2025 | POSTAL

Ex-presidente de Vila do Bispo apresenta-se como alternativa para “melhorar e transformar” o concelho de Lagos

Nacional

Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos. Seis pessoas foram retiradas das suas casas

18:35 8 Julho, 2025 18:34 8 Julho, 2025 | POSTAL

Fogo junto a Alandroal começou após faísca provocada por camião com madeira; condutor foi constituído arguido

Europa, Lifestyle

‘Não se esqueça disto ao viajar’: britânicos alertam para item que os turistas esquecem muito e pode ‘arruinar’ as férias

22:37 8 Julho, 2025 22:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Este item, essencial ao viajar, é frequentemente posto de parte na hora de preparar as férias, mas a sua falta pode dar origem a várias complicações

Auto, Europe Direct Algarve

Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria

21:01 8 Julho, 2025 20:59 8 Julho, 2025 | POSTAL

Muitos jovens iniciam aulas de condução aos 17 anos e meio para carta da categoria B (automóveis ligeiros), mas há categorias com idade mínima diferente e uma vai mudar em Portugal. Saiba qual

Economia, Tech

Adeus comissões: conheça o ‘truque’ para realizar transferências MB WAY ilimitadas e sem custos

18:54 8 Julho, 2025 18:59 8 Julho, 2025 | POSTAL

Sabia que pode evitar as comissões do MB WAY com um simples truque? Descubra como poupar sem abdicar da comodidade

Lifestyle

Especialistas lançam o alerta: este é o erro que quase todos cometem ao guardar ovos no frigorífico

16:50 6 Julho, 2025 20:27 6 Julho, 2025 | POSTAL

Guardar ovos de forma errada é mais comum do que se pensa, e pode trazer riscos para a saúde. Saiba o que dizem os especialistas sobre os erros mais comuns

Lifestyle, Nacional, Saúde

Esta praia portuguesa que não fica a sul tem água a 25 graus e um spa salínico terapêutico

10:00 6 Julho, 2025 16:19 2 Julho, 2025 | POSTAL

Descubra esta praia portuguesa com águas quentes e naturais a 25 graus, ideal para relaxar e aproveitar os benefícios de um ambiente único

Animais, Europa

Alerta europeu para inseto ‘gigante’ que tem invadido as praias do Mediterrâneo e pode mesmo chegar a Portugal

14:00 5 Julho, 2025 14:07 4 Julho, 2025 | POSTAL

Tem asas, vive dentro de água e já fez ‘estragos’ entre vários turistas. Descubra o que é afinal este inseto que está a dar que falar nas praias mediterrânicas

Algarve, Lifestyle

Descubra a cidade no Algarve que é a “capital da Ria Formosa” e de onde ‘ninguém’ sai sem ir ao mercado

17:00 6 Julho, 2025 14:10 1 Julho, 2025 | POSTAL

Entre a tradição piscatória e a riqueza ecológica, esta cidade do Algarve destaca-se como ponto central da Ria Formosa

Europe Direct Algarve, Opinião

Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa

17:59 8 Julho, 2025 18:01 8 Julho, 2025 | POSTAL

“A permanência dos países na União Europeia não é um assunto em debate para a maioria”

Opinião

Consumir produtos nacionais é sempre melhor?

16:30 8 Julho, 2025 16:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Os factos vistos à lupa por André Pinção Lucas e Juliano Ventura – Uma parceria do POSTAL com o Instituto +Liberdade

Auto, Tech

Nem Google Maps nem Waze: esta app portuguesa é gratuita e avisa radares, dá rotas e funciona sem internet

16:20 8 Julho, 2025 15:29 8 Julho, 2025 | POSTAL

Uma app portuguesa está a 'surpreender' ao oferecer mapas offline, alertas de trânsito e sugestões de locais, tudo sem custos

Últimas

  • ‘Não se esqueça disto ao viajar’: britânicos alertam para item que os turistas esquecem muito e pode ‘arruinar’ as férias
    ‘Não se esqueça disto ao viajar’: britânicos alertam para item que os turistas esquecem muito e pode ‘arruinar’ as férias
  • Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria
    Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria
  • Adeus comissões: conheça o ‘truque’ para realizar transferências MB WAY ilimitadas e sem custos
    Adeus comissões: conheça o ‘truque’ para realizar transferências MB WAY ilimitadas e sem custos
  • Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos. Seis pessoas foram retiradas das suas casas
    Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos. Seis pessoas foram retiradas das suas casas
  • Centros Ciência Viva lançam programa de verão com centenas de atividades gratuitas
    Centros Ciência Viva lançam programa de verão com centenas de atividades gratuitas
  • Praia da Terra Estreita: mergulhadores da Polícia Marítima retiram 32 kg de droga submersa
    Praia da Terra Estreita: mergulhadores da Polícia Marítima retiram 32 kg de droga submersa
  • Portimão recebe etapa da Liga Pro Skate e inaugura nova pista
    Portimão recebe etapa da Liga Pro Skate e inaugura nova pista

Opinião

  • Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa
  • Consumir produtos nacionais é sempre melhor?
    Consumir produtos nacionais é sempre melhor?
  • Empatias assimétricas | Por Luís Ganhão
    Empatias assimétricas | Por Luís Ganhão
  • Estratégia em defesa do Jornalismo Regional | Por José Vieira
    Estratégia em defesa do Jornalismo Regional | Por José Vieira
Há um novo Postal do Algarve nas bancas com o Expresso 🌍

Europe Direct Algarve

  • Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria
    Conheça a nova idade mínima para tirar a carta de condução nesta categoria
  • Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Os jovens europeus, a democracia e a UE | Por Eduardo Costa
  • Trenčín 2026, o Mês da Leitura do Autor | Por João Palmeiro
    Trenčín 2026, o Mês da Leitura do Autor | Por João Palmeiro
Seguir
  • Política de Privacidade, Termos e Condições, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
Ficha Técnica e Contactos do Postal
©2025 Postal