Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. Foto DR
Algarve, Cultura, Ensino

Universidade do Algarve volta a ter taxa de colocação superior à média nacional

A UAlg integra o grupo de instituições de ensino superior que não registaram redução do número de estudantes colocados em relação ao ano anterior

08:56 26 Agosto, 2024 08:57 26 Agosto, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Mil quinhentos e trinta novos estudantes foram colocados na Universidade do Algarve (UAlg), de acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) de 2024/25. A UAlg integra o grupo de instituições de ensino superior que não registaram redução do número de estudantes colocados em relação ao ano anterior.

“A taxa de colocação subiu de 94,2% para 94,9%, permanecendo acima dos 91,4% verificados a nível nacional. É o quinto ano consecutivo que tal se verifica, sempre com taxas de colocação superiores a 90% o que traduz um elevado grau de ajustamento da oferta à procura dos estudantes”, explica a UAlg em comunicado.

Reflexo do aumento do número de colocados e da melhoria da taxa de colocação, o número de vagas sobrantes baixou de 107 para apenas 99. É a segunda vez que esse número é inferior a 100, verificando-se que 34 dos 45 cursos oferecidos preencheram a totalidade das vagas oferecidas na 1.ª fase do CNAES.  

Segundo a nota de imprensa divulgada pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação “encontra-se concluída a colocação na primeira fase do 48.º concurso nacional de acesso, tendo sido admitidos, em 2024, 49.963 novos estudantes no ensino superior público, o que corresponde a um crescimento de 1,1% em relação à mesma fase do concurso de 2022”.

Dos candidatos à primeira fase do concurso, 85,7% foram já colocados, sendo que 87,8% dos estudantes foram colocados numa das suas três primeiras opções. 

Para o Reitor Paulo Águas, “os resultados da UAlg traduzem a consolidação que tem vindo a ocorrer nos últimos anos, reflexo de uma estratégia que dá prioridade à adequação da oferta e à melhoria contínua da qualidade do ensino, num contexto de forte concorrência entre as Instituições de Ensino Superior, em que as maiores têm vindo a dar sinais de querer continuar a crescer”.

Para 2024/25 as IES de Lisboa ofereceram mais 230 vagas (+1,65% face ao anterior), tendo-se verificado uma redução a nível nacional de 772 candidatos (-1,31% face ao anterior). Antevendo-se nos próximos anos a manutenção da redução do número de candidatos, a ritmos mais intensos do que ocorreram nos últimos três anos, os desafios para o recrutamento de novos estudantes serão crescentes para as IES que não se localizam em grandes centros urbanos, como é o caso da UAlg. 

O processo de matrícula e inscrição para os estudantes colocados na Universidade do Algarve realiza-se nos dias 26, 27, 28 e 29 de agosto e é exclusivamente online.

Este ano a UAlg volta a colocar à disposição dos novos estudantes uma linha de atendimento +351 289 244 457 (de 26 a 29 de agosto, das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online, alojamento e bolsas de estudo de ação social. Está ainda disponível o email [email protected]  para esclarecimentos. 

Um dia repleto de atividades, que promete marcar o primeiro contacto com a comunidade académica, é o que a Universidade do Algarve vai oferecer aos novos estudantes para lhes dar as boas-vindas.

No dia 9 de setembro, além da cerimónia de acolhimento, às 8h45, no Pavilhão Municipal da Penha (Faro), as novidades distribuem-se ao longo do dia e incluem um Sunset com o Quiz “Dr. Why Portugal”, Stand up comedy, com Dário Guerreiro (Môce dum Cabréste), e o Dj Ride.

De 14 a 29 de setembro, vão realizar-se várias atividades sociais, culturais e desportivas, tendo em vista a integração dos novos estudantes no universo UAlg e na região. 

Também de setembro de 2024, a janeiro de 2025, decorrem workshops de sobrevivência, uma vez por mês, à terça-feira, no Campus da Penha (local a definir), e à quinta-feira, no Campus de Gambelas, anfiteatro D, de modo a dar respostas às possíveis dificuldades dos estudantes.

Mais informações para os novos estudantes aqui. 

Leia também: Conheça a praia portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu

18:20 15 Junho, 2026 17:17 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O famoso ator Nuno Homem de Sá foi condenado a 3 anos de prisão com pena suspensa, na sequência de acusações da sua ex-mulher

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Algarve Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Algarve Desporto Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Estudantes a comer.
Algarve Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Europe Direct Algarve Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Ponte em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Vem aí uma nova ponte internacional entre Portugal e Espanha que poupará 85 km de caminho: esta é a sua localização e o custo do projeto

16:00 15 Junho, 2026 15:01 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Construção desta nova ponte entre Portugal e Espanha permitirá poupar tempo em desvios e locais esperam também melhorias na economia local

Algarve, Nacional

Algarve integra projeto-piloto para diagnosticar apneia do sono nos cuidados primários

15:20 15 Junho, 2026 15:25 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo modelo quer reduzir casos por diagnosticar e melhorar o acesso ao tratamento da apneia do sono no SNS

Martelo de juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Nacional

Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu

18:20 15 Junho, 2026 17:17 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

O famoso ator Nuno Homem de Sá foi condenado a 3 anos de prisão com pena suspensa, na sequência de acusações da sua ex-mulher

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Mosquito tigre. Crédito: Foto AI
Saúde, Vida & Lazer

Há quem nunca escape às melgas e a explicação pode estar aqui: saiba o que as atrai e como evitá-las

16:50 15 Junho, 2026 16:38 15 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem todos são escolhidos ao acaso pelas melgas. Há sinais invisíveis que podem explicar noites bem menos tranquilas

Algarve, Saúde

Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

16:26 15 Junho, 2026 16:57 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação pretende sensibilizar para o cancro oral e da pele e incentivar comportamentos preventivos antes e durante o verão

Algarve, Desporto, Edição Papel

Casal de Loulé leva Algarve ao Mundial de Hyrox após percurso de superação, pódios e qualificação internacional

16:00 14 Junho, 2026 16:39 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Depois de pódios em Roma e Valência, Pedro e Tânia Pereira preparam estreia no maior palco mundial de Hyrox

Estudantes a comer.
Algarve, Gastronomia

Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo

18:10 15 Junho, 2026 11:58 14 Junho, 2026 | Miguel Frazão

No próximo ano letivo, a Universidade do Algarve vai alterar a oferta alimentar e retirar a carne de vaca das suas cantinas

Mega-aeroporto. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

17:40 15 Junho, 2026 15:23 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Desenhado para ser um dos maiores da Europa, este mega-aeroporto deverá começar a ser construído já este ano de 2026

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 14 Junho, 2026 19:04 12 Junho, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Europe Direct Algarve, Tech

Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal

17:30 15 Junho, 2026 17:38 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa inclui lançamento de assistente virtual sobre direitos das pessoas com deficiência, com informação clara e acessível

Opinião

Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão

09:36 15 Junho, 2026 09:40 15 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A independência da imprensa não depende apenas da liberdade de quem escreve; depende também da liberdade perante quem manda".

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Ensino, Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 12:47 15 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Exames Nacionais em 2026 vêm com regras mais rígidas de preenchimento que, se não forem cumpridas, podem levar à classificação de zero pontos

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Tem um destes veículos? Pode estar isento de pagar IUC e muitos condutores não sabem

14:30 12 Junho, 2026 14:15 12 Junho, 2026 | João Luís

Nem todos os veículos pagam IUC em Portugal: fique a par das isenções e veja se se pode aplicar ao seu caso

Últimas Notícias

  • “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
    “Mão de Baraka” propõe leitura contemporânea de símbolo presente nos Banhos Islâmicos em Loulé
  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
    Lembra-se dele? Famoso ator condenado a 3 anos de prisão e estes foram os crimes que cometeu
  • Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo
    Universidade do Algarve vai retirar da cantina um alimento muito comum na dieta dos portugueses já no próximo ano letivo
  • Danni Gato junta-se a Diogo Piçarra no novo single “Maré”
    Danni Gato junta-se a Diogo Piçarra no novo single “Maré”
  • Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data
    Vem aí um novo mega-aeroporto que será dos maiores da Europa: construção começa este ano e inauguração está ‘marcada’ para esta data

Opinião

  • Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
    Não matem o mensageiro | Por Luís Ganhão
  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
    Vai poder saber o salário dos seus colegas? Nova regra europeia de transparência promete acabar com os ‘segredos’ nas empresas
  • Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
    Faro recebe evento dedicado à inclusão e acessibilidade na Biblioteca Municipal
  • Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
    Para breve em Portugal? Proibição das redes sociais para cidadãos abaixo desta idade ganha força na Europa
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal