O Museu Municipal de Arqueologia de Silves assinala 32 anos no sábado, dia do município, com entradas gratuitas para os visitantes, anunciou hoje a autarquia do distrito de Faro em comunicado.
O espaço museológico, inaugurado em 1990, foi construído em torno de um poço-cisterna almóada dos séculos XII e XIII, descoberto após escavações arqueológicas decorridas na década de 1980 e hoje classificado como monumento nacional.
“Cenograficamente integra, também, a muralha da cidade do mesmo período, funcionando, assim, não só como um museu onde as coleções expostas são muito significativas, mas também como uma joia do património islâmico em Portugal”, lê-se na nota.
A autarquia referiu também que o museu conta com um acervo “na sua maioria proveniente das escavações decorridas na cidade e no concelho” e com “um conjunto de objetos” que percorrem as épocas históricas do “Paleolítico, os mais antigos”, do Neolítico, do Calcolítico, da Idade do Bronze, da Idade do Ferro, dos períodos romano, medieval e moderno.