Uma escola secundária de Faro, em parceria com agentes culturais, vai expor os trabalhos realizados no ano letivo em vários espaços do concelho, entre 24 e 29 de abril, num projeto cultural que inclui também espetáculos, divulgou a organização.
Em comunicado, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa adiantou que o PELE – Percurso Artístico por Faro, consiste um programa de eventos, entre exposições, espetáculos, concertos, performances e ‘happenings’, construído em colaboração com os agentes culturais e instituições públicas.
O objetivo da iniciativa é “transformar as instituições culturais em território educativo e as escolas em polos culturais, reforçando redes de colaboração e circulação, no sentido de promover uma verdadeira democracia cultural: a participação ativa de cada um na cultura de todos” lê-se na nota.
O PELE irá decorrer em vários espaços do, como a Alameda João de Deus, que inclui o Instituto Português da Juventude e a Biblioteca Municipal de Faro, a cidade velha e baixa de Faro – Museu Municipal, galeria ARCO e ruas de Santo António e Vasco da Gama -, Ermida de Santo António, Fórum Algarve e a aldeia de Estoi.
Segundo a nota, a mostra será virada não só para o público escolar, mas também para a população em geral: “Trazer a escola para a rua, derrubando os seus muros, abrindo-a para os espaços da arte, cultura e lazer da cidade é realmente especial”, refere a coordenadora do projeto, Inês Ferin, citada no comunicado.
A responsável assegura que Estoi, as suas Ruínas de Milreu, os cafés e até a única farmácia da aldeia “vão ficar com outra energia, ganhar vida” e que “a rua de Santo António, a Alameda João de Deus, vão encher-se de ritmo, cores, sabores, gentes”.