Desde pequenos, aprendemos que um dia tem 24 horas, pois esse é o tempo que a Terra demora a completar uma rotação sobre o seu próprio eixo. No entanto, para sermos mais exatos, um dia atualmente dura 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Este valor não é fixo, pois pode variar consoante a estação do ano. Além disso, o movimento de rotação tem-se alterado ao longo do tempo, mais concretamente ao longo dos 4,43 mil milhões de anos de existência do nosso planeta. E um dia com 25 horas, consegue imaginar?
Consequentemente, a duração dos dias também se modifica gradualmente, afastando-se das 24 horas que conhecemos hoje. Os dias na Terra estão a tornar-se gradualmente mais longos, embora este seja um processo extremamente lento, resultante da interação gravitacional entre o planeta e a Lua.
Um estudo publicado por um grupo de cientistas da Technical University of Munich (TUM), na Alemanha, referido pelo website americano Earth, indica que, devido a estas alterações, é expectável que, no futuro, a Terra venha a ter dias com uma duração de 25 horas.
Isto deve-se ao facto de o planeta girar em torno do seu eixo, que passa pelos polos Norte e Sul (movimento de rotação), ao mesmo tempo que se desloca à volta do Sol (movimento de translação). Estes movimentos são responsáveis pela alternância entre o dia e a noite, bem como pela sucessão das estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
Mas porque é que a rotação da Terra está a desacelerar? Em primeiro lugar, este fenómeno deve-se à interação gravitacional com o Sol e, sobretudo, com a Lua. Este efeito é conhecido como desaceleração da rotação terrestre.
Relacionados: Esta ilha portuguesa fica no coração do Atlântico, fala-se um dialeto único e toda a gente é bem-vinda
A força gravitacional exercida pela Lua gera marés na Terra. O atrito entre as marés oceânicas e o fundo do mar contribui para uma redução gradual da velocidade de rotação do planeta. Como resultado, os dias aumentam em cerca de 1,7 milissegundos por século.
Ao longo dos milhões de anos, este efeito tem-se acumulado, conduzindo a mudanças significativas na duração do dia. No passado remoto, a Terra girava muito mais depressa, com dias bastante mais curtos do que os atuais.
Dias de 25 horas para quando? Certamente não no nosso tempo de vida
Caso esta tendência se mantenha, os cientistas estimam que, dentro de aproximadamente 200 milhões de anos, um dia terrestre venha a ter uma duração total de 25 horas.
Embora estas alterações não sejam percetíveis ao longo de uma vida humana, são fenómenos que desempenham um papel fundamental na evolução do nosso planeta. O estudo das mudanças na rotação terrestre permite compreender melhor a dinâmica da Terra e a sua interação com os corpos celestes que a rodeiam.
A observação contínua destes fenómenos permitirá acompanhar a evolução da rotação da Terra e aprofundar o conhecimento sobre a influência das forças gravitacionais no sistema solar.
Leia também: Reforma com menos de 15 anos de descontos é possível? Saiba como ter acesso